sexta-feira, abril 08, 2022

* Os dias 08/04 em ÓdR: Há 15, há 10 e há 5 anos: A Rua da Ponte em Óis da Ribeira ! Os jejuns e a Páscoa de Óis da Ribeira ! Feira do Livro da ARCOR ! Tuna sem direção mas com contas e orçamento aprovados!

A Rua Jacinto Bernardo Henriques, a antiga
Rua da Ponte, em Óis da Ribeira  

ÓdR há 15 anos!

A Rua da Ponte
em Óis da Ribeira !

A «Pergunta d´Óis» nº. 18, a do dia de Pascoa de 2007, falava de arruamentos e da pateira.
Assim:
«A rua que vai do Largo do Centro Social (Cruzeiro) à ponte chama-se Rua da Ponte. É esta a resposta à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: como é que vulgarmente era conhecida a pateira, pelos ribeirenses, há uns 30/40 anos para trás?».
- NOTA: A rua, entretanto, mudou de nome, 
por deliberação da Assembleia de Freguesia de 18 de Dezembro desse ano (2007).
A deliberação já foi sem situação de reanálise da proposta e o d´Óis Por Três comentava então que independentemente de se saber quem foi o cidadão em causa esta «balbúrdia» de largos e ruas com que se andou a «baptizar» a memória do homenageado não nos parece muito razoável e até pouca respeitadora.
Os autarcas a quem perguntámos quem foi Jacinto Bernardo Henriques não nos souberam dizer, embora votassem a favor, uns; e contra, outros; agora e na última Assembleia de Freguesia.
Seja como for, já não há Largo Jacinto Bernardo Henriques (seria o da fonte) mas Rua Jacinto Bernardo Henriques - a actual Rua da Ponte (da ponte ao Largo do Centro Social, que já foi Jacinto Bernardo Henriques e todos conhecemos por Cruzeiro).
A proposta era do PSD, desta feita, e quatro social-democratas votaram a favor. Contra, estiveram os eleitos da LIOR e José António Pires (PSD). Na outra votação, votaram a favor os dois LIOR e José António Pires e Germano Venade (PSD).
«Agora, façam favor de lá pôr a placa, identificando o cidadão em causa e explicando quem foi», concluáa o d´Óis Por Três.
Que o d´Óis Por Três saiba, num tal identificação foi feita, embora esteja colocadas placas.

Os jejuns e a Páscoa
de Óis da Ribeira !

A «Tertúlia Literária» nº. 148, a do Dia de Páscoa de 2007, gracejava sobre os jejuns da época.
Assim:
«Então, agora na Páscoa, puseste o fim aos jejuns e à abstinência da carne. Tiraste a barriga de misérias...», comentou o Três.
- «É... A barriga e uma outra coisa que eu agora não digo...», disse o d´Ois.
- NOTA: A Páscoa de 2007 foi a 8 de Abril, há exactamente 15 anos. Este ano será um pouco mais tarde: no dia 18 deste mesmo mês, daqui a pouco mais de uma semana».
O cartaz da Feira do Livro de 2012
ÓdR há 10 anos!

Feira do Livro
da ARCOR !

A ARCOR, há 10 anos, organizou uma Feira do Livro e o d´Óis Por Três reportou a iniciativa.
Assim:
«A primeira edição da Feira do Livro da ARCOR encerrou ontem e, no (errado) convencimento de que estava aberta hoje, o d´Óis Por Três bateu com o nariz na porta. Tinha fechado ontem, mas a culpa foi nossa, que baralhámos a data.
Perguntámos a gente próxima se a tinham visitado e, estranhamente, ninguém sabia de tal realização, pois ninguém viu cartaz algum, nem os jornais de Águeda deram notícia. Mas ninguém soube da feira?, perguntámos, e repetiu-se a história, ninguém sabia, dos que ouvimos. Malta da mais madura, convém dizer!
O d´Óis Por Três deu a notícia a 29 de Março, mas curiosamente o blogue do padrinho (e ex-presidente) apenas anteontem, dia 6 de Abril, já a feira estava a funcionar desde o dia 2, veio dizer que recebeu um sms, a convidá-lo para visitar a exposição. E só anteontem a noticiou. Tivemos o cuidado de ir ver o site oficial da ARCOR, de onde tiramos a notícia e foi vista sabem quantas vezes? 17!!! De-za-sse-te!!! Apenas!!!
A sondagem do d´Óis Por Três, valendo o que vale, indica que 71% dos votantes consideram que não valia a pena ir ver!
Que diacho, anda por aqui qualquer coisa menos bem!
Mas parabéns pela iniciativa».
- NOTA: A comunicação da ARCOR, normalmente não funciona bem. O relatório do exercício de 2021, por exemplo, fala do site e, referindo que «foi mantido», acrescenta que «está a ser estudada a sua remodelação». Quanto à página de facebook, «foi mantida para complementar o site» e pata «ao longo do ano ir mostrando aos sócios, utentes e restante população alguns momentos do dia-a-dia da instituição»
Assembleia Geral da Tuna/AFOR em 2016 
ÓdR há 5 anos

Tuna sem direção mas com 
contas e orçamento aprovados!

A Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira reuniu a 24 de Março de 2007, mas o d´Óis Por Três só a 8 de Abril a ele se referiu.
Assim:
«A assembleia geral da Tuna/AFOR aprovou as contas de 2016 e o plano e orçamento para 2017, no valor de 33 070 euros.
A questão da eleição dos corpos sociais continua adiada, mas as diligências continuam (lamentavelmente com alguns «nãos») mas expecta-se que a questão possa ser proximamente resolvida. E assim obviamente se deseja.
O plano de actividades no ano 120 da instituição observa particularmente o desenvolvimento da escola de música e a aquisição de mais instrumental para os jovens que dela saem e para renovar o actual espólio. A sede continuara a ser alvo de melhoramentos.
A Festa do Peixe e os Concertos da Primavera (ou Páscoa) e de Natal e as marchas populares são algumas iniciativas a realizar em 2017, já tradicionais, de resto - assim como outras, a festejar os 120 anos, que terão o seu ponto alto em Novembro.».
- NOTA: O relatório e contas de 2021 foram aprovadas na assembleia geral de 26 de Março de 2022 e o d´Óis Por Três AQUI as reportou. Quanto à crise directiva, foi resolvida na assembleia geral de 23 de Junho de 2015, quando foi eleito e empossado o presidente António Manuel Reis - reeleito em 2019 e ainda em funções . - Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário