quinta-feira, setembro 29, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 29 de Setembro: As primeiras eleições da UFTOR (2013)! Pedestal para urnas, Rua das Longas, luz na torre e atestados para casamentos (1963)! Festa de Amizade na ARCOR (1985)! A licenciatura dra Carla Tavares (2002)! O centro de dia da ARCOR (2004)! Muro na pateira a ser construído pela Junta (2010)! João Gonçalo ganhou prémio musical (2011)! PS com 5 mandatos e PSD/CDS com 4 (2013)! Drfaga já voltou para limpar os jacintos (2015)! Tuna d´Óis em Encontro de Bandas na Lousã (2016)! Alexande e Mariana à porta da Assembleia de Freguesia (2021)

Os resultados eleitorais das Autárquicas de 2013, as primeiras da União de
Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR)

Eleições de 2013


1 - ANO 2013: AS PRIMEIRAS 
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DA 
UNIÃO DE FREGUESIAS: As primeiras eleições autárquicas após a reforma administrativa que juntou Óis da Ribeira e Travassô em União de Freguesias, a UFTOR, realizaram-se a 29 de Setembro de 2013. Há rigorosamente 9 anos!
Apenas concorreram duas listas: a do PS, liderada por Mário Martins, e a do PSD, por Sérgio Neves, que viriam a ser eleitos presidentes, respectivamente, da Junta e da Assembleia de Freguesia. Ambos de Travassô.
O PS ganhou, com 698 votos (51,10%), sendo 516 de Travassô e 182 do eleitorado de Óis da Ribeira. O PSD teve 577 (41,73%), sendo 227 de Óis da Ribeira e 350 de Travassô.
Estavam inscritos 2 161 eleitores e votaram 1 366 (64,10%). Registaram-se 65 votos em branco (4,76%) e 33 nulos (,42%).
- NOTA: Os 5 eleitos socialistas foram o presidente Mário Martins, Horácio Santos e Conceição Reis, os óisdaribeirenses Vital Santos (4º.), Diamantino Correia (5º.) e António Horácio Tavares (7º.), além de Marta Morais (6ª.) e Filipe Almeida (8º.).
O PSD elegeu 4: Sérgio Neves (nº. 1) e Sofia Marques (3ª.), de Travassô; Germano Venade (2º.) e Manuel Duarte de Almeida «Capitão» (4º.), ambos de Óis da Ribeira.
O pedestal na sua
actual posição


2 - ANO 1963: PEDESTAL PARA URNAS, 
RUA DAS LONGAS, LUZ NO RELÓGIO
E ATESTADOS DE CASAMENTOS: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 29 de Setembro de 1963, há 58 anos, deliberou mandar construir um pedestal para depositar as urnas no cemitério, nos funerais e para a última encomenda sacerdotal
Foi construída por Hermenegildo Viegas e, ver foto, ainda está no Cemitério Velho. 
O executivo era presidido por Armando dos Santos Ala de Resende - com o secretário Manuel Simões dos Reis (Manelzito) e o tesoureiro José Pinheiro das Neves, já todos falecidos - e foi ainda deliberado reparar o Caminho das Longas (actual Rua António Bernardino) e colocar uma lâmpada eléctrica no relógio da torre sineira da Igreja de Santo Adrião e que tinha sido oferecido pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas e que entrou em funcionamento a 5 de Agosto de 1954 e inaugurado a 13 de Março de 1955 - juntamente com o telefone público, também por ele oferecido.
A sessão foi ainda tempo para o executivo óisdaribeirense passar atestados para os casamentos de Arlindo Reis Duarte de Almeida (com Maria Natércia Martins Pereira, de Segadães e moradores na Rua da Pateira) e do casal Felizbela Pinheiro dos Santos e Manuel Estima dos Reis (Neca), ambos de Óis da Ribeira e já falecidos.

3 - ANO 1985: ARCOR EM FESTA
COM A FESTA DA AMIZADE: A ARCOR organizou a 29 de Setembro de 1985, há já 37 anos passados, a Festa da Amizade, ao tempo  mobilizando muita gente de Óis da Ribeira.
O programa começou com missa campal celebrada junto à capela de Santo António e uma tarde foi de futebol popular nos palhais, envolvendo vários escalões de atletas locais e com três jogos, curiosamente todos eles com empates: entre futebolistas dos 10 aos 14 anos (0-0), o segundo escalão, dos 15 aos 20 (1-1) e o terceiro, para maiores de 21 anos (2-2).
A tarde desta Festa da Amizade completou-se com merenda partilhada e vivida em confraternização verdadeiramente sentida, de forma saudável e alegre. O presidente da direção era Armando Alves Ferreira, falecido a 26 de Setembro de 2019.
Licenciatura de Carla Tavares
no «Jornal da ARCOR»


4 - ANO 2002: LICENCIATURA EM 
DIREITO DE CARLA ELIANA TAVARES: óisdaribeirense Carla Eliana da Costa Tavares licenciou-se em Direito há 19 anos, na Universidade de Coimbra, e a festa de curso foi a 29 de Setembro de 2002, em casa da família, na Rua da Pateira.
O «Jornal da ARCOR», na edição de 30 desse mês, deu conta do acontecimento, referindo que era catequista paroquial e filha do empresário Agostinho Albino Pires Tavares e de Maria Fernanda Soares da Costa e «a primeira óisdaribeirense a licenciar-se em Direito, devendo seguir a advogacia ou a magistratura judicial».
Seguiu a advogacia, que exerce(u) em escritório da cidade de Aveiro, foi candidata a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 2009, foi eleita da Assembleia Municipal de Águeda e deputada na Assembleia da República na lista do PS. 
- NOTA: Carla Tavares é, actualmente, presidente da governamental Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).
Ana Carolina Simões, Anacleto Estima, Ma-
ria da Luz, Judite Tavares e Ilusinda Jesus

5 - ANO 2004: CENTRO DE DIA 
DA ARCOR COM ASSISTENTE SOCIAL: O centro de dia da ARCOR abriu portas a 22 de Novembro de 2004, mas a 29 de Setembro anterior, há 18 anos, foi admitida a assistente social Ana Carolina Simões, de Anadia - para organização e instalação da nova valência.
O presidente da direção arcoriana era Celestino Viegas e o centro de dia foi a primeira (e muito, muito ansiada) valência da terceira idade a ser instalada na ARCOR. E ainda actualmente está activa. E bem, tanto quanto sabemos. Pouco depois, seria o apoio domiciliário.
- NOTA: Os primeiros utentes do centro de dia foram Anacleto Estima e Ilusinda de Jesus e, logo depois, Armanda Anjos, de Cabanões. Dias depois, entrou o casal Rosa/Acácio Gomes, de Óis da Ribeira. 
Nomes e pessoas, já todas falecidas, que ficam para a história do Centro de Dia da ARCOR!!!

6 - ANO 2010: MURO NA PATEIRA
A SER CONTRUÍDO PELA JUNTA: Um habitual comentador deste blogue - com observações que nem sempre são publicáveis, apesar de normalmente pertinentes... - mandou-nos uma foto de um muro que está a ser construído na pateira. E com o remoque: «Afinal a Junta sempre faz alguma coisa...».
Pois meu caro trabalhador por contra de outrém, aqui lhe deixamos, e com muito gosto, a imagem que nos enviou, com a certeza de agradar a todos os ribeirenses que a Junta faça alguma coisa - mesmo à oposição. Parabéns, pá!!!».
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Fernando Tavares Pires, com o tesoureiro Rui Jorge Fernandes e o secretário Manuel Duarte (Capitão).

7 - ANO 2011: JOÃO GONÇALO
GANHOU PRÉMIO MUSICAL
: O ribeirense que ganhou um prémio num concurso de música foi João Fernandes Gonçalo (foto). Venceu o 1º . prémio, na categoria infantil, do Concurso "Terras de La Salette" (3ª. edição), realizado em Oliveira de Azeméis, em 2008. Repetiu em 2010.».
- NOTA: João Gonçalo é filho do João Paulo Gonçalo, da Rua Nossa Senhora de Fátima. Neto de Luís Tavars Gonçalo e Dolores  Silva, da Rua da Pateira.
Estudante de música na Escola Profissional de Espinho e integrou vários grupos, por exemplo o Confutatis Brass Band e o Butchers Brass Band, para além de instrumentista da Banda 12 de Abril, de Travassô, e da Banda Música de Penalva do Castelo. Entre outras actividades profissionais, académicas e culturais.

8 - ANO 2013: PS COM 5 MANDATOS E PSD/CDS COM 4 EM TRAVASSÓIS: O PS ganhou em Travassô, com 516 votos, e o PSD teve 350. Contas feitas, somando os votos das duas freguesias, o PS teve 698 (51,10%), sendo 182 de Óis; e o PSD 577 (41,73%), sendo 227 de Óis.
O executivo é socialista: o presidente Mário Martins e dois dos restantes 7 eleitos: Horácio Santos e Conceição Reis (provavelmente), ou Vital Santos (4º.), ou Diamantino Correia (5º.), ou António Horácio Tavares (7º.), de Ois da Ribeira; ou Marta Morais (6ª.) e Filipe Almeida (8º.), de Travassô.
Por eleitos, os socialistas terão 5 na Assembleia de Freguesia.
O PSD terá 4: Sérgio Neves (o nº. 1) e Sofia Marques (3ª.), de Travassô; Germano Venade (2º.) e Manuel Duarte de Almeida «Capitão» (4º.), ambos de Óis da Ribeira.».
- NOTA: Foram as primeiras eleições autárquicas da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR)..

9 - ANO 2015: DRAGA JÁ VOLTOU À PATEIRA PARA LIMPAR OS JACINTOS: A draga voltou à pateira e já começou a limpeza dos jacintos na área de acostagem da canoagem da ARCOR, em Óis da Ribeira. Ainda bem e já era sem tempo, pelo que nós gostamos de dar a notícia.
Isto, para estas coisas, não há nada como haver umas eleições, mesmo que sejam legislativas. Mas o que importa realmente é que a pateira está a ser limpa. - Foto do facebook de Victor Melo.
- NOTA: A draga «Pato Bravo» tem andado em regular «vai-e-vem», acudindo a jacintos de outras partes do país, mas nunca definitivamente limpando os da pateira. Para o que foi adquirida em Dezembro de 2006. Vá lá saber-se porquê!

10 - ANO 2016: TUNA D´ÓIS
NO ENCONTRO DE BANDAS 
DA LOUSÃ: A Tuna de Óis da Ribeira participar no Encontro de Bandas Filarmónicas da Lousã, marcada para 9 de Outubro de 2016.
A iniciativa é da Sociedade Filarmónica Lousanense, que assim festeja o seu 119º. aniversário, com apoio da Câmara Municipal da Lousã e dos Licores Beirão.
A concentração está marcada para as 15 horas, junto à sede da SFL, seguindo-se, meia hora depois, o desfile para junto do Cine-Teatro, onde actuarão as bandas: a organizadora, a Banda Academia de Santa Cecília de S. Romão (em Seia) e a Tuna de Óis da Ribeira.
- NOTA: A direção da Tuna, agra denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, era presidida por António Manuel Azevedo de Melo.

A vila de Óis da Ribera em imagem retirada do Google Earth

Junta de Freguesia da UFTOR, sede do poder 
político de Óis da Ribeira e Travassô


11 - ANO 2021: ALEXANDRE E MARIANA «À PORTA» DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA: Os óisdaribeirenses Mariana Soraia dos Reis Pinheiro (do CDS/PP + Independentes) e Alexandre Resende dos Reis Pires (do PS), segundos candidatos das listas dos seus partidos nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, ficaram «à porta de entrada» da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A candidata centrista ficou a pouco mais de 20 votos de ser eleita - votos que, pelo método de Hondt, favoreceram a candidatura da coligação «Juntos Por Águeda» - que juntou candidatos do Movimento Independente Juntos de 2017, do PSD e do Moiment Partido da Terra (MPT).
Serão eles (e/ou outros) os futuros e activos actores da vida política local?
O futuro o dirá, mas para já deram a cara por projectos partidários que, do seu ponto de vista, seriam melhores para a sua e nossa comunidade. Mas quem pode adivinhar o futuro?
Valerá a pena, entretanto, aqui e hoje, recordar as tradições políticas que ambos herdaram, em quadrantes político-partidários diferentes, de antepassados que chegam ao século XIX.
Tradição política familiar não lhes falta!
Mariana Pinheiro

Mariana Pinheiro,
trineta de revolucionário
anti-monárquico !

Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, de 27 anos e debutante da voda política, é natural de Óis da Ribeira e licenciada em nutricionismo pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde, em Coimbra. Exerce esta actividade no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima e S. Pedro de Nariz (Aveiro), Centro Social Infantil (CENSI), de Aguada de Baixo, e ARCOR, em Óis da Ribeira.
É filha de Arménio dos Reis Pinheiro de Almeida e de Maria Madalena Baptista dos Reis, da Rua Nossa Senhora de Fátima, e tem a política no sangue de família paterna, já desde os tempos da monarquia.
José P. Almeida,
trisavô paterno de
Mariana Pinheiro
Vejamos alguns nomes e factos da história política familiar:
1 - ARMÉNIO, avô paterno: Arménio Framegas Pinheiro de Almeida foi candidato do CDS nas eleições autárquicas de 1985, em terceiro lugar da lista liderada por Arménio Pinheiro da Silva (seu 2º. primo). O filho deste, Eugénio dos Reis Pinheiro, liderou a lista do CDS em 1989 e integrou mais tarde, entre outras, a lista da LIOR, em 2005 (nº. 3).
2 - ALEXANDRE, bisavô paterno: Alexandre Pinheiro de Almeida, pai de Arménio, foi candidato do PS nas eleições autárquicas de 1976, 1979 e 1982, sempre em 6º. lugar das listas lideradas, respectivamente, por Isauro Santos, Agostinho Tavares e de novo Isauro Santos. Foi 10º. nas de 1985, n
a lista de Armando Tavares dos Reis e também do PS.
3 - JOSÉ, trisavô paterno: José Pinheiro de Almeida, pai do bisavô Alexandre e do avô do avô Arménio, foi um dos heróis aguedenses da implantação da República e integrava «comando» que, alguns dias antes do 5 de Outubro de 1910, se preparava, sem conseguir, para prender o Rei D. Manuel II, no Bussaco. 
4 - SILVÉRIO, avô materno: Foi candidato do CDS em 1982, em 12º. lugar na lista de Sesnando Alves dos Reis.
5 - LITO, tio-avô materno: Aníbal Gomes dos Reis (Lito) foi candidato do CDS em 1989, na lista de Albertino Gomes Soares.
6 - AMARAL, tio-avô: Eugénio Amaral Gomes dos Reis foi candidato do CDS em 1985, em 5º. lugar da lista de Arménio Pinheiro da Silva.
Alexandre Resende Pires


Alexandre Resende Pires,
tetraneto de Maria José, líder
política do século XIX !


Alexandre Resende dos Reis Pires, candidato nº. 2 do PS nas últimas 3 eleições autárquicas, tem 26 anos e é licenciado em Gerontologia Social, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Natural e residente em Óis da Ribeira, é filho de Maria da Luz Ferreira Resende dos Reis e de José António dos Santos Pires, que foi presidente da direção da ACOAG (Associação Comercial de Águeda).
Participou no Parlamento Jovem do Instituto Duarte Lemos (2001) e fez uma pós-graduação em Terapia Assistida por Animais, no Instituto CRIAP, do Porto. Profissionalmente, 
Manuel Resende e Maria
Bernardina, trisavós de
Alexandre Pires
trabalha num lar de Vagos e, associativamente, é actualmente suplente da direção da ARCOR.
Politicamente, foi segundo candidato das listas do PS nas eleições autárquicas de 2017 e nas intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.
A família tem tradição na política autárquicas local.
1 - PIRES, o pai: José António dos Santos Pires foi candidato dp PSD em 2005 (6º. lugar e eleito para a Assembleia de Freguesia).
2 - FAUSTO, avô paterno: Fausto Ferreira Simões dos Reis (Taipeiro), foi candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Alves dos Reis (4º. lugar).
3 - RESENDE 1, tio-bisavô materno: Armando dos Santos Ala de Resende foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira nos mandatos de 1955/1959 (interrompido a 17 de Novembro de 1957, por se ausentar para Angola), de 1964/1967 e 1968/1971. E secretário no de 1960/1963, assumindo a presidência por doença de Manuel Tavares, a 4 de Abril de 1962.
4 - RESENDE 2, trisavô materno: Manuel Maria Ala de Resende foi tesoureiro da Junta empossada a 27 de Janeiro de 1918.
- RESENDE 3, tio-avô materno: António dos Santos Ala de Resende foi candidato do CDS nas eleições autárquicas de 1979, na lista de Fernando Reis.
5 - SILVA 1, pentavô materno: José dos Santos Silva, cirurgião e pai do padre José Bernardina e da trisavô materna Maria Bernardina, foi vogal da Junta empossada em 1860.
6 - SILVA 2, tio-trisavô materno: José Bernardino dos Santos Silva, padre e presidente da Junta de Freguesia de 26 de Janeiro de 1908 a 30 de Outubro de 1910.
7 - SILVA 3, tia-tetravó materna: Maria José dos Santos Silva, mãe do padre José Bernardino e filha de José Santos Silva do Partido Progressista em finais do século XX, quando dispunha de valiosa influência eleitoral.».
- NOTA: Alexandre Pires é o actual membro socialista da AFTOR, assumindo o cargo de Júlia Pinheiro de Melo, que não chegou a ser empossada com eleita da lista do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário