quarta-feira, janeiro 31, 2024

ARCOR Canoagem nos Regionais de Esperanças e Maratonas do Centro!

O cartaz oficial da prova
ARCOR Canoagem



A ARCOR Canoagem inicia amanhã, dia 4 de Fevereiro, a sua época oficial de competição, a do ano de 2024, participando nos Campeonatos Regionais de Esperanças e Maratonas do Centro, marcados para a Ria de Aveiro, na Marina da Torreira.
A prova tem 10 clubes participantes, com 119 atletas inscritos, e a organização é da Associação de Canoagem do Centro, da Náutica da Torreira e do Conselho Regional de Arbitragem, respectivamente representados por Ana Rita Gonçalves, Paulo Rodrigues e Hugo Gomes.
A ARCOR tem19 tripulações e 20 atletas inscritos, nomeadamente em K2 seniores masculinos e femininos (2 e 2), K seniores (2), K1 juniores (2), K1 Masters A (1), Masters B (3) e Masters C (2), C1 seniores (2), C1 juniores (2) e C1 juniores femininos (1).
Clubes participamtes e além da ARCOR Canoagem são o Sporting Clube de Aveiro, o Náutico Barquinhense (de Vila Nova da Barquinha), Fluvial de Coimbra, Saavedra Guedes (de Pardilho, Estarreja), Náutica da Torreira, Canoagem de Ovar, Casa do Benfica de Montemor, Náutica do Mondego e Canoagem da Cacia.
A primeira prova está marcada para as 9 horas.

Os 45 anos de história da ARCOR em registo interno...

 

Os 45 anos internamente festejados pela ARCOR

ARCOR aos 45 anos de história
ARCOR há 45
nos: o primeiro
emblema




A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira foi fundada a 19 de Janeiro de 1979 e, nas suas redes sociais, assinalou os seus 45 anos, nomeadamente na sua página oficial de facebook e no dia 25 - como se pode ver AQUI.
Isto é, 6 dias depois e numa comemoração interna, longe do conhecimento público e que, por dever de ofício (Deus nos livre de tal presunção...), aqui damos conta, para maior e mais amplo conhecimento, até tendo em consideração que, como se lê na mesma página oficial, há «um novo rumo» na instituição.
«Novo Rumo» que é, recordemos, o slogan da presidência de Dinis da Conceição Alves. Seja lá isso o que for e o que significar.
Sem tirar nem pôr, damos, de seguida, conta do post da página oficial arcoriana de facebook, no dia 25 de Janeiro de 2024.
Presidente Dinis da
Conceição Alves


45 anos - Um
Novo Rumo!

Já lá vão alguns dias, é verdade, mas, para memória futura, aqui fica, tal qual e sem tirar nem pôr:
«ARCOR - 45 anos e um Novo Rumo.
«Estamos de PARABÉNS! 
Este mês celebramos 45 anos de existência.
Em Janeiro de 1979 um grupo de jovens tinha como objetivo criar uma associação que congregasse a vida da localidade e conciliasse as várias forças locais.
E a ARCOR é hoje reflexo dessa Força de Viver!
Hoje somos mais!
Com um novo Projeto Educativo e uma nova Proposta Pedagógica, diferenciadora, de exploração e aprendizagem num espaço projetado para oferecer um ambiente estimulante com total segurança e tranquilidade!
Com novos Profissionais com competências comprovadas que visam o desenvolvimento integral de todos os que beneficiam das diferentes respostas sociais – Infância e Terceira Idade, a ARCOR é hoje promotora de vivências de excelência.
Num mês de comemorações, queremos continuar a celebrar a vida e as relações com as famílias e com os utentes.
Queremos continuar a ser um ponto de encontro de famílias!
Com um NOVO RUMO, a ARCOR é um futuro com história.»
.
Fica dito, muitas felicidades!
O actual emblena,
desde 14/11/2003

Anotar algumas,
«poucas», coisas?

- NOTA 1: A história da ARCOR, neste apontamento oficial, não foi lembrada - ainda que mesmo muito resumidamente. Por exemplo, quem foram os fundadores da ARCOR?
- NOTA 2: Quais são esses «novo projecto educativo e nova proposta pedagógica diferenciadora» agora anunciados? Nada custava dizer quais são, para todos sabermos, especialmente os familiares dos utentes.
- NOTA 3: Quem são esses «novos profissionais com competências comprovadas, que desenvolvem integralmente projectos que os deferencia das suas respostas sociais?». Os nomes e os currículos, ao menos, para os homenagearmos?
- NOTA4: Que momentos e datas, e serão muitas, terão sido os mais relevantes nestes 45 anos da ARCOR?
- NOTA 5: O d´Óis Por Três, a 19 e 20 de Janeiro de 2024, AQUI e AQUI, deu oportunamente conta dos 45 anos da fundação ARCOR. E não fizemos nada que não devamos.
Desculpem qualquer coisinha e, por hoje, nada mais anotamos!!!

terça-feira, janeiro 30, 2024

Padre Júlio Grangeia, 40 anos de sacerdócio: «E sou muito feliz!...»

 

Padre Júlio Granjeia: 40 anos de sacerdócio!

O padre Júlio Grangeia, ontem!
Júlio Grangeia
em 1988

A celebração de 40 anos da ordenação sacerdotal do Padre Júlio Grangeia ocorreu ontem, na Igreja de S. Miguel de Travassô e partilhada com a comunidade.
«Sou muito feliz!...», disse na sua Eucaristia festiva e grato «a todos os paroquianos de Travassô, de Óis da Ribeir e de Espinhel e todos os que os fazem companhia».
A Irmandade dos Santos Mártires e a Catequese travassonenses prendaram Francisco Júlio Grangeia Pinto pelos seus 40 anos de sacerdócio. 
«40 anos!... Até me assusto», considerou o padre Júlio, reagindo com um sensível «obrigado por, mais que paroquianos, serdes meus amigos».
«Estamos juntos!...», afirmou o sacerdote, que festejará 66 anos de vida a 2 de Março de 2024: 
«Até logo, até amanhã, até sempre!...», concluiu Francisco Júlio Grangeia Pinto, que a Santo Adrião de Óis a Ribeira chegou a 9 de Outubro de 1988.
Parabéns, de nossa parte!
- Ver AQUI

Os jacintos há mais de 2 meses para serem retirados dos parques da pateira...

 

Contentores virados e jacintos no parque norte da pateira: Os jacintos foram retirados da 
estrada e atirados para a margem. Isto, 2,5 meses depois. E endireitaram os contentores

O montão de jacintos em frente ao restaurante aumentou de volume,
acrescido dos que por lá andavam soltos no parque. Vivó turismo!
Imagem de ontem, dia 29 de Janeiro de 2024


A 20 de Novembro de 2023, há já mais de 2 meses..., o d´Óis Por Três citou a Junta de Freguesia da UFTOR sobre a limpeza de jacintos nos parques da pateira de Óis da Ribeira.
O tempo, na realidade, «voa» a correr...
Assim anunciou, solene, a douta Junta de Freguesia da (des)UFTOR: «Procedemos hoje a limpeza da zona empedrada do parque da pateira, que se encontrava

O moliço na estrada e parque norte da pateira. A 26 de Janeiro
de 2024. E já lá iam mais de 2 meses! A estrada estava limpa,
ontem, e os jacintos atirados para a margem da pateira
«coberta de jacintos».
Só não via e vê quem não quer!
Procede(u) a Junta de Freguesia, claro está, através da sua sempre omnipresente e ominisciente equipa operacional. 
Já lá vão 2 meses e 
como AQUI se pode rever.

Limpeza há mais de
2 meses para avançar!

A sempre muito fluente informação autárquica local acrescentava, na sua página 
Jacintos na margem da pateira, junto ao parque
infantil e na tarde de ontem, dia 29/01/2024
oficial, e de novo a citamos, que «a restante limpeza irá avançar assim que as condições meteorológicas permitirem e em 
articulação entre Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia».
Isto, tendo em conta, e de novo voltamos a citar a Junta de Freguesia da (des)União de TravassÓis, datando-a a 11 de Novembro de 2023, «a quantidade anormal de jacintos nas margens, registada até ao momento».
Iria avançar?
Olhem, ainda não avançou.
E já lá vão mais de 2 meses! Aliás, mais de 2,5 meses!
A que poderíamos acrescentar, por dever de verdade e actualidade, os contentores virados em frente à Codiceiras e imediatamente a sul do hangar de canoagem da ARCOR - como se pode ver na imagem, ainda que, entretanto e talvez ontem, a situação tenha sido normalizada.

segunda-feira, janeiro 29, 2024

Padre Júlio Grangeia foi ordenado sacerdote há 40 anos!

O padre Júlio Grangeia ladeado pelo padre António Fonseca, à esquerda, 
e pelo diácono Fernando Reis - ambos já falecidos 
Os padres António Nunes da Fonseca
e Francisco Júlio Grangeia Pinto
Registo Diocesano


O padre Júlio Grangeia foi ordenado a 29 de Janeiro de 1984. 
Há 40 anos e na Igreja de Santa Eulália de Águeda. 
É pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira desde 9 de Outubro de 1988.
Hoje, assinalando esses 40 anos de sacerdócio e na Igreja de S. Miguel, em Travassô, será celebrada Eucaristia de Acção de Graças, às 19.30 horas.
Francisco Júlio Grangeia Pinto é natural de Vale de Ílhavo, em Ílhavo, onde nasceu da 2 de Março de 1958, e secerdotou em Águeda e Castanheira do Vouga, como coadjutor, para além de ter sido professor de Educação Moral e Religiosa, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda (entre 1984 e 2005).
«Eu se quero ser padre é porque sei que é melhor forma que eu encontro para ser feliz», escreveu o então jovem sacerdote, por ocasião da sua ordenação, há 40 anos e em mensagem publicada no jornal «Mais Luz», da Paróquia de Águeda - depois editada no «Correio do Vouga», o órgão oficial da Diocese de Aveiro.
Mensagem do Padre Júlio Grangeia,
publicada no jornal «Mais Luz» e depois
«Correio do Vouga»: «Quero ser feliz
convosco»!

Pároco de Óis da
Ribeira desde 1988!


A chegada do padre Júlio Grangeia a Óis da Ribeira foi a 9 de Outubro de 1988 e foi recebido pelo povo e autoridades locais, à entrada da ponte.
O cortejo seguiu para a Igreja de Santo Adrião, onde era esperado por D. António Marcelino, Bispo de Aveiro - que presidiu à celebração da missa, acolitado pelos padres Castro e Nestor e diáconos Fernando Reis (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos) e Afonso Henriques.
O padre Júlio Grangeia, no final, dirigiu-se ao povo que enchia o templo e agradeceu-lhe as boas-vindas, propondo-se trabalhar em prol da paróquia, de freguesia e dos espiritualmente mais necessitados.
Substituía o padre António Nunes da Fonseca, que faleceu em Cedrim do Vouga a 22 de Dezembro de 2009, aos 89 anos, nascido a 19 de Setembro de 1920, na freguesia de S. Pedro do Bunheiro (Murtosa). Paroquiou Óis da Ribeira durante 19 anos.
O padre Júlio Grangeia notabiliza-se por ser o primeiro sacerdote católico português a usar a internet como meio de evangelização, ainda nos anos 90 do século XX. É o popularizado «padre da internet».
Parabéns, padre Júlio!

domingo, janeiro 28, 2024

O mandato trienal tunante da AFOR de 2024 a 2026!


Órgãos sociais da Tuna/AFOR, eleitos a 26/01/2024 e para 2024/2026. De pé: Marisa Silva, Mariana
Alegria, Romeu Fernandes, Susana Gomes, Mário Marques, Luís Branco, Inês Reis, João Baptista, CarinaNunes, Sandra Marques, Carlos Vidal e Aurélio Reis. Sentados: Victor Fernandes, Luis Neves 
e António Soares
Luís Neves, saxofonista
e presidente da Tuna/AFOR
Jorge Élio da
C. Framegas


A assembleia eleitoral extraordinária da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira teve participação de 40 associados, 36 dos quais votaram na Lista A, liderada pelo músico Luís Neves - trineto materno de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores.
Os trabalhos decorreram na noite de anteontem, a noite de sexta-feira, dia 26 de Janeiro de 2024 e, a votos apurados, registaram-se também 2 em branco e 2 nulos.
A tarefa eleitoral foi dirigida por Carlos Emanuel Vidal, 1º. secretário da assembleia geral e também músico - na ausência da presidente Carla Tavares, que, no entanto, já felicitou os eleitos e sugeriu que «na tomada de posse temos que atualizar a foto!».
Não se conhece, todavia e ainda, a data dessa cerimónia oficial do empossamento.
Também Jorge Élio Framegas, antigo presidente da direção da Tuna e o responsável pelas obras da (antiga) sede, a da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), e criador das Marchas Populares, parabenizou os novos órgãos sociais tunantes e «especialmente a nova direcção», que é presidida por Luís Neves, seu próximo familiar. 
Jorge Élio Framegas, neto de Zulmira Matos (irmã de Óscar), é bisneto paterno de Jacinto Pereira de Matos e liderou a Tuna de 1999 a 2001, sendo depois presidente da assembleia geral (2002/2004) e, mais tarde, também suplente de outros órgãos sociais.
Carla Tavares
(PdAG)
António Soares
(PdCf)

Os dirigentes

para 2024/2026!

Luís Carlos dos Santos Neves assume a presidência da direção da Tuna/AFOR para o triénio 2024/2026.
Os eleitos da eleição intercalar de 26 de Janeiro de 2024 foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Carla Eliana da Costa Tavares (presidente), Carlos Emanuel da Silva Vidal (1º. secretário) e Marisa Ferreira da Silva (2ª. secretária). - Suplentes: Romeu de Castro Fernandes (filho do vice-presidente da direção) e Susana de Oliveira Gomes (filha de José Maria Gomes, músico, ex-dirigente e responsável pelas contratações da Tuna / AFOR).
- DIREÇÃO: Luís Carlos dos Santos Neves (presidente), Victor Manuel da Costa Fernandes (vice-presidente), Mariana Braz Alegria (1ª. secretária), Luís Filipe Ferreira Branco (2º. secretário), João Estima Baptista (tesoureiro), Carina Sofia Camacho Nunes (1º. vogal) e Sandra Cristina Estima Marques (2º. vogal). - Suplentes: Guilherme Fernando Barbosa da Rocha e Mário Fernando de Almeida Marques (sobrinho de José Maria Gomes).
- CONSELHO FISCAL: António Manuel Dias Soares (presidente), Maria Armanda Coelho Marques (1º. vogal), Paulo Jorge dos Santos Gomes (2º. vogal, presidente da Assembleia de Freguesia). - Suplentes: Aurélio Matos dos Reis (bisneto do fundador e familiar de Luís Neves) e Inês Alexandra Framegas dos Reis (trineta do fundador e sobrinha de Aurélio Reis).

sábado, janeiro 27, 2024

Luís Neves é o 14º. presidente da direção da Tuna/AFOR!

A Tuna de Óis da Ribeira em 1931. De pé, José Framegas, Abílio Viegas, Edmundo Reis (bisavô de Luís Neves), Manuel Carvalho (Girão), Neca Resende (com a bandeira), David Santos (pai de Manuel Soares), Serafim Reis e Óscar Matos - filho do fundador e pai dos presidentes Hostilino Matos e Carlos e avô de Hostilino Cardoso de Mastos; tio-avô de Jorge Élio Reis. Ao centro, Fernando Soares (pai de Porfírio Pires), Virgilino Carvalho, José Maria Costa e Aires Carvalho (sogro de Manuel Soares). À frente, Alberto Almeida (avô de António Horácio Tavares), José Ferreira dos Reis (da Luz) e José Maia 

Luís Neves, trineto materno
de Jacinto Matos e o 14º.
presidente da Tuna/AFOR

Família de tunantes: Óscar Matos,
tio-bisavô materno de Luís Neves,
Jacinto (trisavô materno) e
Hostilino Matos (primo-avô)


O engº. Luís Carlos dos Santos Neves foi ontem eleito presidente da direção da Tuna / Associação de Filarmónica de Óis da Ribeira, para o mandato de 2024/2026.
Trineto materno de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores, e bisneto paterno do músico Edmundo Pereira dos Reis (e o que mais adiante de verá), é instrumentista tunante desde 1997, é  o 14º. presidente da Tuna/AFOR, desde a«ressurreição » de 1993.
Foram os seguintes:
1 - 1993/1994: Hostilino dos Reis Matos, músico e neto do  
fundador Jacinto Pereira de Matos, filho do músico, maestro e dirigente Óscar Pereira de Matos, irmão do músico, maestro e dirigente Carlos dos Reis Matos.
2 - 1995, direção de gestão: Carlos dos Reis Matos, neto do 
Carlos Matos
António Neves
fundador Jacinto Pereira de Matos, filho do músico, maestro e dirigente Óscar Pereira de Matos e irmão do músico e presidente Hostilino dos Reis Matos.
3 - 1996/1998: Carlos dos Reis Matos, idem.
4 - 1999: António Simões Pinheiro das Neves, até 7 de Maio - data da sua morte. Sobrinho de Isolina Pinheiro das Neves, bisavó paterna de Luís Neves.
5 - 1999/2001: Jorge Élio da Conceição Reis, bisneto paterno do fundador Jacinto Pereira de Matos, sobrinho-neto materno de Óscar Pereira de Matos e primo dos irmãos Hostilino e Carlos (e de seu filho) e de Luís Neves (bisneto 
Jorge Élio Reis
António Melo
da avó Zulmira, irmã de Óscar e filha de Jacinto).
6 - 2002/2004: Porfírio Tavares Pires, filho do antigo músico Fernando Pires Soares (Barrão). Neto materno do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, que foi dirigente da Tuna nos seus primeiros 15/20 anos de actividade.
7 - 2005/2007: Hostilino Cardoso de Matos, bisneto do fundador Jacinto Pereira de Matos, neto do maestro Óscar de Matos e filho do músico, maestro e dirigente Carlos dos Reis Matos.
8 - 2008/2010: Manuel Soares dos Reis e Santos, filho e
genro, 
António Reis e Porfírio Pires
respectivamente, dos 
músicos e dirigentes David Soares dos Santos e Aires Carvalho e Santos (Salsinhas).
9 - 2011/2013: António Horácio Pires Tavares, neto, por afinidade conjugal, do músico Alberto Almeida (Calceteiro).
10 - 2014/2016: António Manuel de Azevedo Melo.
11 - 2017/2019: António Manuel de Almeida Reis, neto paterno do músico Edmundo Pereira dos Reis. Sobrinho do músico Armando Tavares dos Reis (filho de Edmundo).
12 - 2020/2022: António Manuel de Almeida Reis, neto paterno do músico Edmundo Pereira dos Reis. 
Sobrinho do músico Armando Tavares dos Reis. 
13 - 2023: António Manuel de Almeida Reis, neto paterno do músico Edmundo Pereira dos Reis. 
Sobrinho do músico Armando Tavares dos Reis.
14 - 2024/2026: Luís Carlos dos Santos Neves, trineto materno do fundador Jacinto Pereira de Matos, bisneto materno do músico Edmundo Pereira dos Reis, sobrinho-neto do decano músico Alípio dos Santos Framegas (irmã do avô Messias, do lado paterno) e sobrinho-bisneto do músico Armando Tavares dos Reis (irmão da avó Maria Clarice, do lado paterno e filha de Edmundo). 
se&o
- AMANHÃ: Os resultados eleitorais e os novos órgãos sociais.

sexta-feira, janeiro 26, 2024

Almoço de carnaval da Comissão de Nossa Senhora de Fátima 2024!

DJ M. Louiz


A comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima, a da edição de 2024 e da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, vai organizar o Almoço de Carnaval.
Está marcado para o dia 11 de Fevereiro e no recinto da antiga escola primária de Óis da Ribeira.
O programa, a dois tempos, inclui um almoço de arroz da galo, servido às 12,30 horas e com vinho, sumos, sobremesa e café.
É obrigatória a inscrição, por 12,5 euros, podendo ser feita juntos dos organizadores: Maria Dália Reis, a comissária juíza (pelo telemóvel 939279304), Bruno Soares, o juiz (913591307), Sónia Correia (914385725) e Francisco Oliveira (9141695392).
As crianças até aos 12 anos, não pagam inscrição.
O programa, a partir das 15 horas, terá animação com um DJ - o M. Louiz.
A tarde terá caldo verde, bifanas no pão, crepes e várias bebidas.
A comissão do juíz Bruno Alexandre Soares inclui Nuno Morais, Francisco Melo Oliveira, Miguel Ferreira Tavares, Nelson Almeida Martins e Fábio Duarte Lopes. O grupo de Maria Dália Alves dos Reis inclui Ana Sofia Resende Framegas, Sara Maria Tavares, Jenifer Oliveira Souto (Carolina), Lília Branco e Sónia Correia.

quinta-feira, janeiro 25, 2024

João Ferreira venceu prova da Nelo 510 de canoagem!

João Ferreira e Leonardo Melo no Nelo 510 de 20 de Janeiro de 2024
João Ferreira no pódio (1) do Nelo 510
Leonardo Melo no Nelo
510 de 20/01/2024



O canoísta João Ferreira, atleta master da ARCOR, venceu a quarta prova do Nelo 510 Cup, do seu escalão e que a 20 de Janeiro de 2024 se disputou no Paddling Center & Surfing Porto do Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.
A prova (de 5) tem como denominação Nelo 510 porque as embarcações tem essa referência (510) - o que, na prática, é um misto de lazer e para andar no mar, pois são totalmente estanques e mais estáveis.
João Ferreira, o vencedor do escalão de Veteranos C (entre os 55  os 64 anos), foi seguido de João Vilaça (2º.) e de Carlos Soares (3º.), ambos do Clube Fluvial Vilacondense.
Além da vencedora participação de João Ferreira, e também atleta do clube de Óis da Ribeira, participou Leonardo Melo - que se classificou em 5°. lugar do escalão de sub-23.


quarta-feira, janeiro 24, 2024

O programa de intenções da lista de Luís Neves para a presidência da Tuna/AFOR!

A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira na festa dos 108 anos!!!!
Foi na noite de 26 de Novembro de 2005. Há mais de 18 anos!

Luis Neves, trineto, e as duas filhas,
tetranetas do fundador Jacinto de Matos
A Tuna/AFOR


A reorganização da escola de música, o renascimento da Orquestra Juvenil e o reaparecimento das marchas populares são, para além da requalificação da futura sede - o edifício da antiga escola primária e como «espaço que permita maior e melhor vivência associativa» - são alguns dos objectivos propostos pela candidatura de Luís Neves à presidência da direção da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR).
O d´Óis Por Três já ontem AQUI deu conta de outras ideias do programa de intenções da candidatura liderada pelo também músico tunante - e que, para além das posições associativas referidas, é também o actual  terceiro suplente do conselho fiscal da ARCOR, o do mandato de 2023/2026.
Os projectos de intenções para o mandato de Luís Neves, o de 2024/2026, são os seguintes:
- ESCOLA DE MÚSICA: Reorganização e criação de condições para fazer renascer a Orquestra Juvenil.
- SÓCIOS E COMUNIDADE: Procurar aproximar a instituição dos sócios e da comunidade envolvente, melhorar comunicação, estimular o debate e participação e promover maior vivência associativa.
- INSTITUIÇÃO: Criação de um regulamento interno mais detalhado, que permita às futuras direções ter um guia de apoio às ações e decisões do quotidiano.
- OUTROS PONTOS: Trazer de volta a Marcha da Tuna, avançar com um Museu da Tuna d’Óis e criação de merchandising (t-shirt e sweat).
O acto eleitoral intercalar, recordemos, vai decorrer na sede da Tuna / AFOR, junto à ponte e entre as 21 e as 22 horas de 26 de Janeiro de 2024, a próxima sexta-feira.

terça-feira, janeiro 23, 2024

A morte de Paulo Marques Saraiva!

Paulo Marques Saraiva
Aníbal M. Saraiva


O cidadão Paulo Marques Saraiva, profissional do ramo da restauração, faleceu hoje, vítima de doença cardíaca e no Hospital Distrital de Aveiro (Centro Hospitalar do Baixo Vouga), aos 55 anos de idade.
Natural da próxima vila de Mourisca do Vouga, freguesia da Trofa, em Águeda, foi durante muitos anos colaborador da Mercearia e do Café Central, em Óis da Ribeira - propriedades de seu irmão Aníbal Marques Saraiva.
Paulo Marques Saraiva era casado com Maria Eduarda Simões Bernardo, da vizinha freguesia de Eirol, do município de Aveiro, e o casal tem a filha Jéssica Inês Bernardo Saraiva. Era genro de Manuel Marques Bernardo, também de Eirol.
O funeral está marcado para as 15 horas de amanhã, quarta-feira e dia 24 de Janeiro de 2024, da casa mortuária para o cemitério de Eirol. 
O corpo estará em câmara ardente meia hora antes.
RIP!!!

A candidatura de Luís Neves à presidência da Tuna / AFOR!

Luís Neves, o candidato
Luís Neves, o músico


O engº. Luís Neves é o candidato da Lista A à presidência da direção da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira - a AFOR. As eleições intercalares estão marcadas para 26 de Janeiro de 2024, a próxima sexta-feira.
Confirma-se, assim, a notícia do d´Óis Por Três de  15 de Janeiro de 2024, AQUI: «Eleições antecipadas na Tuna / AFOR! Luís Neves é candidato a presidente!»
O acto eleitoral vai decorrrer entre as 21 e as 22 horas e os novos órgãos sociais serão eleitos para o triénio 2024/2026.
«É objetivo maior desta direção assegurar um futuro à “Tuna de Óis”, visando o seu crescimento e sustentabilidade, assim como o reconhecimento da comunidade, em geral», considera a candidatura, frisando que «o protocolo de cedência da Escola Primária de Óis da Ribeira, em 2023, foi o 
Tuna / AFOR
primeiro e essencial passo neste caminho».
Luís Neves assume a liderança da Lista A (e outra não é conhecida, até ao momento...) e no manifesto eleitoral, sobre o edifício da antiga escola, considera mesmo que se trata de «um espaço em que esperamos vir a permitir maior e melhor vivência associativa».
O momento dos dias de hoje, e segundo a candidatura a estas eleições intercalares, é tempo de «iniciar obras de requalificação e pensar na reorganização do espaço interior, para dar melhor resposta às necessidades primárias, a escola de música e os ensaios».
A lista de candidatos

Os candidatos
da Lista A!

Luís Neves assume a candidatura à presidência da direção da Tuna/AFOR e era (é) 1º. vogal, eleito a 29 de dezembro de 2022.
A nova lista, a A e na prática, reconduz quase todos os empossados de 25 de Fevereiro de 2023.
Os candidatos são os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Carla Eliana da Costa Tavares (presidente), Carlos Emanuel da Silva Vidal (1º. secretário) e Marisa Ferreira da Silva (2ª. secretária). - Suplentes: Romeu de Castro Fernandes e Susana de Oliveira Gomes.
- DIREÇÃO: Luís Carlos dos Santos Neves (presidente), Victor Manuel da Costa Fernandes (vice-presidente), Mariana Brás Alegria (1ª. secretária), Luís Filipe Ferreira Branco (2º. secretário), João Estima Baptista (tesoureiro), Carina Sofia Camacho Nunes (1º. vogal) e Sandra Cristina Estima Marques (2º. vogal). - Suplentes: Guilherme Fernando Barbosa da Rocha e Mário Fernando de Almeida Marques.
- CONSELHO FISCAL: António Manuel Dias Soares (presidente), Maria Armanda Coelho Marques (1º. vogal), Paulo Jorge dos Santos Gomes (2º. vogal). - Suplentes: Aurélio Matos dos Reis e Inês Alexandra Framegas dos Reis.
Luís Carlos, à esquerda, e Marco
Aurélio, na apresentação de 1997


Quem é quem?
O candidato Luís Neves

Luís Carlos dos Santos Neves, de 40 anos e engenheiro electroté
cnico de formação académica e actividade profissional, é trineto materno de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores da Tuna.
É o (ainda) 1º. vogal da direção demissionária e, em termos tunantes, foi também foi vice-presidente das direcções de Manuel Soares dos Reis e Santos (em 2008/2010), na de António Horácio Pires Tavares (em 2011/2013) e na António Manuel de Azevedo Melo (em 2014/2016). E secretário na de Hostilino Cardoso Matos (em 2005/2007.
Casado com Eliane Pires da Rita (antiga executante da Tuna), o casal tem duas filhas e Luís Neves é músico no activo e um dos «frutos» da formação musical tunante. Teve a sua apresentação pública na festa dos 100 anos, a 15 de Novembro de 1997, quando também se apresentaram Jorge Élio, Vera Mónica, Sandra Cristina e Marco Aurélio.Políticamente, foi o segundo dos candidatos da lista do PS nas eleições autárquicas locais de Óis da Ribeira e liderada por Carla Tavares - sendo eleito para a Assembleia de Freguesia do mandato de 2009/2013. Na mesmo ano, foi 11º. candidato da lista do PS à Câmara Municipal de Águeda.
- AMANHÃ: O programa de intenções da Lista A.

segunda-feira, janeiro 22, 2024

Os projectos autárquicos locais para o ano de 2024!

Obras anunciadas na imprensa de Águeda


O presidente da Junta de Freguesia da (des)UFTOR, em delarações à iuprensa de Águeda, anuncioun «diversos projectos em mãos», que, no seu dizer, «queria ver avançar no decorrer do ano de 2024».
No que a Óis da Ribeira diz respeito, e é isso que nos interessa, Sérgio Neves anunciou obras no parque da pateira e o alargamento das Ruas dos Serrados e Benjamim Soares de Freitas. E, também disse, «avançar com um novo evento na pateira».
Modestamente, e pegando no seu 
Desporto ainda... inadaptado
caderno de intenções da campanha eleitoral de 2021, aqui lembramos algumas promessas:
1 - DESPORTO ADAPTADO
Criação de um Centro de Apoio ao Desporto Adaptado, que seria no casa da Junta de Freguesia, na Rua Adolfo Pires dos Reis - o Viveiro. Mas se na altura já estava degradada e abandonada, mais de 2 anos depois abandonada e degradada continua.
2 - CRECHE MONTESSORI
Seria instalada na Escola Primária, «dada» pela Junta de Freguesia à Delegação de Águeda da Cruz 
Vermelha, mas quanto a creche, era uma vez.
Promessas... à pateira
 Não há creche para ninguém.
A escola, foi, entretanto, cedida à Tuna / AFOR - Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
3 - PARQUE DA PATEIRA
 Recuperação das margens (nada..), passadiço entre os parques de Óis da Ribeira e Espinhel (nada...), criação de um parque de caravanas (nada...), criação de WC na zona nascente do parque (nada...), criação de bungalows nas Varandas (nada...). 
Chega de... nadas!
É tudo uma mão cheia de... nadas!
4 - ALDEIA DA FOTOGRAFIA

Projecto mundial com a National Geographic e a Associação Gravity Emotion para registar a marca «Travassô e Óis da Ribeira - Aldeia da Fotografia». Uma coisa em grande estilo!
Também a realização de um festival para, anunciou a propaganda eleitoral, «chegar a milhões de pessoas e assim atrair mais público às nossas paisagens, num turismo da natureza».
Pois..., todos sabemos o que se 8não) passa, mais de 2 anos depois: nova promessa!
Transparentes... transparências!
5 - FESTA DA PATEIRA
Torná-la, e criando-a, «em evento de cultura e arte».
Voltou a se (re)prometida, agora, e, pacientemente, continuaremos a aguardar tamanha festividade.
6 - DESCARGAS POLUENTES
Reforço da prevenção das descargas.
Pois..., pois!
7 - TRANSPARÊNCIA

Publicação das actas do Executivo e das Assembleias de Freguesia no site da UFTOR.
As da AFTOR, presidida pelo óisdaribeirense Paulo Gomes, é verdade, tem sido publicadas. Quanto às da Junta de Freguesia, passaram-se mais de 2 anos e vá lá saber-se delas. Sendo que são repetidamente perguntadas pela oposição.
Falando das transmissões on line das sessões da AFTOR, cadé?
Publicação dos relatórios de auditoria externa, onde?
Reforço da publicação de «todos os documentos de gestão» da Junta de Freguesia. Reforço? Pois..., mas reforço do quê?