sexta-feira, março 02, 2018

Os falecimentos de Óis da Ribeira em 1908

Cemitério (novo) de Óis da Ribeira em dia 1 de Novembro

Jorge Duarte

A comunidade ribeirense enlutou nestes dias primeiros dias de Março de 2018, pela morte de três concidadãos: Maria Graciete Marques de Almeida, Silvério Gomes dos Reis e Manuel Duarte da Silva e Almeida.
Maria Graciete era viúva de Jorge Duarte Almeida e Silva, falecido a 15 de Abril de 1991. Pais de Ana Maria Duarte de Almeida Gomes (ausente na Austrália), Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e Maria José Marques de Almeida Génio. Faleceu a 28 de Fevereiro e foi a enterrar
Margarida (Silvério)
a 1 de Março de 2018, ontem, no cemitério paroquial de Óis da Ribeira.
Manuel Duarte da Silva Almeida era irmão de 
Jorge e radicou-se em Travassô, pelo seu casamento em Almear. Ambos filhos de Maria Aurora Silva e Mário Duarte de Almeida. Deixa viúva Maria Ferreira Gomes e os filhos Carlos Manuel e Paula Maria Gomes de Almeida. O seu funeral realiza-se amanhã, dia 3 de Março de 2018, às 15,30 horas, no cemitério de Travassô.
Silvério era filho de Margarida e Aníbal Gomes dos Reis, casado com Maria Ausenda Baptista de Oliveira (de Espinhel). pais de Aníbal, Amorim, Vasco, Silvério, Maria Otília e Madalena Baptista dos Reis. O funeral esta marcado para as 17 horas de hoje, 2 de Março de 2018, em Óis da Ribeira. 

Falecimentos há 110 anos!

A comunidade ribeirense enlutou-se pelo menos 10 vezes em 1908, há 110 anos. Faleceram 4 homens e 6 mulheres, degundo os registos paroquiais, deles podendo o d´Óis Por Três evocar os seus nomes.

Padre José Bernardino

1 - MANUEL TAVARES DUARTE
A 9 de Janeiro de 1908, uma quinta-feira, às 11,30 horas da manhã.
Aos 82 anos, proprietário e viúvo de Maria José dos Santos Silva, pais do padre José Bernardino dos Santos Silva (na foto) e de Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva - que viria a ser, do seu casamento com Manuel Maria Ala de Resen-
de, mãe de José, Manuel e Armando dos Santos Ala de Resende. Bisavô de José Bernardino, Ma-
ria(zinha), Manuel Maia, Armando, Albano, António, Rui e Laura Resende (filhos de Manuel), Maria Laura (dra.) e Paulo (de José).
Era filho de João Tavares da Silva, proprietário, e de Maria Clara Duarte.

2 - BERNARDA ALVES
A 28 de Março de 1908, um sábado, às 2 horas da manhã e em Cabanões.
Aos 76 anos e viúva de Manuel Francisco Gomes, que tinha sido agricultor, de Cabanões, lugar meeiro de Óis da Ribeira e Travassô.
Deixou filhos (não se sabe quem) e era descendente de Manuel de Almeida e de Maria Alves de Carvalho, jornaleiros de Travassô.

3 - MANUEL FERREIRA DA CRUZ
A 15 de Abril de 1908, uma quarta-feira, às 11 horas da manhã.
Aos 55 aos, solteiro e proprietário. Filho de Joaquim Ferreira, alfaiate, e de Maria Maria Luísa de Jesus, governo de casa.

José P. Almeida

4 - ANA MARIA DOS SANTOS PINHEIRO.
A 4 de Maio de 1908, uma segunda-feira, às 9 horas da manhã.
Tinha 81 anos ,era proprietária e viúva de José Framegas Alves, depois de enviuvar de José Ferreira Baeta, de Travassô. Era filha de Sebastião Tavares Pinheiro, de Travassô, e de Maria Teresa dos Santos, de Cortegaça, ambos lavradores. Mãe de Maria dos Santos Pinheiro e avó de Maria Pinheiro de Almeida, que foi mãe de Maria Dulce, Carmen, Arménio e José Valentim Pinheiro Estima. E avó de José Pinheiro de Almeida (na foto), que foi pai de Eugénio, Elísio, Alexandre, Severino e Porfírio Pinheiro de Almeida.

5 - ANACLETO PIRES SOARES
A 8 de Maio de 1908, uma sexta-feira, às 15 horas.
Tinha 89 anos e era padre católico e proprietário. Filho de Joaquim Pires Soares e de Joana Maria Tavares, ambos de Óis da Ribeira e proprietários.

6 e 7 - IRMÃS AURÉLIA 
E ADOSINDA REIS

A 29 de Junho de 1908, uma segunda-feira, às 14 horas.
Aurélia tinha 20 anos e Adosinda tinha 18, ambas solteiras e agricultoras, moradoras em Cabanões. Filhas de Domingos Francisco dos Reis, de Óis da Ribeira, e de Rosa Maria, de Cabanões, ambos lavradores.

8 - ANA MARIA DO ROSÁRIO
A 26 de Agosto de 1908, uma quarta-feira, às 11 horas da manhã.
Tinha 49 anos e inválida, viúva de Bonifácio Francisco dos Reis, proprietários. Filha de José da Silva Morais e de Josefa Maria do Rosário, ambos lavradores, e deixou um filho cuja identidade se desconhece.
Maria e Clarice Oliveira


9 - JOSÉ MARQUES FRAMEGAS
A 14 de Setembro de 1908, uma segunda-feira, às 7 horas da manhã.
Tinha 81 anos, proprietário, e era viúvo de Ana Marques Saldanha. Filho de Ma-
Celestino Oliveira
nuel Marques de Almeida e de Joana Framegas, ambos jornaleiros de Óis da Ribeira. Deixou filhos, cujas identidades desconhecemos.

10 - MARIA FERNANDES CORREIA
A 23 de Setembro de 1908, uma quarta-feira, às 11 horas.
Tinha 71 anos e era governo de casa, viúva de Bernardo Henriques de Oliveira. Pais de Carlos Henriques de Oliveira e, filhos deste, avó de Clarice e Maria (ambas na foto acima), Germina, Maria Camélia e Celestino Henriques de Oliveira (Importuno, na foto de baixo). Era filha de Francisco Fernandes Baptista e de Josefa Maria Correia, ambos jornaleiros.
RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário