terça-feira, setembro 06, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 6 de Setembro: Construtora da Bairrada tirou estaleiro da ARCOR (2001)! Áureo de Almeida nasceu há 111 anos (1911)! ARCOR organizou Nacional de Promessa de Canoagem (1992)!| Orquestra OLBAMA na ARCOR (2002)! Óis da Ribeira na Festa do Leitão (2006)! Um ribeirense no Teatro de Surdos de Águeda (2013)! Veteranos da ARCOR campeões nacionais de Canoagem (2020)! A ligação, finalmente, entre os 2 cemitérios (2021)! As mesas das eleições autárquicas (2021)


A placa da 1ª. fase da ARCOR. Há 20 anos!
O terreno onde foi construído o centro social da
ARCOR e A sede da Junta de Freguesia

1 - ANO 2001: CONSTRUTORA DA 
BAIRRADA RETIROU ESTALEIRO DA ARCOR: A empresa Construtora da Bairrada, de Perrães, retirou o seu estaleiro da ARCOR a 6 de Setembro de 2001, há 20 anos.
A empresa tinha executado a primeira cave (foto de cima), na direção do presidente Fernando Reis, e concorrera ao concurso público cujas propostas tinham sido apresentadas a 29 de
Assinatura do contrato de consignação, por 
António Simões e Celestino Viegas, ladeados
pelos presidentes Castro Azevedo (Câmara) e
Fernando Pires (Junta)
 Junho e abertas a 2 de Julho, no valor de 192.005.928$00 - seriam agora 1.292.604,17 euros.
A direção da ARCOR era presidida por Celestino Viegas e deliberara adjudicar a obra à empresa Construções Marvoense, de Ventosa do Bairro (Mealhada), por 149.713.962$00 - seriam agora, segundo o conversor da PORDATA, nada mais nada menos que 1.007.890,19 euros.
Outras empresas concorrentes foram a Encobarra, da Mealhada (197 517 470$00, agora 1.329.538,82 euros) e Socértima, de Anadia (196 424 519$00, agora 1.322.181,55 euros). 
O auto de adjudicação viria a ser assinado no dia 4 de Outubro e o de consignação a 24 deste mesmo mês. A movimentação de terras para a cave foi a 22 e até 26, dia em que, na prática, a Construções Marvoense iniciou os trabalhos.
- NOTA: O primeiro auto de medição foi feito a 5 de Novembro, no valor de 15 287 euros mais o IVA (2 598,79). Seria um total de 3 585 779$00 - o equivalente, nos dias de hoje, a 24.136,82 euros. Foi o primeiro de muitos, como se pode ler na revista/livro «A minha história da ARCOR», de Celestino Viegas, o então presidente da direção
Áureo Almeida

2 - ANO 1911: ÁUREO ALMEIDA,
HOMEM DO TEATRO E DA
ALFAIATARIA
: O óisdaribeirense Áureo Alves de Almeida nasceu a 6 de Setembro de 1911, há 111 anos. Foi mestre de alfaiataria e homem do teatro local e faleceu a 16 de Maio de 1964, há 57 anos.
Filho de Luís Henriques de Almeida e de Rosa Framegas Alves, lavradores de Óis da Ribeira, era neto paterno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa de Almeida, neto materno de José Framegas Alves e de Teresa Ferreira Estima, todos desta vila ribeirinha.
A deficiência física limitou-o em trabalhos físicos mas aproximou-o da alfaiataria e da paixão pelo teatro. Ensaiou o grupo «Modestos e Independentes», que em 1941 apresentou a peça «Um Homem de Honra» e a opereta «Mariquinhas Leiteira». Em 1950 e à frente do Grupo «União Faz a Força» ensaiou o drama «A República». Reapareceu no ano seguinte, com o «Modestos e Independentes» e a peça o «Titular Assassino». Outras peças tiveram a sua colaboração, nomeadamente a reescrever os papéis dos personagens.
- NOTA: Áureo Almeida era irmão dos já falecidos Jesuína, Delmira, Cristialiana, Arménia, Alberto, Ernesto e Virgílio. - Ver AQUI
António M. Melo
ARCOR em 1992


3 - ANO 1992: ARCOR ORGANIZOU 
O NACIONAL DE PROMESSAS 
DE CANOAGEM: A ARCOR  organizou, a 6 de Setembro de 1992, há precisamente 30 anos, o Campeonato Nacional de Promessas III, de Canoagem. 
A sua primeira grande prova desta dimensão territorial, também denominada 1º. Grande Prémio da Pateira.
O evento envolveu 250 atletas de 30 clubes de todo o país e o de Óis da Ribeira foi 23º. classificado colectivo, com 10 pontos. Venceu, o Náutico de Crestuma (com 108), seguido do AFM Pinto (89) e Prado (88). Depois, o Sporting Clube de Aveiro (70, em 6º. lugar), Recreio de Águeda (38, em 12º.), Vagos (23, em 18º.) e o GICA, de Águeda (14, em 22º.).
O presidente da direção da ARCOR era José Melo Ferreira e António Manuel de Melo o coordenador da Secção de Canoagem. A esposa, Fátima Gomes de Melo, é a vogal da actual direção.

- NOTA: Em boa hora foi criada a secção de canoagem, que tanto prestígio local, nacional e internacional tem conquistado para a ARCOR e Óis da Ribeira.
Notícia no «Jornal da ARCOR»  


4 - ANO 2002: ORQUESTRA «OLBAMA»
EM FESTA SETEMBRINA DA ARCOR
: A OLBAMA - Orquesta Ligeira da Banda Marcial de Fermentelos actuou em Óis da Ribeira na noite do dia 6 de Setembro de 2002, há 20 anos, num concerto organizado pela ARCOR.
A associação, então envolvida na construção do centro social e presidida por Celestino Viegas, organizava, ao tempo (antes e depois), vários espectáculos culturais e actividades recreativas, com o intuito de angariar fundos, por um lado, e dinamizar o espírito associativo arcoriano, por outro - tendo, nesta altura, a colaboração de Artur Jorge Santos, que era músico da Banda Marcial e da OLBAMA (é o instrumentista de verde, na imagem ao lado), filho de Firmino Santos (que durante muitos anos foi ensaiador do Grupo de Teatro da ARCOR), de Óis da Ribeira.
A OLBAMA concentrou-se no adro a Igreja e foi em desfile/ arruada pela Rua Benjamim Soares de Freitas e até ao centro social, onde actuou na cave e foi muito aplaudida.
- NOTA: O evento, dos vários que ao tempo a ARCOR organizava, foi muito participado por utentes, familiares e comunidade, em geral, enchendo a primeira cave do centro social da ARCOR - a que se vê na primeira imagem deste post.
Óis da Ribeira na Festa do
Leitão de 2006. Há 15 anos!


5 - ANO 2006: A VILA DE ÓIS DA 
RIBEIRA NA FESTA DO LEITÃO À 
BAIRRADA, EM ÁGUEDA:  A freguesia de Óis da Ribeira participou na Festa do Leitão à Bairrada, em Águeda, na edição de 2015, com um stand patrocinado pela Junta de Freguesia e no qual estavam as duas associações locais: a Tuna Musical e  ARCOR!
O d´Óis Por Três, na altura, deu conta do facto, assinalando que «na verdade foi uma boa surpresa». «E ainda bem, pois, é necessário mostrar o que a localidade vale. E vale sempre mais que o que pensamos», concluíamos nós.
As duas associações expuseram as suas actividades, num tempo em que eram lideradas por Hostilino Cardoso de Matos (a então Tuna Musical, agora AFOR) e Agostinho Tavares (a ARCOR). A Junta de Freguesia era presidida por Fernando Tavares Pires.
- NOTA: Outros tempos e outras dinâmicas. A vida é mesmo assim e a história das associaços faz-se do que se faz e do que não se faz..
O Grupo e Teatro de Surdos de Águeda. José Carlos é o sexto, de pé e da esquerda

José Carlos Almeida

6 - ANO 2013: UM RIBEIRENSE
NO TEATRO DE SURDOS DE ÁGUEDA
: Óis é terra de tradições teatrais, espelhando-se actualmente no Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR. Mas também toda a gente sabe que alturas houve que não era a ARCOR (que só foi fundada em 1979) mas antes até com mais de um grupo, que eram rivais dos palcos. Ainda há pouco tempo aconteceu, aliás, quando apareceu o GAOR - Grupo de Amigos de Óis da Ribeira.
O que nos traz aqui hoje, porém, não é nada disso, mas o facto de termos descoberto um ribeirense no Grupo de Teatro da Associação Cultural de Surdos de Águeda, o Zé Carlos, filho da sra. Amélia Figueiro Dias e do sr. Zulmiro dos Santos A. É o sexto da fila de trás, a contar da esquerda.
- NOTA: O Grupo de Teatro da Associação Cultural de Surdos de Águeda actuou em Óis da Ribeira no salão da ARCOR, em 2010 e uns três ou quatro anos

António Brinco, João Ferreira e Paulo
Gomes:campeões nacional de Veteranos!


7 - ANO 2020: ATLETAS VETERANOS
DA ARCOR CAMPEÕES NACIONAIS
DE CANOAGEM
: A ARCOR Canoagem sagrou-se campeã nacional de veteranos, ao vencer o Campeonato Nacional de Fundo disputado no Centro de Alto Rendimento (CAR), em Montemor-o-Velho.O clube náutico de Óis da Ribeira totalizou 617 pontos e foi seguido, no pódio, do Arnelas (574) e do Arade (547), dos 29 participantes da prova. De Aveiro, classificaram-se o Sporting Clube de Aveiro (201 pontos e 13º. lugar) e IDEC, de Cacia (162 e 22º.). O último classificado foi o Clube Fluvial de Coimbra (94 e 29º., respectivamente).

Sandra Almeida


Pedro Carvalho


Ana Almeida

classificado foi o Clube Fluvial de Coimbra (94 e 29º., respectivamente).
As classificações individuais dos atletas arcorianos que, há um ano, se sagraram campeões nacionais de veteranos, enquanto equipa, foram os seguintes:
- K1 Veteranas A: 5ª.-Sandra Almeida (96 pontos); 7ª.-Ana Almeida (94).
- K1 Veteranos A: 7º.- Pedro Filipe de Carvalho (94); 14º.-André Santos (87).
- K1 Veteranos B: 4º.-António Brinco (97);

Classificação dos campeões
Clicar para ampliar
José Barbosa e 
Hugo Costa
19º.-Paulo Santos Gomes (87); 
19º-João Ferreira (82): 36º.-Paulo Fonte Oliveira (-20).
«Parabéns a todos os atletas pelos resultados obtidos, que permitiram ao nosso clube vencer o Campeonato Nacional de Fundo de Veteranos», considerou a ARCOR Canoagem, refletindo sobre o título daquele dia de há precisamente um ano. 
Parabéns, também, e fartos parabéns, escrevia o d´Óis Por Três ao reportar estes excelentes resultados desportivos dos atletas veteranos e arcorianos de canoagem, sublinhando que eram totalmente merecidos, depois, não esqueçamos e como ontem AQUI lembrámos, do título de bi-campeão nacional de Hugo Filipe Costa, conquistado na véspera e na mesma pista de Montemor-o-Velho e seguido do vice-campeão nacional José Barbosa Rodrigues, ambos da ARCOR Canoagem e em KL2 Absolutos
.
- NOTA: Campeões e mais campeões da ARCOR Canoagem! É sempre, sempre... a pagaiar!
Beatriz Oliveira e Carlos Veiros



8 - ANO 2021: BEATRIZ OLIVEIRA
EM 8º. LUGAR DO MUNDIAL DE
CANOAGEM
: A dupla Beatriz Oliveira, da ARCOR Canoagem (na foto ao lado) e André Veiros, do CC de Ovar, garantiu a oitava posição na final da prova de K2 Juniores Mistos, na distância de 500 metros, do Mundial de Canoagem de Juniores e Sub-23 que hoje terminou em Montemor-o-Velho.
A prova decorreu no Centro de Alto Rendimento (CAR) e Beatriz Oliveira, da formação da ARCOR Canoagem, já tinha sido sexta classificada na final B da prova de K1 Juniores Femininos, na distância de 200 metros.
Parabéns!
- NOTAA ARCOR Canoagem é uma «fábrica» de grandes atletas. Beatriz é um exemplo, como a irmã Mariana há dias no Mundial da Hungria. E Gabriela Resende, Tiago Tavares e tantos outros. Só podemos aplaudir! E aplaudimos!
A ligação entre os 2 cemitérios de Óis da Ribeira (em cima e em baixo)


9 - ANO 2021: A LIGAÇÃO, FINALMENTE, ENTRE OS 2 CEMITÉRIOS DE ÓIS 
DA RIBEIRA: O d´Óis Por Três, premonitoriamente, falou há semanas na ligação entre os dois cemitérios de Óis da Ribeira, por concluir desde Junho de 2020. E adivinhámos: ia ser concluída antes das eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021. 
O muro do Cemitério Novo para o quintal de José Alves Ferreira, na verdade, já foi subido, com mais duas
O muro norte do cemitério Novo foi subido
fiadas de tijolo -  o que, tanto quanto julgamos saber, é (era) uma das obrigações de responsabilidade da Junta de Freguesia, nos termos do acordo com o proprietário. 

Os milagres eleitorais

As eleições, particularmente as autárquicas locais, são milagrosas e aceleradoras de obras.
Deviam realizar-se todos os anos!
Também não é difícil adivinhar que em Óis da Ribeira tal aconteça e ontem á tarde confirmámos o mais que expectável: a Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de TravassÓis, finalmente, iniciou as obras para tal.
As eleições são a 26 de Setembro de 2021, daqui a uns poucos  dias, e nada melhor que umas obra para adoçar o voto dos eleitores. 
O que dali vai sair, não sabemos, mas logo se verá.
Nomeadamente no espaço, em (quase) «triângulo», que vai sobrar do lado poente do arruamento, que está a ser «desenhado» pelo alizar que se vê nas imagens.
Logo se verá!
Abençoadas eleições!
- NOTA: Em ano eleitoral, ninguém leva a mal que se façam obras públicas Venham elas, as obras. E eleições todos os anos!

 

O edital de constituição
das 3 mesas eleitorais

Eleições a 26/09/2021

10 - ANO 2021: AS MESAS DE VOTO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: As eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021 terão as já habituais 3 mesas de Assembleia de Voto na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR).
A de Óis da Ribeira, única, funcionará na sala do centro de dia do Centro Social da ARCOR.
O primeiro eleitor inscrito nos cadernos da UFTOR, da Freguesia de Óis da Ribeira, é Adélia Maria da Conceição Henriques, o último é Zulmiro dos Santos Henriques de Almeida.
As duas mesas de Travassô estarão abertas no edifício da escola primária, na Rua Joaquim Gomes.
As Autárquicas 2021 vão eleger as novas Câmara e Assembleia Municipal de Águeda, para além das Assembleias de Freguesia de cada uma das 11 freguesias do concelho. Incluindo, obviamente,  a de Travassô e Óis da Ribeira - a que concorrem 4 listas: a do Juntos Por Águeda, liderada por Sérgio Neves (do PSD), a do CDS + Independentes, por Ricardo Almeida; a do PS, por Júlia Melo, todos candidatos de Travassô; a CDU, por José Eduardo Festas, e a do Bloco de Esquerda, por Romeu Fernandes, ambos moradores na Rua Manuel Tavares, em Óis da Ribeira. 
As Assembleias de Voto vão funcionar entre as 8 e as 20 horas.
As Autárquicas 2021 vão eleger as novas Assembleia e Câmara Municipal de Águeda e as 11 Assembleias de Freguesia do Município (que depois elegerão o presidente da Junta), todas para um mandato de 4 anos.
- NOTA: 

Sem comentários:

Enviar um comentário