A cabine de Óis da Ribeira |
ÓdR há 15 anos! |
A electricidade em
Óis da Ribeira!
A electrificação da vila de Óis da Ribeira foi tema da «Pergunta d´Óis» nº. 263, a de 10 de Novembro de 2007.
Há 17 anos e assim:
«- A população de Óis da Ribeira comparticipou a instalação da rede eléctrica pública, entregando 30 contos à Câmara Municipal de Águeda, em 1955. Resposta (DAQUI) à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: Em que ano foram demolidos os casebres que deram lugar à agora chamada Rua da Ponte - ao tempo pomposamente designada por Avenida da Ponte? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: Os links indicados eram do 1º. site oficial da ARCOR, que foi desativado há alguns anos.
Utentes da ARCOR
na Semana Sénior!
Dia 31, realizou-se o concurso de Danças de Salão. Neste dia, foram recebidas várias instituições, nomeadamente a ARCOR (is da Ribeira), Nossa Senhora Ó (Aguim) e Centro Social e Paroquial da Borralha, que participaram activamente na festa.»
- NOTA: Bons e saudosos tempos de festas seniores arcorianas. o presidente da direção era Agostinho Tavares.
Pensamento Ribeirinho - 38!
- As pessoas casam-se
por falta de
juízo, separam-se
por falta de paciência e casam-se
novamente por
falta de memória.
- Lógica: Algumas recasam-se e a gente nem sabe.
por falta de
juízo, separam-se
por falta de paciência e casam-se
novamente por
falta de memória.
- Lógica: Algumas recasam-se e a gente nem sabe.
- NOTA: São as lições da vida.
de há 43 anos !
O d´Óis Por Três, há 10 anos, fazia memória de uma festa de S. Martinho.
Assim:
«A propósito da festa de S. Martinho, tenho a ideia de que a primeira vez que tal vi foi numa festa da ARCOR, no barracão de Sesnando Reis, no Bairro Alto, onde agora está a AvanKlasse. Tinha a dúvida e até perguntei lá para casa, mas tá quieta, ninguém se lembrava de tal coisa. Seria coisa da minha cabeça pensadora. Porém, andei, andei, andei e descobri esta pérola na net, no falecido Arcor d´Óis.
A festa foi fez ontem precisamente 33 anos, curiosamente também uma 6ª.-feira, e tenho a ideia de que na altura criou alguma polémica por ter falecido (ou estar morto nessa noite) um senhor de Óis.
Seja como for, a ARCOR era popular e preocupava-se com as tradições populares, mas isso foi há 33 anos. A Tuna, segundo se lê no post que citamos, foi reorganizada expressamente para o efeito. Eram outros tempos.».
- NOTA: O óisdaribeirense falecido nessa altura foi Nelson Osvaldo Soares d Almeia, vítima de doença e deixando viúva Rosa Ferreira Lopes, da Rua Manuel Tavares. Era pai de Filomena e sogro de Germano Magalhães Venade. .
Sem comentários:
Enviar um comentário