O hangar de canoagem da ARCOR em 2021 |
O Instituto Nacional do Desporto (IND) atribuiu à ARCOR, a 11 de Novembro de 1998, há precisamente 23 anos, um apoio financeiro de 650 contos.
Actualmente e segundo o conversor da PORDATA, 650 contos seriam qualquer coisa na ordem dos 4.806,76 euros.
A verba atribuída destinou-se a financiar as (então muito, muito ambicionadas...) obras de construção do hangar de canoagem da ARCOR - secção que, na altura, improvisamente funcionava num barracão do casal Isaura Gomes Soares/Delfim Augusto dos Reis (falecido), no terreno imediatamente a sul do restaurante Pôr do Sol.
A direção era liderada por Fernando Reis Duarte de Almeida, já falecido, que se candidatou ao Programa Nacional de Apoio ao Associativismo Desportivo daquele ano.
A direção era liderada por Fernando Reis Duarte de Almeida, já falecido, que se candidatou ao Programa Nacional de Apoio ao Associativismo Desportivo daquele ano.
Actualmente, e como se sabe, a ARCOR Canoagem aguarda, vai já para 2 anos (ou mais) o licenciamento municipal das obras de requalificação e ampliação do hangar, com promessa de apoio camarário de 200 000 euros.
Outros tempos,
outros factos !
Maria José viajou para o Brasil em 1913; jardim infantil da ARCOR na escola primária em 1997!
Fernando Estima pai de Maria José |
1 - Ano 1913,
há 108 anos !
- MARIA JOSÉ ESTIMA
FOI PARA O BRASIL: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 11 de Novembro de 1913, há 108 anos, UM passaporte para o Brasil e para a óisdaribeirense Maria José Estima, de 26 anos.
Casada com Manuel Bernardino dos Reis, era irmã de José Maria Estima (que foi presidente da Junta) e nasceu a 1 de Janeiro de 1887 e era filha de Fernando Joaquim Estima, lavrador, e de Mariana Soares de Freitas, governanta de casa. Neta paterna de Lourenço Francisco Estima e de Lourença Maria Tavares, neta materna de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria Soares de Freitas. Sabia escrever e tinha rosto redondo, olhos castanhos, cabelos e sobrolhos pretos.
Descendentes actuais em Óis da Ribeira são os irmãos Maria do Carmo e Maria Eugénia (filhas de Olívia) e Erminda e José Bernardino Estima Reis, o actual presidente da ARCOR (filhos de Erminda), todos sobrinhos-bisnetos.
2 - ANO 1997,
há 24 anos !
- JARDIM DE INFÂNCIA DA
ARCOR NA ESCOLA PRIMÁRIA: O pedido da ARCOR para que o jardim-de-infância da associação funcionasse na sala velha do bloco escolar do ensino primário de Óis da Ribeira foi feito a 11 de Novembro de 1997. Há 24 anos.
A direção arcoriana era presidida pelo diácono Fernando Reis Duarte de Almeida e o pedido foi diferido pela Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro, então dirigida por Manuel Silvestre dos Santos, a 5 de Dezembro seguinte e já com o aval da Direção Regional de Educação do Centro (a DREC).
A técnica arcoriana responsável pelo jardim de infância era a educadora Maria de Fátima Goulart, ainda hoje funcionária da ARCOR, nas mesmas funções, e a valência lá esteve (na escola primária) durante 7 anos e até 2 de Setembro de 2004, quando definitivamente mudou para o Centro Social - já então com os interiores concluídos e na direção de Celestino Viegas.
Sem comentários:
Enviar um comentário