sábado, novembro 05, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 5 de Novembro: 1 - O primeiro auto de medição do centro social da ARCOR (2001)! 2 - Os presidentes Armando Resende e Aires Santos (1954)! 3 - Cortejo para a capela de Santo António (1993)! 4 - Uma carpa de 10 quilos a nadar e pescada na pateira (2009)! 5 - O aniverário da Irmandade das Almas e de S. Miguel (2010)! 6 - O casamento de Hélder Santos e Ivo Silva (2012)! 7 - O mistério das obras da ponte nova (2014)! 8 - A apanha de moliço na pateira (2015)! 9 - Gala de Canoagem da ARCOR homenageou Tiago Tavares (2016)! 10 - Obras de saneamento em 10ª. semana e na Rua dos Serrados (2018)! 11 - A rulote/bar da Junta em terreno da Tuna e em leito de cheias... (2020)! 12 - ARCOR Canoagem com 8 elementos no Conselho Nacional de Arbitragem (2021)!

Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira
O centro social da ARCOR há exactamente 21 anos


1 - ANO 2001: O PRIMEIRO
AUTO DE MEDIÇÃO DO CENTRO
SOCIAL E SEDE DA JUNTA: O primeiro auto de medição (factura) das obras da segunda, decisiva e definitiva última fase de construção do centro social da ARCOR e da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi emitido aos 5 dias de Novembro de 2001.
Há exactamente 21 anos.
A Construções Marvoense, a empresa da Mealhada que adjudicou a obra, debitou nada mais nada menos que 17 885,79 euros - seriam agora 24 149,23, segundo o conversor da PORDATA.
As obras tinham começado a 26 de Outubro e a 29 de Novembro foi emitido o segundo auto de medição, bem mais «pesado» e já incluindo a primeira grande placa da obra (a que se vê na foto), este no valor de 106 369 euros - o equivalente, hoje, a 143.562,62 euros.
Contas feitas, a ARCOR pagou, nesse mês de há 20 anos, qualquer coisa com 167 711, 85 euros. O equivalente, nos dias de hoje e segundo o conversor da PORDATA, a 226.325,49 euros. Foi obra.
Estes dados foram retirados do livro «A minha História da ARCOR», editado pela associação por altura da inauguração do centro social e da autoria de Celestino Viegas - o então presidente da direção arcoriana, com o vice-presidente Manuel Soares, o tesoureiro Arlindo Reis, a secretária Maria Madalena Neves e o vogal Milton Gomez. Já ninguém se lembra desta gente. Nem a própria instituição.
- NOTA: O mesmo Celestino Viegas viria a ser, em 2009, o presidente da Comissão Executiva da Inauguração (CEI) do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia, com os presidentes da ARCOR (Agostinho Tavares) e da Junta de Freguesia (Fernando Pires).


Armando Resende
Aires Carvalho



2 -  ANO 1954: AS JUNTAS DE FREGUESIA
DOS PRESIDENTES ARMANDO RESENDE
 E AIRES CARVALHO: O presidente da Câmara Municipal de Águeda esteve em Óis da Ribeira no dia 5 de Novembro de 1954, há 68 anos, para empossar a Junta de Freguesia eleita a 7 de Outubro anterior.
O dr. Fausto Luís de Oliveira deu posse ao presidente Armando dos Santos Ala de Resende, ao secretário David Soares dos Santos e ao tesoureiro Aires Carvalho e Santos - executivo que só viria a assumir funções em Janeiro de 1955.
Os novos autarcas substituíam o executivo formado pelo presidente Benjamim Soares de Freitas, o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes, pai de David, o novo secretário).
- NOTA: O presidente Armando Resende viria a suspender o mandato a 17 de Novembro de 1957, quando se ausentou para Angola e foi substituído pelo tesoureiro Aires Carvalho e Santos e este, neste cargo, por José Pinheiro das Neves. Todos já falecidos.
A Capela de Santo António


3 - ANO 1993: CORTEJO PARA A 
CAPELA DE SANTO ANTÓNIO: A comunidade paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira realizou, a 4 de Novembro de 1993, há 28 anos, um cortejo de oferendas a favor das obras da capela de Santo António.
Relativamente participado, teve, no entanto, elevada adesão ao leilão, tendo rendendo 675 contos - o equivalente a 5.933,67 euros, segundo o conversor da PORDATA. Quantia que na altura foi considerada suficiente para a conclusão das obras.
- NOTA: O templo será do decénio de 70 do século XVII, construído em grés regional, com retábulo de calcário, de 3 nichos divididos por pilastras decoradas com um pequeno remate, no qual se lê «Oh lingoa benedicta», alusiva ao titular (Santo António).



4 - ANO 2009: UMA CARPA DE
10 QUILOS A NADAR E PESCADA
NA PATEIRA: O pescador Gilberto Estima, da Mourisca, tem 20 anos e pescou uma carpa na pateira com um peso de metade, em quilos: Nada mais nada menos que 10! Mais precisamente, 9,8 quilos.
A pescadela foi já a24 de Outubro, na margem de Óis da Ribeira, e não deixa de ser surpreendente como tão pesado pescado se aproximou das margens, por entre os jacintos que se vêem na imagem, e até morder a isca do anzol.
- NOTA: O d´Óis Por Três registava, há 13 anos, o facto de o pescador (que se vê na foto) não levar o peixe para casa. Pesca-o e devolve-o à água.

5 - ANO 2010: O ANIVERSÁRIO DA
IRMANDADE DAS ALMAS E DE 
S. MGUEL: A Irmandade das Almas e de S. Miguel de Óis da Ribeira comemorou o seu aniversário, segundo lemos na página do facebook da paróquia. Após a celebração de missa na igreja paroquial, seguiram-se romagens aos dois cemitérios.
Recuperámos uma informação escrita do padre Júlio Granjeia, de 2 de Novembro de 2006, para lembrar que os estatutos vigentes da Irmandade foram aprovados em 31 de Janeiro de 1944 - há quase 68 anos.
A primeira Mesa ou Comissão Administrativa era assim constituída:
- Juíz: Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha (professor e avô de Fernando, Lurdes, José e Porfírio Pires)
- Procurador: José Maria Morais (avô de Ana Maria, Maria Dulce e José Celestino Viegas).
- Tesoureiro: Germano Marcos dos Reis (avô da professora Laudelina).
- Secretário: Aires Carvalho da Costa (pai da professora Laudelina).
- Mordomos: António Fernandes Estima (avô de Maria Elisa e Lucínia Martins), Waldemar Pereira dos Reis (pai de Abel e Natália Reis) e José Pires Ferreira dos Reis (pai de Maria do Carmo e Maria Eugénia Reis).
- NOTA: Os suplentes eram Manuel Maria dos Reis (tio-avô de Zélia e Clarinda Reis), Joaquim Augusto Ferreira das Neves (pai de Maria e Natália Neves), Manuel Simões dos Reis (pai de Fausto, Neca, José e Odete Reis), Fernando Augusto dos Reis (pai de Rosa do Ramiro e Gil Reis), José Augusto Framegas, Aires Soares dos Santos (avô de Maria Ascensão Tavares) e José Correia de Melo (avô de António Fernando Melo e Otelo Melo, entre outros).
Hélder Santos e Ivo Silva 


6 - ANO 2012: CASAMENTO GAY DE 
HÉLDER  SANTOS E IVO SILVA: A SIC transmitiu no seu telejornal de 5 de Novembro de 2012 - o Jornal da Noite -, há 10 anos, uma reportagem sobre um casal gay, que envolve um cidadão óisdaribeirense: Hélder Jorge Gonçalves dos Santos. 
A 8, ele e Ivo José da Silva, o casal, foram entrevistados no programa «Momento de Mudança», da mesma estação de televisão - e da qual publicamos a imagem ao lado. 
Hélder Jorge Gonçalves dos Santos é um dos 5 filhos de José dos Santos e Mara Dolores Gonçalves dos Santos, que vivem família da Rua Nossa Senhora de Fátima (Bairro Alto) e casou com Ivo José da Silva, de Matosinhos. 
«A tradição e o desafio da novidade, a igualdade da lei e o estigma das práticas», foi como, a esse tempo, a SIC promoveu a reportagem. - Ver AQUI
- NOTA: A cerimónia decorreu na Conservatória do Registo Civil desta cidade e o casal já vivia junto há 9 anos, desde 15 de Novembro, depois de se terem conhecido a 18 de Outubro de 2003 e casado a 12 de Maio de 2012.

7 - ANO 2014: O MISTÉRIO DAS
OBRAS DA PONTE NOVA
: A obras de construção da ponte voltaram a estar paradas. Foram retomadas na segunda-feira, dia 3 de Novembro.
Os trabalhos, agora, segundo Jorge H. Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, «envolvem a preparação da construção do encontro do lado do rio» - o pilar de extremidade (de segurança) do tabuleiro.
«Foram complicados com a forte chuva que ocorreu e que obriga ao saneamento dos terrenos, para permitir a entrada das máquinas. O seu reinício ocorrerá logo que as condições do terreno o permitam”, disse a SP, acrescentando que “durante a perfuração para a construção das estacas, foi detectado artesianismo (excesso de água) em quatro locais, o que implicou a análise por sondagem, para posterior alteração do processo construtivo da estacaria”.
- NOTA: A situação motivou reuniões com o projectista, “para validação dessas alterações” - sendo essa a razão próxima da interrupção dos trabalhos.
“Relembro que, no processo de construção, a fase mais demorada e complicada é precisamente esta, a de execução das estacas, devido à imprevisibilidade da condição dos solos”, disse Jorge Almeida.

8 - ANO 2015: APANHA DO
MOLIÇO NA PATEIRA
: Quantos se lembram disto? Do que se vê na imagem? Foi tirda da página de facebook da Estalagem da Pateira e reporta-nos para umas dezenas de anos para trás.
Era a apanha do moliço, no dia 25 de Agosto - para os lavradores estrumarem as suas terras. Os de Óis (cujo arvoredo se vê ao fundo), os de Fermentelos (cujos moliceiros se registam na imagem), os de Espinhel e os de Requeixo!Agora, já ninguém se lembre disto. E é pena! O mundo, então, era muito mais feliz! Eram outros tempos!
- NOTA: O comentário foi retirado DAQUI / um link já desactivado


9 - ANO 2016: GALA DE CANOAGEM DA ARCOR HOMENAGEOU O CAMPEÃO
TIAGO TAVARES
: A 5ª. Gala da Canoagem da ARCOR, na noite de 5 de Novembro de 2016, com sala cheia no centro social e presença de várias individualidades regionais e desportivas.
Gil nadais, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, citou a ARCOR como sendo «uma instituição que nos orgulha pelo trabalho, dedicação, qualidade e resultados».
O «filme»  da secção mostrou a época de títulos, a nível regional e nacional, fazendo sobressair a extraordinária proeza desportiva que foi o título mundial obtido pelo atleta TIAGO TAVARES, que foi muito e justamente aplaudido.
- NOTA: Os oradores foram vários, nomeadamente Manuel Soares e Paulo Santos (presidentes da direção e da assembleia geral da ARCOR), José Bernardino Estima Reis (actual presidente da ARCOR), Hercílio de Almeida (autor de livro), Gil Nadais (presidente da Câmara), representante da Federação Portuguesa de Canoagem, António Brinco (da Secção) e o atleta Tiago Tavares
.
Os trabalhos da rede de saneamento na Rua do Serrado, a 4 de Novembro de 2018

10 - ANO 2018: OBRAS DE SANEAMENTO
EM  10ª. SEMANA E NA RUA
DOS SERRADOS: As obras da 2ª. fase da rede de saneamento da vila de Óis da Ribeira entraram, NO dia 5 de Novembro de 2018, na sua 10ª. semana, agora atravessando a Rua dos Serrados - desde a casa de Victor Melo e à de Armando Alves Ferreira na Rua Comendador António Bernardino- que da vai escola primária à Rua da Pateira.
As obras foram adjudicadas à empresa Construções Carlos Pinho, de Arouca, por 584 000 euros e por um prazo de execução de 180 dias. Começaram a 3 de Setembro e já passaram pela Rua de António (desde a capela) até ao Largo do Centro Social, passando integralmente pela Rua Manuel Tavares da Silva e transversais.
- NOTA: «Oxalá não acabem e terminem em bem, o mesmo que dizer integralmente ao serviço do povo de Óis da Ribeira», vaticinava o d´Óis Por Três de há 4 anos.
..

A rulote/bar a 5 de Novembro de 2020

1 - AN0 2020: A RULOTE/BAR DA «UFTOR» AO TEMPO E NO TERRENO DA TUNA, EM LEITO DE CHEIAS...: A Junta de Freguesia da UFTOR retirou o mobiliário de madeira que adquiriu para o bar que funcionou na pateira em regime de concessão - tenha ela sido qual foi.
«Chegou ao final naquele que foi o seu primeiro ano», reporta a UFTOR na sua página oficial de facebook (AQUI), acrescentando que «várias atrações foram sendo criadas ao longo dos meses de verão e trouxeram uma nova dinâmica e animação a estas margens, com milhares de pessoas que tiveram oportunidade de visitar este espaço e a nossa freguesia».
O executivo de Sérgio Neves escreveu, também, que «elementos simples e diferenciadores fizeram com que fossemos presença assídua nas redes sociais e comunicação social por bons motivos» e promete que para 2021 «já estão várias ideias na calha e prometemos o melhor ano de sempre destas margens» e que «alguns elementos vão continuar no parque até que as condições meteorológicas o permitam».
O rio e as cheias ficam a 30/40 metros

Rulote/bar a 30/40
40 metros do rio
e das cheias !


A sobredita rulote/bar da UFTOR, entretanto, foi colocada no terreno da Tuna / AFOR, ao lado da sede e como se vê nas imagens, ao tempo e intempéries deste, a uns 30/40 metros do rio Águeda e das suas habituais cheias de inverno.
Cá para nós, não será (será?) o sítio indicado - é até um espaço privado - e a Junta tem locais próprios (e cobertos) onde a poderia pôr a resguardo.
- NOTA: Isto que aqui se leu era o d´Óis Por Três a dizer e não eramos e nem somos executivo nem tínhamos e nem temos a sabedoria de quem manda. E quem podia e pode! E queria e quer!

Paulo Gomes
Daniela Gomes

Victor Gomes

12 - ANO 2021: ARCOR CANOAGEM COM 8 ELEMENTOS NO CONSELHO NACIONAL DE ARBITRGEM: A ARCOR Canoagem tem oito (8) antigos atletas e colaboradores ligados à arbitragem da Federação Portuguesa de Canoagem.
São árbitros nacionais da modalidade, com regulares presenças nas provas da modalidade.
A (surpreendente) realidade também confirma crescimento da instituição e a sua importância no desenvolvimento da modalidade e do clube. Que tem direito a 2 votos na assembleia geral federativa.

João Lavoura
Isidro Abrantes
Conselho Nacional de Arbitragem é o órgão coordenador nacional e é actualmente presidido por Adriano Augusto Braga dos Santos.

Os 8 árbitros da origem
arcoriana são os seguintes:

1 - PAULO GOMES: Paulo Jorge dos Santos Gomes, técnico industrial, de 49 anos, nasceu a 20 de Junho de 1972, e ex-dirigente da ARCOR e da Secção de Canoagem,
 
membro do Grupo de Teatro Amador (TA), atleta veterano e campeão
Romeu Fernandes
e Diana Moreira
nacional de K4 Veteranos B, fazendo equipa com João Ferreira, António Costa e António Monteiro. Morador em Óis da Ribeira.
- DANIELA GOMES: Daniela Loureiro Gomes, estudante universitária de Economia na Universidade de Aveiro e nascida a 10 de Março de 2000 (21 anos). Antiga atleta da ARCOR Canoagem, é filha de Paulo Gomes e moradora em Óis da Ribeira.
3 - ISIDRO ABRANTES: Isidro Manuel da Conceição Abrantes, técnico industrial, de 45 anos e nascido a 28 de Julho de 1976. Atleta veterano da ARCOR, é pai da cadete Margarida Abrantes. Morador em Óis da Ribeira.
4 - VICTOR MELO: Victor Manuel de Almeida Melo, de 56 amos e nascido a 28 de Junho de 1956, foi um dos dois primeiros coordenadores da Secção de Canoagem da ARCOR (em 1990 e com António Manuel Azevedo de Melo). É técnico industrial de electricidade e ex-atleta e ex-dirigente da ARCOR e da ARCOR Canoagem. É pai do atleta júnior Leonardo Melo. Morador em Óis da Ribeira.
5 - JOÃO LAVOURA: João Carlos Tavares Lavoura, de 21 anos e nascido a 2 de Dezembro de 1999. Antigo atleta da ARCOR e natural de Casal de Álvaro.
6 - MARIANA MOREIRA: Voluntária do campeonato nacional de canoagem de 2017, organizado pela ARCOR e residente em Aveiro.
7 - ROMEU FERNANDES: Romeu Castro Fernandes, de 31 anos, nascido a 3 de Janeiro de 1990, e técnico de informática, antigo atleta e dirigente da ARCOR Canoagem, morador em Óis da Ribeira e casado com Diana Moreira.
8 - DIANA MOREIRA: Diana Moreira Martins, de 30 anos, nascida a 16 de Agosto de 1991, é licenciada em sociologia e exerce funções profissionais como responsável de armazém. Natural da Borralha e residente em Óis da Ribeira, é antiga atleta da ARCOR. Casada com o Romeu Fernandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário