domingo, agosto 03, 2025

O vandalismo no observatório da pateira no Bico da Mota!


O acesso ao observatório do Bico da Mota

... acesso ao observatório
A entrada do...


O passadiço de acesso ao observatório do Bico da Mota, na pateira de Óis da Ribeira, foi «assaltado». Não se sabe quando e por quem, mas a verdade é que «voaram» algumas tábuas.
As imagens são esclarecedoras.
O observatório foi uma das construções resultantes da candidatura do projecto «Liga-te à Pateira» ao Orçamento Participativo Jovem Portugal de 2017 proposto por Hélder Arede, Inês Tavares de Castro e o óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires.
O objectivo era (é) valorizar e proteger o património natural que é a pateira. Entre outros.
O projecto foi o mais votado a nível nacional e, a 8 de Janeiro de 2018, a cerimónia de Lisboa envolveu o Ministro da Educação (Tiago Brandão Rodrigues), o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (João Paulo Rebelo) e o presidente da Câmara Municipal de Águeda (Jorge Almeida). Como se vê na imagem, com os três autores da candidatura. Transmitida pelo canal «Maluco Beleza», de Rui Unas. - Ver AQUI

A festa de 8 de Janeiro de 2018: João Paulo Rebelo,
Inês T. Castro, Rui Unas, Tiago Brandão Rodrigues,
Alexandre Pires, Jorge Almeida e Helder Arede

As assinaturas e os
protocolos com o
IPDJ e a QUERCUS!

A 18 de Outubro do mesmo ano (2018), foi assinado o protocolo de colaboração entre Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, para comcretizar o o projecto.
O momento, entre outros momentos, teve participação de Edson Santos (vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda), de Sílvia

O observatório a 18/08/2024 (e hoje)
Vermelho (vogal do Conselho Directivo do IPDJ), e, da QUERCUS, de João Filipe Branco (presidente) e de Nuno Sequeira (vogal da direção nacional).
E também os presidentes das Juntas de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (Sérgio Neves) e Recardães e Espinhel (Manuel Campos). - Ver AQUI
Os trabalhos terão sido executados em 2019 e, depois disso, o observatório do Bico da Mota foi já alvo de vários actos de vandalismo.
Aos dias de hoje, está como se vê nas imagens.
Palavras para quê?
Se é assim que (não) se preserva a natureza e o património  ambiental da pateira!!!

Sem comentários: