Carlos Matos (Bigodes) |
O músico e maestro
Carlos Matos (Bigodes)
Assim:
«- O actual maestro da Tuna de Óis da Ribeira é Carlos Matos (Bigodes), neto de Jacinto de Matos (fundador) e filho de Óscar Pereira de Matos (antigo maestro). Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o actual presidente da direção da Tuna? Diremos amanhã.».
- NOTA: Carlos Matos (Bigodes) também foi músico, entre outros grupos, dos conjuntos «Rua d´Além», de Assequins; «Estrela Azul», de Oliveira do Bairro; e «Renovação», de Fermentelos, onde casou e reside.
Os blogues e
as ficções !
A «Tertúlia Literária» de 16 de Julho de 2007 tinha o nº. 245 e gracejava sobre o movimento blogger de Óis da Ribeira, então muito activo.
Assim:
- «Ei, gente... Há que horas eu não te via! Por onde tens andado? Desapareceste?!...», perguntou o d´Ois.
- «Não, tenho estado por cá. Perdi-me foi a ler a ficção bloguística de Óis», disse o Três.».
- «Não, tenho estado por cá. Perdi-me foi a ler a ficção bloguística de Óis», disse o Três.».
- NOTA: Ficções sempre existiram e continuarão a existir. Por vezes, só mudam os blogueiros e os motivos.
A casa que já foi barbearia...ia |
A cada desabitada
que já foi barbearia !
O d´Óis Por Três de há 10 anos continuava a inventariar casas desabitadas da vila de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Rua do Viveiro está a ser uma descoberta para o d´Óis Por Três: agora, a de uma casa que já foi barbearia. Por palavras de hoje, um cabeleiro de homens. É esta aqui em primeiro plano, que é de Dinis Pereira, um ribeirense que mora em Eirol.A história contada ao d´Óis Por Três lembra que foi a barbearia de António Pestanas, pai de Dinis Pereira, e a barbearia funcionava na sala. Nesse tempo, lá para os anos 70 ou 60, havia três barbearia em Óis, esta de António Pestanas, a de Amadeu Santos (onde funcionou a loja do sr. Anacleto) e a de Valdemar Pereira, na rua do Cabo. Mais tarde, já nos lembramos de uma outra, que temos ideia de que era a única, a de Aníbal «Lito», naquela rua atrás da fonte.
As barbearias de aldeia fazia a barba (por alguma razão se chamavam barbearias) e principalmente cortavam cabelos. Julgamos saber que actualmente não existe nenhuma em Óis da Ribeira.»
- NOTA: Actualmente, há pelo menos um salão de cabeleireiro/barbeiro em Óis da Ribeira, na Ra António Bernardino, no bloco de apartamentos. E o de Aníbal Reis (Lito) também fará cortes, na sua casa da Viela do Sapateiro.
ÓdR há 5 anos! |
Marcha popular da ARCOR
em Aguada de Cima !
O d´Óis Por Três de há 5 anos, a 16 de Julho de 2017, noticiava uma «digressão», na véspera, da Marcha da ARCOR.
Assim:
«A Marcha da ARCOR de 2017 (a sénior, nas duas fotos deste post) actuou ontem à noite, e muito bem, em Aguada de Cima, no programa das festas comemorativas dos 20 anos da elevação a vila daquela freguesia do sul de Águeda.A exibição do grupo ribeirense esteve em muito bom nível e foi muito aplaudida, facto que, evidentemente, premeia o esforço e a dedicação dos marchantes e também do coro e dos músicos que acompanham a Marcha.
Marcha que, este ano, vale a pena recordar, teve orientação artística e cenográfica de Dália Reis.
- NOTA: Bons velhos tempos, ainda que nem assim tão distantes, mas, infelizmente, «mortos» desde 2020 pela pandemia COVID 19.
Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo.
ResponderEliminarO espírito e alma ribeirense vive de ficções, como o corpo se nutre de alimentos como naquele noite em que um grupo de jovens fez da nossa vila o que ela hoje já não o é!!!
ResponderEliminarEm meio de versos e poesias, os artistas construíram seus degraus não apenas em ficções e fantasias, mas na realidade, como nós traçamos as fundações e deixamos uma obra legada para o futuro. E que agora uns penduricalhos e pingentes trauliteiros, um a um vão legando e agregando a interesses corporucionais.
ResponderEliminar