quarta-feira, junho 23, 2021

* ANO 2017: António Reis eleito presidente da Tuna! Francisco Morais e José Taipeiro, futebol e marchas populares!

Os órgãos sociais da Tuna eleitos há 4 anos, a 23 de Junho de 2017

António Manuel  A. Reis
Tuna / AFOR 


A assembleia geral da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira elegeu e empossou os seus novos órgãos sociais, com António Manuel Reis a presidir à direcção, a 23 de Junho de 2017.
Os eleitos tomaram posse para o mandato 2017/2019 e foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Carla Eliana da Costa Tavares (presidente, que continuava), Carlos Emanuel da Silva Vidal (1º. secretário) e Nuno Miguel Ferreira de Almeida (2º. secretário).
- DIRECÇÃO: António Manuel de Almeida Reis (que continuou, era secretário e foi eleito presidente), Victor Manuel da Costa Fernandes (vice-presidente), Gabriela Catarina Ferreira dos Reis (1ª. secretária), João Pedro Gonçalves Bastos (2º. secretário), Mariana Soraia dos Reis Pinheiro (tesoureira), João Estima Baptista (1º. vogal) e Isabel Maria Lopes da Silva Morgado (2º. vogal). Suplentes: Rui José Pereira Cardoso e Rui Jorge dos Reis Fernandes.
- CONSELHO FISCAL, que continuou: José Maria Almeida Gomes (presidente), Fernanda Maria da Conceição Viegas (1º. vogal) e Aurélio Matos dos Reis (2º. vogal).
O presidente António Reis e parte dos órgãos sociais foi/foram reeleito(s) a 27 de Dezembro de 2019, vencendo a lista liderada por José Maria Gomes.


Outros tempos,
outros factos!
Francisco de Morais e José Simões dos Reis (Taipeiro), estreia da ARCOR em torneios de futebol, marchas populares

José Maria Morais
filho de Francisco
Augusto Morais


1 - ANO 1885,
há 136 anos !
- FRANCISCO AUGUSTO DE MORAIS, 
2 CASAMENTOS EM ÓIS DA RIBEIRA: O cidadão Francisco Augusto de Morais, natural de Assequins, radicou-se em Óis da Ribeira e aqui teve 2 casamentos. Foi o comprador do chamado Passal da Igreja, após a implantação da República.
Filho de Joaquim Ferreira da Silva Morais, de Assequins, e de Maria Joaquina de Jesus, de S. João do Monte, radicou-se em Óis da Ribeira como criado de servir e casou-se aos 20 anos com Maria Martins, de 44, solteira e jornaleira, de Casal de Álvaro, e o casal teve a filha Belmira, que foi mãe de Rosa e Gil Martins dos Reis. 
Enviuvou a 28 de Dezembro de 1897 e, em segundas núpcias, casou-se, aos 33 anos e a 25 de Junho de 1898, com Ana Rosa de Jesus, de 39, solteira e filha de Jacinto Alves da Costa e Mariana Rosa de Jesus - da família dos barqueiros. 
O casal teve o filho José Maria Morais (na foto), que casou com Ana Rosa Viegas, também de Óis da Ribeira,  tendo o casal os filhos Acúrsio e José Maria (gémeos) e Celestino Morais Viegas, já todos falecidos. 
Bisnetos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria Martins, José e Marília Oliveira (netos de Belmira), Maria Dulce e Celestino Viegas, Maria Benilde e Amália (netos de José Maria).
José M. Simões
Reis (Taipeiro)

2 - ANO 1899,
há 121 anos !
- JOSÉ MARIA SIMÕES
DOS REIS, O TAIPEIRO: O óisdaribeirense José Maria Simões dos Reis, conhecido em Óis da Ribeira por Zé Taipeiro, nasceu há precisamente 121 anos, no dia 23 de Junho de 1899. Faleceu a 10 de Janeiro de 1975.
Exerceu funções públicas em Óis da Ribeira, como membro da Junta de Freguesia presidida por José Maria Estima, entre 1928 e 1934, como vogal e com o também vogal Joaquim Maria Viegas.
Os pais eram Fernando Simões dos Reis, lavrador de Óis da Ribeira, e Carolina Augusta Alves, doméstica e natural de Paradela, da freguesia de Espinhel. Neto paterno de José Patrício Simões e de Josefa Maria dos Reis, neto materno de José Simões da Silva e de Maria Ferreira Alves, que eram de Paradela. Irmão de Maria do Carmo Simões dos Reis (Taipeira), que foi casada com Manuel Reis (Locas), já todos falecidos.
O casamento com Maria Luísa Pires Ferreira realizou-se a 25 de Novembro de 1925, ela filha do lavrador Manuel Joaquim Ferreira Alves e da costureira Rosa Pires dos Santos, todos de Óis da Ribeira. O casal teve os filhos Maria Odete, Magna e Manuel (já falecido
s), José (também apelidado de Taipeiro), Sara e Fausto Ferreira dos Reis.
ARCOR 1979


3 - ANO 1979.
há 42 anos !
- ESTREIA «OFICIAL» DA ARCOR
EM TORNEIOS DE FUTEBOL
: A ARCOR estreou-se oficialmente como equipa de futebol (de 11) a 23 de Junho de 1979, há 42 anos e no seu ano da fundação.
A equipa participou no 1º. Torneio de Futebol Popular do jornal «Soberania do Povo», de Águeda, e perdeu (3-4) com Travassô, em jogo efectuado no campo de Santo António, em Fermentelos.
Sem treinador e sem quaisquer treinos realizados, jogaram Vicente; Custódio, Diamantino, Zé Celestino (cap.) e José Maria; Armando Ferreira, Milton Gomez e Zé Ferreira; Zé Melo, Manuel Capitão e Jorge Marques. Ainda alinharam, Carlos Marques, Zé Pires e António Ferreira.
A equipa perdia (1-3) ao intervalo e os golos foram marcados por Zé Melo, António Ferreira (que também falhou uma grande
penalidade) e Jorge Marques.
Cartaz de 2012


4 - ANO 2012,
há 9 anos !
- MARCHAS POPULARES 
DE ÓIS DA RIBEIRA: A 11ª. edição das Marchas Populares de Óis da Ribeira realizou-se no dia 14 de Junho de 2012, há precisamente 9 anos.
O evento era já bem tradicional nas iniciativas culturais da histórica vila óisdaribeirense, já desde 2002, e foi organizado pela Tuna Musical, pela ARCOR e pela Junta de Freguesia, o que vinha a acontecer já desde 2008, e foi mais um grande êxito, com participação de um grupo de desfilantes da Tuna, dois da ARCOR e um da Marcha d´Alegria, de Fermentelos.

Sem comentários: