terça-feira, junho 28, 2022

* Os dias 28/06, há 15, há 10 e há 5 anos: Contas da ARCOR em Junho de 2007! Casamentos católicos em Santo Adrião de ÓdR! Os rios d´Óis e o hóquei em patins! A casa da sra. Bernardete! Luto municipal em memória de Milton Reis !

ÓdR há 15 anos!


Contas da ARCOR em
Junho de 2007 !
O d´Óis  Por Três, em nota breve, anunciava, há 15 anos, a assembleia geral da ARCOR, que se deveria ter realizado até 31 de Março de 2007.
Assim:
«A assembleia geral da ARCOR está marcada para as 19,30 horas da manhã, dia 29 de Junho de 2007, para apreciar e votar as contas de 2006.
A agenda de trabalhos inclui o habitual período de «assuntos de interesse», oportunidade para os associados saberem o que se passa no dia a dia da associação. Decorrerá no salão do centro social.».
- NOTA: Os órgãos sociais arcorianos eram presididos por Agostinho Tavares (direção), Horácio Marçal (assembleia geral) e Armando Ferreira (conselho fiscal). Infelizmente, os três já falecidos. 

Casamentos católicos
em Santo Adrião de ÓdR!


A «Tertúlia Literária» nº. 229, a de 28 de Junho de 2007, há 15 anos, falava de... casamentos.
Assim:
«- «Sabias que agora os casamentos religiosos, com efeitos civis, deixam de ser um exclusivo da Igreja Católica e são alargados a comunidades religiosas com mais de 30 anos em Portugal?», perguntou o d´Ois.
- «Ora e o que é que isso tem? O padre Júlio até já os faz pela internet...», comentou o Três.».
- NOTA: Os casamentos católicos são cada vez mais raros na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira. E não só nesta. Vá lá saber-se o porquê.
A ponte de Requeixo

Os rios d´Óis e o
hóquei em patins !

A «Pergunta d´Óis» nº. 98, a 28 de Junho de 23007, falava de rios e de... hóquei em patins.
Assim:
«- O rio que atravessa a pateira, de Perrães até à ponte de Requeixo (foto), é o Cértima, afluente do Águeda - Cértima também conhecido por Cértoma.
- Pergunta de hoje: quem são os atletas ribeirenses que foram praticantes de hóquei em patins? Diremos amanhã.».
- NOTA: A  ponte é ponto de confluência dos rios Águeda e do afluente Cértima, em Requeixo. 

ÓdR há 10 anos!

A casa da sra. Bernardete!

Há 10 anos, aqui se faziam memórias dos tempos de escola primária de Óis da Ribeira e da casa imediatamente a sul.
Assim: 
A casa da sra. Bernardete é outra das que, em Óis, está sem moradores, fica mesmo a sul da escola, separada por um caminho que dá para o mato. 
A dona faleceu recentemente, já este ano, mas já havia tempo que estava desabitada, por ela estar num lar de idosos e cada filho ter residência própria. A filha, que é professora na escola, mora a uns 100 metros; o filho, está em França. 
As minhas recordações desta casa vão para o tempo de escola, quando às vezes nos atrevíamos a ir roubar fruta, enquanto o diabo esfregava o olho. Uma vez fomos apanhados e levados à professora e, claro, lá em casa não escapámos a uma tareiazita. Porém, não foi a dona que se queixou, mas uma outra mulher que lá apareceu quando menos contávamos. Já lá vão uns bons anos.».
- NOTA: A casa continua desabitada e é propriedade do filho José, oficial militar aposentado que reside em França.
Milton Jorge da Conceição Reis
ÓdR há 5 anos!

Luto municipal em memória
de Milton Reis !

«O Presidente da Câmara Municipal de Águeda decretou três dias de luto municipal, pela morte do colaborador Milton Jorge da Conceição Reis, da Divisão de Manutenção.
A bandeira municipal ficará a meia haste em todos os edifícios municipais.
O ribeirense Milton Reis, refere a nota da Câmara de Águeda (AQUI), «era colaborador do Município desde 3 de Setembro de 2001, tendo servido de forma empenhada, sempre com enorme profissionalismo e dedicação, e um exemplo de uma enorme força e alegria de viver».
A nota do presidente Gil Nadais sublinha que «na reunião de executivo de 20 de Junho de 2017, foi-lhe atribuída a Medalha Municipal de Distinção», distinção que o autarca identifica como «um pequeno gesto em nome da Câmara para com todos aqueles que se empenharam e dedicaram o seu esforço a esta edilidade».
Os colaboradores da Câmara que pretendam participar nas cerimónias fúnebres terão tolerância de ponto a partir das 16 horas de hoje, dia 28 de Junho de 2017. O funeral, em Óis da Ribeira, realiza-se às 18 horas.
Milton Jorge Conceição Reis nasceu a 30 de Agosto de 1977, filho de Maria de Fátima dos Reis Santos e de José Manuel da Conceição Alves, irmão mais velho de Johhny Daniel e Bibiana Reis. Era casado, sem filhos, com Cátia Susana Gomes Pereira - também funcionária camarária, do Gabinete de Apoio ao Presidente.
Faleceu no passado domingo, dia 25 de Junho de 2017, num trágico acidente entre Barrô e Paradela, quando regressava a casa. - Despacho presidencial nº. 34/2017, AQUI
- NOTA: O d´Óis Por Três aqui faz memória de um conterrâneo que, prematuramente, faleceu. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário