segunda-feira, janeiro 02, 2023

Os presidentes da Junta d´Óis empossados nos dias 2 de Janeiro do Século!

Benjamim Soares
de Freitas


O dia 2 de Janeiro é data de posse de pelos menos 5 executivos da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. 
O mais antigo, o de 1946, foi há 77 anos!
O d´Óis Por Três, para memória futura de um passado que a todos os óisdaribeirenses diz respeito, lembra esses actos públicos de posse e assumpção de responsabilidades política da vila.
Assim:

* 1946, há 77 anos:
- BENJAMIM SOARES
DE FREITAS
: Presidente da Junta com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes), no mandato que terminou a 31 de Dezembro de 1950. Já tinha sido presidente de 1943/1945, com o secretário Joaquim Augusto Tavares de Silva e Cunha e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes). Também exerceu a presidência mandato de 1951/1954, com o mesmo tesoureiro e o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo.
Benemérito, ofereceu à freguesia de Óis da Ribeira o telefone público e o relógio  da torre sineira, tendo o seu nome sido atribuído á rua onde residia: a que vai do Largo do Centro Social ao largo da antiga padaria.

As duas casas que foram de
Benjamim Soares de Freitas


* 1951, há 72 anos: 
- BENJAMIM SOARES 
DE FREITAS: Ver acima. Nasceu às 6 horas da manhã de 11 de Janeiro de 1884 e era filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e Maria José dos Santos, governanta de casa, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares, neto materno de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira. Foi baptizado no dia 20 do mesmo mês de Janeiro de 1884, na Igreja de Óis da Ribeira, num acto litúrgico celebrado pelo padre João Alberto Soares de Melo, sendo padrinhos Manuel Pereira da Conceição, casado e lavrador, e Maria Framegas, solteira e jornaleira, ambos de Óis da Ribeira.
O seu casamento com Maria do Carmo Ferreira, também de Óis da Ribeira, foi celebrado a 16 de Novembro de 1915. Enviuvou a a 17 de Março de 1952 e casal não teve filhos. Teve pelo menos um irmão, Isaac, que, como ele, emigrou para o Brasil. E Berardo, avô das irmãs Rosa e Iracene (Alexandrino)e ;aria a Lz, Felizbela (já falecidas) e Manuel Horácio.
Armando Resende

* 1955, há 68 anos:
 - ARMANDO DOS SANTOS
ALA DE RESENDE: Presidente com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Aires Carvalho e Santos. Suspendeu o mandato a 17 de Novembro de 1957m quando se ausentou para Angola e foi substituído pelo tesoureiro - e este por José Pinheiro das Neves.
Com posse em outras datas, já tinha sido presidente em 1941/1942, com o secretário Edmundo Pereira dos Reis e oi tesoureiro Manuel Simões dos Reis. Voltou a ser presidente em 1964/67, com David Soares dos Santos (secretário) e Custódio Lopes Correia (tesoureiro) e em 1968/1971, com este tesoureiro e o secretário Jaime Pinheiro dos Reis. De 4 de Abril de 1962 a 31 de Dezembro de 1963, e quando era secretário, substituiu Manuel Maria Tavares da Silva - que abdicou, por doença.
Armando dos Santos Ala de Resende nasceu a 3 de Março de 1911, filho de Manuel Maria Ala de Resende, comerciante (que era de Águeda) e de Maria Bernardina Tavares dos Santos, governanta de casa e irmã do padre (e mais tarde Monsenhor) José Bernardino dos Santos Silva. Neto paterno de Manuel Dias Cura de Resende e de Maria Augusta de Lemos, ambos de Águeda. Neto materno de Manuel Tavares Duarte, de Fermentelos, e de Maria José Santos Silva (Soares). 
Solteiro e sem filhos, era tio de Maria Laura e Paulo (filhos do irmão José), José Bernardino e Armando (já falecidos), Maria da Ascensão (Mariazinha), Manuel Maria,  Albano, António, Rui e Maria Laura dos Santos Ferreira Resende (filhos do irmão Manuel, o Neca Resende).
Manuel Tavares

* 1960, há 63 anos:
 - MANUEL MARIA
TAVARES DA SILVA: Presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando renunciou, por doença. Com o secretário Armando Resende e o tesoureiro José Pinheiro das Neves
Nasceu a 9 de Dezembro de 1880 e era filho de João Tavares da Silva, artista, e de Maria Angélica dos Santos, governanta de casa. Neto paterno de José Tavares da Silva e de Ana Maria Soares de Freitas e materno de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia.
Esteve emigrado no Brasil (nos anos 20) e mais tarde em Angola, então província ultramarina de Portugal, em África, e onde foi mestre de obras da Câmara Municipal de Luanda, para lá chamando toda a sua família directa.
Casou, na Igreja de Óis da Ribeira, com Laura Ferreira Sucena, que era agricultora de Óis da Ribeira, tinha 24 anos e era filha de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira. 
O casal teve os filhos Ana e Mariana (gémeas e esta falecida em criança), Maria Augusta e Joaquim Tavares da Silva, todos já falecidos. Era avô de Paulo e Maria Laura Resende (filhos de Ana e José Resende), Oriana e irmãs (de Joaquim) e Álvaro e irmãs (de Maria Augusta).
Faleceu a 5 de Abril de 1964 e o seu nome, em homenagem, foi atribuído à Rua do Cabo, A que vai do Largo do Centro Social (o do Cruzeiro) e o cruzeiro do Cabo, à entrada da Rua da Pateira.

* ANO 1964, há 59:
- ARMANDO DOS SANTOS
ALA DE RESENDE: Ver acima. O mandato foi exercido ate 31 de Dezembro de 1967, com David Soares dos Santos (secretário) e Custódio Lopes Correia (tesoureiro).
Armando Resende era o presidente na altura da construção da sede da Junta de Freguesa (onde agora está a Tuna/AFOR ) e em Outubro de 1934 foi nomeado vogal substituto da Câmara Municipal de Águeda.


Sem comentários:

Enviar um comentário