domingo, agosto 03, 2025

O funeral de Alberto António é às 16 horas de 5 de Agosto de 2025!



António Alberto Dias Almeida
                                                                                                                                                                                                                         O funeral de Alberto António Dias de Almeida, de 62 anos, está marcado para as 18 horas da próxima terça-feira, dia 5 de Agosto de 2025.
O falecimento foi já ontem (dia 2), no Hospital de Aveiro, onde estava internado desde a véspera.
Casado com Rosa Maria de Oliveira Carvalheiro, o casal (ambos surdos-mudos) tem a filha Rosa Lina Oliveira de Almeida, engenheira zootécnica, moradores na Rua Comendador António Bernardino, em Óis da Ribeira.
Alberto António é filho de Zulmiro dos Santos Henriques de Almeida e de Amélia Figueiro Dias, moradores na Rua da Pateira. E neto paterno de Alberto Henriques de Almeida e de Deolinda Conceição Santos, neto materno de António Ferreira Dias (Zico) e de Ermelinda Figueiro Dias, já todos falecidos.
Irmão de José Carlos Dias de Almeida, morador na Rua dos Serrados.
A câmara ardente decorrerá a partir das 16 horas de terça-feira, na casa mortuária de Óis da Ribeira, com cerimónias fúnebres na Igreja de Santo Adrião.
RIP!!!
- Ver AQUI

O vandalismo no observatório da pateira no Bico da Mota!


O acesso ao observatório do Bico da Mota

... acesso ao observatório
A entrada do...


O passadiço de acesso ao observatório do Bico da Mota, na pateira de Óis da Ribeira, foi «assaltado». Não se sabe quando e por quem, mas a verdade é que «voaram» algumas tábuas.
As imagens são esclarecedoras.
O observatório foi uma das construções resultantes da candidatura do projecto «Liga-te à Pateira» ao Orçamento Participativo Jovem Portugal de 2017 proposto por Hélder Arede, Inês Tavares de Castro e o óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires.
O objectivo era (é) valorizar e proteger o património natural que é a pateira. Entre outros.
O projecto foi o mais votado a nível nacional e, a 8 de Janeiro de 2018, a cerimónia de Lisboa envolveu o Ministro da Educação (Tiago Brandão Rodrigues), o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (João Paulo Rebelo) e o presidente da Câmara Municipal de Águeda (Jorge Almeida). Como se vê na imagem, com os três autores da candidatura. Transmitida pelo canal «Maluco Beleza», de Rui Unas. - Ver AQUI

A festa de 8 de Janeiro de 2018: João Paulo Rebelo,
Inês T. Castro, Rui Unas, Tiago Brandão Rodrigues,
Alexandre Pires, Jorge Almeida e Helder Arede

As assinaturas e os
protocolos com o
IPDJ e a QUERCUS!

A 18 de Outubro do mesmo ano (2018), foi assinado o protocolo de colaboração entre Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, para comcretizar o o projecto.
O momento, entre outros momentos, teve participação de Edson Santos (vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda), de Sílvia

O observatório a 18/08/2024 (e hoje)
Vermelho (vogal do Conselho Directivo do IPDJ), e, da QUERCUS, de João Filipe Branco (presidente) e de Nuno Sequeira (vogal da direção nacional).
E também os presidentes das Juntas de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (Sérgio Neves) e Recardães e Espinhel (Manuel Campos). - Ver AQUI
Os trabalhos terão sido executados em 2019 e, depois disso, o observatório do Bico da Mota foi já alvo de vários actos de vandalismo.
Aos dias de hoje, está como se vê nas imagens.
Palavras para quê?
Se é assim que (não) se preserva a natureza e o património  ambiental da pateira!!!

- ANO 2010, há 15 anos: Acidente mortal para António Fernando Almeida!

O acidente do tractor na Estrada do Surpel. Há 15 anos!
António Fernando F. Almeida


óisdaribeirense António Fernando Framegas de Almeida faleceu a 3 de Agosto de 2010, vítima de um trágico acidente na estrada do Surpel, que liga Espinhel e Óis da Ribeira.
Uma terça-feira de há 15 anos!
Comerciante de gado e de 40 anos, conduzia um tractor com um atrelado carregado de areia, quando, ao descer a variante e ao efectuar uma travagem, provocou a capotagem do veículo. 
Terá sido cuspido e batido com a cabeça nalguma parte do tractor, o que lhe terá provocado morte imediata.
Deixou viúva Sandra Cristina Castelão Reis Framegas e duas filhas menores - Patrícia e Catarina, moradoras na Rua António Bernardino. 
- NOTA: António Fernando Framegas de Almeida era filho de Benjamim Soares de Almeida e Santos e de Maria Graciete dos Reis Framegas, moradores numa travessa da Rua Manuel Tavares (a do Cabo), em Óis da Ribeira.

- ANO 2001, há 24 anos: A maquete das sedes da ARCOR e Junta de Freguesia.

A maquete do Cento Social da ARCOR
e sede da Junta de Freguesia


A direção da ARCOR convidou os ex-presidentes dos órgãos sociais da associação e os ex-presidentes da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira para uma reunião de trabalho sobre o (seu) centro social e a sede da autarquia.
Reunião que se realizou a 3 de Agosto de 2001. 
Há 24 anos!
O objectivo, para além da mobilização em favor das obras, era pacificar o ambiente associativo arcoriano - muito tenso nos então últimos anos desse tempo.
A oportunidade foi aproveitada para se mostrar e apreciar a maquete do centro social, que já tinha sido publicamente apresentada a 1 de Julho e o então presidente da direção arcoriana (Celestino Viegas) falou das diligências que decorriam, no âmbito do concurso público - cujas propostas tinham sido abertas a 2 de Julho (anterior).
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Fernando Tavares Pires.

- ANO 1984, há 41 anos: A demolição de casas no Largo da Igreja!


O parque onde ficava a casa demolida

 A demolição da casa de Silvério Maria Reis ocorreu nos primeiros dias de Agosto de 1984, há 41 anos, permitindo alargamento do ainda hoje chamado Largo da Igreja.
O edifício e anexos ficavam mais ou menos no local onde hoje se situa o parque de estacionamento em frente à residência de Armando Resende e o proprietário estava então emigrado no Brasil. Fazia esquina com o largo da Igreja e a Rua Benjamim Soares de Freitas.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Isauro Carvalho e Santos com o secretário António Framegas Fernandes da Silva e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.

- ANO 1980, há 45 anos: Concursos e despoto na Festa da Pateira!

Jaime Reis
(foto actual)


A Festa da Pateira de há 47 anos teve 7 conjuntos musicais, como já ontem aqui demos conta, mas também concursos desportivos e de apanha de moliço.
O programa teve apoio da Comissão Municipal de Turismo de Águeda e envolveu os dias 2, 3 e 4 de Agosto de 1980, com cartaz desportivo no sábado e domingo.
Jaime Reis foi o vencedor do concurso de pesca, seguido de António Prazeres, Casimiro Estima e Dionísio Prazeres. A prova de ciclismo foi ganha por António Joaquim, por se apresentar com o veículo mais antigo.
Quanto à prova de apanha de moliço, venceu Miguel Marcos dos Reis, que tinha, imagine-se... 80 anos! Seguiram-se João Tavares dos Santos (2º.), Ernesto Almeida, Jorge Soares, António Estima e António Joaquim.

- ANO 1873, há 152 anos: Concurso para padre de Óis da Ribeira!

O DL 172 de há 152 anos

O concurso para o provimento do titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, e outras do país, foi publicado no Diário do Governo nº. 172, de 2 de Agosto de 1873.
Há 152 anos.
O edital era da 1ª. Repartição da Direção Geral dos Serviços Eclesiásticos, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e os interessados tinham 30 dias para apresentarem o necessário requerimento, separadamente para cada Igreja que pretendessem - devendo, porém e neste caso, colocar uma ordem de preferência.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira era o padre encomendado Ricardo Tavares da Silva, natural da vila, que, não sabemos se por razão deste concurso, viria a ser substituído pelo padre Venâncio Pereira entre Julho/Agosto de 1876.
Os últimos sacramentos que ministrou em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- BAPTIZADO: O de José Maria, filho do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, irmão do barqueiro Zebedeu Alves da Costa. A 11 de Junho de 1876.
- CASAMENTO: O de Maria Angélica dos Santos e João Tavares da Silva. Ela, de 32 anos, solteira e lavradora, filha de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia. Ele, de 54 anos, solteiro e lavrador, filho de João Tavares da Silva, de Travassô. A 29 de Maio de 1876. O casal, entre outros, viria a ter o filho e futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi dado à Rua do Cabo. 
- FUNERAL: O de Belarmina, filha de Maria Viegas, jornaleira, e de pai incógnito, de 11 meses e 7 dias. A 8 de Junho de 1876.

sábado, agosto 02, 2025

A morte de Alberto António Dias de Almeida!

Alberto António Dias Almeida
Alberto e José Carlos
 

O óisdaribeirense Alberto António Dias de Almeida faleceu hoje, no Hospital Distrital de Aveiro - onde, de urgência, tinha sido internado.Surdo-mudo de nascença, é filho de Zulmiro dos Santos Almeida e de Maria Amélia Dias Figueiro, moradores na Rua da Pateira. Casou com Rosa Carvalheiro, também surda-muda e moradores na Rua Comendador António Bernardino.
São pais da engenheira zootécnica Rosa Lina de Oliveira Almeida, licenciada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e escuteira do Agrupamento 853, de Travassô.
Alberto António trabalhou, profissionalmente, na área fabril e esteve sempre muito ligado ao mundo associativo, nomeadamente na Associação Cultural de Surdos de Águeda - de que foi um dos fundadores, tal qual o seu irmão José Carlos (actual 1º. relator do conselho fiscal), ambos muitas vezes dela dirigentes, desportistas praticantes em várias modalidades e actores.
Ainda não é conhecida a data do funeral. RIP!!!

ANO 1984, há 43 anos: O Foral de Óis da Ribeira!


O Foral de Óis da Ribeira
«


O «Diário da República» de 2 de Agosto de 1984, III Série, publicou o despacho do Ministro da Cultura que ordenava a inventariação do Foral Manuelino da Vila de Óis da Ribeira.
O despacho salvaguardava que «não poderá ser alienado ou enviado para fora do País, sem a prévia autorização do Ministro da Cultura, nem ser objecto de quaisquer trabalhos de restauro».
O despacho ministerial era já de 30 de Novembro de 1983.
A Câmara Municipal de Águeda tinha-o adquirido a 13 de Dezembro de 1983, já quase lá vão quase 42 anos, era Deniz Ramos Padeiro o presidente, e por 155 000$00, num leilão dos livreiros Azevedo & Burnay, em Lisboa. Seriam hoje mais ou menos 5000 euros, segundo o conversor da PORDATA.
- NOTA: A decisão camarária de compra, votada por unanimidade, tinha sido tomada na reunião de 7 de Dezembro desse mesmo ano de 1983.

- ANO 1980, há 45 anos: Festa da Pateira em 3 dias seguidos!

 


O restaurante «Pôr do Sol»



As Festas da Pateira, em Óis da Ribeira, realizaram-se em três dias de há 45 anos, com programa que envolveu 7 grupos musicais e concursos desportivos e de apanha do moliço.
Conjuntos musicais, actuaram «Os Perús», do Troviscal, e o «Renovação», de Fermentelos (do óisdaribeirense Carlos Matos, o Bigodes, no dia 2, sábado), «Complexo 4», de Espinho, «Splash», de Aveiro, e «Stop 70», de Vila Nova de Gaia (no dia 3, domingo), e «Amadeu Mota», de Bustos, e «Blue Band», de Águeda (dia 4, noite de segunda-feira).
Os festejos decorreram no largo em frente ao restaurante «Pôr do Sol» e, quanto a desporto, houve corrida de bicicletas, pesca ao nasso e uma concentração e desfile de apanhadores de moliço.
- NOTA: Infelizmente, as festas da pateira deixaram de se organizar, em ano impreciso dos anos 85/90. Em 2019 e a 3 e 4 de Agosto, a Junta de Freguesia da UFTR reeditou-as em novo  formato e o presidente Sérgio Neves assegurou ao d´Óis Por Três que «trata-se de um evento a continuar a realizar, a melhorar, a envolver cada vez mais instituições e pessoas». Só que não mais se realizaram.

- ANO 1919, há 116 anos: A morte do avô do benemérito Jacinto Bernardo Henriques!


O registo paroquial 
A capela onde está
sepultado Jacinto
B. Henriques


Jacinto Bernardino Henriques, avô do homónimo que dá nome à antiga Rua da Ponte, faleceu há 116 anos, a 2 de Agosto de 1909. 
Filho de Manuel Henriques Gregório e de Joaquina Maria, era viúvo e tinha 68 anos. Teve vários filhos, entre eles a lavradora Ana Rosa de Almeida, que viria a ser mãe do benemérito.
Jacinto Bernardo Henriques, o neto e benemérito, que nasceu a 21
de Agosto de 1894 - antes do casamento da mãe, com António Maria da Silva, solteiro e jornaleiro, de 30 anos, filho de Maria Luísa e natural da Arrota Velha, em Espinhel.
Casamento que, segundo os rituais da Igreja Católica, se realizou a 20 de Maio  
de 1899 - sendo então reconhecido como filho legítimo do casal consorciado - como se pode ler na imagem ao lado, que é parte do registo paroquial.
Ana Rosa tinha 21 anos, era solteira e jornaleira e testemunhas do casamento e do reconhecimento filial foram o (então futuro) professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, ao tempo ainda solteiro e agricultor, e José Maria da Costa, casado e barqueiro, ambos naturais e residentes em Óis da Ribeira.
- NOTA: A cerimónia foi celebrada pelo padre Manuel Gomes de Andrade, quem, ao tempo, era titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.

- ANO 1894, há 131 anos: O inventário por morte de António Duque!


O edital de há 131 anos


O Juiz de Direito da Comarca de Águeda, R. Calisto, determinou, a 23 de Junho de 1894, a citação de credores pela morte de António Rodrigues dos Santos, de Óis da Ribeira e por aqui conhecido como António Duque.
O edital foi publicado no Diário do Governo nº. 172, de 2 de Agosto de 1894, há 127 anos, citando os credores Joaquim Sucena, Manuel Dias de Carvalho e Manuel Maria Figueiras, da Oliveirinha, e o Convento dos Carmelitas de Aveiro.
António Duque era avô das irmãs Maria do Carmo e Rosa, que foram casadas com Belmiro Gonçalo e Acácio Gomes, já todos falecidos. Bisavô de Jaime, José, Luís e Palmira (já falecidos), Benedita e Abel (motrador em Travassô), todos filhos de Maria do Carmo, e Beatriz e Maria de Fátima (filhas de Rosa).

sexta-feira, agosto 01, 2025

Elisa Pires é a candidata do PS em Travassô e Óis da Ribeira!


Mulheres Socialistas de Águeda: Fátima
Ribeiro, Utília Ferrão, Júlia Melo, Elisa
 Pires e, à frente, Gilda Corte Real
Elisa Pires de Almeida 

A comercial Elisa Maria Pires de Almeida é a candidata do PS à presidência da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira nas eleições autárquicas de 12 de Outubro de 2025.
Elisa Maria Pires de Almeida tem 59 anos, é mãe de um casal e há muito que está ligada ao PS, ora como eleita da Assembleia Municipal de Águeda (cargo em que foi empossada para 2021/25), ora integrando a Comissão Política Concelhia dos socialistas (do Secretariado).
É membro da estrutura partidária Mulheres Socialistas de Águeda (eleita em Janeiro de 2020 e liderada por Júlia Melo, a socialista que foi candidata a presidente da Junta de Freguesia da UFTOR em 2017, 2019 e 2021).  Foi presidente a direcção da Associação Desportiva de Travassô (a ADT), em 2006/07 e (?) até 2013 (?), substituída por uma comissão administrativa).
A 18 de Maio de 2025, foi a presidente da Mesa da Assembleia de Voto de Óis da Ribeira nas eleições legislativas.
«O PS aposta em Elisa Pires pela capacidade e experiência demonstradas em diferentes áreas e pelo compromisso em construir uma união de freguesias mais participada, aberta a todos e dinâmica», considerou Paulo Tomaz, o presidente da Concelhia do PS de Águeda.
Elisa Pires de Almeida

Uma família de
políticos locais!

A candidata Elisa Maria Pires de Almeida é oriunda de família muito ligada à política local. A de Travassô, principalmente,
E muito pluralista!
A mãe é Maria Arlete de Almeida Pires e foi candidata nas listas socialistas da UFTOR de 2017, de 2019 (intercalares) e de 2021.
O pai é Aníbal de Almeida (já falecido) e foi candidato do CDS em 1982, no 15º. lugar da lista liderada por Américo Ferreira da Silva.
O irmão Aníbal Pires de Almeida, eleito pelo CDS, foi presidente da Junta de Freguesia de Travassô em 1994/1997 e 1998/2001 (quando auto-suspendeu o mandato, sendo substituído na presidência por Mário Ramos Martins). 
O tio materno Mário de Almeida Pires, sempre pelo PSD, foi presidente da Junta nos mandatos de 1986/1989 e 1989/1993 e membro do executivo do sobrinho Aníbal (em 1998/2001). Em 2002, foi terceiro da lista de Jorge Élio Framegas, em 2005 foi o quarto da lista de José Correia de Lima e em 2019 foi o segundo  lista de Ilda Pinheiro, a actual tesoureira da UFTOR.
Elisa Pires foi presdente da Associação
Desportiva de Travassô (aqui, em 2006)
A tia materna, irmã de Mário, de Arlete, de Hélder e de José Arménio, é Elisa de Almeida Pires de Oliveira (que foi funcionária da Segurança Social) e também foi activa nas autárquicas locais, integrando várias listas. Em 2005, foi quinta e em 2019 foi quarta do PS de Mário Martins. Em 1985 foi sétima e em 1989 foi quinta do PSD (do irmão Mário). Em 1993, foi 8ª. do CDS de Aníbal Pires (seu sobrinho, filho de Arlete e de Aníbal Almeida, e irmão de Elisa Maria, a candidata socialista de 2025); em 1997, foi quarta e em 2001 foi 24ª. das listas do CDS de Mário Martins. Foi candidata do Juntos de Mário Martins (em 2017) e de Fernando Pinto (nas intercalares de 2019).
O tio José Arménio de Almeida Pires (já falecido e que foi dono do restaurante A Lareira, sogro de Milton Gomez) foi o líder do CDS nas eleições de 1985 - quando outro tio, o irmão Hélder, foi o quinto. Hélder de Almeida Pires que, em 1989, foi o primeiro da lista do CDS - exactamente nas mesmas eleições em que outro irmão (Mário) foi eleito presidente pelo PSD - numa lista que incluía Maria Elisa de Almeida Pires de Oliveira. 
Hélder Filipe Pires, filho de Hélder de Almeida Pires e primo de Elisa Maria Pires de Almeida, fez parte da lista do Juntos à Câmara Municipal de Águeda em 2017.
É uma verdadeira «pirada» política ... Perceberam? Leiam outra vez! E desculpem alguma possível imprecisão e/ou omissão!
se&o

Vandalismo n


A morte de Armando Meireles Fernandes!

Armando Meireles
José Armando


O oisdaribeirense Armando de Meireles Fernandes, de 83 anos, faleceu hoje, dia 1 de Agosto de 2025 e vítima de doença!
Natural de Amarante, fixou-se em Óis da Ribeira pelo casamento com Maria Benilde da Silva Morais - filha de José Maria Morais Júnior e Alexandrina Silva, já falecidos
O casal, morador na Rua do Hermengildo (às Arroteias), foi pai de José Armando Morais Fernandes (falecido a 19 de Agosto de 1991, aos 22 anos de acidente de motorizada), Maria Cristina Morais Fernandes, João Carlos Morais Fernandes, Luís Manuel Morais Fernandes, Maria Isabel Morais Fernandes e Maria de Fátima Morais Fernandes.
O funeral realiza-se amanhã, sábado e dia 2 de Agosto, pelas 12 horas, da capela mortuária para o Cemitério Novo de Óis da Ribeiral. RIP!!

- ANO 1998, há 27 anos: Sérgio Soares na Taça Mundial de Maratonas!


Sérgio Soares

O canoísta Sérgio Soares, atleta internacional da ARCOR, foi quinto classificado da Taça do Mundo de Maratonas II, que se disputou a 1 e 2 de Agosto de 1998.
Há 27 anos!
A prova realizou-se em Bombannes, nos arredores de Bordéus, em França, envolvendo os mais categorizados canoístas de C1 do todo o mundo - o que (só!!!... e não foi pouco) valorizou o seu magnífico quinto lugar. 
Dias antes, em Mortágua, o internacional arcoriano sagrara-se campeão nacional de pista em C1, nas distâncias de 1000 e 10 000 metros. E foi vice-campeão nacional dos 500 metros.  
Uma grande carreira desportiva!

- ANO 1952, há 73 anos: Estudantes de ÓdR com êxito em escolas e liceus!

Fernando Reis

Arlindo Reis


O ido ano de 1952 - há nada mais nada menos que 73 anos!... - não seria tempo de muito vulgarmente andarem óisdaribeirenses a estudar, para além do ensino primário, mas o «Jornal da ARCOR» de Setembro de 2002 dá conta de vários, apontados ao dia 1 de Agosto de 1952.
Arlindo Reis Duarte de Almeida concluiu o curso geral do Comércio na Escola Industrial e Comercial de Águeda «sendo dispensado das orais». O irmão Fernando, falecido a 6 de Novembro de 2019, concluiria semanas depois o curso de serralheiro, na mesma escola. Filhos de Rosa (já então falecida) 
e de Manuel Baptista  Duarte de Almeida, viviam com os avós  
José Pinheiro
maternos -  Maria Augusta Marcos dos Reis e Manuel Fernandes Estima -, na Rua do Cabo - a actual Rua Manuel Tavares.
Estudante em Anadia, Eugénio Framegas Pinheiro de Almeida (já falecido, em Viana do Castelo) transitou para 5º. ano do Curso Geral do Comércio, enquanto o irmão José, residente em Viana do Castelo, passou para o 3º. ano. Ambos eram filhos de Arménia Framegas de Almeida e Alexandre Pinheiro de Almeida e irmãos de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador em Óis da Ribeira.
Estudante no Liceu de Aveiro, António Pires Estima transitou para o 3º. ano. Era filho de Leolinda Pires Marques e José Maria Estima, já todos falecidos. Moravam na Rua do Cano (a Manuel Tavares). Mais tarde, emigraria para o Brasil, juntando-se aos irmãos José, Dinis e Maria.

- ANO 1911, há 114 anos: Bens da Igreja de Óis da Ribeira para o Estado Português!


A imagem de Santo Adrião na frente
da Igreja, cruz de prata do século XVII
e, também deste século, a capela de
Santo António e o portal do templo

A Igreja de Santo Adrião
de Óis da Ribeira (atual)

O Estado Português arrolou todos os bens da Igreja e Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 1 de Agosto de 1911.
Há precisamente 114 anos!
O arrolamento decorria da Lei de Separação do Estado da Igreja, artigo 28º., de 20 de Abril desse ano, decretada pelo Governo Provisório, presidido por Teófilo Braga e com Afonso Costa como Ministro da Justiça e dos Cultos, que procurava de imediato reduzir a influência da Igreja Católica na sociedade portuguesa.
A decisiva reunião foi participada pelo médico Eugénio Ribeiro (o então administrador do Concelho de Águeda), por Augusto Almeida e Silva, aspirante de Finanças (que representava o Secretário das Finanças) e pela Junta da Paróquia de ÓdR, presidida pelo padre Ricardo Pires Soares, com o tesoureiro Albano Joaquim de Almeida e os vogais Jacinto Matos dos Reis e João Bernardino dos Reis.
O padre José Bernardino dos Santos Silva era o pároco local e não quis participar no arrolamento dos 94 bens (móveis) e ainda a residência, com sobrado e quintal (o então denominado passal, que fica(va) imediatamente a norte do templo), o cemitério e a capela de Santo António, 15 terrenos e baldios - que tinham áreas entre os 2150 metros quadrados (o adro) e os 4 230 (a pedreira das Quintas).
- NOTA: A 12 de Abril de 1912 todos estes bens passaram para a Comissão Cultual e, desta, voltaram à posse da Igreja a 11 de Março de 1915 - alfaias, móveis e objectos religiosos, com falta de alguns, nomeadamente 10 peças de prata do resplendor e um mocho.


quinta-feira, julho 31, 2025

A opção de Guilherme Reis pelo sacerdócio!

 

Guilherme Reis, à direita, recebeu o Ministério do Leitor a 6 de Julho de 2025

Guilherme Reis como Ministro do Leitor


O seminarista Guilherme Reis descobriu a vocação para o sacerdócio quando, em 2014, começou a «ser acompanhado pelo Seminário de Aveiro».
«Decidi-me pela entrada no Seminário Maior na passagem do décimo para o décimo primeiro ano, tendo esperado pela conclusão do secundário para entrar
», explicou ao d´Óis Por Três.
- O que que lembra desse período?
- GR: Foi um período de muita reflexão e oração, de procurar aprofundar esse desejo e de começar a partilhá-lo com algumas pessoas mais próximas, para tentar perceber se seria esse o caminho.
- Teve muitas indecisões?
- GR: «Até entrar, tive momentos de indecisão. Ainda foram dois anos de espera e de caminho, umas vezes muito convencido e outras nem tanto».
- Teve conselhos sobre disso?
- GR: «Nunca deixei de ser acompanhado, quer pelo Seminário de Aveiro quer pelo meu pároco, pelo nunca me senti desamparado e sempre tive alguém para me escutar e aconselhar».
- Como é que a sua família recebeu a notícia da sua vocação?
- GR: «Penso que a minha família ficou surpreendida, mas sempre me apoiou em todo o percurso».
Os pais de Guilherme Reis são António José Matos dos Reis, de Óis da Ribeira, e Maria Clara Ferrão Pinheiro, de Cabanões - que estiveram emigrados na Venezuela. O casal tem outro filho, o Xavier, mas Guilherme já nasceu em Portugal
Actualmente, está em Roma, no Jubiléu dos Peregrinos da 
Esperança - acontecimento que se realiza de 25 em 25 anos e é um momento de renovação espiritual, perdão e reflexão para os fiéis.
Onde, coincidentemente, está um grupo de paroquianos de Santo Adrião de Óis da Ribeira: as catequistas Ondina Soares e Anabela Neves e os jovens Eduardo Framegas, Mara Brites, Mara Oliveira, Inês Lopes e as irmãs Francisca e Rita Soares - Ver AQUI
A 6 de Julho e no Dia da Igreja Diocesana, recordemos, Guilherme Reis recebeu o Ministério de Leitor - mais um passo no seu caminho em ordem ao presbiterado.
- ONTEM: «O seminarista Guilherme Reis a 3 anos da ordenação sacerdotal» - ver AQUI



Varela e Pedro em 6º. lugar no Mundial 2075 de Masters de canoagem"

 

A classificação oficial da prova de K2 200 metros de Mundial de Masters

Pedro Carvalho e Sérgio  Varela com
 a prata de vice-campeões do mundo


A dupla Sérgio Varela / Pedro Carvalho, da ARCOR Canoagem, foi sexta classificada da Final A de K2, 200 metros, que há momentos se disputou na pista do CAR de Montemor-o-Velho e a contar para o Mundial de Masters.
Os atletas arcorianos do escalão 45/49 anos fizeram o tempo de 38s.36cs, mais 2s.66cs. que os vencedores, os espanhóis Carlos Perez e Francisco Santos (com o tempo de 35s.69cs). Também espanhóis, os segundos classificados foram Sérgio Gonzalez e Juan Valle (mais 1s.43cs). Os húngaros Lazlo Tapodi e Lazlo Laszlofalvi foram os terceiros (37s.11cs).
A outra tripulação portuguesa, formada por Tiago Sobral e Sérgio Jesus, do Clube Fluvial Odemirense (de Odemira), ficou em oitavo lugar, com o tempo de 39s.97cs., mais 1s.61cs. que Sérgio Varela e Pedro Carvalho.
Os quatro, recordemos, formaram a tripulação portuguesa do K4, 200 metros, dos 45/49 anos, que ontem ganhou a medalha de prata e se sagrou vice-campeã do mundo. - Ver AQUI


- ANO 2011, há 14 anos: Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira!

 

A Festa do Peixe de 2011



A Tuna Musical de Óis da Ribeira  realizou a Festa do Peixe de 2011 nos dias 30 e 31 de Julho.
A primeira edição tinha sido em 2006, integrada no chamado Fim-de-Semana Cultural, que decorreu durante 3 dias
.
«Assim se manteve até este ano, com a parte gastronómica sempre mais procurada. Foi por isso mesmo que o evento se denominou apenas por Festa do Peixe, mantendo o mesmo formato e localização dos anteriores», disse o então vice-presidente Luís Neves - agora presidente da direção.
Novidade de há 14 anos foi a presença no recinto de uma bateira enfeitada com objectos relacionados com a pesca, estando também cheia de água e com pequenos peixes.
- NOTA: A edição de 2025 realizou-se os dias 26 e 27 de Julho, sábado e domingo passados, no parque sul da pateira.

João Oliveira em 3º. lugar da Final C do Mundial de Canoagem!

A classificação oficial de João Oliveira

João Oliveira

O canoísta João Oliveira, da ARCOR, foi terceiro classificado da Final C de K1, 200 metros, a prova de 40/44 anos do Campeonato do Mundo de Masters, há momentos disputada em Montemor-o-Velho.
O vencedor foi espanhol Aitor Arrieta, com o tempo de 42s.15cs., seguido de outro português, Pedro Reis, do Clube de Canoagem de 
Setúbal, que fez o tempo de 45s.71cs.
O veterano atleta da ARCOR Canoagem encerrou, assim, a sua participação no Mundial de 2025.
Os também arcorianos Pedro Carvalho e Sérgio Varela deveriam ter disputado a Final B dos 200 metros, dos 45/49 anos, mas não largaram - provavelmente «descansando» para a Final A de K2, de 200 metros, prevista para as 14,12 horas de hoje.
Final A com 9 duplas a pagaiar, incluindo Jorge Sobral / Sérgio de Jesus, do Odemirense, que fizeram equipa com os dois arcorianos na prova de K4.

- ANO 2016, há 9 anos: Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo de canoagem!!!

Tiago Tavares no pódio mundial de Minks, na Bioelorrússia , há 9 anos!

Tiago Tavares

Palmas, Tiago!!!


O canoísta Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo do escalão de sub-23, de C1 200 metros, a 31 de Julho de 2016.
Há 9 anos!
Atleta internacional da ARCOR, Tiago Tavares integrava a seleção de Portugal e a prova decorreu em Minsk, capital da Bielorussia, tendo feito o tempo de 40 segundos e 71 milésimos.
Tiago Tavares já tinha sido vice-campeão da Europa em sub-23, no dia 17 de Julho anterior, numa prova em que foi batido o recorde do mundo.
A classificação final da histórica prova foi a seguinte: 1º.-Tiago Tavares (Portugal), com o tempo de 40.071; 2º.-Vladim Korobov (Lituânia), 40.191; 3º.-Sergey Yemelynov (Cazaquistão), 40.363; 4º.-Nicolai Maleshnikov (Rússia), 40.481; 5º.-Michael Marek Lubniewski (Polónia), 40.546; 6º.-Nicolae Craciun (Itália), 40.623; 7º.-Dávid Korisánszky (Hungria), 40.653; 8ª.-Oleh Borovyk (Ucrânia), 40.796; 9º.- Artur Guliev (Uzbequistão), 40.901.
Hoje, 9 anos depois, o que foi feito, pela ARCOR Canoagem e entidades oficiais locais, regionais e nacionais, desportivas e políticas, para apoiar o atleta?
 Não querendo ser injustos, diríamos que nada. E sabemos que abandonou a modalidade.
 Foi aproveitado o extraordinário feito desportivo de Tiago Tavares para políticos e dirigentes 
- NOTA: Hoje, 9 anos volvidos, reavivamos os nossos aplausos pela histórica e epopeica vitória de Tiago Tavares. Que elevou a Bandeira e o Hino de Portugal a um título mundial e tanto orgulhou, e orgulha, a nação óisdaribeirense e arcoriana.