domingo, setembro 07, 2025

- ANO 1899, há 126 anos: A comerciante Gracinda A. Reis (Tavares)!


O edifício do (antigo) Café Império, do Escondidinho,
da residência e da Funerária Pateira, esta na antiga 
Foto Tavares, ao lado da Igreja 
Gracinda A. Reis
(Tavares)


Gracinda de Almeida Reis (Tavares) foi comerciante em Óis da Ribeira e nasceu a 7 de Setembro de 1899 e faleceu a 16 de Abril de 1976.
Há 126 anos!
Filha de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria José dos Reis, casou a 12 de Julho de 1918 com Joaquim 
Joaquim Tavares
Tavares da Silva (na foto ao lado), comerciante que fundou a Escondidinho (loja de mercearia, onde agora é o «Escondidinho da Núria», bisneta, pelo seu casamento com Steven Tavares Pires, neto do filho Dinis de AlmeidaTavares da Silva), o Café Império (agora encerrado e conhecido ultimamente como Café da Celeste ou Café do Pires e Tasca do Ti Costa) e a Foto Tavares (casa de fotografia que ficava onde agora é a Agência Funerária Pateira).
O casal teve os filhos Eurico, Dinis e Durval, já falecidos, e Gracinda enviuvou a 11 de Abril de 1956, aos 57 anos e continuando a actividade comercial com a nora Celeste Pires dos Santos (Tavares), que foi esposa de Dinis - pais de Maria Gracinda, Maria Isabel e Joaquim dos Reis Tavares da Silva (Quim), já todos falecidos.
- NOTA: Fernando Tavares Pires, genro de Celeste pelo seu casamento com Maria Isabel (filha de Dinis e Celeste) continuou e ampliou a actividade comercial da família - agora assumida pelo bisneto Steven Tavares Pires (neto materno de Dinis). 

Sem comentários:

Enviar um comentário