O d´Óis Por Três, há sete para oito anos, fez uma tentativa de inventariação dos ribeirenses residentes fora de Óis da Ribeira. Descobriu pelo menos 375, um número fantástico!
Agora, casualmente, ficámos a saber de mais um (e outros terão saído ou regressado, depois de 2006).
E quem é que descobrimos?
Foi João Rodrigues Lopes, que já faleceu a 6 de Janeiro 2009, aos 86 anos, pai de Júlio Vieira Lopes - que viviam em Verba, na vizinha freguesia de Nariz, concelho de Aveiro.
O Jornal da Paróquia desse tempo dá conta que era filho de Cândido Rodrigues Lopes e de Maria Teresa Carvalho. Residia já há muitos anos em Verba, onde fez a sua vida de labor.
O funeral realizou-se no dia 8 de Janeiro de 2009, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.
Quisemos saber quem seria a sua família ribeirense e não foi difícil. Quem tem uma avó tem tudo. Então, João Rodrigues Lopes vinha a ser irmão de José Rodrigues Lopes, conhecido por Zé Salgado, que morava ao lado do cemitério novo. O seu único descendente residente em Óis é Maria Joaquina, da loja da Rua do Cabo. Outros são os seus irmãos Teresa e José Cândido. Repare-se que têm nomes dos avós, José Cândido mora em Recardães e Teresa em Alquerubim. Há um outro meio irmão, que reside em França - o Abel, o mais velho!
Notícia e foto DAQUI
Quantos somos e onde estamos?
Ver AQUI
1 comentário:
E a Isabel? ficou esquecida?! também é irmã da Joaquina e dos outros...
Enviar um comentário