sexta-feira, fevereiro 18, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Carnaval de Óis da Ribeira em 2007 ! Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança ! Assembleia Municipal em Óis da Ribeira em 2017!

ÓdR há 15 anos


Carnaval de Óis da
Ribeira em 2007 !


O d´Óis Por Três, há exactamente 15 anos, falava do Carnaval em dia de Domingo do dito - que foi a 18 de Fevereiro de 2007.
Publicou a imagem que,  
A máscara
devidamente legendada, reproduzimos ao lado (sem quaisquer comentários nossos) e a sua Tertúlia Literária, que já ia no nº. 98 e com a máscara que recordamos, dava conta do seu tradicional diálogo:
«Este ano, vê lá tu... também fui jogar o entrudo», disse o d´Ois, acrescentando: «Pus máscara e tudo!!!...».
- «Ai é?! E puseste máscara especial ou foste com a careta de todos os dias?!...», perguntou o Três.
- NOTA: O Carnaval de 2022 será nos próximos dias 27 de Fevereiro (domingo) e 1 de Março, a terça-feira seguinte. A decorrência da Covid-19 provavelmente condicionará as habituais festividades, que em Óis da Ribeira não tem grande tradição popular.
Ilustração de há 10 anos
Poesia de ÓdR


Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança !

O d´Óis Por Três, há 10 anos, poetou sobre as questões da actualidade óisdaribeirense e ao trabalho chamou-lhe «Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança ! Lá saberia a autora (que se assinava Conceição) a razão de tamanha desesperança e pena temos nós que não nos continuasse a brindar com a sua inspiração. Aqui lhe deixamos o desafio! 
Há 10 anos foi assim:

«Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança
Nem nenúfares abertos e despertos
Que se espelhem nas águas do futuro!
O momento é duro!!!

Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança
Nem frutos maduros e sumarentos!
Há um mistério oculto no fundo das raízes
De verdades que alastram com as crises
E fazem os amanhãs mais cinzentos!!!

Hoje, em Óis, não há sonhos de esperança,
Há uma excessiva e constrangida melancolia!
Se houvesse sonhos verdes de esperança
O futuro de Óis não se desfalecia!!!».
- NOTA: Hoje em dia, e 10 anos depois, a esperança não é muito maior e o momento continua ser bem duro e com incógnito futuro. Lembremo-nos «só» da COVID 19!
A Mesa da Assembleia Municipal de Águeda (atrás) e o
 executivo da Câmara Municipal de Águeda na histórica
reunião de 17 de Fevereiro de 2017, em Óis da Ribeira 
e no salão da Arcor
AM em OdR

Assembleia Municipal
em Óis da Ribeira !

O d´Óis Por Três, há 5 anos, reportava a Assembleia Municipal que se realizou no salão da ARCOR.
Assim:
«A Assembleia Municipal de Águeda foi ontem em Óis da Ribeira e no salão da ARCOR, contrariamente ao que foi referido no edital camarário, que a apontava para a sede da Junta. Na verdade, o salão da associação é muito mais indicado para o efeito.
A sessão, para todos os efeitos e por todas as razões, é histórica para Óis da Ribeira, por ter sido a primeira vez que que este organismo municipal reuniu na antiga e formosa vila. Pena foi que os eleitores (e não só) nem disso fossem informados, pois certamente teria boa participação popular.
A União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira fez-se representar pelo eleito Mário Martins, que é membro, por inerência, da Assembleia Municipal. Óis da Ribeira, por sua vez, tinha a advogada socialista Carla Tavares como representante, no caso desempenhando as funções de 1ª. secretária na Mesa - que inclui o presidente Francisco Vitorino e a 2ª. secretária Cristina Cruz.
O executivo esteve na máxima força: presidente Gil Nadais, vice-presidente Jorge Almeida e os vereadores João Clemente, Elsa Corga e Edson Santos (PS), Paula Cardoso (PSD) e Miguel Oliveira (CDS/PP). - Foto DAQUI
- NOTA: A sessão foi pacífica e fica na história local, como se lê no texto, por ter sido a primeira que se realizou em Óis da Ribeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário