quinta-feira, agosto 24, 2023

1 - ANO 2001, há 22 anos: O Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia! 2 - ANO 1885, há 138 anos: Habilitação de herdeiros do cirurgião José dos Santos Silva! 3 - ANO 1888, há 135 anos: Isaac Soares de Freitas emigrou para o Brasil! 4 - ANO 1907, há 116 anos: Nascimento do autarca Joaquim Tavares da Silva! 5 - ANO 2013, há 10 anos: Os 2 novos socialistas de Óis da Ribeira! 6 - ANO 2014, há 9 anos: Roubo do cabos e Óis da Ribeira sem telefones! 7 - ANO 2018, há 5 anos: Fábio Lopes na semi-final do Mundial de Canoagem! 8 - ANO 2021, há 2 anos: A campanha do PS nas ruas de Óis da Ribeira! 9 - ANO 2021, há 2 anos: QUERCUS monitoriza poluição do Cértima e da pateira!


O centro social da ARCOR e sede da
Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

1 - ANO 2001,
há 22 anos!
O Centro Social da
ARCOR e sede da Junta
de Freguesia!

A direcção da ARCOR reuniu a 24 de Agosto de 2001, oficialmente pela primeira vez, com a administração da empresa Construções Marvoense - a que fora adjudicada a construção do centro social e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Há 21 anos, o tempo voou.
A ordem de trabalhos era só uma: o início da obra e a assumpção de responsabilidades de ambas as partes. A adjudicação tinha sido decidida a 10 de Agosto e proposta à Segurança Social de Aveiro no seguinte dia 12. Que a aprovou a 17 de mesmo mês.
A adjudicação, finalmente, foi deliberada pela direcção da ARCOR, presidida por Celestino Viegas, a 29 de Agosto, dela sendo mandada minuta à Marvoense no dia seguinte. A 31, foi processualmente confirmada a adjudicação e pedida garantia bancária à empresa.
Os trabalhos começaram a 22 de Outubro de 2001, com a movimentação de terras para as caves (a expensas da ARCOR), sendo o auto de consignação assinado a 24 de Outubro e no dia seguinte o primeiro descarregamento de ferro para a obras, pela Marvoense
Agora, 22 anos depois e sem manutenção do edifício feita, projecta-se desde 2021 a sua requalificação. O que foi adiado por sucessivas direcções, chegou a ser anunciado para antes do último inverno, mas cujo projecto ainda não se conhece. 
- NOTA: A ARCOR, para o efeito e já em Julho de 2021, contraiu um empréstimo bancário de 200 000 euros.
O anúncio no Diário do Governo de 1885

2 - ANO 1885, 
há 138 anos!
Habilitação de herdeiros
do cirurgião José
dos Santos Silva!
 
O Juiz de Direito da Comarca de Águeda, por anúncio de 24 de Agosto de 1885, há 138 anos, citou «todas as pessoas incertas que se se julgassem com direito a opor-se a Maria José do Santos Siva e marido, Manuel Tavares Duarte, como únicos e universais herdeiros de seu pai e sogro, José dos Santos Silva», todos de Óis da Ribeira. 
Especialmente, estavam em causa «duas inscrições de assentamento da dívida interna funda na Junta de Crédito Público, no valor de 500$00 cada» - leia-se 500 mil reis. Não temos ideia do se valor hoje, em euros.
José dos Santos Silva foi cirurgião e faleceu a 18 de Junho desse 1885, sendo avô materno de Maria Bernardino (que casou com Manuel Maria Resende) e do padre José Bernardino dos Santos Silva, filhos de Maria José e Manuel T. Duarte. Viúvo de da Ana Catarina Soares, casara em segundas núpcias e a 8 de Fevereiro de 1875 com Bernardina Caetana dos Reis, não havendo filhos deste casal.
- NOTA: O padre José Bernardino foi neto materno do cirurgião. O edital referido foi publicado nos Diários do Governo nºs. 192 e 193, dos dias 29 e 30 de Agosto de 1885, já lá vão 138 anos.

Registo do passaporte de
Isaac Soares de Freitas
 

3 - ANO 1888,
há 135 anos!
Isaac Soares de Freitas
emigrou para o Brasil!

óisdaribeirense Isaac Soares de Freitas, irmão do benemérito Benjamim Soares de Freitas, nasceu a 24 de Agosto de 1888, há 133 anos e foi um dos conterrâneos da diáspora, no princípio do século XX.
Lavrador, era filho de Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José dos Santos, tendo emigrado para o Brasil em 1910, ainda antes da implantação da República. Para Pelotas - cidade do Estado do Rio Grande do Sul e onde actualmente mora José Augusto, irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis, da Rua Benjamim Soares de Freitas.
Ao tempo, tinha apenas 21 anos e uma cicatriz nas mãos, media 1,76 metros de altura (alto, para a época), sabia ler e escrever. Mais nada sabemos dele.
- NOTA: Pelotas é a cidade natal de Luís Eduardo Bastos dos Santos, neto de Hermínio Soares dos Santos e que, em 2019, ofereceu 10 000 euros à ARCOR. 

Joaquim Tavares

Manuel Tavares


4 - ANO 1907,
há 116 anos!
Nascimento do autarca 
Joaquim Tavares da Silva!

 óisdaribeirense Joaquim Tavares da Silva nasceu a 24 de Agosto de 1907, há 116 anos! Faleceu a 17 de Maio de 1986, em Aveiro.
Filho do então carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva (futuro benemérito e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira) e da lavradora Laura Ferreira Sucena, casou com Benedita Pires dos Reis a 13 de Agosto de 1930 e o casal teve as filhas Manuela, Luísa (que mora em Vagos, onde tem uma farmácia) e Oriana (já falecida e que foi directora da ARCOR).
Esteve muitos anos em Angola e, regressado a Óis da Ribeira, fez casa na entrada da Rua de Santo António, onde acaba a Rua Manuel Tavares (seu pai), frente ao Café O Nelson. Lá mora um neto, agora.
Autarca local, como o pai, era o tesoureiro da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, aquando a revolução do 25 de Abril de 1974 e então exonerada, sendo presidida por Aires Carvalho e Santos e com o secretário Fernando Reis Duarte de Almeida.
- NOTA: Já viúvo de Benedita, Joaquim Tavares da Silva vivia em Aveiro com a filha Oriana, quando, aos 79 anos, foi atropelado na avenida e não resistiu aos ferimentos, acabando por falecer.
Notícia na imprensa de Águeda

5 - ANO 2013,
há 10 anos! 
Os 2 novos socialistas
de Óis da Ribeira!

 A história dos novos ex-socialistas de Óis vem contada no jornal do padrinho: foram afastados pelos homens e mulheres do PS local e pela Comissão Política Concelhia de Águeda. 
Dito por outras palavras, os socialistas não quiseram nas suas hostes estas duas súbitas conversões políticas - que passam por ter sido, em Óis, os mais ferozes anti-socialistas dos últimos 30 anos, por aí à volta.
Ele há cada lição ex-futuro-socialista de vida! O quiçá surpreendente, porém, é como é que há lata para estas coisas?!
- NOTA: Os dois putativos candidatos do PS, como se lê no recorte do jornal e «por vontade expressa dos socialistas ribeirenses e da Concelhia do PS» acabaram por não entrar na lista do PS de há 10 anos1


6 - ANO 2014,
há 9 anos!
Roubo do cabos e Óis
da Ribeira sem telefones! 

Os ladrões voltaram a «atacar» e roubaram os fios de telefone do aterro, aqueles que se vêem ali do lado esquerdo. 
O roubo terá sido feito ontem e à luz do dia, por volta da uma hora da tarde, quando faltaram as linhas telefónicas de Óis da Ribeira. Foi-se a ver e eram os fios... roubados.
Segundo a MEO, as linhas só serão restituídas na quarta-feira, dia 27 de Agosto. Mas é preciso tanto tempo para substituir uns fios? Os utentes lá vão ter de pagar as favas.
Registe-se, entretanto, o descaramento dos ladrões: roubaram em pleno dia.
- NOTA: Este tipo de assaltos e roubos que acontecem na vila, e outros, tem sido infelizmente repetidos e sem que se descubram os ladrões. Ou são «amnistiados» quando identificados.
Fábio Lopes e Hugo Costa, os 2
mundialistas 2018 da ARCOR. 


7 - ANO 2018,
há 5 anos!
Fábio Lopes na semi-final
do Mundial de Canoagem!

O canoísta Fábio Lopes, da ARCOR, foi oitavo da sua semi-final da prova de C1 1000 metros do Campeonato do Mundo de Canoagem que se está a disputar em Montemor-o-Velho.
À hora deste post (11 horas da manhã), o atleta  internacional arcoriano ainda aguarda(va) os resultados da outra semi-final da competição para saber se será o melhor oitavo e, assim, ser apurado para a Final B.
Registou o tempo de 4.07.743, mais 16.076 que o vencedor da regata, o macedónio Oleg Tarnovschi. 
«A prova correu-me muito bem, dentro dos meus objectivos de passar a Final B, mas últimos metros comecei a levar com as ondas do canoísta russo», disse Fábio Lopes, na entrevista rápida registada no vídeo da Federação Portuguesa de Canoagem, que pode ser visto AQUI.
O atleta internacional do clube de canoagem de Óis da
 Ribeira disse também que «é muito bom para mim estar a representar as cores nacionais, para mais em casa».
«Sinto-me muito honrado», disse Fábio Lopes. 
Fábio não apurado 
para a Final B: A segunda semi-final de C1 200 metros «ditou» o não apuramento de Fábio Lopes, já que o 8º. classificado, o japonês Ryo Naganuma, viria a fazer melhor tempo - exactamente 4.03.508.
O canoísta nipónico viria, entretanto, a ser o último da Final B, com o tempo de 4.06.549, ainda assim melhor que o de Fábio Lopes na primeira semi-final (4.07.743).
De todo o modo e com todo o mérito, sublinhe-se a prestação do valoroso atleta internacional da Arcor, várias vezes campeão regional e nacional, nesta edição do campeonato do Mundo de Canoagem - pela primeira vez disputado em Portugal.
- NOTA: O d´Ois Por Três, na altura, sublinhava parabéns para o clube de canoagem de Óis da Ribeira - a ARCOR e principalmente à respectiva Secção - e principalmente para ele!

O cartaz do PS nas autárquicas 2021 na UFTOR
Cartazes do PS em Óis da Ribeira
(em cima) e Travassô

8 - ANO 2021,
há 2 anos!
A campanha do PS nas
ruas de Óis da Ribeira! 

A candidatura do PS às eleições autárquicas da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeiras já tem outdoors nas ruas das duas freguesias. 
O da vila de Óis da Ribeira já AQUI foi mostrado, a 19 de Agosto.
A líder da lista é Júlia Melo, que repete as candidaturas de 2019 (eleita) e das intercalares de 2019 (não eleita) e comentou representar «uma equipa abrangente e com forte sensibilidade e consciência de participação cidadã, de pessoas atentas aos desafios atuais e com vontade reforçada no projeto de mudança que nos propomos».
A candidata acrescentou ser candidatura para «dar voz e em prol dos concidadãos, num projeto de desenvolvimento sustentado, estratégico e inclusivo, com rigor, transparência e igualdade».
«Sabemos exatamente onde estamos e para onde vamos, sabemos o que queremos, sabemos exactamente o que as nossas freguesias e as pessoas precisam. Nós queremos um melhor futuro», concluiu Júlia Pinheiro de Melo, gestora social, de 54 anos, de Travassô, e que também é candidata da lista (6º. lugar) do PS para a Assembleia Municipal de Águeda, liderada por Gil Nadais.
Júlia Melo e Alexandre Pire
nas Autárquicas de 2017


PS elegeu Júlia Melo
nas eleições de 2017!

O PS foi a terceira candidatura mais votada das eleições autárquicas de 2017, apresentando o óisdaribeirense Alexandre Pires como segundo da lista (tal qual em 2019) e elegendo Júlia Melo para a Assembleia de Freguesia.
As três mesas da UFTOR, nesse ano, tinham 2 041 eleitores inscritos, tendo votado 1404 (68,79%).
Os resultados, lista a lista, foram os seguintes:
- PPD/PSD, de Sérgio Neves: 577 votos (41,3%) e 4 eleitos.
- Juntos, de Mário Martins: 505 votos (35,97%) e 4 eleitos.
- PS, de Júlia Melo: 219 votos (15,6%) e uma eleita.
- PCP/PEV, a CDU, de José Eduardo Festas: 27 votos (1,92%), sem eleitos.
- Votos em branco: 40 votos (2,85%).
- Votos nulos: 36 votos (2,56%).
Júlia Melo em 2019

Intercalares de 2019
deixaram PS de fora


As três mesas das eleições intercalares da UFTOR em Fevereiro de 2019 - duas em Travassô e uma em Óis da Ribeira - tinham 2020 eleitores registados, mas apenas votaram 1 332 (65,94%), com 20 brancos (1,5%) e 12 nulos (0,9%). 
Os resultados foram os seguintes:
- PSD, de Sérgio Neves: 712 votos (53,68%) e 6 mandatos.
- Juntos, de Fernando Pinto: 268 votos (20,12%) e dois mandatos
- CDS, de Ricardo Almeida: 174 votos (13,06%), um mandato.
- PS, de Júlia Melo: 105 votos (7,88%) e nenhum eleito.
- Bloco de Esquerda, de Aníbal Saraiva: 20 votos (1,5%) e
nenhum eleito.
- CDU, de José Eduardo Simões: 18 votos (1,35%), nenhum eleito.
- Brancos: 20 (1,5%).
- Nulos: 12 (0,90%).
- NOTA: Júlia Melo, nas eleições de 2021, viria a ser a única socialista eleita, mas não tomou posse e foi substituída pelo óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires.
A SIC noticias reportou a poluição
no rio Cértima e pateira


9 - ANO 2021,
há 2 anos!
QUERCUS monitoriza 
poluição do Cértima 
e da pateira!

A QUERCUS está a monitorizar a qualidade de água do rio Cértima e da pateira, anunciou a delegação de Aveiro.
«O funcionamento do sistema intermunicipal de saneamento, das ETARS da Mealhada e de Anadia e da rede de águas pluviais da zona industrial de Oiã está a ser monitorizado. Os resultados das análises às amostras que recolhemos no dia 3 de Agosto registam valores que carecem de novas análises nas próximas semanas», refere a QUERCUS Aveiro (ver AQUI), acrescentando que «as concentrações de crómio e zinco são preocupantes».
A SIC Notícias, entretanto e no seu noticiário de ontem (ver AQUI» dava conta que, e citamos, «a maior lagoa natural da Península Ibérica, situada na região de Aveiro, está menos poluída e tem atraído mais visitantes».
Ainda assim, acrescentava a estação televisiva, «as associações ambientalistas pedem mais fiscalização para travar algumas descargas que continuam a contaminar a pateira».
As várias associações locais em conjunto com as autarquias de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, reporta a SIC Notícias que «conseguiram nos últimos anos dinamizar a vertente de lazer nas margens da lago».
«O espelho de água, que também serve de abastecimento aos aviões de combate a incêndios, exige uma manutenção permanente devido à praga de jacintos e espera há vários por uma operação de desassoreamento», concluiu a SIC
 Notícias.
- NOTA: O d´Óis por Três, certamente por defeito nosso, (ainda) não conhece o eventual desenvolvimento desta monitorização. 

Sem comentários: