quarta-feira, novembro 10, 2021

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira em festa de aniversário

O maestro António Bastos e os 4 novos músicos:
Mariana e a Inês e, à frente, o Martim e a Yara 
Inês Reis


A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) vai comemorar o seu 124º.  aniversário nos dias 27 e 28 de Novembro de 2021.
O programa é adaptado às limitações sanitárias impostas pela pandemia COVID 19 e
 começa, no primeiro dia, um sábado, com a tradicional  arruada de saudação à população óisdaribeirense
O dia 28, domingo, será tempo da celebração de missa e romagem ao cemitério, em homenagem aos fundadores, directores, maestros e músicos já falecidos - concluindo-se com o almoço comemorativo.
A tempo, e relativamente ao Concerto de Outono do passado domingo, que teve o salão da ARCOR muito bem composto, faltou dizer que foram oficialmente apresentados os quatro novos jovens instrumentistas (na foto), todos «saídos» da sua Escola de Música: os clarinetistas Martim Almeida e Yara Branco e as flautistas Mariana Alegria e Inês Miranda. A estreia já tinha acontecido, mas fora de portas: na procissão de Nossa Senhora da Guia, ma Granja da Oliveirinha, em Aveiro.
Inês Reis em 2016, quando,
como executante, entrou
para o grupo tunante

Nuno Reis

Os dois... Reis
da música local!

O concerto foi, também, tempo e razão de destaque, e bem merecido, para o solo de Inês Reis, em flautim, interpretando a peça «Bourrée», de Afonso Alves.
 Inês entrou para o corpo de músicos da Tuna nas comemorações do aniversário de 2016, há 5 anos, e é trineta materna do fundador Jacinto Pereira de Matos, filha do casal Aníbal Baptista dos Reis/ Maria Bernardina Matos dos Reis.
O concerto teve também a participação do músico Rui Reis, óisdaribeirense que é profissional como instrumentista e professor de música em Lisboa (na Glocalmusic, uma cooperativa cultural para o desenvolvimento da música criativa) que, por coincidência, estava de férias em casa dos pais (Arlindo Reis Duarte de Almeida e Maria Natércia Martins Pereira).
O Concerto de Outono abriu com um minuto de silêncio pela morte, na manhã desse domingo de 7 de Novembro de 2021, de Arménio Neves, pai de Sérgio Neves, o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário