sexta-feira, agosto 18, 2023

1 - ANO 1990, há 33 anos: Junta de Freguesia comprou o Palhal do Ritos! 2 - ANO 1886, já 137 anos: Germano Marcos dos Reis, avô materno do Comendador António Bernardino! 3 - ANO 2003, há 20 anos: ARCOR reuniu com a Câmara por causa dos arranjos exteriores! 4 - ANO 2004, há 19 anos: ARCOR reuniu Segurança Social e no Governo Civil de Aveiro! 5 - ANO 2017, há 6 anos: Lista de JUNTOS porque se separara, dos outros! 6 - ANO 2021, há 2 anos: Os 3 primeiros candidatos do Bloco de Esquerda!

ÓdR há
33 anos!

1 - ANO 1990,
há 33 anos!
Junta de Freguesia comprou
o Palhal do Ritos!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira adquiriu, há 33  anos, o chamado Palhal do Ritos, na margem da pateira.
O espaço era de propriedade privada, de um cidadão morador em Fermentelos, entre o então caminho de terra batida (a agora estrada empedrada) e a lagoa - mais ou menos, ligeiramente a sul (pu mesm ao lado) do pontão de madeira (na foto) há poucos anos lá instalado, na área do bar/rulote. E a norte do parque infantil.
O terreno era alagadiço, com água permanente e apenas criava bunho. Custou 1750 contos, seriam agora 23 000 euros, segundo o conversor da PORDATA, e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Manuel Soares dos Reis e Santos, fez um peditório porta-a-porta, de molde a angariar fundos. 
- NOTA: O tesoureiro era o já falecido Hernâni Framegas dos Reis e a autarquia não dispunha de verba suficiente. O secretário era Fernando Tavares Pires, que, digamos, «estagiava» para os seus 20 anos de presidência.
Germano M. Reis
A. Bernardino

2 - ANO 1886,
já 137 anos !
Germano Marcos dos Reis,
avô materno do Comendador
António Bernardino!

óisdaribeirense Germano Marcos dos Reis nasceu a 18 de Agosto de 1886, há 137 anos. Viria a ser avô (materno) de António Bernardino Pires dos Santos (Berna), cantor de fados de Coimbra e Comendador da República Portuguesa.
Germano era filho do lavrador António Bernardino dos Reis e de Bernardina Maria dos Reis, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e de Ana Maria dos Reis, neto materno de Joaquim Ferreira Alves e Maria Luísa Marcos dos Reis. 
Maria Pires dos Reis (Maria do Aires), a filha do seu primeiro casamento, nascida a 8 de Dezembro de 1916 e falecida aos 100 anos, foi mãe do comendador António Bernardino (falecdo a 1 de Junho de 1996) e da professora Maria Laudelina Pires dos Santos.
Germano consorciou-se, em segundas núpcias, com Guilhermina Afonso Marques, a 5 de Maio de 1926, e o casal teve o filho António Marques dos Reis, comerciante, falecido a 11 de Março de 2018, viúvo de Zulamar Pires da Conceição (Zola) e pai de Ondina Pires dos Reis, que mora em Vila Nova de Gaia.
- NOTA: Germano Marques dos Reis faleceu a 3 de Dezembro de 1963, aos 77 anos. A viúva, quatro anos depois, a 13 de Janeiro de 1967.
O exterior de ARCOR


3 - ANO 2003,
há 20 anos!
ARCOR reuniu com a Câmara
por causa dos arranjos exteriores!

A direção da ARCOR reuniu a 18 de Agosto de 2003 com técnicos da Câmara Municipal de Águeda, representada pelo arquitecto Domingos Camarinha e o engenheiro Jorge Aleixo, para discutir os arranjos exteriores do centro social.
Ao tempo era presidida por Celestino Viegas e a área de logradouro era insuficiente para o espaço de parqueamento, o implicou delicadas conversações, numa altura em que o dr. Zeca Estima Reis, que viria a ser presidente da ARCOR e era dono do terreno anexo, o chamado Aido do Padre, se dispunha a negociar parte do seu terreno para facilitar a solução. 
A associação acabou por, tempos depois, comprar todo o terreno, já em 2004 e com escrituração em 2005. Antes, a 27 de Novembro de 2003, houve reunião entre as 3 partes e no local. A 12 de Dezembro de 2003, a assembleia geral, reunida em sessão extraordinária, aprovou a proposta de compra.
- NOTA: A questão dos arranjos voltou a ser motivo de nova reunião ARCOR/Câmara Municipal de Águeda a 7 de Janeiro e 12 de Fevereiro de 2004, até que, a 4 de Março deste ano 2004, a direção se decidiu pela forma que hoje se conhece.
Jorge Campino e C. Viegas

4 - ANO 2004,
há 19 anos!
ARCOR  reuniu Segurança 
Social e no Governo Civil 
de Aveiro!
 
A ARCOR, neste dia de 2004, há 19 anos, reuniu em Aveiro com a Segurança Social e o Governo Civil.
A associação tinha o centro social em fase final de construção e procurava apoios para esta altura decisiva, nua altura em que estava a braços com fragilidades de tesouraria. 
- NOTA: O encontro de trabalho no Governo Civil  foi com o adjunto Jorge Ratola. No Centro Regional de Solidariedade e Segurança Social, a reunião foi com o dr. Jorge Campino, o seu director executivo - sendo a ARCOR, em ambos os casos, sido representada por Celestino Viegas, o então seu presidente da direção.
Vista Aérea (da Google Earth) da antiga vila de Óis da Ribeira

5 - ANO 2017,
há 6 anos!
Lista de JUNTOS porque
se separaram dos outros!

A lista JUNTOS - Movimento Independente inclui poucos ribeirenses. Apenas 4: António Horácio Tavares, Sandra Santos, Liliane Framegas e Sónia Tavares.
Sendo  independente, na moderna versão da política - que é a de se «casarem» candidatos dissidentes dos partidos e candidaturas tradicionais, gente, portanto, sem ideologia política definida -, tem, no seu todo, várias origens ideológicas e algumas curiosidades interessantes - olhem como se olhem.
Vejamos o caso concreto dos 4 candidatos JUNTOS (porque se separaram de outros...) de Óis da Ribeira, na lista para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - popularíssima TravassÓis:
António H. Tavares

António Tavares, o
que nem é de cá!


António Horácio Pires Tavares, ex-socialista e candidato nº. 2 da lista JUNTOS, é o mais curriculado de todos. Já foi candidato do PS em 1989, na lista do ex-CDS Armando Tavares dos Reis (em 8º. lugar), e em 2013, na do também ex-CDS e agora ex-PS Mário Martins (7º. lugar), eleito para a Assembleia de Freguesia e foi secretário interino da Junta de Freguesia.
Notabilizou-se por uma indefinida afirmação em Assembleia de Freguesia quando justificou uma posição pessoal com o argumento de «nem sequer sou de cá». De cá, ou daí, de Óis da Ribeira. Ora se foi eleito por Óis da Ribeira!
Na verdade, é natural de Espinhel, mas casado em Óis da Rineira. Irmão de Agostinho Tavares, que, pelo PS, foi eleito presidente da Junta de Freguesia em 1979, e da Assembleia de Freguesia em 1982. Depois, foi candidato do PSD em 2001 (voltando a presidir à Assembleia de Freguesia, de 29 de Abril de 2004 até final do mandato, substituindo Jorge Soares), em 2005 e 2009. Em 2013, voltou à lista do PS.
É tio paterno da deputada Carla Tavares, que este ano é a candida-
ta do PS à presidência da Assembleia Municipal de Águeda e, em 2009, foi candidata à presidência da Junta de Óis da Ribeira.
Sandra Santos

Sandra Santos, de Óis
mas por... afinidade!


Sandra Marina Ribeiro dos Santos, candidata nº. 6 da lista dos «juntos», é ribeirense por afinidade, pela sua relação conjugal com Rui Jorge dos Reis Fernandes. 
É mais conhecido por ser directora técnica de acção social na Arcor, fazendo agora o seu debute em listas eleitorais autárquicas.
Não é o caso de Rui Fernandes, que foi tesoureiro da Junta de Freguesia nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005, 2005/2009 e 2009/2013, todos de Fernando Pires e do PSD. Antes, já tinha sido candidato do PSD, em 1993 (8º. da lista do mesmo Fernando Tavares Pires). Foi o 6º. da lista de Sérgio Neves em 2013.
O pai, Ludjero Fernandes da Silva, sogro de Sandra Santos, foi candidato do CDS em 1982 (na lista de Sesnando Reis).
Liliane Framegas

Liliane divide
votos em casa


Liliane Duarte Figueiredo Framegas, candidata nº. 8 da JUNTOS, tem a particularidade de, em casa e para o mesmo órgão autárquico, dividir votos com o marido, Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, que é o nº. 4 do PSD.
Liliane Framegas tem 35 anos, é engenheira mecânica e já foi candidata do PSD em 2009, sendo 12ª. lista de Fernando Pires, que então ganhou as eleições ao PS de Carla Tavares. Agora, nas eleições autárquicas de 2017, veste a camisola do JUNTOS - Movimento Independente.
Além das afinidades AQUI descritas, é também familiar de Hernâni Framegas dos Reis, candidato do CDS em 1976 (1º. lugar) e do PSD em 1989 (3º. da lista de Manuel Soares). É sobrinha de Armando Figueiredo dos Reis, irmão do pai e candidato do da LIOR, de Diamantino Correia, em 2005 (5º. lugar) e do PS de Carla Tavares em 2009 (11º.) e de Mário Martins em 2013 (13º.). É também, talvez entre outros, familiar de Elisiária Maria Reis dos Santos Framegas, candidata do PS em 2001, na lista de Aníbal Saraiva.
- NOTA: Liliane Framegs faleceu a 25 de Outubro de 2020, aos 38 anos e vitima de doença. Dexou viúvo e dois filhos.
Sónia Tavares

Sónia Tavares
sai aos... seus!


Sónia Tavares, candidata nº. 9 da lista da JUNTOS, sai aos seus e, por isso mesmo, não degenera: licenciada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, integra a lista do pai.
O pai é António Horácio Pires Tavares, que já foi candidato do PS em 1989 (ver acima). O tio é Agostinho Tavares (ver acima). A prima é Carla Tavares (ver acima, na nota sobre o progenitor).
Faz o debute na política, assumindo a independência paterna e junta-se aos ex-CDS´s, ex-PS´s e ex-PSD´s que dão a alma e o voto pela candidatura de Mário Martins. Estes Tavares também são danados para a política!
- NOTA de há 6 anos: Estes dados podem conter algum erro e/ou omissões, de que nos desculpamos. Quaisquer indicações podem ser 
dadas para o email doisportres2@gmail.com.

Os 3 primeiros candidatos da lista do Bloco de
Esquerda nas Autárquicas e 2021, na União de
Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
 

6 - ANO 2021,
há 2 anos!
Os 3 primeiros candidatos
do Bloco de Esquerda !

O Bloco de Esquerda ainda não espalhou cartazes no território eleitoral de TravassÓis mas divulgou as caras dos três primeiros da lista da Autárquicas 2021.

1 - O líder, já se sabe, é Romeu de Castro Fernandes, de 31 anos, que nasceu e vive em Óis da Ribeira e anteriormente em Almear.
É técnico de electrónica e vice-presidente da Associação dos Amigos do Cértima e Pateira, membro da Comissão Coordenadora da Concelhia do BE Águeda e representante dos Árbitros na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Canoagem.

2 - CATARINA dos Santos dos Reis, 39 anos, natural e residente de Travassô, tem raízes em Óis da Ribeira, de onde era seu avô paterno - Gomercindo Reis, que casou em Fermentelos e era irmão do alfaiate e barbeiro Valdemar Reis e de Nilzalina Gomes dos Reis.
Tradutora, pertenceu à Associação de Estudantes da Faculdade de L
etras da Universidade de Coimbra, deu aulas nas escolas da freguesia, pertenceu a uma associação de Proteção Animal e a outra ambiental local.
Foi candidata da CDU, em 3º. lugar da lista de José Eduardo Festas Simões, nas eleições autárquicas intercalares de 2019.
3 - SÓNIA Vidal tem 21 anos e é natural de Travassô, trabalhando como auxiliar de ação direta numa instituição da União de Freguesias. Apesar de viver em Travassô, frequentou a já fechada Escola Primária de Óis da Ribeira e a ARCOR.
É muito ligada à natureza e suas potencialidades, tendo desenvolvido particular interesse pela área holística e tudo que envolva ajudar o outro. Integra a lista com o propósito de melhorar a qualidade de vida de quem habita em Travassô e Óis da Ribeira.

Rúben Santos
Diana Moreira


Óis da Ribeira com
mais 4 candidatos !

A lista bloquista travassÓisense agora anunciada é diferente da primeira conhecida e noticiada pelo d´Óis Por Três a 31 de Julho (AQUI). Incluiu mais 4 candidatos de Óis da Ribeira, entre os 9 primeiros que foram anunciados pela imprensa de Águeda, de que então nos socorremos.
Os seguintes, sem indicarmos as posições na lista, por 
as

Gabriel Pires
C. Fernandes
desconhecermos:

- RÚBEN SANTOS: Rúben Joel Ferreira dos Santos, de 30 anos e licenciado e mestrado em engenharia química, trabalha na CIRES, em Estarreja.
Filho dos já falecidos Carlos Ribeiro do Santos e Fernanda Isabel Ferreira de Jesus, é neto de Manuel Arsénio dos Santos e de Maria Emília Vieira Ribeiro, do Bairro Alto, na Rua Nossa Senhora de Fátima. Candidato do PS em 2017, foi 11º. da lista de Júlia Pinheiro de Melo, desvinculou-se dos socialistas em Novembro de 2017 (tal como Romeu Fernandes). É trineto paterno (afim) do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, secretário da Junta de Freguesia de 1943 a 1945, na presidência de Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos. Foi, com Romeu Fernandes e Diana Moreira, um dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis», já inactivo.
- CARLOS FERNANDES: Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), de 60 anos e trabalhador da construção civil, tio paterno de Romeu Fernandes. Já foi candidato da APU de Vital Santos, a actual CDU, em 1985 (4º. lugar), da CDU de Aníbal Saraiva em 2017 (8º.) e do Bloco de Esquerda do mesmo Aníbal Saraiva, em 2019 (10º. lugar).
O tio paterno Victor Fernandes da Silva foi candidato do PS nas primeiras eleições autárquicas, em 1976 e na lista de Isauro Santos, a vencedora (6º. lugar).
- GABRIEL PIRES: Gabriel da Costa Pires, de 18 anos e estudante, filho de Ernesto Fernando de Almeida Tavares Pires e Ana Isabel Lopes da Costa.
É debutante da política, primo de Carlos Fernandes e Romeu Fernandes e neto materno de Danilo Soares da Costa, que foi candidato do PS em 1979 (11º.), em 1982 (10º.) e 1989 (7º.).Sobrinho-neto de Fernando Pires que, do PSD e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 1994 a 2013. É trineto paterno do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, que foi secretário da Junta de Freguesia de 1943 a 1945, na presidência de Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos.
- DIANA MOREIRA: Diana Moreira Martins, licenciada em sociologia, de 29 anos e responsável de armazém, é comissária da coordenadora concelhia de Águeda e da distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda. É natural da Borralha e residente em Óis da Ribeira, casada com Romeu Fernandes. É a segunda da lista de candidatos do BE para a Assembleia Municipal de Águeda nas eleições de 26 de Setembro de 2021. Foi, com Romeu e Rúben, uma dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis».
- Ver AQUI


Sem comentários: