sábado, outubro 02, 2021

* ANO 1980: A rede de água pública! O adeus do padre António Fonseca em 1988; «Seja o que Deus quiser» na ARCOR em 2004; canoístas e treinador da ARCOR para Requeixo em 2011; Tuna comprou terreno para a sede em 2012 !

O depósito de água no
«poli» da ARCOR

O depósito, na escada, e os
balneários do polidesportivo
da ARCOR

 

Os trabalhos de instalação da rede pública de abastecimento de água da freguesia de Óis da Ribeira começaram há precisamente 41 anos, em Outubro de 1980 e com a abertura do furo artesiano (previamente sondado) no recreio da escola primária.
A fase de então apenas contemplava a ligação do furo de captação ao depósito que entretanto se construiu no areeiro das Pedrinhas da Forca, em baldio da Junta de Freguesia e campo improvisado de futebol da vila e onde entretanto, alguns anos mais tarde, foi construído o agora infelizmente abandonado polidesportivo da ARCOR - mesmo ao lado dos balneários.
O depósito (ver imagem ao lado) ainda lá está, embora inactivo (supomos). A partir daqui, seria feita a distribuição pela freguesia, mas inicialmente apenas até à escola primária.
A obra era dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Águeda, cuja Câmara Municipal era presidida por Denis da Cruz Ramos Padeiro. A Junta de Freguesia era presidida por Agostinho Tavares e os primeiros utentes da rede, inscritos nos SMAS de Águeda, foram Celestino Viegas e Rui Resende.

Outro tempos,
Outros factos !
O adeus do padre António Fonseca em 1988; «Seja o que Deus quiser» na ARCOR em 2004; canoístas e treinador da ARCOR para Requeixo em 2011; Tuna comprou terreno para a sede em 2012!

Padres António Fonseca
e Júlio Grangeia


- ANO 1988,
há 33 anos!
- O ADEUS DO PADRE FONSECA A
SANTO ADRIÃO DE ÓIS DA RIBEIRA
: O padre António Nunes da Fonseca despediu-se da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 2 de Outubro de 1988.
 Há 33 anos a após 19 anos de pároco local!
Natural de Monte, na Murtosa, lá nasceu a 19 de Setembro de 1920, e lá voltou há 33 anos. Faleceu em Dezembro de 2008, aos 88, e semanas antes da sua morte esteve em Óis da Ribeira, a 9 de Novembro de 2008, participando nas cerimónias de bodas de ouro matrimoniais do casal Margarida Soares dos Reis e Santos e Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida, celebradas na Igreja Paroquial de Santo Adrião.
Faleceu em Cedrim, comcelho de Sever do Vouga, onde tinha sido pároco e onde se radicou após ter deixado o exercício activo como pároco,
Os seus últimos actos religiosos em Óis da Ribeira, além da celebração das missas paroquiais, foram os baptizados de Sara Raque Gomes de Melo e Ana Isabel Estima da Costa, celebrados a 25 de Setembro de 1988.
Foi substituído pelo ainda hoje pároco local, o padre Franciso Júlio Grangeia Pinto, que foi recebido em Óis da Ribeira a 9 de Outubro de 1988. Há quase 33 anos!
C. Náutico e Desportivo de
Requeixo Lagoa da Pateira

2 - ANO 2011,
há 10 anos !
- CANOÍSTAS E TREINADOR DA ARCOR
«PAGAIARAM» PARA REQUEIXO: Uma cisão na ARCOR Canoagem esteve na origem, há 10 anos, da
saída de 9 atletas e de um treinador da ARCOR (Tozé Santos) para um clube da Taipa - pouco depois de Requeixo, a sede de freguesia.
A cisão surpreendeu Sérgio Miguel Almeida, o então vice-presidente da direção e responsável pela Secção de Canoagem do clube de Óis da Ribeira.
«Se tal acontecer, tenho pena, porque não queremos afastar ninguém», sublinhou o dirigente óisdaribeirense, acrescentando que «a Secção de Canoagem da ARCOR está a ser reestruturada» e, nesse sentido, a ser «implementadas regras, às quais as pessoas terão que se adaptar».
O clube da Taipa viria a ser, afinal, o Lagoa da Pateira Clube Náutico de Requeixo, que viria a ter curta existência e que, com allugia (nao) sutrpresa,  seria presidido pelo óisdaribeirense Sesnando Reis, que, como antigo presidente da ARCOR, tinha sido o instalador da canoagem nesta associação.
O novo clube, cremos, apenas teve um época de actividade.
Grupo «Seja o
que Deus quiser» 

3 - ANO 2004,
há 17 anos!
- «SEJA  QUE DEUS QUISER»
ACTUOU NO SALÃO DA ARCOR:  O Grupo «Seja o que Deus quiser» actuou no salão cultural da ARCOR a 2 de Outubro de 2004, num espectáculo integrado nas comemoração do 25º. aniversário da associação.
O grupo era dirigido por Celestino Pinho e formado por 13 elementos do Grupo Folclórico da Região do Vouga, de Mourisca do Vouga, exibindo-se com música popular e humorística, com excelentes instrumentistas e melhores cantores. Bastante aplaudidos.
A direção arcoriana era presidida por Celestino Viegas e a associação desde Janeiro que vinha a realizar uma actividade mensal (começando com o almoço de aniversário), comemorando os seus 25 anos da sua fundação. As bodas de prata.
O terreno comprado pela Tuna
de Óis da Ribeira / AFOR

3 - ANO 2012,
há 9 anos !
- TUNA COMPROU TERRENO
PARA AMPLIAR A SEDE
: A assembleia geral da Tuna Musical de Óis da Ribeira, presidida por António Azevedo Melo e reunida a 2 de Outubro de 2012, há 9 anos, aprovou por unanimidade a compra do terreno anexo à sede.
A propriedade era de Fernando Anacleto dos Santos Estima, óisdaribeirense emigrado na Venezuela - filho dos já falecidos Anacleto Soares Estima e Etelvina Santos, irmão de Marianela e Pedro Manuel dos Santos Estima.
Os trabalhos da AG para o efeito convocada envolveram 14 associados e a direção era presidida por António Horácio Tavares, que então anunciou para «médio prazo a construção de uma salão e sala de ensaios e escola de música».
Então e «para já» - e até hoje, como se sabe - o terreno ficou para estacionamento, descongestionando a rua Jacinto Bernardo Henriques - a antiga Rua da Ponte e a da fachada principal da sede. 
Até hoje, mas também ainda só se passaram 9 anos e estas coisas levam o seu tempo e envolvem grandes investimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário