- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense que é membro da direcção da Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Águeda? Diremos amanhã.
domingo, setembro 30, 2007
\\\ PERGUNTA D´OIS - 223
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 323
\\\ DUAS CAMPEÃS REGIONAIS DE CANOAGEM DE ÓIS DA RIBEIRA

sábado, setembro 29, 2007
/// PERGUNTA D´OIS - 222
- Pergunta de hoje: Um ribeirense foi, durante muitos anos, solista da Orquestra Típica de Águeda. Quem é? Respondermos amanhã.
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 322

- «A favor, espero eu...só pode ter sido!», respondeu o Três.
- «Bem t´enganas, só os socialistas Ferreira e a Carla do Agostinho. O Pires laranja absteve-se», disse o d Óis.
- «Absteve-se? Nem acredito!... Anda muito abstémio o presidente, muito azedo, muito limãozinho espremido...», comentou o Três.
/// HABITAÇÃO A CUSTOS CONTROLADOS NO SURPEL DE ÓIS DA RIBEIRA

GN: Não tenho qualquer indicação do presidente da Junta de Freguesia, de que seja esse o desejo.
\\\///
2x3: Retirado DAQUI, com a devida vénia. Pergunta do jornal Soberania do Povo ao presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais (GN). E, então, há ou não há habitação a custos controlados em Óis da Ribeira?
sexta-feira, setembro 28, 2007
\\\ ELEIÇÕES NO PSD!...

Se ele o diz!!!
/// PERGUNTA D´OIS - 221
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 321
/// BURACOS NAS ESTRADAS D´ÓIS

Aproxima-se o inverno e toda a gente sabe o que acontece: as águas e o tráfego vão multiplicar, alargar e aprofundar os buracos. Isto é, estragar o piso e incomodar e prejudicar o tráfego. Não custava muito que a brigada de obras da Câmara Munciial de Águeda passasse um dia pela freguesia e os tapasse.
2X3: Notícia retirada DAQUI.
quinta-feira, setembro 27, 2007
\\\ PERGUNTA D´OIS - 220
/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 320
\\\ ANIVERSÁRIO DA TUNA

Após 31 anos de "silêncio", voltaram, assim, a ouvir-se os sons da Tuna, desta feita sob direcção musical de Carlos dos Reis Matos, filho de Óscar de Matos (anterior maestro) e neto do fundador Jacinto de Matos. Foi ele quem, com alguns amigos, irmãos, primos e outros, tomou a Tuna num momento de esmorecimento e dispersão, para a reorganizar e trazer aos dias de hoje.
A (re)apresentação oficial foi realizada a 28 de Novembro de 1993, sendo de registar que alguns dos seus executantes o tinham sido já no passado. Momento alto da sua história foi, seguramente, a digressão ao Luxemburgo, em 2002.
As comemorações do 110º. aniversário começarão com a arruada de 18 de Novembro, continuarão coma missa de Santo Adrião (dia 19) e o jantar comemorativo, na noite de 25. O encerramento das comemorações, com várias actividades culturais e recreativas, está marcado para a tarde de 26 de Novembro.
2x3: Notícia e fotos retiradas DAQUI, com a devida vénia.
quarta-feira, setembro 26, 2007
/// PERGUNTA D´OIS - 219
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 319
/// UM CLUBE E UMA PISTA DE PESCA DESPORTIVA EM OIS DA RIBEIRA

\\\///
- Afirmação do presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, retiradas DAQUI, com a devida vénia
- Afirmação do presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, retiradas DAQUI, com a devida vénia
terça-feira, setembro 25, 2007
\\\ OIS DA RIBEIRA EM RETRATOS
/// PERGUNTA D´OIS - 218
- Pergunta de hoje: Quem foi o primeiro presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, eleito e empossado depois do 25 de Abril? Recordaremos amanhã.
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 318

- «Não, pá... tenho estado por cá. Tenho andado a reflectir sobre a Carta Educativa e o Pólo Edutivo Integrado da Pateira Nascente», respondeu o d´Ois.
- «E então?»retorquiu o Três.
- «Olha, eu acho mesmo é que ando mesmo a leste de tudo», disse o d´Ois.
segunda-feira, setembro 24, 2007
/// PERGUNTA D´OIS - 217

- Pergunta de hoje: quem foi o ribeirense, antigo presidente da Junta, que foi vereador suplente da Câmara Municipal de Águeda nos anos 40/50 do século passado? Diremos amanhã.
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 316
/// PATEIRA EM MAPA TURÍSTICO
A pateira tem 525 hectares de Águeda - o equivalente a 525 campos de futebolo, mais ou menos . O texto do mapa turístico que fala de Óis da Ribeira:
«Em Óis da Ribeira vale a pitoresca paisagem lacustre, mas também os campos circundantes, entrecortados por pequenos bosques, que reclamam a paleta impressionista de ummestre pintor».
domingo, setembro 23, 2007
\\\ PERGUNTA D´OIS - 215
/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 315

- «Olha, pá... estou aqui há mais de uma hora nesta enorme fila de trânsito, que não anda um milímetro. Que inferno!...», disse o Três.
- «Mas não podes, a polícia não te deixa passar, pá... Hoje é o Dia Europeu Sem Carros. Mas porque é que não vieste de transporte público? Era melhor... e não te chateavas», retorquiu o d´Ois.
-Ora... Nem pensar! Com o tempo que se demora em transportes.. Ou tinha de vir de comboio e ir a pé, do apeadeiro ou ficar na bicha.», disse o Três.
\\\ BICICLETA NÁUTICA NA PATEIRA

Victor David, com o apoio do Centro de Emprego de Águeda, criou o seu próprio emprego, inventando um modelo de bicicleta náutica, um projeto inovador e em fase experimental que começa a dar o que falar. Fibra de vidro para os cascos que servem de chassi, guiador, selim, pedais e leme juntam-se de uma forma, à primeira vista, estranha, mas funcional, já que possibilitam andar de bicicleta, não na estrada mas, dentro de água.
A segurança não foi esquecida e Victor David garante que "são plenamente seguras", mas claro, o ciclista troca o capacete pelo colete para água.
O modelo, que está à venda por mil euros (a unidade), está devidamente patenteada e David garante que, até hoje, "quem experimentou gostou."
A receptividade tem sido boa graças à estabilidade da bicicleta que pode ser utilizada por todos: "dos 8 aos 80", diz.
Actualmente já possui vários exemplares construídos e é possível experimentá-los, aos finais de semana, nas águas do parque de Óis da Ribeira (Águeda) onde permanecem expostos para alugar. A sua meta, para além da fabricação e comercialização, é tornar este "brinquedo" mais conhecido e utilizado por um maior número de pessoas.
\\\///
Fonte: Jornal da Bairrada Online - Portugal, Reichhold, 5 de Setembro de 2007
Tirada DAQUI.
sábado, setembro 22, 2007
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 314
/// PERGUNTA D´ÓIS - 214

- Pergunta de hoje: Quem mandou construir o monumento, em forma de barco, que está na estrada para a pateira, na curva antes do restaurante Pôr do Sol? Diremos amanhã.
/// O PÓLO EDUCATIVO PATEIRA NASCENTE

Não. Lidamos com ele há dois anos e achamos que ele tem alguma sensibilidade. Soube reconhecer que estava errado, porque havia mesmo um erro estatístico e estratégico, e porque havia pólos que teriam menos alunos do que essas duas freguesias. Não fazia sentido os alunos de Óis da Ribeira irem para o pólo da Trofa. Ainda bem que mudaram esta matéria, porque os alunos vão ficar mais bem servidos.
2x3: Pergunta e resposta dos vereadores António Tondela e Carlos Franco (ambos do PSD), retirada DAQUI, com a devida vénia.
sexta-feira, setembro 21, 2007
O BALCÃO "PERDI A CARTEIRA" !

Trata-se, pois do novo serviço "Carteira Pronta", a última novidade do 1º. Ministro. Na verdade, José Sócrates tem destas coisas e esta nem de propósito ! Os deputados até se riram quando ouviram a proposta.
Efectivamente e numa altura em que a carga fiscal é a maior jamais conhecida em Portugal; no dia em que temos novo responsável na "transferência para o Estado" da fatia obscena da riqueza que cada um produz - esse balcão vai ser muito necessário.
Muitas pessoas há muito perderam a carteira. Melhor, a carteira foi-lhes roubada por alguém que não é "pessoa de bem" - o Estado !
Sócrates discursou. Mas o discurso que já não convence nem parlamentares nem eleitores. Foi o que me pareceu! Eu não gostei desta peregrina ideia! Até parece brincadeira!
Sócrates discursou. Mas o discurso que já não convence nem parlamentares nem eleitores. Foi o que me pareceu! Eu não gostei desta peregrina ideia! Até parece brincadeira!
\\\ PERGUNTA D´OIS - 213

-Pergunta de hoje: Qual foi a empresa que construiu a ponte? Diremos amanhã.
/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 313
\\\ ÁGUA PERDIDA NA PATEIRA

O prejuízo desta (in)competência não sai, por certo, dos bolsos de quem tem a responsabilidade nestas matérias. Saísse e certamente não teriam ido dezenas (centenas?) de milhares de litros de água, por água… abaixo. E continuem.
\\\///
quinta-feira, setembro 20, 2007
/// PERGUNTA D´OIS - 212
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 312

- «E isso para combater o quê?», perguntou o d´Ois.
- «A sociedade de consumo....», respondeu o Três
- «Mas isso da sociedade de consumo não é mau?», interrogou o d´Ois.
- «Claro que é. É tal qual como a Coca-Cola...», explicou o Três.
- « Mas tu, afinal como é que é, tu também não gostas de Coca-Cola?...», perguntou o d´Ois.
- «Mas é claro que não gosto. Não gosto de sumo, nem cola. Cá para mim, não há nada que chegue a umas imperiais bem tiradas e geladinhas, no Pires, no Nélson ou no Pôr do Sol...», respondeu Três.
- «E com isso combates o quê?», perguntou o d´Ois.
- «A sede!!!...», disse o Três.
quarta-feira, setembro 19, 2007
\\\ PERGUNTA D´OIS - 211
/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 311
\\\ JORNADAS A MAIS E PÚBLICO A MENOS

Sábado passado foi a vez de mais uma jornada de futsal, no polidesportivo da ARCOR, e do concerto da Tuna Musical, na pateira. Domingo, foi o passeio de cicloturismo (com meia centena de participantes) e uma tarde de música brasileira. O programa vai continuar no próximo domingo, com o passeio a Braga, e terminarão a 13 de Outubro, com o Encontro de Coros do Orfeão de Águeda.
As jornadas da autarquia são as terceiras que, este ano se realizam em Ois da Ribeira - depois da Tuna e da ARCOR. Parece-nos excessivo e, salvo melhor opinião (naturalmente respeitável), seria de todo aconselhável que as três instituições «casassem» as suas disponibilidades e vontades para organizar jornadas com maior interesse programático, mais dinamismo associativo e maior participação popular.
A continuar como agora, a ideia que ressalta é a de que as instituições andam de costas voltadas – e nem é o caso - a ver qual delas organiza mais jornadas culturais e acabando por apresentar programas muito iguais e… pouco participados. Sem querer meter foice em decisão alheia, parece-nos estranho que a Junta de Freguesia organize provas desportivas. Então e a associação? Ou que organize concertos musicais. Então e a Tuna? Ou festivais de folclore e tardes de música brasileira. Então e as duas associações de carácter cultural da freguesia? Amanhã, a autarquia vai organiza provas de canoagem e encenar peças de teatro?
O comentário, podendo parecer depreciativo, não tem essa intenção. Muito menos redutor dos esforços e dinâmicas de cada instituição. Mas talvez valesse a pena (re)pensar as organizações festivas de Ois da Ribeira. Para não continuarmos a vê-las com tão pouco público. * CV
\\\///
2x3: Texto e fotos DAQUI, com a devida vénia
terça-feira, setembro 18, 2007
/// PERGUNTA D´OIS - 210

- Pergunta de hoje: Em que ano deixou ele de fazer a travessia? Diremos amanhã.
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 310
/// PÓLO EDUCATIVO PATEIRA NASCENTE

O documento passou no executivo camarário com votos favoráveis de Jorge Almeida, João Clemente e Elsa Corga (PS), tendo António Tondela e Carlos Franco votado contra. Gil Nadais e Paula Cardoso, de férias, não participaram.
A grande novidade é a criação do Pólo Integrado Pateira Nascente, que envolve as freguesias de Espinhel, Ois da Ribeira e Travassô.
A grande novidade é a criação do Pólo Integrado Pateira Nascente, que envolve as freguesias de Espinhel, Ois da Ribeira e Travassô.
segunda-feira, setembro 17, 2007
\\\ PERGUNTA D´OIS - 209

- Pergunta de hoje: Como se chamava o barqueiro que, até à inauguração da ponte, em 1952, passava pessoas e viaturas de Óis da Ribeira para Cabanões e vice-versa, através do rio Águeda? Diremos amanhã.
/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 309
domingo, setembro 16, 2007
/// PERGUNTA D´OIS - 208
\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 308
/// O LAR DA 3ª. IDADE DA ARCOR

O que, por exclusão de partes, fazia crer que, emendados esses erros, esta candidatura seria aprovada. E lembramos também o discurso do director da Segurança Social de Aveiro, no almoço de aniversário da Arcor deste ano. Dizendo aos directores da Arcor para prepararem a sardinha para a brasa que ele ajudaria.
Não se sabe qual foi a razão de agora. O que falhou, ou não falhou nada? Ou falhou tudo? Ou Óis não merece o apoio do Governo?
2X3
sábado, setembro 15, 2007
\\\ PERGUNTA D´OIS - 207
/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 307
\\\ PÓLO EDUCATIVO EM ÓIS DA RIBEIRA

Ao que soubemos, falta decidir a localização mas poderá bem ser em Óis da Ribeira - mesmo no limite com Espinhel, nos terrenos da Junta de Freguesia para onde há anos andam projectadas as casas de habitação social. Que se vão as casas, mas se faça o pólo educativo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)