segunda-feira, agosto 14, 2023

A entrada de Óis da Ribeira pelo lado sul, o do Surpel...

 

A entrada sul da vila de Óis da Ribeira, na variante do Surpel!

O passeio interrompido, o lixo e os buracos do
parque do Surpel - tapados com pedras solta. E a
entrada particular em alcatrão, em vez de pedra...
O painel de azulejos
na entrada do Surpel!


A entrada sul da vila de Óis da Ribeira, no Surpel e do lado de Espinhel, até que é visualmente simpática, airosa, luminosa e florida. O mini-parque ali instalado, com um bonito painel de azulejos, dá-lhe graciosidade e ar de modernidade.
Obra da Junta de Freguesia, a de Óis da Ribeira e presidida por Fernando Pires. No tempo em que não havia (des)Uniões de Freguesia.
De há 10 anos para cá, fizeram-se uns metritos de passeio (muito intervalados no tempo...) e o muro de suporte de terras, no espaço cedido por Armando Simões das Neves ao interesse público.
O executivo de Mário Ramos Martins aprontou uns metros de passeio e por lá ficou o passeio uns anos à espera de ser acabado.
Quiçá por falta de verba!!!.
As duas entradas: tão próximas e tão diferentes...

Passeios e entradas 
em pedra e em alcatrão!

O executivo de Sérgio Neves já vai em 6 anos consecutivos de mandatos e fez mais uns metritos do passeio. 
Só que não o acabou. Intervalou-o com acatrão... Foi isto em Novembro de 2022 e o que feito foi já sem tempo a mais não ia.
Uma parte está em alcatrão, não está em pedra! 
É certo que, e dizer se deve, que é para uma entrada privada. Mas seria preciso isso? Onde, em Óis da Ribeira, há passeio «cortado» por uma entrada de alcatrão?
E liga outra vez a empedrado.
Assim como está, parece um remendo.
Até porque a entrada imediatamente a seguir, do vizinho, já é de novo empedrada.
Não se percebe a ideia: duas entradas diferentes no mesmo passeio e a escassos metros uma da outra! Qual será a razão para este diferente tratamento?
Será defeito nosso, não somos arquitectos (e muito menos paisagistas...) mas, na verdade, tudo isto não parece mais que um remendo mal arremendado.
Deus nos perdõe...

Sem comentários: