quinta-feira, fevereiro 10, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: A tradição do Amentar das Almas! Presidenciais comentários sobre os blogues d´Óis! Deputada Carla Tavares faltou à votação do candidato do PS!


ÓdR há 15 anos


A tradição do
Amentar das Almas

O d´Óis Por Três, há 15 anos e no dia 10 de Fevereiro de 2007, fazia memória de uma antiga tradição local de época: o Amentar das Almas.
Assim: 
«Populares de Óis da Ribeira tem vindo, ao longo dos anos anos, a reviver a tradição do Amentar das Almas, que remonta a tempos imemoriais. Na prática e como cerimonial religioso, trata-se de um sufrágio das Almas do Purgatório - cantado e rezado sempre depois da meia noite e em dias ímpares, como impares tem de ser o número de acções. Substitui uma antiga bula.
O grupo da foto é de 2005 e, da esquerda para a direita, é  formado por Manuel Marques, Porfírio Pires, José Pinheiro, Paulo Gomes, Agostinho Tavares, Hernâni Pires e Aurélio Reis.
O Amentar das Almas realiza-se em todas as quintas-feiras da Quaresma e termina na Quinta-Feira Santa, última, em vésperas de Páscoa.
- NOTA: Agostinho Tavares, a 3 de Agosto de 2018, e José Pinheiro, a 11 de Setembro do mesmo ano, já faleceram, ambos de doença. 
A foto e nota são do Site Oficial do Padre Júlio, Pároco de Óis da Ribeira.
O post da ARCOR de há 15 anos
ARCOR já 10 anos

Presidenciais comentários 
sobre os blogues d´Óis !

O d´Óis Por Três, há 15 anos, falava da ARCOR e sobre um post chamado «Cortesia e respeito (blogues e bloguistas)» publicado no «Boletim Informativo» da ARCOR.
E comentava assim:
«O sr. presidente da ARCOR anunciou para o próximo número do Boletim Informativo «uma reflexão desapaixonada, eclética, o mais isenta possível, com conta, peso e medida e a mais eloquente lucidez» sobre os blogues de Óis.
É d´homem!!!
Desapaixonado.
Eclético!
O mais isento possível e com conta peso e medida. Isso mesmo, assinamos por baixo.
Só não entendemos, mas o defeito é nosso, como poderá ele dizer-se que o fará com «a mais eloquente lucidez». Não precisava.
Ficamos à espera! Vai ser delicioso saber o que pensa o mais falado personagem de Óis.».
- NOTA: O presidente da direção da ARCOR era o dr. João Paulo Resende Gomes, inspector do Ministério da Educação. Foi presidente arcoriano em 2011/2012.
Carla Tavares
ÓdR há 5 anos

Deputada Carla Tavares faltou
à votação do candidato do PS

O d´Óis Por Três de há precisamente 5 anos, no dia 10 de Fevereiro de 2017, falava da falta da então deputada nacional Carla Tavares (na foto ao lado) à eleição da Comissão Política Concelhia socialista de Águeda, de que era comissária.
Assim:
«O d´Óis Por Três volta hoje a falar da causídica deputada Carla Tavares, dita socialista de Óis da Ribeira que integra a Comissão Política do PS de Águeda - é nº. 14 de uma lista de 21, mais os integrantes por inerência, ver AQUI. E não é por mal, é sempre simpático destacar o papel da ribeirense que, em todos os tempos, mais longe chegou na política. Há mérito por aí!
O que não fica bem à socialista mulher da política é, como comissária, ter faltado à votação do partido para, entre três interessados - Paulo Seara, o vencedor, Jorge Almeida (actual vice-presidente) e Francisco Vitorino (presidente da Assembleia Municipal, de que é secretária) - , escolher o próximo candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Águeda.
A notícia vem na imprensa de Águeda e teve esta cândida justificação: confundiu o horário da votação.
Ora, ora... querida comissária, política com responsabilidade baralha-se assim nos horários, ou não se quis comprometer com nenhum candidato perdedor?
- NOTA: A então deputada Carla Tavares, óisdaribeirense eleita do PS, é agora presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

Sem comentários:

Enviar um comentário