sábado, janeiro 06, 2024

Alegre Dia de Reis de Óis da Ribeira... com Tuna Nova em 1930 !

A Tuna de  Óis da Ribeira em 1931. De pé, Óscar Matos, Serafim Reis, David Santos, Neca Resende, Manuel
Carvalho (Girão), Edmundo Reis, Abílio Viegas e José Framegas. Sentados, Aires Carvalho,
José Maria Costa, Virgilino Carvalho e Fernando Pires Soares. À frente, José Maia (Piedade),
José Ferreira dos Reis (da Luz/Olívia) e Alberto Almeida

A bandeira oferecida
pelo Conde Sucena

Notícia do «Jornal da
ARCOR de 23/03/1979


A então denominada Nova Tuna de Óis da Ribeira saiu à rua, pela primeira vez, em Dia de Reis de 1930. 
Há 94 anos e Nova não conseguimos saber a razão!
Tuna que, como lemos no «Jornal da ARCOR» de 30 de Março de 1980, que citamos, «deve seguir as tradições da sua antecessora, no seu mister».
A estreia, de resto, «era aguardada com ansiedade, tendo gerado aplausos»
Os números de música que executou agradaram e com a bandeira oferecida pelo Conde de Sucena desfraldada (foto ao lado), a Tuna percorreu as ruas da vila «pelo meio da tarde e à noitinha, visitando as casas dos visitantes a tocar a e cantar os Reis, recolhendo donativos para a caixa, recebendo dinheiro, chouriços e salpicões, que é costume dos outros anos os lavadores oferecerem nestas ocasiões».
A venda dos chouriços rendeu 30 000 reis.
«À Tuna, é bom que os rapazes dêem auxílio, juntando-se-lhe o fim de que não lhe faltem elementos, pois que a antiga Tuna chegou a tocar com 25 figuras e foi então que chegou ao auge», reportava o jornal, citando notícia da época, que desejava à nova Tuna de Óis da Ribeira «uma vida cheia de felicidades, bem como ao seu regente» - que era Óscar de Matos, «um novo mas um trabalhador».

- NOTA: A Tuna, que agora se chama Associação Filarmónica de Óis da Ribeira,  também participou, nesse ano de há 94 anos, na folia do Domingo Gordo de Carnaval (a 2 de Março), até com um raid a Espinhel e Piedade. E, no dia 4, o da Terça-feira de Carnaval, voltou às ruas de Óis da Ribeira. Eram tempos tunantes bem mais populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário