segunda-feira, agosto 29, 2022

* Os dias d´ÓdR a 29 de Agosto de há 15, há 10 e há 5 anos: As maravilhas de Óis da Ribeira! O saxofonista e solista do grupo «Estrela Azul»! Blogues da vila de Óis da Ribeira! Rebentamento da rede de águas e má sinalização na rua! Os «Separados do PS» ainda sem cartazes em Óis da Ribeira!


ÓdR há 15 anos!

As maravilhas de
Óis da Ribeira !

O d´Óis Por Três de há 15 anos, a 29 de Agosto de 2007, dava notícia de um curioso concurso que envolvia a vila de Óis da Ribeira:
Assim:
«A Câmara Municipal de Águeda lançou um concurso para eleger as 7 maravilhas do concelho e na lista de 61 aparecem duas de Óis: a capela de Santo António (foto em cima) e a fonte dos Amores (a primeira, foto de baixo). Para além da pateira.
A votação pode ser feita no site da Câmara e os resultados serão anunciados a 7 de Setembro, na Festa do Leitão.
- NOTA: Não sabemos quem escolheu estas «maravilhas», mas não seriam estas que o d´Óis Por Três escolheria. Basta olhar para as imagens! Nem sabemos o resultado de tal concurso. apesar das buscas que fizemos. Se viermos a saber, aqui contaremos.

O saxofonista e solista
do grupo «Estrela Azul»

A «Pergunta d´Óis» nº. 190, a 29 de Agosto de 2007, falava de um músico de Óis da Ribeira.
Assim:
«- O ribeirense que, durante muitos anos, foi saxofonista e solista do conjunto musical «Estrela Azul», de Oliveira do Bairro, foi Carlos Matos, o Bigodes. Respondida a questão de ontem.
Pergunta de hoje: que grupo integrou ele depois, extinto o «Estrela Azul«? Diremos amanhã.».
- NOTA: Carlos dos Reis Matos (o Bigodes, na foto) era neto e filho, respectivamente, de Jacinto Matos (um dos fundadores) e Óscar Pereira de Matos, regente da Tuna - que ele próprio também veio a dirigir.

Blogues da vila
de Óis da Ribeira!


O tema da «Tertúlia Literária» nº. 290, há 15 anos, tinha a ver com os blogues de Óis da Ribeira.
Assim:- «É pá, tu já viste o que vai aí por Óis, em termos de blogues?! Ele é blogues e mais blogues...», exclamou o Três.
- «Já vi, pá..., já vi... - Ele é o d´Ois a Dois, é o Arcor d´Ois, somos nós aqui do d´Ois Por Três, há também o Contra d´Ois. Isto é mesmo impressionante....», disse o d´Ois.
- «É, é isso mesmo. E ainda há os sites do padre, da tuna, da Arcor, os do Luís, da escola... Está tudo doido, tudo a copiar!!... É tudo a d´Ois...», disse o Três.
- «Até tu estás mesmo doido, acho eu. És mesmo como os d´Óis!...», riu-se o Três.
- NOTA: Hoje, 15 anos passados, quantos sobrevivem? A malta passou-se para outras plataformas sociais. Pensamos nós de que...
ÓdR Há 10 anos!

Rebentamento da rede de águas e má sinalização na rua!

A rede de 
águas de Óis da Ribeira «deu o berro» e, há 10 anos, o d´Óis Por Três falou do assunto e não só...
Assim:
«A notícia chegou-nos pelo telefone, informando que houve mais um rebentamento na rede de água em Óis, em frente à casa da Marta - no sítio onde se vê a sombra na estrada (à esquerda) da casa do sr. Salvador.
O último foi a 20 de Julho, há um mês e poucos dias.
Relata a n/ informadora que a ADRA esteve lá, tapou o buraco e deixou uns mecos na estrada, impedindo a circulação do lado direito (de poente para nascente) e obrigando quem se deslocar neste sentido a circular contra a mão. E qual é o problema? É que, ao entrar contra a mão, arrisca-se a bater de frente com quem eventualmente circular de nascente para poente. Quem for do lado do cruzeiro do centro social para o largo do cruzeiro do café do Nelson.
É que ali, como toda a gente sabe, é uma curva e quem transita na rua não vê quem circula de um lado, ou de outro.
- NOTA: Estes tipos da ADRA deviam ser postos na ordem e responsabilizados, por não sinalizarem devidamente o local. Hoje, 10 anos passados, diríamos coisa parecida. Basta lembrar o triste caso da Rua das Arroteias.
Os Juntos ainda não abrilhantaram as ruas de Óis da Ribeira com os seus cartazes. Aqui,
5 primeiros: José Garcia, Marta Morais, Mário Martins, António Horácio e Filipe Almeida
Mário Martins com a
pasta de candidatos no
dia de entrega das listas
ÓdR há
5 anos!

Os «Separados do PS» ainda
sem cartazes em Óis da Ribeira!

O d´Óis Por Três de há 5 anos falava de política local e da candidatura da lista de Mário Martins, que se passara do PS para o Juntos.
Assim: 
«O Movimento Independente JUNTOS ainda não «implantou» nenhum cartaz das Autárquicas de 2017 nas praças, avenidas, esquinas e alamedas de Óis da Ribeira. Pelo menos até ao final da tarde de ontem, 28 de Setembro de 2017. Igual, só a CDU..., vá lá saber-se a razão!
A rapaziada candidatavel, liderada pelo venerando Mário Martins e que começa a ser conhecida por «Separados do PS» (não nos levem a mal...), tem, porém, uma página oficial de facebook (ver AQUI, de onde retirámos esta imagem, mas que nada mais tem que avisadamente nos informe, nos esclareça, nos diga e se mostre. Repare-se, no entanto, que o grafismo dos «Separados do PS» é igualzinho, igualzinho..., ao do PS de há 4 anos - quando andavam, segundo então se diziam, pelo «caminho certo».
Vazio de ideias nas hostes «separadas do PS», não há, com toda a certeza. Apostamos, dobrado contra singelo. Aliás, tem muitas, e bem prolixas, o patriarca Mário, como bem sabem todos os eleitores de Óis da Ribeira e de Travassô.
É estratégia, por certo.
Andámos a navegar a net para saber mais deste esverdeado quinteto de Juntos, mas «Separados do PS»:
1 - MÁRIO MARTINS. Mário Ramos Martins, o líder, de 73 anos, empresário agrícola, de Travassô. Candidato do CDS/PP em 1993 (4º. da lista de Aníbal Pires), em 1997 (3º. da lista de Aníbal Pires, que depois substituiu na presidência) e 2001 (eleito presidente). Candidato do PS em 2005, 2009 e 2013 (sempre eleito presidente da Junta). Há 24 anos no poder local: dinossauro!
2 - ANTÓNIO HORÁCIO Pires Tavares, de 60 anos, metalúrgico, natural de Espinhel e residente em Óis da Ribeira. Candidato do PS em 1989 e 2013. É membro da Assembleia de Freguesia e, neste mandato, exerceu temporariamente as funções de secretário da Junta de Freguesia, substituindo Marta Morais, ambos eleitos pelo PS.
3 - MARTA MORAIS. Marta Lúcia Castro Morais, professora, de 36 anos, de Travassô, foi candidata do PS em 2005 e 2013. Actualmente, é secretária da Junta de Freguesia, eleita pelo PS.
4 - JOSÉ GARCIA. José de Castro Garcia, de Travassô. Controlador de qualidade e debutante em listas eleitorais.
5 - FILIPE ALMEIDA. Filipe Manuel Gomes Almeida, de 37 anos, professor, de Travassô e actualmente empresário. Foi candidato do CDS/PP em 2001 e do PS em 2005, 2009 e 2013. Actualmente, é vogal da Assembleia de Freguesia, eleito pelo PS.
- NOTA de 2017: Os dados podem ter alguma incorreção, por defeito,
de que se penitencia o d´Óis Por Três. Qualquer indicação pode
ser dada para o email doisportres2@gmail.com,

Sem comentários:

Enviar um comentário