quarta-feira, maio 18, 2022

* Os dias 18/05 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: A 2ª. Exposição Fotográfica à Pateira! Falar de coisas que são... coisas! A pateira e as associações d´ÓdR! As 7 casas do princípio da Rua do Cabo! A política ribeirense de pai para filho(a) - 15!!

O cartaz oficial

ÓdR há 5 anos!

A 2ª. Exposição
Fotográfica à Pateira!

O d´Óis Por Três, há precisamente 15 anos, dava notícia da realização da segunda edição da Exposição Fotográfica «Margens da Pateira».
Assim: 
«A pateira, à semelhança de 2006, vai ser palco para mais uma Expedição Fotográfica, no próximo dia 20 de Maio. Luís Neves, organizador da iniciativa, comentou que o anterior evento, realizado a 1 de Dezembro de 2006, «foi noticiado nos jornais do concelho e revelou-se um sucesso, apesar das condições naturais que se apresentavam na altura: parques cheios de jacintos trazidos pela enchente, que nessa altura ainda era alta, mas que, mesmo assim, ainda permitia alguns passeios».
Este ano, para as condições meteorológicas ajudarem, a realização foi marcada para o próximo domingo, dia 20 de Maio.
«A maior parte dos participantes nunca tinha visitado a pateira, alguns nem dela ouviam falar, pelo que foi pena não terem conhecido a verdadeira pateira e todo o lazer que proporciona. Isto levou a que, ainda, no dia dessa expedição, ficasse no ar a ideia de novo encontro na Primavera», referiu Luís Neves.
- NOTA: Pena, na verdade, verdadinha..., é que este tipo de iniciativas tenham acabado. Valorizavam Óis da Ribeira, a pateira e a arte fitográfica.

Falar de coisas
que são... coisas!

A «Tertúlia Literária» nº. 188, a de 18 de Maio de 2007, foi muito enigmática e editada a «falar» de coisas muito diferentes.
Assim:
-«Olha lá, queres um refrigerante, um galão c'a sandes, um copo de vinho ou uma cervejola?...», perguntou o Três.
- «Pronto, pode ser uma cerveja. O galão fica para outra ocasião, cá por causa de umas coisas!...», disse o d´Óis.
- «De umas coisas, de algumas ou de um monte de coisas delas?...», ironizou o Três, a coçar a orelha.

- NOTA: Coisas são... coisas, há 15 anos e agora! É bom de ver, e de imaginar, como sugere a imagem deste post de então.
Passadiço da pateira há 15 anos!

A pateira e as
associações d´ÓdR!


O nº. 58 da «Pergunta d´Óis» abordava a questão dos passadiços da pateira e das associações de Óis da Ribeira.
Assim:
«As obras de requalificação da margem de Óis da Ribeira da pateira foram inauguradas em 2005. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: quantas associações há em Óis da Ribeira? Responderemos amanhã.».
- NOTA: Passadiços, em Óis da Ribeira, é sinónimo da pateira. Sempre a pateira! O parque da pateira de Óis da Ribeira, com os passadiços, foi inaugurado há quase 17 anos, no dia 11 de Setembro de 2005, era Fernando Pires o presidente da Junta de Freguesia.
A Rua Manuel Tavares (do Cabo)
ÓdR há 10 anos!

As 7 casas do prin
cípio
da Rua do Cabo !

A desertificação óisdaribeirense, há 10 anos continuava  ser tema do d´Óis Por Três.
Assim: 
«A casa de Acácio Gomes, já falecido, aqui em frente ao carro. Do outro lado da rua e mesmo em frente, fica a que é de Porfírio Pires e onde morou Jacira Melo. Mais para o largo, a que foi de José Rodrigues. Na viela, entre as duas, havia uma outra, que nos disseram ter sido de Manuel Girão. Frente ao carro da direita, a outra casa que Porfírio Pires, que foi da família Estima. Logo a seguir, depois do poste, a que foi de Valdemar Pereira dosa Reis e, quase em frente a esta, uma casa à venda, encostada à que foi de José Neves (também à venda).
Aqui, no espaço de 100 metros, há 7 casas desabitadas, notando-se o pormenor de ser junto do principal centro cívico da freguesia, no cruzeiro e ao princípio da rua do Cabo: onde se localiza a sede da Junta e a ARCOR.
Será isto a desertificação? Sei lá!».
- NOTA: A Rua Manuel Tavares, a do Cabo, continua a ter muitas casas desabitadas, apesar algumas entretanto vendidas e ocupadas.  Algumas das aqui citadas ainda estão desabitadas. As de José Neves e Valdemar Pereira dos Reis foram vendidas.


A lista do PS de Carla Tavares, em 2009: Sérgio Carvalho, Ricardo Ferreira, Carlos Pereira, 
Filipe Araújo, Luís Neves, Diamantino Correia, Miguel Tavares, Jorge Brandão, Carla Tavares, 
NN, Carla Costa, Vasco Fragoso, Vital Santos, Filomena Soares, Eugénio Pinheiro 
e Fernando Jorge Tavares. A lista envolvia 23 candidatos

Carla Eliana Costa Tavares

ÓdR há
5 anos!

A política ribeirense
de pai para filho(a) - 15!

As familiaridades políticas locais voltaram a ser tema do d´Óis Por Três, no dia 18 de Maio de 2007, há 5 anos.
Assim:
«A socialista Carla Eliana da Costa Tavares, advogada ribeirense com tradições políticas familiares, foi a primeira e única mulher a candidatar-se à presidência de Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Foi nas eleições autárquicas de 2009 e enfrentou a lista do veterano social-democrata Fernando Tavares Pires (que então recolheu 277 votos e capitalizou 4 mandatos).
O PS de Carla Tavares teve 220 e elegeu três membros da Assembleia de Freguesia. Ela própria, Luís Carlos dos Santos Neves e Carlos Manuel Marcos Pereira.
1 - Carla Tavares é, actualmente, deputada do PS na Assembleia de República, substituindo Fernando Rocha Andrade, que é secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Era o nº. 2 da lista e Carla Tavares a sexta e o PS elegeu 5 deputados.
Agostinho A.
Pires Tavares
A. Horácio
P. Tavares
2 - É filha de Agostinho Albino Pires Tavares, que foi presidente da Junta de Freguesia (no mandato de 1980/1982) e da Assembleia de Freguesia (em 1983/85), sempre eleito pelo PS. Candidato do PSD em 2001, assumiu a presidência da AF a 29 de Abril de 2004, substituindo Jorge Soares. Voltou a ser
candidato do PSD em 2005 (10º.) e do PS em 2013 (em 33º. lugar).
3 - É sobrinha de António Horácio Pires Tavares, candidato do PS em 1989 (8º.) e em 2013 (7º. lugar).
- NOTA 1: Carla Tavares foio deputada socialista na Assembleia de República no mandato de 2015/2019, substituindo Fernando Rocha Andrade - que foi eleito pelo Círculo de Aveiro mas integrou o Governo. É a actual presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego (CITE).
- NOTA 2: A mensagem de há 5 anos incluía mais 8 fotografias e referências  mais 13 personalidades. Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário