sexta-feira, julho 14, 2023

1 - ANO 1996, há 27 anos: A ordenação sarcedotal do padre Carlos Manuel de Almeida Reis! 2 - ANO 1996, há 27 anos: Canoagem e pesca desportiva da ARCOR em competições oficiais! 3 - ANO 2003, há 20 anos: Andebol e ténis em formação no polidesportivo da ARCOR! 4 - ANO 2012. há 11 anos: Fábio Lopes e Tiago Tavares no Europeu de Canoagem! 5 - ANO 2013, há 10 anos: Cicloturismo da Junta de Freguesia d´ÓdR! 6 - ANO 2020, há 3 anos: ARCOR Canoagem anunciou a ampliação do hangar!

A Missa Nova do Padre Carlos Reis em Óis da Ribeira foi há 27 anos
Carlos Reis
ÓdR há
27 anos!

1 - ANO 1996,
há 27 anos!
A ordenação sarcedotal
do padre Carlos Manuel 
de Almeida Reis!

O padre Carlos Manuel Almeida Reis foi ordenado, na Sé Catedral de Aveiro, a 14 de Julho de 1996. 
Há precisamente 27 anos e foi o segundo e último sacerdote óisdaribeirense do século XX, depois de monsenhor José Bernardino Santos Silva.
A ordenação foi presidida pelo Bispo D. António Baltazar Marcelino e a Missa Nova foi celebrada uma semana depois, a 21 de Julho e em Ílhavo, onde estava em missão sacerdotal. A 28, foi na Igreja Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira, a sua terra natal.
Carlos Manuel Almeida Reis é filho dos óisdaribeirenses Manuel Fernando de Almeida Marques e de Rosa Maria dos Reis Santos, moradores na Rua da Pateira. Neto paterno de Alberto Marques de Carvalho (Carocho) e de Natércia Almeida Costa e materno de Joaquim Lopes dos Santos (já falecidos) e de Maria Cidalina Ferreira dos Reis.
Sacerdotou nos Arciprestados de Ílhavo (Paróquia de S. Salvador) e de Albergaria-a-Velha (Paróquias de Vale Maior e Ribeira de Fráguas), até 2000, ano em que abdicou do magistério sacerdotal e constituiu família. 
- NOTA: Carlos Manuel de Almeia Reis foi, depois, técnico superior da Câmara Municipal de Águeda e, actualmente, é técnico de comunicação da Câmara Municipal de Vagos. É mestrado em Ciências da Comunicação Multimédia, pela Universidade de Aveiro. - Ver AQUI e também AQUI

2 - ANO 1996,
há 27 anos !
Canoagem e pesca 
desportiva da ARCOR
em competições oficiais !

A ARCOR esteve, a 14 de Julho de 1996, há 27 anos, envolvida, em duas frentes desportivas: na canoagem e na pesca desportiva.
A equipa de canoagem disputou o campeonato nacional de maratonas, em Vila Velha de Rodão, tendo António Monteiro sido terceiro (em K1) e sexta a dupla António Costa/Rui Coelho (K2). Por equipas, a ARCOR foi sétima classificada, com 91 pontos.
Em pesca desportiva, a ARCOR disputou a segunda jornada do campeonato regional de clubes, no Choupal do rio Mondego, em Coimbra, posicionando-se no 9º. lugar, com 106 pontos, entre 14 equipas.
- NOTA: Eram outros tempos! Neste caso, os tempos da direção presidida por António José Tavares, que agora é tesoureiro do actual executivio.

Hugo Polido com as crianças da ARCOR a 
aprenderem andebol, em 2003 e 2004, no
polidesportivo  da associação. Agora 
infelizmente abandonado...


3 - ANO 2003,
há 20 anos !
Andebol e ténis em
formação no polidesportivo
da ARCOR!

 As crianças utentes da ARCOR «experimentaram», há precisamente 20 anos, uma nova modalidade desportiva nos seus tempos livres: o andebol. 
A «aula» de apresentação foi precisamente  a 14 de Julho de 2003, aos cuidados de Hugo Polido, um jovem óisdaribeirense que, ao tempo, era atleta da Académica de Águeda. Os «treinos» decorreram todas as tardes, no polidesportivo da ARCOR, destinados e preparados para os utentes das valências mais velhas da associação.
Orientados, essencialmente, para a formação, muitos deles, porventura mesmo todos os pequenos «arcores», tiveram contacto com uma bola de andebol pela primeira vez. E gostaram: repetiram, em 2004. De novo com Hugo Polido, num tempo em que voluntariado era sacerdócio de muitos amigos da ARCOR, presidida por Celestino Viegas.
Hugo Polido

Polido a treinar
andebol e ténis


O jovem treinador era (e ainda é) atleta da Associação Académica de Águeda (AAA), que no fim-de-semana anterior tinha disputado o ANDEBOLAG 2004, torneio internacional da modalidade.
Natural de Óis da Ribeira, era (é) filho do casal João Pinheiro/Idalina Polido, e já participara em outras actividades desportivas da ARCOR, nomeadamente no ténis, com o prof. Fernando Vilela. 
Repetiu o andebol em 2004.
- NOTA: O tempo era um tempo em que o polidesportivo da ARCOR era utilizado pela associação, enquanto entidade dinamizadora do desporto. Agora e desde há várias direções, como todos sabemos e  nunca será demais repetir, está simplesmente... abandonado. O que diz bem o que valem os responsáveis directivos.
Tiago Tavares e Fábio Lopes

4 - ANO 2012.
há 11 anos!
Fábio Lopes e Tiago Tavares
no Europeu de Canoagem !
O canoísta Fábio Lopes, atleta internacional da ARCOR, disputa a final dos C4 1000 metros, do campeonato da Europa, a 14 de Julho de 2012.
A prova realizou-se no CAR de Montemor-o-Velho e Fábio fez equipa com Rui Lacerda, João Morais e Mário Vieira, todos do CN de Ponte de Lima, e ficara, em 8º. lugar.
Tiago Tavares, também canoísta internacional da ARCOR, disputa no mesmo dia, a semi-final dos C1 200 metros sendo 5º. classificado e apurado-se para a Final B do dia seguinte. O atleta da ARCOR fez o tempo de 45,261, a 1.328 do vencedor, Boyan Mihaylon, da Bulgária.
- NOTA: Tiago Tavares viria a ser 6º. classificado dessa Final B de C1 200 metros do campeonato da Europa de Sub-23, de há 11 anos.
O passeio cicloturista de 2010

5 - ANO 2013,
há 10 anos !
Cicloturismo da Junta 
de Freguesia d´ÓdR! 

O habitual passeio de cicloturismo da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, o de 2013, realizou-se a 14 de Julho. 
Há precisamente 10 anos!
A autarquia óisdaribeirense era presidida por Fernando Tavares Pires e o percurso foi escolhido por estradas à volta da pateira, saindo e voltando ao parque de Óis da Ribeira, depois de pedalar por Espinhel, Piedade, Perrães, Fermentelos, Carregal (com lanche) e Requeixo.
O almoço de convívio, partilhado pelos muitos participantes, decorreu no parque da pateira de Óis da Ribeira, antecedeu uma tarde recreativa, bem passada, como costumava ser.
- NOTA: O executivo da Junta de Freguesia óisdaribeirense incluía o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão).

6 - ANO 2020,
há 3 anos !
ARCOR Canoagem anunciou
a ampliação do hangar !

A ARCOR Canoagem aguardava, há um ano, o início do processo de orçamentação para as obras de ampliação e requalificaço do hangar, segundo o seccionista Paulo Rogério Framegas para, «termos uma noção mais exacta dos custos».
«O que levará o seu tempo», reportava o d´Óis Por Três. Tanto quem um ano depois, ainda não se sabe se foi aprovado e licenciado, embora a Câmara Municipal repetidamente tenha anunciado um apoio de 200 000 euros. estimando-se que as obras cheguem aos 350 000 euros, segundo disse o vice-presidente António Brinco na AGE de 29 de Junho de 2021.
A Secção, entretanto, participara em duas provas nacionais, depois da paragem provocada pelo COVID-19 (a de maratonas e esperanças) e abrira inscrições para capatação e iniciação à canoagem.
«A actividade pretende iniciar os mais novos na prática da canoagem, ao mesmo tempo que ocupam as férias de uma forma divertida e saudável», como referiu o seccionista Paulo Rogério Framegas, convidando a que «venham aprender a pagaiar connosco».
- NOTA: A notícia de há 3 anos reportava um ano de espera. As obras, ao dia de hoje, ainda não começaram. Já vamos, pois, em 4 anos de espera. Mas a ARCOR Canoagem, claro, vai lá chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário