domingo, março 13, 2011

Os padres e os seminaristas de Óis da Ribeira









A minha volta pela net de Óis fez-me encontrar o convite do Seminário de Santa Joana Princesa, de Aveiro, para que os jovens lá passem um ou dois dias, a 2 ou 3 de Abril. Quem sabe que vocações se poderão descobrir?! O convite suscitou-me uma curiosidade: quantos padres houve em Óis?

Recentemente, lembro-me da ordenação de um, o padre Carlos Reis (foto a cores), que já não exerce. E sei que, no século XX, apenas terá havido um, o padre José Bernardino (foto a preto e branco), que não conheci e sei que chegou a monsenhor. E não terão havido mais? Perguntei lá para casa e pouco mais soube. Ouvi falar de vários seminaristas e, com grande surpresa minha, seminaristas relativamente recentes.

Um deles é o actual presidente da assembleia geral da Arcor, Diamantino Correia. Sabiam? Eu não sabia, nem fazia a menor ideia. E sabem quem foi companheiro dele nas camaratas do seminário? Pois, foi Dinis Alves , filho do José Eurico. E foi também um filho de João Bicho, de que não sei o nome mas em altura diferente.

Já fechava a minha boca de espanto, quando me diz a minha mãe que quem também foi seminarista foi Dinis Santos, o bate-chapas. E sabem de quem ele é tio? Vejam lá, é do (ex-padre) Carlos, que agora é funcionário da Câmara.

1 comentário:

Anónimo disse...

A malta de Óis gsta muito de seminários...