domingo, setembro 07, 2025

- ANO 1901, há 124 anos: O casamento do revolucionário José Pinheiro de Almeida!

 

José Pinheiro
de Almeida
Mariana Jesus
Viegas


O óisdaribeirense José Pinheiro de Almeida foi um dos heróis aguedenses da implantação da República e integrava o «comando» que, alguns dias antes do 5 de Outubro de 1910, se preparava, sem conseguir, para prender o Rei D. Manuel II.
O Rei estava instalado no Bussaco e o grupo republicano aguardava na Pampilhosa ordens de Lisboa para a detenção do monarca. Grupo que tinha a cumplicidade do capitão Viegas, oficial da guarda do Rei que residia no Malhapão, em Oliveira do Bairro.
José Pinheiro de Almeida estava intimamente ligado ao movimento republicano de Águeda e a sua casa de Óis da Ribeira foi palco, poucos dias antes do 5 de Outubro de 1910, de uma reunião conspiratória.
Fo um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira, que se situava em casa localizada onde agora é o Centro Social da ARCOR e foi festivamente inaugurado a 30 de Julho de 1911 (ver AQUI).
José Pinheiro de Almeida nasceu a 11 de Dezembro de 1878 e era filho da costureira Maria dos Santos Pinheiro, foi carpinteiro e sapateiro de profissão e casou, aos 22 anos e a 7 de Setembro de 1901, hoje se fazem 124 anos, com Mariana de Jesus Viegas, também de 22 anos e jornaleira, filha de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira.
O casal teve 5 filhos: Porfírio e Severino (que faleceram ainda crianças), Eugénio e Elísio (que moraram e faleceram em Viana do Castelo) e Alexandre (em Óis da Ribeira).
- NOTA: Neto residente em Óis da Ribeira, filho de Alexandre, é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador na Rua Nossa Senhora de Fátima. 
- Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário