sexta-feira, junho 03, 2022

* Os dias 03/06 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Futsal da ARCOR/Junta começou a ganhar! Fim de semana cultura da Tuna Musical! Fim de semana cultura da Tuna Musical! «Duo Latino» na Festa da Paroquia! As casas desabitadas da Rua do Viveiro !

A equipa de futsal da Junta/ARCOR de 2007

ÓdR há 15 anos!

Futsal da ARCOR/Junta

começou a ganhar!


A equipa de futsal de Óis da Ribeira, em nome da Junta de Freguesia e representada pela ARCOR, foi tema do d´Óis Por Três de 3 de Junho de 2097.
Assim:
A equipa de futsal de Óis da Ribeira começou a ganhar no Torneio Inter-Freguesias de Futsal do Concelho de Águeda, ao derrotar (4-2) a equipa de Agadão.
O jogo, da segunda jornada e disputado ontem à noite, no pavilhão da LAAC, em Aguada de Cima, foi dominado pela equipa ribeirense - que não foi de todo feliz, pois só na primeira parte enviou quatro bolas à trave. Venceu merecidamente e por margem escassa.».
- NOTA: A equipa viria a apurar-se para os 1/4 de final do torneio de 2007. Na foro e em cima, da esquerda para a direita, Fernando Pires e Rui Fernandes (presidente e tesoureiro da Junta), Marco Lemos, Rui Santos, Júlio Viegas, Bruno Carvalho, Luís Ferreira e Fábio Nunes. Em baixo: António Gomes e António Fernando (massagistas), Otelo Melo, Carlos Samuel (guarda-redes e treinador), Afonso Almeida, Mitó e André Ferreira.

Fim de semana cultura
da Tuna Musical !


A «Tertúlia Literária» nº. 205, a de 3 de Junho de 2007, comentava sobre o fim de semana cultural da Tuna de Óis da Ribeira.
Assim:
- «Então, sempre foste ao fim de semana cultural da Tuna?!...», perguntou o Três.
- «Olha, pá... em termos de gastronomia sempre aprecio mais um bom restaurante!...», disse o d´Óis.».
- NOTA: Como já aqui dissemos, a Tuna, agora Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, esta a preparar a sua Festa do Peixe de 2022, seguimento deste e outros fins de semana culturais.
A antiga sede da Junta de Freguesia

Fim de semana cultura
da Tuna Musical !


A «Pergunta d´Óis» nº. 73, a de 3 de Junho de 2007, falava da sede da Junta de Freguesia.
Assim:
«- A primeira sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi construída nos anos 60 na presidência de Armando Resende. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: que instituição lá está agora sedeada. Não é difícil e diremos amanhã.».
- NOTA: A Junta tee outras sedes, mas esta foi a primeira construída de raiz, A Junta de Freguesa incluía o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia.
ÓdR há
10 anos!

«Duo Latino» na
Festa da Paroquia!

O d´Óis Por Três, há 10 anos, anunciava a Festa da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Festa da Paróquia vai ter música de rua, com o «Duo Latino». Será na noite de hoje, a partir das 21,30 horas, no largo da Igreja.
Quisemos saber mais sobre o «Duo Latino» e, então, é formado por Jorge Nunes e Rui Ferreira, músicos de grande experiência musical, tendo feito parte de vários grupos musicais, como o MEGA e o FM, ambos de Aveiro. Está especialmente vocacionados para a música latina (salsa, bachata, merengue, cumbia, bolero etc.) e portuguesa, com danças de salão e os hits do momento.
A sede é na Rua Principal, nº, 65, na Silveira de Oiã (Oliveira do Bairro) e pode ser contactado em http://duolatino.com, ou Rui Ferreira (964783656) e Jorge Nunes (966010237).
- NOTA: O «Duo Latino» continua muito activo, como de pode ver na sua página oficial de facebook, AQUI
A Rua da Adolfo Pires dos Reis (Viveiro)


As casas desabitadas
da Rua do Viveiro !


O sábado de 3 de Junjo de 2017 foi tempo de o d´Óis Por Três falava das casas desabitadas da Rua do Viveiro a Rua Adolfo Pires dos Reis.
Assim:
«Há lugares de Óis da Ribeira por onde a vida raramente nos leva. Como, por exemplo, a Rua Adolfo Pires dos Reis, que todos conhecemos por Rua do Viveiro. Aconteceu no último fim de semana e o d´Óis Por Três surpreendeu-se, por exemplo, com o número de casas desabitadas.
É o que acontece com as 3 que se se vêem na imagem:
1 - A primeira, da esquerda para a direita, será dos herdeiros do sr. Amílcar Marcos dos Reis, falecido há uns 2 anos.
2 - A segunda está tapada por esta barraca de eira e era do sr. Manuel Simões dos Reis (Manuelzito) e esposa Rosalina, que o d´Óis Por Três não conheceu e que faleceram sem filhos. A senhora que nos ajudou a identificar as casas, não soube dizer a quem pertence.
3 - A casa senhorial que se segue (de amarelo) é dos herdeiros do sr. Edmundo Reis, que quem mal nos lembramos. Será dos herdeiros, os irmãos Dinis, do restaurante (já falecido) e Armando Tavares dos Reis.
4 - A seguinte, também de aspecto senhorial (com redondo no telhado) é propriedade da Junta de Freguesia e há anos que está desocupada, desde que a Tuna mudou para a antiga sede da Junta. Disseram ao d´Óis Por Três que o pátio funciona(va) como armazém da autarquia e a habitação que foi sede da Junta está abandonada,
5 - O barracão da eira que se vê à frente da casa do sr. Manuelzito será dos herdeiros de uma filha do sr. Edmundo Reis, que mora em Crastovães ou Mourisca. Assim como a terra e o salgueiral que se vê à direita.
Ora aqui está um sítio de Óis da Ribeira que aparentemente está a «morrer». Ao telefone com uma conterrânea, fomos informados que na mesma rua também estão abandonadas as casas que foram residência do sr. José Eurico (da Zinda), a de João Carvalho (quem é?), de António Marques e António Pestana - embora estas duas ainda em bom estado, a útima recuperada pelo filho.».
- NOTA: As casas dos herdeiros de Amílcar Marcos dos Reis e Manuel Simões dos Reis foram entretanto demolidas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário