segunda-feira, outubro 25, 2021

* ANO 2003: Inauguração dos balneários do polidesportivo da ARCOR! Reabertura do bar da ARCOR em 1980; Festival Nacional de Teatro em 1985 e a morte, aos 38 anos, de Liliane Duarte Framegas em 2020!

O vereador Pinto Galvão inaugurou os balneários do polidesportivo da ARCOR a 25 de
Outubro de de 2003, há 18 anos. Benzidos pelo padre Júlio Grangeia. Agora, estão infelizmente abandonados... assim com polidesportivo propriamente dito...

Os balneários do polidesportivo da ARCOR
nos seus bons velhos tempos!!!



A inauguração dos actuais (e abandonados) balneários do polidesportivo da ARCOR foi a 25 de Outubro de 2003. Um sábado de há precisamente18 anos!
Celestino Viegas, o então presidente da direção, referiu, na oportunidade, que «este dia é especial para nós, pois Óis da Ribeira passa a ter mais um equipamento desportivo».
«É um dia de muita importância para a ARCOR e Óis da Ribeira, pois o novo equipamento estará à disposição de todos os ribeirenses», acrescentou o presidente do executivo arcoriano - que citamos do «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro daquele ano.
Pinto Galvão, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, por sua vez, regozijou-se «por mais uma obra da ARCOR, uma associação que tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida da sua população, de que é magnífico exemplo o Centro Social que estão a construir e, agora, os balneários para proporcionar a prática desportiva aos jovens e aos ribeirenses».
Fernando Pires (PJF de Óis da Ribeira) descerrou a placa alusiva à inauguração do polidesportivo, a 26 de Junho de 1995, então pelo Secretário de Estado do Desporto (Castro Almeida), e Pinto Galvão fez o mesmo, mas em relação ao dia da inauguração dos balneários.
Depois do jogo de futsal entre dirigentes e pais e outro entre mães e filhos, os óidaribeirenses juntaram-se nas instalações do centro social para uma jornada de convívio.
Os balneários e o polidesportivo da ARCOR, nunca é a mais lembrar e como aqui temos dito várias vezes, estão actualmente e desde já há desde há alguns anos, infelizmente abandonados e vandalizados, «vítimas» de repetidos esquecimentos diretivos.

Outros tempos,
outros factos !
Reabertura do bar da ARCOR em 1980; Festival Nacional de Teatro em 1985 e a morte, aos 38 anos, de Liliane Duarte Framegas em 2020!


Notícia do «Jornal da
ARCOR». Há 40 anos



1 - ANO 1980,
há 41 anos !
- ARCOR REABRIU O BAR
NA SEDE DA JUNTA:  A reabertura oficial do bar da ARCOR, na cave da sede oficial da então sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, aconteceu a 25 de Outubro de 1980. Há 41 anos!
O tempo voa!
«Foram feitas alguma alterações, a comodidade é bastante mas evidente e, como que em jeito de prémio, a afluência de sócios tem sido bastante elevada», narra o «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro de 1980 - reportando a iniciativa arcoriana desse tempo.
O bar tinha sido aberto no semestre anterior, «com sanitários e televisão a cores» - a primeira televisão a cores de Óis da Ribeira -, como se pode ler no «JdA» de 22 de Setembro do mesmo ano, acrescentando que «temos vários jogos de salão para todos, para além de música ambiente e ping-pong.
A direção arcoriana era presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira.
ARCOR 1985

2 - ANO 1985,
há 36 anos !
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO
NO PALCO DA ARCOR: O 1º. Festival Nacional de Teatro Amador decorreu entre 12 e 26 de Outubro de 1985, com «palco» na ARCOR no dia 25, há exactamente 36 anos.
A iniciativa esteve integrada no Ano Internacional da Juventude, com espectáculos em vários localidades de Águeda, promovidos pelo Orfeão desta cidade - em Travassô, Castanheira do Vouga, Valongo do Vouga, Óis da Ribeira e Águeda.
O palco do restaurante pôr do Sol recebeu os grupos «PATACO» (de Viana do Castelo), o GRETUA (da Universidade de Aveiro), CITEC (Montemor-o-Velho), TAGE (Gafanha da Encarnação) e TIA (Aveiro).
A direção arcoriana era presidida por Armando Ferreira, com o secretário Manuel Almeida (Capitão), o tesoureiro Diamantino Correia e os vogais João Viegas e Milton Gomez.
Liliane Framegas,
a morte aos 38 anos !
Liliane, a campeã
nacional de 
canoagem

3 - ANO 2020,
já um ano!
- A MORTE DE LILIANA DUARTE
FIGUEIREDO FRAMEGAS: A comunidade óisdaribeirense foi tragicamente chocada, há um ano, com a morte de Liliane Duarte Figueiredo Framegas, de 38 anos, empresária do sector industrial.
Faleceu a 25 de Outubro de 2020, vítima de doença.
Antiga atleta de canoagem da ARCOR e com vários títulos regionais e nacionais no seu currículo desportivo, era casada com Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, antigo vice-presidente da associação óisdaribeirense, e mãe de Martin e de Miguel Framegas de Almeida.
Era filha de Manuel Horácio Figueiredo dos Reis, empresário industrial e antigo dirigente da Tuna Musical e da ARCOR, e de Maria do Rosário Duarte Carlos Pires, de Oiã. Irmã de Daniela Patrícia, emigrada em França.
O funeral realizou-se no dia 26 de Outubro de 2020, no Cemitério Novo de Óis da Ribeira. Hoje a recordamos com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário