domingo, janeiro 02, 2022

Assembleia de Freguesia aprovou OPA de 2022! Meio tempo remunerado para o presidente Sérgio Neves! O buraco da Rua das Arroteias !

O  Centro Social da SCOR e sede da UFTOR
Euros à medida uftoriana: como se lê esta verba? A
da receita total previsista: 198.3955,34 euros!

S. Neves pago
a meio tempo


A Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR), reunida a 29 de Dezembro de 2021, aprovou por unanimidade, o plano de actividades e orçamento da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) para 2022. 
A votação nem é novidade especial, muito menos surpresa, dada a confortabilíssima maioria que a coligação «Juntos por Águeda» (PSD+MPT) detém no respectivo areópago travassÓisense. Já agora, e só por curiosidade, quem é o eleito MPT desta coligação?
As receitas previstas para o ano de 2022 totalizam nada mais nada menos que 418 765.34 euros - correspondentes a 220 370 euros (52,62%) de receitas de capital e 198 395,43 (47,38%) de receitas correntes. Nesta verba, repare-se no pormenor de que, como se vê no mapa do OPA da UFTOR para 2022 (que acima se mostra), está escrito 198.3955,34 euros! 
Repete a «unidade» (duas vezes o 5). 
O descuido está «emendado» no mesmo mapa, é verdade e como se confirma pelas contas apesentadas, mas que «justifica» uma chamadinha de atenção para a atenção dos nossos estimados eleitos - os executivos e os fiscalizadores. 
Estes números previsionais de receita, já agora, representam um acréscimo de 53 308,30 euros (14,59%) relativamente a 2021. Nada mau!
Amanhã, contamos voltar ao assunto.
Os trabalhos foram presididos pela social-democrata Sara Raquel Silva (do PSD) e a eleita socialista Júlia Melo voltou a não comparecer, devido a doença (e ainda não foi empossada). Também faltou, também por doença, a juntista (e ex-socialista) Ana Sofia Framegas. Nenhuma de ambas foi substituída.
Ricardo Almeida
CDS + INDEP.

Propostas do CDS+INDEP no OPA
de 2022 e meio tempo remunerado
para o presidente Sérgio Neves

O eleito Ricardo Almeida, do CDS + Independentes, propôs 5 alterações ao orçamento e, coisa rara e inédita na autocrática UFTOR, foram aceites duas delas - o que nunca tinha acontecido no mandato anterior.
 depois de, em tempo útil e no âmbito estatuto do direito de oposição, terem sido apresentadas aos executivo liderado por Sérgio Neves.
Por falar em Sérgio Neves, confirmou-se que passará a ser remunerado em regime de meio tempo e pelas sus funções presidenciais, com uma verba na ordem dos 600$00 euros mensais e que será integralmente suportada pelo Orçamento do Estado. 
Exatamente a partir de 1 de Janeiro de 2022.
O extenso relatório apresentado pelo executivo «obriga» a muito tempo de leitura e longas horas de estudo (horas que não temos livres por estes dias) e é documento que certamente nenhum dos eleitos leu do princípio a fim.
Ainda assim lembramos que a proposta de taxas e licenças também foi aprovada por unanimidade, portanto com o voto do independentista Ricardo Almeida, do CDS, porque incluía sugestões (suas) ao nível do alargamento das isenções que já foram debatidas, mas ignoradas, no mandato anterior. 
Buraco das Arroteias
Mesmo assim, ficou por definir, em pormenor, o regulamento de eventuais empréstimos das viaturas da Junta de Freguesia.

O novo ano novo e 
novo(s) buraco(s) ! 

Aos dias de hoje, que e domingo e o segundo dia do novo ano novo, o de 2022, registe-se o buraco da rua das Arroteias, mesmo em frente à residência de Rosa Reis.
Supomos que um buraco provocado pelo abatimento do ramal da rede de saneamento lá instalada em 2020. 
Há volta de ano e meio, por aí.
O que é estranho, muito estranho..., até porque no mesmo ramal isso já não acontece pela primeira vez.
Então, que tipo de ramal foi instalado, que material foi tão bem ou tão mal aplicado, que em tão pouco tempo vai «abaixo» várias vezes e em tão pouquinho tempo?
A obra foi fiscalizada em tempo útil?

Sem comentários:

Enviar um comentário