sexta-feira, junho 23, 2023

1 - ANO 2017, há 6 anos! Eleição e posse dos órgãos sociais da Tuna/AFOR! 2 - Ano de 1885: Francisco Augusto de Morais: 2 casamentos em Óis da Ribeira! 43 - Ano de 1899: José Maria Simões dos Reis, o Taipeiro! - Ano de 1979: Estreia «oficial» da ARCOR em torneios de futebol!5 - Ano de 2012: Marchas Populares de Óis da Ribeira !

Os órgãos sociais da Tuna eleitos há 6 anos, a 23 de Junho de 2017

António Manuel  A. Reis

ÓdR há
6 anos

1 - ANO 2017,
há 6 anos!
Eleição e posse dos
órgãos sociais da
Tuna/AFOR!


A assembleia geral da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira elegeu e empossou os seus novos órgãos sociais, com António Manuel Reis a presidir à direcção, a 23 de Junho de 2017.
Há precisamente 6 anos!
Os eleitos tomaram posse para o mandato 2017/2019 e foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Carla Eliana da Costa Tavares (presidente, que continuava), Carlos Emanuel da Silva Vidal (1º. secretário) e Nuno Miguel Ferreira de Almeida (2º. secretário).
- DIRECÇÃO: António Manuel de Almeida Reis (que continuou, era secretário e foi eleito presidente), Victor Manuel da Costa Fernandes (vice-presidente), Gabriela Catarina Ferreira dos Reis (1ª. secretária), João Pedro Gonçalves Bastos (2º. secretário), Mariana Soraia dos Reis Pinheiro (tesoureira), João Estima Baptista (1º. vogal) e Isabel Maria Lopes da Silva Morgado (2º. vogal). Suplentes: Rui José Pereira Cardoso e Rui Jorge dos Reis Fernandes.
- CONSELHO FISCAL, que continuou: José Maria Almeida Gomes (presidente), Fernanda Maria da Conceição Viegas (1º. vogal) e Aurélio Matos dos Reis (2º. vogal).
- NOTA: O presidente António Reis e parte dos órgãos sociais foi/foram reeleito(s) a 27 de Dezembro de 2019, vencendo a lista liderada por José Maria Gomes. O mesmo aconteceu a 22 de Dezembro de 2022.
José Maria Morais
filho de Francisco
Augusto Morais


2 - ANO 1885,
há 138 anos !
Francisco Augusto de Morais:
2 casamentos em Óis da Ribeira!

O cidadão Francisco Augusto de Morais, natural de Assequins, radicou-se em Óis da Ribeira e aqui teve 2 casamentos. Foi o comprador do chamado Passal da Igreja, após a implantação da República.
Filho de Joaquim Ferreira da Silva Morais, de Assequins, e de Maria Joaquina de Jesus, de S. João do Monte, radicou-se em Óis da Ribeira como criado de servir e casou-se aos 20 anos com Maria Martins, de 44, solteira e jornaleira, de Casal de Álvaro, e o casal teve a filha Belmira, que foi mãe dos já falecidos  Rosa e Gil Martins dos Reis. 
Enviuvou a 28 de Dezembro de 1897 e, em segundas núpcias, casou-se, aos 33 anos e a 25 de Junho de 1898, com Ana Rosa de Jesus, de 39, solteira e filha de Jacinto Alves da Costa e Mariana Rosa de Jesus - da família dos barqueiros. 
O casal teve o filho José Maria Morais (na foto), que casou com Ana Rosa Viegas, também de Óis da Ribeira,  tendo o casal os filhos Acúrsio e José Maria (gémeos) e Celestino Morais Viegas, já todos falecidos. 
- NOTA: Bisnetos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria Martins, José e Marília Oliveira (netos de Belmira), Maria Dulce e Celestino Viegas, Maria Benilde e Amália (netos de José Maria).
José M. Simões
Reis (Taipeiro)

3 - ANO 1899,
há 124 anos !
José Maria Simões 
dos Reis, o Taipeiro!

óisdaribeirense José Maria Simões dos Reis, conhecido em Óis da Ribeira por Zé Taipeiro, nasceu há precisamente 124 anos, no dia 23 de Junho de 1899. 
Exerceu funções públicas em Óis da Ribeira, como membro da Junta de Freguesia presidida por José Maria Estima, entre 1928 e 1934, como vogal e com o também vogal Joaquim Maria Viegas.
Os pais eram Fernando Simões dos Reis, lavrador de Óis da Ribeira, e Carolina Augusta Alves, doméstica e natural de Paradela, da freguesia de Espinhel. Neto paterno de José Patrício Simões e de Josefa Maria dos Reis, neto materno de José Simões da Silva e de Maria Ferreira Alves, que eram de Paradela. Irmão de Maria do Carmo Simões dos Reis (Taipeira), que foi casada com Manuel Reis (Locas), já todos falecidos.
O casamento com Maria Luísa Pires Ferreira realizou-se a 25 de Novembro de 1925, ela filha do lavrador Manuel Joaquim Ferreira Alves e da costureira Rosa Pires dos Santos, todos de Óis da Ribeira. 
- NOTA: O casal teve os filhos Maria Odete, Magna, Manuel, José (também apelidado de Taipeiro), já falecidos, Sara e Fausto Ferreira Simões dos Reis. José Maria faleceu, de doença, a 10 de Janeiro de 1975, aos 76 anos.
ARCOR 1979


4 - ANO 1979.
há 44 anos !
Estreia «oficial» da ARCOR
em torneios de futebol!
 
A ARCOR estreou-se oficialmente como equipa de futebol (de 11) a 23 de Junho de 1979, há 44 anos e no seu ano de fundação.
A equipa participava no 1º. Torneio de Futebol Popular do jornal «Soberania do Povo», de Águeda, e perdeu (3-4) com Travassô, em jogo efectuado no campo de Santo António, em Fermentelos.
Sem treinador e sem quaisquer treinos realizados, jogaram Vicente; Custódio, Diamantino, Zé Celestino (cap.) e José Maria; Armando Ferreira, Milton Gomez e Zé Ferreira; Zé Melo, Manuel Capitão e Jorge Marques. Ainda alinharam, Carlos Marques, Zé Pires e José António Ferreira.
- NOTA: A equipa perdia (1-3) ao intervalo e os golos foram marcados por Zé Melo, José António Ferreira (que também falhou uma grande
penalidade) e Jorge Marques.
Cartaz de 2012


5 - ANO 2012,
há 11 anos !
Marchas Populares
de Óis da Ribeira !
 
A 11ª. edição das Marchas Populares de Óis da Ribeira realizou-se no dia 14 de Junho de 2012, um sábado de há precisamente 11 anos.
O evento era já bem tradicional nas iniciativas culturais da histórica vila óisdaribeirense, já desde 2002, e foi organizado pela Tuna Musical, pela ARCOR e pela Junta de Freguesia, o que vinha a acontecer já desde 2008, e foi mais um grande êxito, com participação de um grupo de desfilantes da Tuna, dois da ARCOR e um da Marcha d´Alegria, de Fermentelos.
- NOTA: As marchas foram interrompidas pela COVID 19 (em 2020 e 2021) e não foram retomadas em 2022 e 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário