quarta-feira, novembro 02, 2022

* Os dias d´OdR há 15, há 10 e há 5 anos: Sede da Junta 99 anos para para a Tuna! Economista óisdaribeirense! A preguiça de uma terra! Pensamento Ribeirinho - 31! Uma pagaia, duas pagaias, três embarcações ! Jovens socialistas de ÓdR demarcam-se da eleita Júlia de Melo!

Sede da Junta passou para a Tuna

ÓdR há
15 anos!

TSede da Junta 99 anos para para a Tuna! 

«A Tuna de Óis da Ribeira prepara-se para comemorar o 110º. aniversário, que será assinalado pela cerimónia de inauguração da nova sede, na Rua da Ponte. Dia 17 de Novembro, às 14 horas», reportava o d´´Pis Por Três de há 15 anos.
E explicava:
«A sede corresponde às antigas instalações da Junta de Freguesia - onde funcionavam as sedes da autarquia e da ARCOR, até finais de 2004.
A cedência, por dez anos, foi aprovada na Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, de 9 de Fevereiro de 2007, por maioria (4-3). Votaram contra os eleitos Diamantino Correia e Vital Santos (Lista Independente) e José António Pires (PSD), por terem discordado do período de cedência - que, do seu ponto de vista, deveria ser igual ao do mandato do executivo.
O edifício tem dois pisos e foi construído nos anos 60 do século passado, numa das presidências de Armando Resende, na Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. E foi inaugurado pelo então Governador Civil de Aveiro (Manuel Louzada).
- NOTA: A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira aumentou a cedência para 99 anos, a 17 de Setembro de 2012. A proposta por este período, já tinha sido votada na sessão de 23 de Julho, com votos favoráveis dos quatro eleitos do PSD e dois do PS (pois faltou Carla Tavares, a líder da lista). Houve necessidade de fazer correções jurídicas, razão que leva a nova votação.
J. Bernardino
(Zeca)


Economista óisdaribeirense!

A «Pergunta d ´Óis» nº. 255, há 15 anos falava de duas personalidades óisdaribeirenses. 

Assim:
«- O ribeirense licenciado em Economia e Direito é o dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca). Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense, por afinidade, que trabalha na área do ensino especial de crianças? Diremos amanhã.».

- NOTA: O dr. Estima Reis (Zeca) era também empresário do sector das madeiras, cimento e ferro (importação) e faleceu a 29 de Dezembro de 2021, quando era presidente da ARCOR.


A preguiça de uma terra!


A «Tertúlia Literária» nº. 355 correspondia à postagem nº- 1994 do d´Óis Por Três.

E foi assim:
- «A preguiça, como sabes, é a mãe do progresso. É o caso de uma terra que nós conhecemos muito, muito bem!!!...», comentou o Três.
- «Exactamente!!! E se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda e nós não andávamos aqui à roda uns dos outros...», disse o d´Óis.».

- NOTA: Filosofias à parte e quanto a preguiças, vamos todos mais ou menos iguais. À roda uns dos outros e à espera que algum de nós faça alguma coisa.


Pensamento Ribeirinho - 31!

O amor não é uma coisa
que o acompanha
a todos os lugares.
O nome disso é sombra.
O amor é outra coisa.
- Lógica: Pois!!...».
- NOTA: O Pensamento Ribeirinho teve dois comentários, um em verso, de Conceição: «O amor sempre acompanha / Os que têm mesmo amor / Algumas iam até Espanha / Para o esconder melhor». O troco: «Iam a Espanha, Conceição? E tu onde ias? Ias à missa?».
ÓdR há 10 anos!
Uma pagaia, duas pagaias,
três embarcações !

«A geração canoística apresta-se a grandes decisões, quanto ao futuro próximo, para consolidar títulos e campeonatos, participações internacionais, medalhas de todas as cores, prémios de galas e Judas dourados, mais pagaias, muito mais barcos e incomensuráveis obras«, comentava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
Continuava: 
«Numa palavra, potenciar a modalidade, miracular o clube e fabricar campeões!!! Levar ao trono da imortalidade a geração gerencional que tudo decide e faz, como lhe apraz.
Após a cisão de há um ano, é expectável que, corridos que foram (e vão ser) alguns vírus internos, tudo se glorifique.
Tudo há para que tal aconteça: meios, espaço, ambição, dirigentes atentos, até árbitros da terra.
Como é bom ser desta geração, mesmo com o país em crise. Parabéns, malta canoísta! Cá estaremos, jubilosos, para cantar aleluias às vossas glórias!!!».
- NOTA: Parabéns que, 10 anos passados, aqui e hoje deixamos renovados e ampliados.

Romeu Fernandes e Ana Sofia Framegas desvincularam-se da estratégia e posições
do PS e da sua eleita (Júlia Melo) na Assembleia de Freguesia. Alexandre Resende
Pires, à direita e segundo da lista, continua «fiel» à líder e sua guru. Ele saberá porquê!

Rosa Almeida
Rúben Santos
ÓdR há
5 anos!

Jovens socialistas de
ÓdR demarcam-se da
eleita Júlia de Melo !


«Um grupo de 5 candidatos do PS, jovens de Óis da Ribeira, demarcaram-se das posições da candidata eleita pelo partido e membro da Assembleia de Freguesia - Júlia Melo -, anunciando a sua «desvinculação à lista», noticiava o d´Óis Por Três de há 5 anos.
Acrescentava, citando o comunicado do grupo:
 «Não queremos estar associados a uma lista que está a relegar para segundo plano os interesses dos ribeirenses».
Os subscritores da renúncia são Ana Sofia Framegas (quarta candidata da lista do PS), Romeu Fernandes (6º.), Rosa Lina Almeida (9ª.) e Rúben Santos (11º.), para além de Diana Moreira.
Curiosamente, ou talvez não, Alexandre Resende Pires, o segundo candidato da lista socialista, não assinou o documento, o que significará, por exclusão de partes, que estará de acordo com a estratégia seguida pelo partido e/ou pela guru Júlia Melo.
Publicamos o comunicado, na íntegra:
«Não podemos concordar
que esquemas, manobras
de diversão, insultos e até
mesmo violência física
manchem o nome
da nossa freguesia»
- Grupo de Jovens candidatos
do PS de Óis da Ribeira

Amigos:

Vimos por este meio, comunicar publicamente, a nossa desvinculação à lista do PS candidata à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
É com muita pena nossa, que não honramos a palavra dada a muitos de vós e, principalmente às 102 pessoas de Óis da Ribeira, que confiaram em nós. No entanto, não podemos, nem queremos compactuar com o que tem vindo a acontecer sistematicamente, desde o passado dia 1 de Outubro.
Prometemos lutar por uma mudança em prol dos interesses da freguesia, demos a cara por um projeto em que acreditámos e hoje, sentimo-nos defraudados.
A nossa posição sempre foi de nos mantermos fiéis aos princípios e ideologias do Partido, não querendo alianças fictícias, mantendo sempre a coerência e a transparência.
Negociar, sim, vender-nos nunca!
Defendemos, estar à altura de dizer não sempre que assim se justificar...Todavia, dizer sim, sempre que fosse em benefício da população, esquecendo qualquer tipo de interesses pessoais.

«Não queremos cargos políticos,
temos, sim, vontade de melhorar Óis
da Ribeira, de contribuir de forma
eficaz para o seu desenvolvimento,
sempre respeitando os outros» *
« (...) Negociar,
sim, vender-nos nunca!
Estes não são, de todo, os valores do nosso Partido.
O Partido Socialista nos seus estatutos, define-se como uma “organização política de homens e mulheres, empenhada na construção de uma sociedade livre, igualitária, solidária, económica e socialmente desenvolvida e ecologicamente sustentável”. Assente em 3 princípios fundamentais : Democracia, liberdade de expressão e autonomia.
O princípio democrático remete-nos para a “designação dos titulares dos órgãos do partido e da definição das orientações políticas do partido”.
A liberdade de expressão, que por sua vez, permite a “formação de correntes de opinião interna compatíveis com os objetivos do Partido e a liberdade de expressão pública de cada militante no respeito pela disciplina partidária.
Por fim, a autonomia em relação a qualquer outra organização política.
Estes são os valores do PS, são os valores em que acreditamos e pelos quais nos regemos, estes são os valores que podem impulsionar uma freguesia e a vida das suas gentes.

«Não queremos estar associados 
a uma lista que está a relegar para
segundo plano os interesses dos
Ribeirenses»
Não podemos concordar que esquemas, manobras de diversão, insultos e até mesmo violência física manchem o nome da nossa freguesia.
Não queremos estar associados a uma lista que está a relegar para segundo plano, os interesses dos Ribeirenses.
Não temos pretensão a cargos políticos, temos, sim, vontade de melhorar Óis da Ribeira, de contribuir de forma eficaz para o seu desenvolvimento, sempre respeitando os outros e, sobretudo, respeitando-nos a nós mesmos.
Não podemos exigir dos outros, aquilo que não fazemos porque a nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
Sofia Framegas, Romeu Fernandes, Rosa Lina, Ruben dos Santos, Diana Moreira
Comunicado, ver AQUI

- NOTA: Hoje, 5 anos passados e depois das aut´qtquicas de 2021, Alexandre Resende é o eleito do PS na AFTOR, substituindo Júlia Melo. Sofia Framegas passou para o Juntas e também  é eleita da AFTOR. Romeu Fernandes e Diana Moreira foram candidatos do Bloco de Esquerda mas não foram eleitos. Rosa Lina e Rúben Santos não se recandidataram, por nenhum partido. 










Sem comentários:

Enviar um comentário