sábado, abril 20, 2024

Sede da União de Freguesias é em Óis da Ribeira desde 2013, ano da (des)União!


A sede da UFTOR é
em Óis da Ribeira

A sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, a popularmente chamada TravassÓis, é na sede da Junta de Óis da Ribeira (ver foto(, segundo decidiu a Assembleia de Freguesia de 19 de Dezembro de 2013, histórica por essa razão.
Ultimamente, tem sido levantada esta questão e, habilidosamente, a Junta de Freguesia, nos seus documentos oficiais, refere que as suas reuniões (e as da AFTOR) decorrem «no edifício da Junta de Freguesia em...»,seja em Óis da Ribeira, seja em Travassô.
Truques de políticos de trazer por TravassÓis...
Fazendo memória da oficial localização da sede da UFTOR na vila de Óis da Ribeira, recordemos que foi decidida na Assembleia de Freguesia de 19 de Dezembro de 2013, que era presidida por Sérgio Neves
, com 5 votos a favor, três contra e um nulo.
Ainda hoje se está por saber quem foi o autor desta «nulidade».
A imprensa de Águeda da altura deu destaque à novidade e, verrinosamente, lembrava que «sendo certo que os quatro proponentes (óisdaribeirenses) votaram a favor, ficou por se saber (o voto foi secreto) quem foi o quinto eleito a votar favoravelmente a localização da sede em Óis da Ribeira»
As assinaturas da Mesa da AFTOR
de 19 de Dezembro de 2013

Os 5 votos a favor,
os 4 votos contra e o
o voto nulo!

O articulista afirmava mesmo que «alguém traiu alguém, ou algo».
É fácil de fazer as contas: os quatro proponentes eram Diamantino Correia e Vital Santos (PS), Germano Venade e Manuel Capitão (do PSD). Todos de Óis da Ribeira, estes 4 de certeza votaram a favor. Falta o quinto, que poderia (?) ter sido António Horácio Horácio Tavares, óisdaribeirense do PS, mas ele mesmo disse nesssa histórica sessão que nã
o subscreveu a proposta, por «não achar relevante a localização da sede».
Para ele, a sede ser em Óis da Ribeira ou em Travassô era a mesma coisa, já que «o importante era ter algum elemento de Óis da Ribeira na Junta de Freguesia». Ele mesmo. E ele mesmo foi para a Junta.
Ou será que foi alguém de Travassô a votar em Óis, como se parece depreender do que disse Conceição Reis (do PS), de Travassô e que na altura, com declaração de voto, se demitiu da AFTOR, não sem criticar os conterrâneos Sérgio Neves e Sofia Marques, ambos então do PSD?
Vá lá saber-se.
A mudança da sede da União para Óis da Ribeira foi, pois, aprovada, pois, por maioria «através de voto secreto colocado em caixa» e conferidos pelos membros da Mesa - que, lembremos, era presidida por Sérgio Edgar da Costa Neves, com a 1ª. secretária Sofia Botelho Marques e o 2º. secretário Manuel Duarte Marques de Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário