quinta-feira, setembro 29, 2022

* Os dias 29/09 d´OdR de há 15, há 10 e há 5 anos: A habitação a custos controlados! Os votos para a Carta Educativa! Política local e canto popular! Espinhel não emite parecer sobre a reforma administrativa! O boletim de voto de TravassÓis em 2017!

Presidente Fenando Pires e Gil Nadais

ÓdR há15 anos!

A habitação a
custos controlados!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, citava a imprensa local para falar da habitação social a custos controlados em Óis d Ribeira.
Assim:
Pergunta ao presidente da Câmara, Gil Nadais: A habitação a custos controlados sempre vai avanar na freguesa de Óis da Ribeira?
GN: Não tenho qualquer indicação do presidente da Junta de Freguesia, de que seja esse o desejo.».
- NOTA: A pergunta era do jornal Soberania do Povo e feita ao presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais (GN). «E, então, há ou não há habitação a custos controlados em Óis da Ribeira?», pergunta ao d´Óis Por Três. Hoje, passados 15 aos temos a certeza que não.

Os votos para a
Carta Educativa!

A votação da Carta Educativa de Águeda, há 15 anos, interessava a Óis da Ribeira e dos eleis locais teve... votações diferentes.
Assim  relatou a «Tertúlia Literária» nº. 322:
- «Então, já sabes como votaram os nossos deputados naquilo da Carta Educativa?», perguntou o d´Óis.
- «A favor, espero eu... Só pode ter sido!...», respondeu o Três.
- «Bem t´enganas, só os socialistas Ferreira e a Carla do Agostinho. O Pires laranja absteve-se», disse o d Óis.
- «Absteve-se? Nem acredito!... Anda muito abstémio o presidente, muito azedo, muito limãozinho espremido...», comentou o Três.
- NOTA: O Pires citado é Fernando Tavares Pires, o então presidente da Junta e Freguesia e Óis da Ribeira.

Política local e
canto popular ?


A «Pergunta d´Óis» nº. 222 falava da política local e de canto popular e folclórico regional.
Assim:
«- O primeiro ribeirense a ser membro da Assembleia Municipal de Águeda foi Isauro Carvalho e Santos (PS), em 1977, na qualidade de presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Esclarecida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Um ribeirense foi, durante muitos anos, solista da Orquestra Típica de Águeda. Quem é? Respondermos amanhã».
- NOTA: Isauro Santos (foto) já tinha sido o presidente da comissão administrativa da Junta e Freguesia, após o s5 de Abril de 1974, substituindo o tio Aires Carvalho e Santos, o anterior presidente.
Sede da Junta e Freguesia de Espinhel
ÓdR há
10 anos!

Espinhel não emite parecer sobre a reforma administrativa!

A Assembleia de Freguesia de Espinhel  resolveu não emitir parecer sobre a Reforma Administrativa, na reunião extraordinária de 27 de Setembro de 2017.
O d´Óis Por Três assim abordou a questão:
«Por impossível que pareça, os políticos lá da terra, que andam sempre aos pontapés uns aos outros - nomeadamente os da lista do presidente Manuel Campos (Lista do Progresso) e o PS de José Américo -, por uma vez chegaram a consenso e zás, não emitiram parecer sobre esta reforma.
É preciso é ter opinião, para se discordar da imposição. Outros políticos, de outras bandas, deveriam pôr os olhos para esta escusa, muito diplomática e descaradamente sorrateira.
Sabe-se, todavia, que os autarcas de Espinhel, reunidos na sede da Junta (foto), preferem continuar independentes - como Óis. Só que, pelos vistos, não aceitam a capitulação à primeira e sem resistir.».
- NOTA: Como todos sabemos, Óis da Ribeira e para o bem e para o mal, fez a agregação com Travassô e a «coisa» deu no que deu.

O Boletim de Voto da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira

ÓdR há 5 anos!

O boletim de voto
de TravassÓis !

O d´Óis Por Três, há 5 anos,  publicava e comentava o boletim de voto para a Assembleia de Freguesia de TravassÓis.
Assim:
«O boletim de voto a eleição dos 9 membros da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira é o que apresentamos (acima).
A ordem foi obtida em sorteio efectuado no Tribunal de Águeda, como se vê: Juntos, CDU, PSD e PS, listas respectivamente lideradas por Mário Martins, Aníbal Saraiva, Sérgio Neves e Júlia Melo.
As autárquicas de domingo, dia 1 de Outubro de 2017 e em TravassÓis, elegerão 9 candidatos para a Assembleia de Freguesia. Não elege a Junta de Freguesia.
1 - A Assembleia de Freguesia é eleita pelos cidadãos, por voto directo, universal e secreto. É o que cada um fará no domingo, votando e contribuindo para a eleição dos membros da AF.
2 - O presidente da Junta de Freguesia será o primeiro candidato da lista mais votada. Directamente.
3 - O secretário e o tesoureiro serão eleitos na primeira Assembleia de Freguesia após as eleições, de entre os seus membros e por propostas do presidente eleito.
4 - A(s) proposta(s) do presidente da Junta de Freguesia, para a formação do Executivo, é(são) votadas pelos membros da Assembleia de Freguesia.
- NOTA: As eleições foram ganhas pelo Movimento «Juntos Por Águeda», elegendo Sérgio Neves e mais6 candidatos, contra um do CDS/PP e outro(a) do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário