quarta-feira, maio 31, 2023

1 - ANO 2002, há 21 anos: Câmara «deu» 50 000 euros para o Centro social da ARCOR! 2 - Ano de 1946: Obras na sede da Junta de Freguesia! 3 - Ano de 1959: Abusos nos portos da pateira e arranjo de vários caminhos! 4 - Ano de 1964: Visita presidencial da Câmara de Águeda! 5 - Ano de 2002: ARCOR/Óis da Ribeira com derrota no futsal! 6 - Ano de 2003: ARCOR/Óis da Ribeira com vitória no futsal do Inter-Freguesias! 7 - Ano de 2013: Os passadiços e os «erros» na pateira !!

O Centro Social da ARCOR e sede da União de Freguesias da Travassô e Óis da Ribeira
Milton Gomez, Filipe Magueta, Celestino
Viegas e Castro Azevedo na ARCOR
ÓdR há
21 anos

1 - ANO 2002,
há 19 anos !
Câmara «deu» 50 000 euros
para o Centro social da ARCOR!


A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, em 2002, há precisamente 21 anos, um apoio de 50 000 euros à ARCOR.
Seriam agora 72 000!
O objectivo foi comparticipar as obras de construção do centro social, então em execução (na segunda e decisiva fase, iniciada a 22 de Outubro de 2001) e cujos custos, segundo o «Jornal da ARCOR», na altura já passavam do 78 000 contos. Seriam agora, segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como 560 000 euros.
- NOTA: O presidente da Câmara Municipal de Águeda era Manuel Castro Azevedo, que no dia 13 de Junho seguinte (foto) visitou as obras, sendo recebido pelo presidente Celestino Viegas e o vogal Milton Gomez, com o engº. Filipe Magueta, das Construções Marvoense - a empresa construtora do centro social.
Benjamim Soares
de Freitas


2 - ANO 1946,
há 77 anos!
Obras na sede da
Junta de Freguesia!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há 77 anos construía a sua sede, que se localizava mais ou menos onde é a rua que vai para a ponte, mais ou menos em frente ao fontenário.
A leitura do livro «Óis da Ribeira - A História, as sedes e as Juntas» permite ao d´Óis Por Três que a sede se localizava numa casa que tinha sido de Ana Alves de Carvalho e depois da filha, que se chamou Olívia Pires Soares.
Tinha sido expropriada (a casa) pela Câmara Municipal de Águeda, por 1000$00 e a 18 de Novembro de 1944, que foram entregues a Diamantino Francisco da Silva, procurador de Olívia - que, supomos, estava ausente no Brasil.
Há 77 anos, precisamente, a casa andava em obras, com o pintor José Marcos dos Reis e o carpinteiro Invêncio Viegas, que  assentavam madeiras, portas e janelas. A madeira foi toda oferecida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva.
A sede seria oficialmente inaugurada a 7 de Setembro de 1947 e demolida em Novembro de 1951, por causa das obras de cons-
trução da ponte e pelo espaço passando a actual Rua Jacinto Bernardo Henriques (Rua da Ponte).
- NOTA: O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era, em 1946, o benemérito Benjamim Soares de Freitas e o executivo incluía José Maria Estima (o secretário) e Manuel Soares dos Santos (Manuel Lopes, o tesoureiro).

Aires Santos

3 - ANO 1959,
há 64 anos !
Abusos nos portos da
pateira e arranjo de
vários caminhos !


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida da 31 de Maio de 1959, deliberou tomar posição oficial e impedir que alguns utilizadores alugassem um porto de recolha de moliço da pateira e utilizassem um segundo.
Ou mais. Sem pagar a utilização.
O que era um abuso, assim se considerava há 64 anos.
O executivo autárquico óisdaribeirense era presidido por Aires Carvalho e Santos, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário David Soares dos Santos.
- CAMINHOS: Ainda na mesma reunião, a Juta de Freguesia deliberou também mandar fazer pequenas reparações nos caminhos das Areias, dos Espinheiros e do Valbom - que estavam «algo deteriorados».

Caminho das Arroteias
nos tempos de hoje

4 - ANO 1964,
há 59 anos!
Visita presidencial da
Câmara de Águeda !

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 31 de Maio de 1964, há 59 anos, fez saber que o presidente da Câmara de Águeda iria visitar a freguesia no dia 2 de Junho seguinte e elaborou uma lista de pedidos.
O presidente camarário municipal era o engº. José Bastos Xavier e da visita falaremos a 2 de Junho, dentro de dias e em mais pormenor.
O executivo óisdaribeirense desse tempo era presidido por Armando Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia e, para essa reunião, convocou os proprietário de motores de rega para os informar de que era expressamente proibida a condução de águas pelos caminhos, em regadeiras.
Os três proprietários convocados foram Fernando Reis Duarte de Almeida, José Valentim Pinheiro Estima e Manuel Soares dos Reis (Locas), também avisados de que onde houvesse lugar a travessia de águas devia esta ser feita com canos subterrâneos, de maneira a que o caminho estivesse sempre transitável e não condicionasse o trânsito.
- BACELINHOS: A esposa de Manuel Soares dos Reis, Maria do Carmo Simões dos Reis 9Taipeira) foi quem o representou e aproveitou a oportunidade para reclamar que o caminho do Bacelinho para as Arroteias estava muito apertado, condicionando trânsito, devido ao cômoro que existia da parte de cima.
A equipa ARCOR/JFdÓdR de 2002

5 - ANO 2002,
há 21 anos !
ARCOR/Óis da Ribeira
com derrota no futsal!

A equipa de futsal da ARCOR, representando a freguesia de Óis da Ribeira, perdeu (1-4) com a de Belazaima do Chão, no Torneio Inter-Freguesias de Águeda.
O jogo realizou-se a 31 de Maio de 2002, há precisamente 21 anos e decorreu no pavilhão da ABARCA, em Barrô.
A equipa óisdaribeirense chegou a estar a ganhar (1-0) mas os belazaimenses, que tinham uma equipa que na altura disputava o campeonato nacional da modalidade, superiorizaram-se após os primeiros 15 minutos de jogo.
- NOTA: A ARCOR/OdR, orientada por Milton Gomez, alinhou com Carlos Samuel, Luís Tavares, Otelo Melo (1), Afonso Almeida, Sérgio Soares, Milton Rino, Luís, Daniel Marques, Jorge Marques, Ricardo e Pedro.
A equipa ARCOR/JFdOdR de 2003


6 - ANO 2003,
há 20 anos !
ARCOR/Óis da Ribeira
com vitória no futsal
do Inter-Freguesias!

A equipa de futsal da ARCOR, representando Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, venceu (2-0) Recardães na jornada de abertura da 6ª. edição do Torneio Inter-Freguesias de Futsal de Águeda.
O jogo decorreu a 30 de Maio de 2003, há precisamente 20 anos, no pavilhão gimnodesportivo de Belazaima do Chão.
- NOTA: A equipa ARCOR/OdR, treinada por Miltom Gomez, alinhou com Carlos Samuel; Luís Tavares, Sérgio Soares, André Ferreira (um golo), Milton Rino (1), Luís Ferreira, Ricardo Ferreira, Miguel Souto, Luís Carlos e Óscar Almeida (gr).
A notícia na imprensa de Águeda

 
7 - ANO 2013,
há 10 anos!
Os passadiços e os
«erros» na pateira !

O d´Óis Por Três, há 10 anos, citavaa imprensa regional para informar que «a oposição passou-se para os jornais, para ganhar palco».
«Ou o que é que se passa? », interrogava o blogue, acrescentando que «gostou de ver e reproduz com a devida vénia».
O texto era de Luís Neves e o d´Óis Por Três comentava que «o que não deixa de ser curioso é reparar que o assunto teria cabimento nas Assembleias de Freguesia, desde logo quando se pensou em fazer tal obra». 
Curioso também era que, pelo que se lê, as senhoras autoridades locais não foram ouvidas, pelos vistos, nem chamadas na elaboração do projecto que o mau tempo pôs abaixo de 19 para 20 de Janeiro deste ano. 
- NOTA: «Soube-se tarde, mas ficou a saber-se», concluía o d´Óis Por Três, publicando a imagem da notícia.

As juntas de dilatação da ponte (velha) de Óis da Ribeira...

Uma junta de dilatação da ponte, no passeio do lado direito e com Cabanões em fundo

Junta reparada. Bom sinal!

 
As juntas de dilatação da ponte de Óis da Ribeira tem sido tema recorrente do d´Óis Por Três. Pelas razões que a imagem mostra, aqui mesmo acima - a principal.
E tema recorrente desde há vários anos, porque, infelizmemte, as entidades responsáveis pela conservação e manutenção da ponte muitas vezes se esquecem dela.
Justo é dizer, entretanto e como se vê na imagem mesmo aqui ao ado, que uma das juntas do outro passeio já foi reparada. Não sabemos quando nem por que entidade.
Sobram outras, partidas e soltas, e que, assim, são um permanente... perigo para o tráfego local.
Há, na verdade, várias juntas de dilatação soltas e já pelo menos em Novembro de 2021 - há mais um ano e meio!... - o d´Óis Por Três alertou a situação, então considerando que os automobilistas que passam nem reparam, mas, como as imagens bem demonstra(m), já entram no tabuleiro da ponte e estão soltas no passeio.
Os peões que as pisarem, dizíamos, batem com ela no cimento e o som produzido pela chapa faz lembrar a sonoridade dos anos 80 - quando uma junta esteve partida a toda a largura do tabuleiro por vários anos...) e a passagem das viaturas automóveis, pisando-a, funcionava como um espécie de alarme, que se ouvia bem longe. Pois, sabe-se lá a razão..., alguém, ou alguma entidade pública, se esqueceu de «cuidar do herdado para a deixar em legado» e a situação das juntas agravou-se.
E não é só estas juntas que estão «avariadas». Outras há, há mais.
Basta lá ir ver.
A inspeção da BETAR a 15/10/2020

A última inspeção
foi já em 2020 !

A última inspeção à ponte de Óis da Ribeira sobre o Rio Águeda, depois da importantísima  intervenção de 2004, foi a 15 de Outubro de 2020.
Passados 16 anos, quando deveria ser anual.
O contrato, no valor de 17 900 euros, foi assinado a 16 de Julho desse ano (2020), entre a Câmara Municipal de Águeda e a empresa BETAR Consultores, de Lisboa, consignando «serviços de inspeção a obras de arte de engenharia civil de todo o concelho», por despacho do presidente Jorge Almeida.
Não conhecemos os resultados da inspeção, mas, aparentemente,  nada de especial terá sido detectado, pois não houve qualquer intervenção posterior - em termos de obras e que saibamos.
O importante, concluindo, é «cuidar do herdado para deixar o legado». Não pode, neste momento, ser melhor lembrado este tão imaginativo e criativo slogan.
As obras na ponte em 2004


Obras em 2004, foram de 
quase 500 000 euros !

A última grande e séria intervenção na ponte foi há já 19 anos (imagem ao lado), como acima referimos, e as obras foram inauguradas na tarde do dia 10 de Dezembro de 2004.
A cerimónia foi presidida por Nair Barreto, a então presidente da Câmara Municipal de Águeda, e o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era Fernando Tavares Pires.
Os trabalhos de restauro tinham-se iniciado a 26 de Julho de 2004, a cargo da empresa OPCA, de Lisboa, e envolveram o reforço do tabuleiro e do pilar central, cuja sapata levou mais de mil toneladas de pedra, suportadas em estacaria e ferro e cimento armado com 30 metros de profundidade.
O tráfego esteve condicionado durante os trabalhos – muito embora a empresa construtora sempre o tivesse facilitado, sempre que possível. E sempre aberto aos fins-de-semana.
Os custos andaram na ordem dos 400 000 euros – ou 80 mil contos… – totalmente suportados pela tesouraria da Câmara Municipal de Águeda, entidade que lançou o concurso público e adjudicou as obras.
Seriam agora, segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como cerca de 540 000 euros!!! Muita massa...

terça-feira, maio 30, 2023

1 - ANO 1936, há 87 anos: Os dois grupos de teatro de Ois da Ribeira em palco! 2 - Ano de 1955: Restauro da capela de Santo António! 3 - Ano de 2004: Espaço Internet na Junta de Freguesia! 4 - Ano de 2009: Noite dos Campeões nos 30 anos da ARCOR! 5 - Ano de 2010: Alexandre Pires campeão nacional de kayakindoor escolar!

A notícia na imprensa de Águeda
ÓdR há
87 anos!

1 - ANO 1936,
há 87 anos!
Os dois grupos de teatro
de Ois da Ribeira em palco!

Há precisamente 87 anos, dois grupos de teatro faziam das suas e à sua maneira, em Ois da Ribeira. 
O «Os Modestos e Inseperáves», segundo a crónica do tempo, levou variedades ao palco que «envergonharam e indignaram as pessoas docentes que assistiram». 
A notícia descasca-lhe, como se vê ao lado. 
O programa incluiu um drama e as culpas eram atiradas ao ensaiador. Isto foi a 30 de Maio de 1936. 
O mesmo jornal dava notícia de que «Os Inseparáveis» iam levar à cena, no dia 7 de Junho seguinte (1936), o drama «O segredo do pescador», em três actos, e com as comédias «O Gabinete do Sr. Regedor» e «Padre, Filho e Espírito Santo, ou Que Trindade». 
O correspondente local apontava variedades para acabar a noite teatral, fazendo votos para que não merecesse os reparos feitos a «Os Modestos e Inseparáveis». 
O correspondente era Joaquim Tavares da Silva,  irmão de Manuel Maria Tavares da Silva - que era sogro de José dos Santos Alla de Resende, irmão de Manuel dos Santos Alla de Resende. E, este, marido de Maria da Luz Pires Ferreira e pai da «menina Maria Ascensão» - que a 30 de Maio desse ano fez «a sua primeira primavera». É a Mariazinha, esposa de Fausto Ferreira dos Reis, da Rua Benjamim Soares de Freitas  que hoje festeja 88 anos. Parabéns!
- NOTA: Joaquim Tavares da Silva foi o fundador da Foto Tavares (onde hoje é a Agência Funerária Pateira), da Mercearia Escondidinho e do Café Império. É bisavô materno de Steven dos Reis Tavares Pires, pai do seu avô Dinis de Almeida Tavares da Silva e avô paterno de sua mãe, Maria Isabel dos Reis Tavares da Silva (filha de Dinis). 
Placa com o ano da restauração (1955)

2 - ANO 1955,
há 68 anos !
Restauro da capela
de Santo António !


A capela de Santo António foi restaurada há 58 anos, por iniciativa de «alguém que nas longínquas paragens africanas, debaixo de um sol tropical, nem lá se esqueceu de um Santo Português da sua devoção, (…), vindo encontrar a capela num mísero estado de conservação».
O benemérito «africano», supomos que Manuel Maria Tavares da Silva (que dá nome à ainda hoje também chamada Rua do Cabo) chegou a Óis da Ribeira e verificou que «ameaçava ruína a capela» (...) «porque ninguém olhava pela sua conservação» e procedeu ao restauro «a expensas suas».
Extraídas as guarnições exteriores, verificou-se em pouco tempo que caía. Grossas vigas de cimento armado ligaram e protegeram a linda capela, que fica a atestar para a posteridade que nem tudo se preverteu», escreveu-se na ápoca.
- NOTA: A lápide colocada no interior dizia: Capela de Santo António – Restaurada em Maio de 1955». Há uma outra no exterior, topo sul, como se vê na imagem. - Ver AQUI
Espaço Internet d´ÓdR há 19 anos

3 - ANO 2004,
há 19 anos!
Espaço Internet na
Junta de Freguesia!

A internet assentou arrais em Óis da Ribeira no dia 29 de Maio de 2004, quando, pelas 15 horas, foi oficialmente aberta o Espaço Internet da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, no âmbito do Programa Aveiro Digital.
O espaço funcionava no salão da sede, à Rua da Ponte (actual sede da Tuna/AFOR), 20 horas por semana, com apoio de uma formadora. «Estará disponível para todos os interessados, pelo menos nos próximos dois anos», explicou o presidente da autarquia, Fernando Pires, referindo também que estarão franqueados quatro computadores em linha.
- NOTA: A formação e mutilização funcionava 6 dias por semana, ás segundas e terças feiras (entre as 15 e as 19 horas), quartas (15/19), quinta e sexta (17/20) e sábados (15/19 horas).

4 - ANO 2009,
há 14 anos !
Noite dos Campeões nos
30 anos da ARCOR !


O salão da ARCOR recebeu o cantor Alcindo Antunes e a Orquestra Ligeira União Pinheirense na noite de 30 de Maio de 2009, há 11 anos e na chamada «Noite dos Campeões».
O espectáculo encheu literalmente o salão cultural da associação e estava integrado nas comemorações dos 30 anos da ARCOR e no programa da inauguração do Centro Social, que envolveu espectáculos mensais.
Os seguintes:
- Dia 14 de Janeiro: Inauguração do Centro Social.
- 28 de Fevereiro: Noite dos Fundadores.
- 28 de Março: Noite dos Directores.
- 24 de Abril: Noite dos Dadores e Beneméritos.
- 29 de Maio: Noite dos Campeões de Óis da Ribeira.
- 27 de Junho: Noite dos Associados.
- 24 de Julho: Noite da ARCOR Social.
- 26 de Setembro: Noite das Instituições de Óis da Ribeira.
- 31 de Outubro: Noite da Freguesia.
- 18 de Dezembro: Noite de Todas as ARCOR´es. Festa de Natal e encerramento das comemorações.
- NOTA: O ano corrente, o de 2023 e dos 44 anos da ARCOR, nem sequer almoço de aniversário teve. Mudaram-se os tempos, as dinâmicas e/ou as vontades, diríamos nós!
Alexandre Pires

5 - ANO 2010,
há 13 anos!
Alexandre Pires foi campeão
nacional de kayakindoor
de desporto escolar!

O canoísta Alexandre Pires, atleta da ARCOR, mas ao tempo aluno do Instituto Duarte Lemos (IDL), da Trofa, sagrou-se campeão nacional de kayakindoor do desporto escolar de 2009/10.
A prova decorreu a 29 de Maio de 2010, há precisamente 13 anos e no pavilhão desportivo do Ginásio Clube de Águeda.
- NOTA: Alexandre dos Reis Resende Pires é agora gerentologista de profissão e membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), eleito pelo Partido Socialista (PS), nas autárquicas de 2021.

Junta da UFTOR: «Não olhes para o meu lixo...»!

O lixo há meses deixado na rampa de acesso
à sede da UFTOR...
O portão do lavadouro
 d´Óis da Ribeira


O presidente da Junta de Freguesia da UFTOR, e com razão, falou há dias (ver AQUI) da «preservação do ambiente e da qualidade de vida de todos».
«É muito bonito, as palavras, o criticar com facilidade, atrás de um computador ou telemóvel», comentou Sérgio Neves, criticando «o vandalismo puro e simples do estragar o que é de todos».
O autarca, referia-se à margem de Óis da Ribeira da pateira e citava «churrasqueiras partidas e contentores do lixo queimados»,
Placa do percurso pedestre
 acrescentando mesmo que «poderei dar vários exemplos, só na data de hoje».
Pois bem, vimos aqui, modestamente, dar-lhe algumas pistas para ir limpar e preservar o que herdou, para que possa deixar em legado.
1 - O lixo na rampa de acesso à sede da União de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), nesta vila , que se vê na imagem e se acumula há meses e meses e apenas é limpo pelo vento.
2 - As tijoleiras caídas há largas semanas na parede da entrada da mesma sede.
3 - O lavadouro da entrada da vila - as torneiras, o portão, os tanques, a «selva» de ervas do logradouro.
4 - A moradia abandonada e degradada da Rua Adolfo Pires dos Reis, o benemérito que a doou à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Antiga Rua do Viveiro.
5 - As placas de sinalização do percurso pedestre.
6 - A linpeza dos baldios da autarquia.
7 - A «mata» do terrenos das Varandas.
E, por hoje, mais não dizemos!
 

segunda-feira, maio 29, 2023

Profissão de Fé em Santo Adrião de Óis da Ribeira!

 

O padre Júlio Grangeia, catequistas e formandos



A comunidade paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira celebrou ontem a Profissão de Fé de 5 adolescentes da vila, em cerimónia que decorreu durante a celebração da missa dominical.
Profissão de fé é uma declaração individual de afirmação fé, na caminhada de formação cristã católica - que começou pelo baptismo e seguiu na comunhão. O acto confirma publicamente a fé da pessoa, normalmente adolescentes - como foi  caso de ontem -, reafirmando as suas crenças e dogmas relogiosos.
Infelizmente, não podemos identificar os adolescentes, com,o gostaríamos, apesar das diigências que efectuámos. Se alguém nos puder ajudar a identificá-los, pode fazê-lo directamente pelo email doisportres2@gmail.com.
Parabéns para eles!!! 
Principalmente para eles mas também para o padre Júlio Grangeia, o pároco, e as catequistas que, em missão paroquial muitas veze esquecida, os formaram nos seus proncípios de fé.

domingo, maio 28, 2023

* 1 - ANO 2006, há 17 anos: Orquestra Juvenil da Tuna d´Óis no Euro de Sub-16! 2 - Ano de1892: Sebastião Pires dos Reis como vogal da Junta de Freguesia! 3 - Ano de 1942: Arcipreste José Bernardino nas comemorações do 28 de Maio! 4 - Ano de 1961: Orçamento suplementar da Junta de Freguesia! 5 - Ano de 1987: Daniel foi campeão distrital de futebol !

Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira e 2006. Há 17 anos!

ÓdR há
17 anos!

1 - ANO 2006,
há 17 anos!
Orquestra Juvenil da Tuna
d´Óis no Euro de Sub-16!

A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira actuou, a 28 de Maio de 2006, há 17 anos, no programa de abertura do Campeonato da Europa de Sub-16 de Futebol.
O concerto decorreu no largo 1º. de Maio / Botaréu, junto ao rio e em Águeda, em dia do jogo Alemanha-Portugal (às 19,45 horas) - que foi transmitido em ecrã gigante.
A participação musical tunante (juvenil) estava integrada no programa «Águeda com o Europeu», dinamizado pela Câmara Municipal, e aconteceu depois do jogo com os alemães - que, infelizmente, os portugueses perderam (0-1).
- NOTA: Fazendo memória do dia, recordemos que a Tuna (sénior), por sua vez e no mesmo dia actuou na Trofa e em Óis da Ribeira – neste caso na festa da comunhão solene da Paróquia de Santo Adrião.
A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira tinha sido apresentada meses antes, na noite de festa dos 108 anos da Tuna/mãe, a 26 Novembro de 2005, supomos que dirigida por Nuno Almeida (músico da Tuna). Infelizmente, a Orquestra Juvenil já não existe.

Sebastião Reis

2 - ANO 1892,
há 131 anos!
Sebastião Pires dos Reis como
vogal da Junta de Freguesia !

óisdaribeirense Sebastião Pires dos Reis nasceu a 28 de Maio de 1892. Há 131 anos! Político local, faleceu a 11 de Outubro de 1980.
Foi um dos 12 filhos dos lavradores José Constantino dos Reis e Maria Rosa da Maia e neto paterno de José Francisco dos Reis e Maria Teresa de Almeida, neto materno de Francisco Gomes dos Reis e Maria Pires da Maia. Irmão de Sebastião, foram Manuel Maria, Rosa, Ana, Maria Augusta, Augusto, Fernando e, emigrados no Brasil, por lá ficando, João e José.
Sebastião casou com Maria da Graça Sucena Estima a 27 de Dezembro de 1929, tendo o casal três filhos: Manuel (Neca, falecido a 5 de Janeiro de 2021), Rogério (morador em Oeiras) e Maria Olinda (falecida a 22 de Agosto de 1978 e que foi esposa de Messias dos Santos Framegas, falecido a 4 de Junho de 2017).
Sebastião faleceu aos 88 anos, em Óis da Ribeira, e foi vogal da Junta de Freguesia nos mandatos de 1935/1937 e 1938/1940, ambos presididos por João de Oliveira Matos. Também, por várias vezes, foi membro da Comissão Fabriqueira.
- NOTA: A bisneta Ana Sofia Resende Framegas, filha do neto Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, é 1ª. secretária da actual Asembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR).
Padre José
Bernardino


3 - ANO 1942,
há 81 anos!
Arcipreste José Bernardino
nas comemorações do 28 de Maio!


O padre José Bernardino dos Santos Silva, natural de Óis da Ribeira e futuro monsenhor, então na sua qualidade de Arcipreste de Águeda, integrou a mesa oficial das comemorações do 28 de Maio, que neste dia se celebraram em 1942, há 81 anos, e se realizaram no salão nobre dos Paços do Concelho.
A sessão solene foi presidida pelo Conde da Borralha, que a abriu enaltecendo a obra do Estado Novo, e também usaram da palavra o professor José Alves Pereira, o chefe de quina Álvaro Antunes (da Mocidade Portuguesa) e António Cruz Nunes, advogado e professor da Escola Industrial e Comercial Madeira Pinto (a actual Secundária Marques de Castilho). Todos muito aplaudidos.
- NOTA: O padre José Bernardino Santos Silva foi presidente da comissão durante muitos anos, desde a primeira década do Século XX (com as interrupções decorrentes da sua missão no Brasil) e até à construção e inauguração - a 25 de Maio de 1952. Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos.
Manuel Tavares

4 - ANO 1961,
há 62 anos !
Orçamento suplementar
da Junta de Freguesia !

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou, por unanimidade e a 28 de Maio de 1961, há precisamente 62 anos, anos, o orçamento suplementar do ano.
O executivo era presidido por Manuel Maria Tavares da Silva, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Armando dos Santos Ala de Resende, e o valor foi de 1601$50, com despesa em igual valor. Qualquer coisa como, a valores de hoje,  cerca de 800 euros. Foi aprovado por unanimidade, e o executivo deliberou expô-lo a público durante 8 dias, para qualquer eventual reclamação.
Eram outros tempos.
- NOTA: A propósito e sem querer ofender ninguem e nada, alguém sabe o que foi feito do «chumbo» das contas de 2013 da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira? É que, a brincar, a brincar..., já lá vão 10 anos!
Daniel Prazeres


5 - ANO 1987,
há 36 anos !
Daniel foi campeão
distrital de futebol !


O futebolista Daniel Gomes Prazeres, natural e residente em Óis da Ribeira, sagrou-se campeão distrital da zona sul da 2ª. divisão de futebol de Aveiro, há 36 anos e ao serviço do Nacional de Barrô.
A equipa barroense subiu à 1ª. divisão distrital de Aveiro e era treinada por António Manuel (Talho, antigo jogador do Recreio de Águeda) e somou 72 pontos em 78 possíveis dos 26 jogos da prova.
Daniel, anos mais tarde, na época de 1991/92 e ao serviço do SC de Paradela, sagrar-se-ia de novo campeão distrital da 2ª. divisão, também subindo à 1ª. divisão B da Associação de Futebol de Aveiro.
- NOTA: Daniel Gomes dos Prazeres, é este o seu nome completo, jogou e treinou em outros clubes da região (Paradela e Águas Boas, por exemplo). Também representou Óis da Ribeira e a ARCOR em vários torneios de futsal
 e actualmente está retirado das actividades desportivas. Motorista profissional, 

Ferreira e Gomes de prata em canoagem de mar! 9 atletas da ARCOR em prova!


Paulo Gomes e João Ferreira, à esquerda, no pódio de Lagoa

Flipe Gomes e Sandra Almeida

Os canoístas João de Jesus Ferreira e Paulo Jorge Gomes, da ARCOR, foram segundos classificados e medalhas de prata na prova de SS2 Master B, na segunda etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar - que ontem se disputou em Lagoa, no Algarve.
A competição começou a meio da tarde (16,30 horas) e foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, pelo Kayak Clube Castores do Arade, de Lagoa, e pelo Conselho de Arbitragem da FPC.
O percurso marítimo foi entre a Praia Grande e a Praia da Senhora da Rocha, com comparticipação de 269 atletas de 24 clubes de todo o país
Os 9 atletas da ARCOR Canoagem tiveram as seguintes classificações:
- SS1 seniores (sub-23): 24º.-Leonardo Melo.
- SS12 Master B: 13º.-Sérgio Varela.
- SS1 Master C: 6º. -António Brinco.
- SS2 juniores: 7º.-Francisco Cadinha/Alexandre Graça Gomes.
- SS2 absolutos mistos: 6º.-Filipe dos Santos Gomes/Sandra Sofia Almeida.
- SS2 Masters B: 1ºs.- Fernando Encarnação/Mário Nascimento Mathiotte, do Fluvial Odemirense; 2ºs.-Paulo dos Santos Gomes/João de Jesus  Ferreira, da ARCOR; 3ºs.-Rui Abelho/Nuno Pedro Tavares, do Alhandra Sport Clube.
A classificação por equipas


ARCOR em 14º. lugar
entre as 24 equipas !


A ARCOR Canoagem foi 14ª. classificada entre as 24 equipas que disputaram esta segunda prova do canpeonato nacional de mar. E a primeira dos dois clubes de Aveiro em competição.
A clasificação foi a seguinte:
1- Canoagem de Amora, 1250 pontos; 2º.-Clune do Mar Costa do Sol, de Oeiras, 1110; 3º.-Clube Náutico de Portimão, 1 027; 14º.- ARCOR Canoagem, de Óis da Ribeira, Águeda, 665; 20º.-Clube de Canoagem de Cacia, 537; 24º.- KC 510, de Vila Nova de Gaia.
A terceira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar está marcada para Odemira e irá decorrer nos dias 25 e 26 de Junho de 2023. A quarta e última, será a 10 de Setembro e em Vila do Conde.
A Taça de Portugal encerrará a época da especialidade e está marcada para 7 de Outubro, na ilha da Madeira.

sábado, maio 27, 2023

* ANO 1831, há 192 anos: Real efígie do Rei D. Luís I para dois Soares de Freitas! 2 - Ano de 1962: O arranjo parcial do Caminho Fundo! 3 - Ano de 1979: Futebol da ARCOR venceu (4-3) o Casaínho! 4 - Ano de 1999: Projecto da ARCOR na Segurança Social! 5 - Ano de 200: Bruno Soares foi campeão nacional de canoagem!


A ARCOR em 1979, uma equipa de futebol. De pé, Zé Edgar, Carlos Marques, Zé Melo, Fernando Suarez,
 Zé Celestino Viegas, Diamantino Correia e Zé Ferreira. Em baixo, António Vicente, António Framegas,
Jorge Marques, Manuel Capitão, Daniel Marques, Custódio Ferreira e Zé Pires

D. Luís I
 


1 - ANO 1831,
há 192 anos!
Real efígie do Rei D. Luís I
para dois Soares de Freitas!

O Rei D. Luís I concedeu, há 192 anos, a graça de dois óisdaribeirenses poderem usar a Real Efígie em medalha pendente ao peito. Foram eles Manuel Soares de Freitas e seu pai.
O decreto real, «anuindo benignamente à súplica do dia 2 do corrente mês de Maio do presente ano, no Real Palácio de Queluz, lhe fez o Bacharel Luiz Freire de Liz Cra­veiro», foi
publicado na Gazeta de Lisboa nº. 124 (o Diário do Governo desse tempo) a 27 de Maio de 1831.
O bachael era das Quintãs e tinha sido nomeado Juiz de Fora de Monchique.
Manuel Soares de Freitas era professor de letras e foi um dos subscritores do auto extraordinário da Câmara de Óis da Ribeira, que deu lugar a aclamação do Sereníssimo Senhor D. Miguel primeiro Rei Absoluto de Portugal, Algarve e seus Domínios, a 8 de Maio de 1828.
- NOTA: Familiares descendentes serão, pelo menos, os sobrinhos-bisnetos Maria do Carmo e irmã Maria Eugénia Pires Ferreira dos Reis e, também irmãos, Maria Erminda e (o recentemenmte falecido) José Bernardino Estima Reis (Zeca).
A Rua do Caminho Fundo em obras


2 - ANO 1962,
há 61 anos !
O arranjo parcial
do Caminho Fundo !

 A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 27 de Maio de 1962, há 61 anos, decidiu proceder ao arranjo do Caminho Fundo - litralmente fundo a esse tempo, hoje a estrada que todos conhecemos asfaltada.
O executivo era liderado por Armando Resende, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Manuel Simões dos Reis que, devido às dificuldades financeiras entendeu proceder ao melhor possível mas adiando tal para o tempo depois das chuvas e lamas existentes.
O d´Óis Por Três procurou saber a origem do nome Caminho Fundo e soube que, até há 35 para 40 anos atrás, em relação aos terrenos que o rodeiam era mesmo muito fundo, nalguns casos com ou mais de dois metros de altura.
- NOTA: O Caminho Fundo mantém o mesmo nome mas, actualmente, como todos sabemos, é uma boa estrada alcatroada e com várias moradias.
ARCOR Futebol em 1979. De pé, Zé Edgar, Carlos Marques, Zé
Melo, Fernando Suarez, Zé Celestino Viegas, Diamantino
Correia e Zé Ferreira. Em baixo, Vicente, Framegas, Jorge
Melo, Manuel Capitão, Daniel  Marques, Custódio Ferreira e
Zé Pires. Naa mais nada menso que 5 «Zés»


3 - ANO 1979,
há 44 anos!
Futebol da ARCOR
venceu (4-3) o Casaínho!

A equipa de futebol da ARCOR venceu (4-3) o Casaínho de Cima, em jogo de futebol disputado em Travassô, no campo do Areeiro, a 27 de Maio de 1979 - o ano da fundação da associação.
A equipa (parte dela na foto, que não é deste encontro) alinhou com Vicente; Custódio, Zé Celestino (cap.), Diamantino e Samuel; Zé Melo, Zé Pires, Framegas e Zé Edgar; João José e António Prazeres (2 golos). Também jogaram Capitão (1) e Milton Gomez.
O que é feito desta gente arcoriana da há 44 anos? Recorrendo ao extinto blog ARCOR d´Óis, recordemos a equipa.
- GUARDA-REDES:
- António VICENTE: empregado de escritório, já aposentado e residente em Recardães. Não tinha suplente.
- DEFESAS:
- CUSTÓDIO Ferreira: Defesa direito, trabalhava na construção civil e está emigrado nos Estados Unidos. Foi membro da comissão instaladora e o primeiro tesoureiro da associação.
- ZÉ CELESTINO Viegas: Defesa central, contabilista e jornalista, agora aposentado. Foi presidente da comissão instaladora e da primeira direção, até 1982. Depois, de 2001 a 2005. Reside em Óis da Ribeira.
- DIAMANTINO Correia: Defesa central, é empresário do sector hortícola e reside em Óis da Ribeira. Em diferentes mandatos, foi tesoureiro (1985/86 e 1991/92), secretário (1997/98), vogal (1993/94) e presidente do conselho fiscal (1995/96) e secretário 1997/98 e 1999/2000) e presidente da AG (2011/12). É o actual presidente da assembleia geral.
- Manuel CAPITÃO: Metalúrgico, foi secretário da direção (1985/86 e 1989/90), secretário da AG (1997/98) e vogal do conselho fiscal (1988/89 e 1995/96).
MÉDIOS:
- MILTON Gomez: Empresário de construção civil, foi vogal das direções de 1985/86, 2001/02 e 2003/04). Reside em Óis da Ribeira.
- JOSÉ MELO: Engenheiro mecânico, foi presidente da direção de 1991/92. Reside em Aveiro.
- António FRAMEGAS: Metalúrgico, era membro da comissão instaladora e foi primeiro secretário da direção. Aposentado, reside em Óis da Ribeira.
- José Tavares PIRES: Estudante e agora emigrado em França.
AVANÇADOS:
- JOSÉ EDGAR: Metalúrgico e emigrante em Inglaterra.
- JOÃO JOSÉ: Economista, membro da direção em 1999/2000 e várias vezes secretário da AG, actual presidente do conselho fiscal. Reside em Aveiro.
- ANTÓNIO Prazeres: Metalúrgico, reside em Óis da Ribeira.
- SAMUEL Fernandes: Metalúrgico, já aposentado e residente em Travassô.
- NOTA: Apenas 6 dos 13 futebolistas arcorianos deste encontro de há 44 anos residem em Óis da Ribeira e três estão no estrangeiro.


Fernando Reis
ARCOR 1999

4 - Ano de 1999
há 24 anos !
Projecto da ARCOR
na Segurança Social!

Os projectos de arquitectura, águas e esgotos do então denominado centro cívico de Óis da Ribeira foram aprovados pelo Centro Distrital de Solidariedade e  Segurança Social de Aveiro a 27 de Maio de 1999.
Incluía o centro social da ARCOR e a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - agora União de Freguesias e posto médico.
Já lá vão 24 anos e a direção arcoriana era presidida por Fernando Reis (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, de doença e no IPO, em Coimbra)
- NOTA: O projecto previa, em termos de ARCOR, apenas o centro de dia e o ATL. Viria, exactamente por essa razão, a ser alterado, para incluírem a creche (que já funcionava no espaço onde agora é a pastelaria «Pau de Canela d´Óis»), o centro de dia e o serviço apoio domiciliário.
 
Bruno Soares
 
5 - ANO 2001,
há 20 anos!
Bruno Soares campeão
nacional de canoagem!

O atleta Sérgio Soares, canoísta da ARCOR, sagrou-se campeão nacional de C1 juniores, há 22 anos e ao vencer a Maratona da Torreira.
A prova foi a terceira das três classificativas nacionais dessa época desportiva, pontuáveis para o campeonato nacional da modalidade, e Bruno  Soares já tinha vencido a Maratona de Fão, em Esposende (dispoutada a 22 de Abril). 
- NOTA: A primeira prova tinha decorrido a 18 de Março anterior, em Vila Nova de Mil Fontes e onde o canoísta da ARCOR foi segundo classificado.