domingo, outubro 03, 2021

* ANO 1992: Ana de prata e Liliana de bronze! Mariana «revolucionária» nasceu há 141 anos; morte súbita de brasileiro descendente de ÓdR em turismo e automóvel de emigrante ucraniano caído no rio Águeda em 2014!

Liliana Framegas
Ana Almeida


A ARCOR disputou, a 3 de Outubro de 1992, há 29 anos, a final nacional do Torneio Aberto de Canoagem, conquistando duas medalhas na prova de circuito, de 2000 metros e em K1 menores: Ana Almeida (prata) e Liliana Framegas (bronze).
As provas decorreram na ria de Santa Luzia, em Tavira, e a ARCOR, ficando em 10º. lugar nacional (com 89 pontos), foi o clube melhor classificado dos filiados da Associação de Canoagem de Aveiro - à frente do Recreio de Águeda (13º. e 88 pontos), Sporting de Aveiro (14º. e 78), SNADO de Ovar (17º. e 67), CC de Vagos (18º. e 64) e GICA, de Águeda (30º. e 26). 
O Arnelas, do Olival (Vila Nova de Gaia)  foi a equipa vencedora, com 212 pontos, seguido do Náutico de Crestuma (187) e do AFM Pinto, de Montemor-o-Velho (155).
A ARCOR desse tempo era presidida por José Melo Ferreira e António Azevedo Melo e Victor Melo os coordenadores da Seção de Canoagem. 
As duas atletas da ARCOR tinham sido apuradas uma semana antes, no decorrer da fase zonal, envolvendo clubes das associações de Aveiro, Porto e Coimbra e disputada no Rio Douro, em Arnelas (Vila Nova de Gaia), e na qual a ARCOR se classificou em 5º. lugar por equipas. 
 As atletas arcorianas foram terceiras classificadas de K1 menores: Liliana Framegas nos 200 e Ana Almeida nos 2000 metros. Liliana, infelizmente, faleceu, de doença, a 25 de Outubro de 2020. RIP!!!

Outros tempos,
outros factos !
Mariana «revolucionária» nasceu há 141 anos; morte súbita de Rúbens, brasileiro em turismo, e automóvel de emigrante ucraniano caído no rio Águeda em 2014!
Mariana  de Jesus Viegas
José P. Almeida


óisdaribeirense Mariana de Jesus Viegas nasceu a 26 de Setembro e foi baptizada a 3 de Outubro de 1880, há 141 anos e na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira. 
Era filha de Rosa Florinda Viegas, mãe solteira e não se sabia na altura, como é óbvio, mas viria a ser mulher do militante revolucionário republicano José Pinheiro de Almeida. Ver AQUI
Filha de mãe solteira e do então futuro médico Joaquim Carvalho da Silva (que viria a ser o primeiro diretor clínico do Hospital de Águeda), era neta de Maria Florinda Viegas e casou com o revolucionário repubican a José Pinheiro de Almeida a 7 de Setembro de 1901, tendo o casal tido os filhos Porfírio e Severino (falecidos em criança), Eugénio, Elísio (que viveram e faleceram em Viana do Castelo) e Alexandre Pinheiro de Almeida, já todos falecidos - este em Óis da Ribeira.
Mariana vivia na Viela do Canto, ao actual largo do Centro Social (Cruzeiro), mas passou os últimos anos da sua vida em Viana do Castelo, em casa do filho Eugénio, e ali faleceu a 30 de Maio de 1971(2). Neto residente em Óis da Ribeira é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador na Rua Nossa Senhora de Fátima. 
Rúbens P. Reis


2 - ANO 2014,
há 7 anos !
- MORTE SÚBITA DE UM 
BRASILEIRO, DESCENDENTE DE
ÓIS DA RIBEIRA, EM TURISMO: Rúbens Pires dos Reis, de 86 anos, filho de emigrantes de Óis da Ribeira, faleceu subitamente, na sua chegada à terra dos pais, a meio da tarde de 3 de Outubro de 2014. Há 7 anos!
Era filho de José Maria Pires dos Reis - que, no princípio do século XX emigrou para o Brasil, com o irmão João e por cá ficando os irmãos Manuel (regedor), Maria Augusta, Augusto, Fernando, Sebastião e Ana, da Família Reis. Viajava com a filha Ângela e o neto Igor e tinha sido terceirista de medicina, deixando o curso (por necessidade de trabalhar), vindo a licenciar-se em Direito e Ciências Contábeis. Foi professor universitário e faria 87 anos a 21 de Dezembro de 2014, viúvo de Maria Antunes dos Santos Reis, da família Soares dos Santos (Manuel Lopes e outros). Maria Reis faleceu a 25 de Dezembro de 2012, aos 80 anos, e o casal teve as filhas Fátima (falecida a 5 de Setembro de 1999, com 46) e Ângela Antunes dos Santos Nascimento Pires dos Reis, que o acompanhava, com Igor Pires dos Santos Fernandes (neto e sobrinho).
Rúbens já por duas vezes tinha estado em Óis da Ribeira e fazia esta volta pela Europa para mostrar a aldeia dos pais ao neto Igor, que era técnico informático da Prefeitura (Câmara) do Rio de Janeiro. Emocionou-se, á vista da casa de familiares, e caiu desamparado, na rua Manuel Tavares, perto do antigo talho. Prontamente assistido, faleceu logo depois e o seu corpo foi  trasladado para o Brasil

O carro que caiu ao rio Águeda


3 - ANO 2014,
há 7 anos
- AUTOMÓVEL CAIU AO RIO 
COM EMIGRANTE UCRANIANO: O imigrante Tavriz Zagidevll, ucraniano então com 58 anos,  caiu ao rio Águeda em Óis da Ribeira e dentro do seu Seat branco, a 3 de Outubro de 2014. Há precisamente 7 anos!
O acidente ocorreu no entroncamento do caminho da Calçada com o paredão para Requeixo, entre dos Pinheiros e os Portalvares, em Óis da Ribeira. Não virou à esquerda, seguiu em frente e caiu ao rio. Sozinho, conseguiu sair da água e foi a casa, a Requeixo, mudar de roupa e quando voltou já bombeiros e mergulhadores procuravam sobreviventes.
António Manuel Reis, actual presidente da Tuna / AFOR, foi quem, dando com o carro a «afogar-se» no rio, avisou as autoridades, que logo compareceram.
O imigrante seguia no carro com apenas com um cão e, na altura, não soube explicar como foi para á água, que no local tinha uma altura próxima dos 4 metros.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário