terça-feira, maio 17, 2022

Projecto Pateira Glamping & Eco-Resort ficou em 2º. lugar de concurso de turismo!

 

O Pateira Glamping & Eco Resort ficou em segundo lugar entre 8 concorrentes

Antevisão do projecto

Eliane Framegas
e Sérgio Almeida


O projecto Pateira Glamping & Eco-Resort ficou em 2º. lugar do VII Prémio José Manuel Alves, do Turismo Centro Portugal.
O concurso detecta e apoia projetos inovadores no setor do turismo com implementação na Região Centro de Portugal. Era um dos 8 finalistas e vai ser premiado com 2 500 euros.
A candidatura 
para esta sétima edição do concurso foi apresentada pelo óisdaribeirense Sérgio Almeida, a partir de ideia original concebida e desenvolvida com sua esposa,
Liliane 
O conceito do projecto
Duarte Figueiredo Framegas, infelizmente falecida a 25 de Outubro de 2020, aos 38 anos e vítima de doença
.
«Onde estiver, a Liane estará certamente muito feliz e orgulhosa! Sei exatamente qual seria a Sua expressão e o que sentiria...», disse Sérgio Almeida, considerando também que «estaria mais triste se não tivesse decidido continuar com este projeto por Ela e pelos meus Filhos...».
Os jurados reuniram-se ontem e fizeram as necessárias avaliações tendo em conta critérios como a viabilidade económico-financeira, o grau de inovação e contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região, experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).

7 módulos e baixo
impacte ambiental

O d´Óis Por Três já a 27 de Abril pormenorizou o projecto - ver AQUI - mas vale a pena recordar que é de baixo impacte ambiental e de estruturas modulares tipo Cork Domes, sem recurso a betão e alvenaria, mas em vigas de madeira laminada e conetores em ferro, com janelas e policarbonato (e de grande formato, como e vê na imagem) para promover vistas panorâmicas com o conforto de um lar e garantindo a máxima resistência às condições climatéricas mais extremas.
Está prevista a construção, faseada, de 7 módulos, cada um com 40m2 e altura na ordem dos 4 metros. Cada um deles com revestido com placas de isolamento térmico e cortiça expandida - o que, seja no verão ou no inverno, garante excelentes capacidades térmicas.
O projecto vai ser instalado num terreno de 6 000 m2, da Rua da Pateira, em Espinhel. A construção será faseada e o custo total andará a ordem dos 250 000 euros. É da autoria da Loci Studio, gabinete de arquitectura paisagística com ateliês em Aveiro e Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário