quinta-feira, agosto 17, 2023

A morte de José Valentim Pinheiro Estima!

José Valentim
Pinheiro Estima
M. La Salete
F. dos Reis


O óisdaribeirense José Valentim Pinheiro faleceu hoje, aos 94 anos e vítima de doença,  no lar do Jardim Social de Travassô.
Viúvo de Maria Lassalete Framegas dos Reis, falecida 2 de Setembro de 2009, o casal não teve filhos e foram moradores na Rua da Pateira.
Nascido a 24 de Novembro de 1928, José Valentim era filho de Maria Pinheiro de Almeida e de Aniceto Fernandes Estima, que era o regedor da freguesia na altura do seu falecimento, em Janeiro de 1929. Era o irmão mais novo dos já falecidos Maria Dulce, Carmen e Arménio Pinheiro Estima (este, em Viana do Castelo).
Lavrador e comerciante de gado, a ele se deve a requalificação, nos anos 60 do século XX, do cruzeiro do fundo da Rua Manuel Tavares, no largo com as da Pateira e Santo António (o do Café O Nelson), e a construção da Fonte dos Amores, na margem direita da pateira, em Óis da Ribeira e construída em 1967.
Foi também actor e ensaiador de grupos de teatro amador de Óis da Ribeira e outras localidades vizinhas, com diploma do INATEL.
O funeral, a cargo da Agência Pateira, está marcado para amanhã, às 18 horas de 18 de Agosto de 2023, da casa mortuária para o cemitério de Óis da Ribeira.
RIP!!!

Sem comentários: