domingo, abril 09, 2023

* ANO 1918, há 105 anos: José Maria combatente da 1ª. Guerra Mundial! 2 - Ano de 1989: ARCOR elegeu Sesnando Reis como presidente da direcção! 3 - Ano de 2005: Grupo de Teatro da ARCOR em Valongo do Vouga!

ÓdR em 1918!


- ANO 1918,
há 105 anos !
José Maria combatente
da 1ª. Guerra Mundial !

O óisdaribeirense José Maria Soares dos Santos foi combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial e participou na épica Batalha de La Lys, em França, a 9 de Abril de 1918.
Mobilizado com soldado condutor, quando estava no Regimento de Artilharia nº. 2 (4ª. Bateria), integrou o 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP), integrado a 2ª. Bateria, com a placa nº. 4284.
Embarcou em Lisboa a 20 de Janeiro de 1917 e a Lisboa voltou a 19 de Maio de 1919. Foi promovido a 1º. cabo miliciano a 7 de Outubro de 1917. A 8 de Abril de 1919, teve baixa hospitalar com alta dez dias depois (a 18).

José Maria nasceu a 6 de Junho de 1896 e era filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Ferreira Estima e emigrou para o Brasil, com passaporte emitido a 23 de Dezembro de 2019. Irmão de Aires e Manuel Soares dos Santos (Lopes). 
- NOTA: José Maria Soares dos Santos era tio de João Tavares dos Santos (já falecido, filho do imão Aires) e de David, Deolinda, Isaura, Mirene, Zulmiro e Maria de Lurdes, também já falecidos e filhos de Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Sesnando Reis

- ANO 1989,
há 34 anos!
ARCOR elegeu Sesnando Reis
como presidente da direcção !

A assembleia geral da ARCOR elegeu, a 9 de Abril de 1989, um domingo de há 34 anos, os novos órgãos sociais, com Sesnando Alves dos Reis como presidente da direcção.
O executivo incluía o secretário Hercílio Alves de Almeida, o tesoureiro Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e os vogais Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas e Manuel Gomes da Conceição (Passarito).
- Assembleia Geral: Joaquim da Costa Araújo (presidente), António Manuel Melo (1º. secretário), José Melo de Oliveira (2º.) e os suplentes Hélder Manuel de Almeida Tavares Pires e Salvador Soares de Almeida.
- Conselho Fiscal: Armando Alves Ferreira (presidente), António Salvador Soares de Almeida Reis, Manuel Horácio Figueiredo dos Reis, Octávio Valter das Neves Polido e Silvério Dionísio Baptista dos Reis.
- NOTA: Armando Ferreira, Hercílio de Almeida e Manuel Gomes da Conceição (Passarito) já faleceram. Quantos destes eleitos estão, 34 anos depois, ligados à ARCOR?

O GTA da ARCOR de 2005

 - ANO 2005,
há 18 anos !
Grupo de Teatro da ARCOR
em Valongo do Vouga

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR apresentou-se na Casa do Povo de Valongo do Vouga a 9 de Abril de 2005, com a peça «O Arcanjo Negro», dirigida por Arlindo Reis.
A peça era de Aquilino Ribeiro  intérpretes Liliane Alves (Mónica), Paulo Gomes (Ricardo), Paulo Rogério (Filipe), Pedro Sores (Luís Bravo), Sandra Pereira (Francisca), Cristina Silva (Luciana), Isalina Pires (Doroteia), António Prazeres (Teodósio) e Óscar Almeida (Vitor), com arranjos musicais de Ana Isabel Viegas, iluminação de Nuno Almeida e Carlos Pereira e Porfírio Pires (como pontos).
O programa incluía a comédia «Um macaco a fazer contas», com interpretações de Paulo Gomes (Caleb), Pedro Soares (Mateus), António Prazeres (Paulino), Pauo Rogério (polícia) e Liliane Alves (dra. Ruas),
- NOTA: A estreia tinha sido a 12 de Março desse ano e em Óis da Ribeira. Seguiram-se actuações pelo menos em Eirol (dia 19), Valongo do Vouga (9 de Abril) e Paradela (16).

Sem comentários:

Enviar um comentário