terça-feira, janeiro 03, 2023

A renúncia de Sara Silva à presidência e mandato da Assembleia de Freguesia!

 A demissão de Sara Silva da presidência da AFTOR na imprensa de Águeda

Sara Silva: do PSD ao Juntos e à renúncia
à presidência e mandato da AFTOR


A surpreendente demissão da Sara Silva da presidência, por renúncia e também de membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, foi notícia do d´Óis Por Três de 24 de Dezembro de 2022 - ver AQUI - e 4 dias depois na imprensa de Águeda, como se vê na imagem recolhida do jornal «Soberania do Povo».
Quanto a razões para o seu «adeus» a este lugar de relevância política locl, e pelo que lemos, devem-se a «divergências institucionais». 
«Apenas e só», declarou a agora ex-autarca travassÓisense ao jornal de Águeda. E mais não disse.
A acta da sessão da AFTOR de 23 de Dezembro de 2023 nada acrescenta. Paulo Gomes, o 1º. secretário e que, por inerência,  assumiu a presidência, limitou-se a informar que Sara Silva «pediu renúncia ao cargo».
Ricardo Almeida, eleito do CDS + Independentes, ainda questionou a Mesa sobre «a legitimidade para funcionar, visto que houve uma renúncia do cargo», mas, vejam lá, foi Sérgio Neves, o presidente do executivo (e não o da AFTOR), a informar que «a Mesa, tendo quórum, tem legitimidade para prosseguir com os trabalhos».
Sérgio Neves, aliás, não foi mais expressivo, quando interpelado pela imprensa de Águeda: «Prefiro não dizer nada. Foi uma decisão dela e eu respeito», disse ao «Soberania do Povo», também recusando a ideia de que «existam outros conflitos, mormente no interior do executivo».

A candidatura PSD nas intercalares
de 2019, com Sara Silva a direita
A primeira mulher presidente
da Assembleia de Freguesia !

Sara Raquel Pinheiro da Cruz Silva foi candidata do PSD nas eleições autárquicas de 2017, em sexto lugar da lista da UFTOR, mas não chegou a ocupar o lugar, devido ao conflito institucional que resultou nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019. Ganhas pelo PSD, com 6 eleitos e três das oposições (2 do Juntos e um do CDS).
A posse foi a 3 de Março seguinte e Sara Silva tornou-se a primeira mulher a exercer a função, recolhendo 7 votos favoráveis, numa eleição que teve duas abstenções. Tal qual os dois secretários eleitos: Sérgio Miguel Ferreira de Almeida (o primeiro) e Ilda Maria de Almeida Pinheiro (a segunda), ambos também do PSD.
A autárquicas de 26 de Setembro de 2021 tiveram uma característica incomum: a da passagem dos eleitos do PSD para uma coligação com o MPT (de quem não se conhece candidato), formando a coligação Juntos Por Águeda. Que venceu as eleições por maioria - como abaixo se verá.

O movimento Juntos Por Águeda venceu as eleições
autárquicas de  26/09/2021 na União de Freguesias
de Travassô e Óis da Ribeira 

O executivo eleito nas intercalares de 2019
vai continuar a gerir os destinos da UFTOR

A posse de 18 de
Outubro de 2021 !


O juntista Sérgio Neves foi reeleito presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira a 26 de Setembro. Com maioria. E tal qual Sara Silva para a presidência da AFTOR.
O acto eleitoral teve duas mesas eleitorais em Travassô (na escola primária) e uma em Óis da Ribeira, no salão do centro social da ARCOR.
Os resultados totais da UFTOR, nas três mesas de voto, foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 895 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 234 votos.
- PS, de Júlia Melo: 151 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 39 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas: 12 votos.
- Eleitores inscritos: 2003.
- Votantes: 1 384.
- Votos nulos: 30.
- Votos brancos: 23.

Os resultados de
Óis da Ribeira 

Os resultados eleitorais na mesa de voto da UFTOR em Óis da Ribeira, foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 294 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 42 votos.
- PS, de Júlia Melo: 62 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 16 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas: 3 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436.
- Votos nulos: 11.
- Votos brancos: 8.

Fátima Reis
Ana Sofia

A nova Junta
foi (é) a mesma

O novo executivo da UFTOR continuou o mesmo: o presidente Sérgio Neves e o tesoureiro Paulo Pires, eleitos de Travassô, e a secretária Ondina Soares, de Óis da Ribeira», noticiámos na altura.
Acrescentámos, então, que «Sara Silva deverá ser reeleita presidente da Assembleia de Freguesia, capitalizando a maioria hoje eleita». E foi.  
A tomada de posse dos eleitos de hoje. Ilda Pinheiro e Nuno Oliveira, ambos de Travassô, também foram eleitos para a Assembleia de Freguesia.
Eleitos de Óis da Ribeira foram também Paulo Jorge Gomes (Passarito), Maria de Fátima Reis (reeleita) e Ana Sofia Framegas (debutante).
Sara Silva renunciou ao de 14 meses deste mandato, expectando-se agora sobre quem será o(a) novo(a) presidente da Assembleia de Freguesia da (des)União de Freguesias de Trabass^e Óis da Ribeira. Seguramente será um eleito do PSD «travestido» na lista do «Juntos Por Águeda».
A ver estaremos.



 




Sem comentários:

Enviar um comentário