quarta-feira, outubro 17, 2018

Óis da Ribeira em 4 tempos, separados por 160 anos!

O pinheiro manso caído no jardim de Fernanda Costa, na rua da Pateira
Igreja de Santo Adrião, com o padroeiro
 (assinalado a amarelo) e o pináculo der-
rubado pela tempestade (a laranja)


Óis da Ribeira em 4 tempos, separados por 160 anos e ligados ao dia 16 de Outubro.
Outros acontecimentos houveram neste dia, obviamente, mas o d´Óis Por Três encontrou estes 4, que terão algum interesse para o conhecimento actual e por isso deles falamos. 
Vejamos:
- 1858, há 160 anos: O Governador Civil de Aveiro,
deu um prazo de 8 dias para que «o Prior da Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» lhe enviasse «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento».
O Governador Civil era João Ribeiro de Magalhães e o prior de Óis da Ribeira, que era o responsável pela Junta da Paróquia, seria o padre Manuel Pires Soares. Até essa data, o Código Administrativo não era cumprido.
Armando Resende

Armando Ala Resende 
na Câmara de Águeda

- 1934, há 74 anos: O ribeirense Armando dos Santos Ala de Resende foi nomeado vogal substituto da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda.
O correspondente local do jornal «Soberania do Povo», em notícia de Óis da Ribeira que respigamos do site «Óis da Ribeira | Notícias, Curiosidades e Histórias, de Luís Neves (AQUI), referia que  «acaba de ser nomeado vogal substituto da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda o nosso conter-
râneo sr. Armando dos Santos Ala de Resende», a quem, acrescentou, «desejamos que saiba cumprir o dever do seu cargo e pugnar pelo engrandecimento da sua terra, para no futuro lhe darmos os parabéns».


David Soares dos Santos,
morte aos quase 102 anos!

- 2012, há 6 anos: David Soares dos Santos, fale-
ceu no dia 16 de Outubro de 2012, aos 101 anos, a 3 meses de fazer 102 - então, o ribeirense mais idoso da geração.
Nasceu a 30 de Janeiro de 1911, filho de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Margarida Go-
mes da Conceição, jornaleiros de Óis da Ribeira. Neto paterno de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima e materno de Tomaz Ferreira da Conceição e Mariana Gomes de Jesus.
Casou a 15  de Agosto de 1934, com Lucília Soares dos Reis, tam-
bém de Óis da Ribeira, nascida a 21 de Novembro de 1910 e filha de João Bernardino dos Reis e de Ana Rosa Soares dos Reis. De quem enviuvou a 5 de Setembro de 1978. O casal teve três filhos: Milton, Margarida e Manuel Soares dos Reis e Santos. 
Era irmão de Isaura, Deolinda e Mirene (já falecidos) e de Lurdes (da Lavoura, de 94 anos) e de Zulmiro, que este ano fez 100. Foi músico da Tuna (até à paralisação de 1962), várias vezes membro da Comissão Fabriqueira e da Irmandade (da Paróquia) e em dois mandatos da Junta de Freguesia, como secretário do presidente Armando Resende (em 1955/1959 e 1964/1967).
O poste já retirado da estrada

Tempestade «Leslie»
em Óis da Ribeira !

- 2018, dia 16 de Outubro: Refazem-se os estragos, felizmente poucos, provocados pela tempestade «Leslie», na noite de sábado para domingo (13 para 14 de Outubro). 
Os mais visíveis foram a queda do poste da electricidade em frente à casa de João Viegas, partido pela base e caído e atravessado na Rua Comendador António Bernardino (na imagem, ao lado, já encostado ao muro), e a queda do pinheiro manso do jardim da casa de Fernanda Costa (Agostinho Tavares). Outras árvores caíram, e muitos ramos destas, um pouco por toda a freguesia, mas felizmente sem causar prejuízos substanciais e muito menos sem se registarem acidentes pessoais - o que, obviamente, é de salientar.
Informaram o d´Óis Por Três que foram destelhados alguns pequenos barracões domésticos e que, na Igreja, caiu o pináculo decorativo (com uma bola) do lado esquerdo da frontaria, junto à torre.

Sem comentários:

Enviar um comentário