domingo, julho 06, 2025

- ANO 1929, há 96 anos: O casamento do (futuro) regedor Edmundo Reis!

 

Edmundo Reis
Celeste Tavares

O casamento de Edmundo Pereira dos Reis e Maria Celeste Tavares foi a 6 de Julho de 1929. Um sábado de há precisamente 96 anos.
Edmundo era filho de Fernando Bernardino dos Reis e de Maria Anunciação Pereira, nasceu a 9 de Junho de 1907 e faleceu a 12 de Dezembro de 1996, aos 89 anos. Maria Celeste Tavares, filha de Anacleto Pires Soares e de Emília Tavares da Silva e Cunha (irmã do professor Joaquim Augusto e do dr. Albano Tavares da Silva e Cunha), nasceu a 11 de Setembro de 1907 e faleceu a 3 de Junho de 2003. 
O casal teve os filhos Dinis, Armando, Clarisse e Dália, que foi moradora na Trofa (já todos falecidos).
Netos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Mário, Nelson e Isabel Maria Tavares das Neves; Clementina, em Mourisca do Vouga (filhos de Clarisse).
Netos são também António Manuel de Almeida Reis (a morar em Eirol) e o já falecido Carlos Manuel - filhos de Dinis. Também Armando, a morar em Casal de Álvaro, e Conceição, em Aveiro - filhos de Armando. E o médico António, o enfermeiro João Baltazar (j
a falecido) e irmã, moradores na Trofa e filhos de Dália.
- NOTA: Edmundo foi dirigente local e concelhio da Associação Nacional Popular (ANP), organização política ligada ao Estado Novo e a Marcelo Caetano - sucessora da União Nacional (UN), criada por António de Oliveira Salazar. Era o regedor de Óis da Ribeira quando se deu a revolução de 25 de Abril  de 1974.

* ANO 1917, há 108 anos: A morte de José Reis na 1ª. Grande Guerra Mundial!

 

O boletim militar de José Augusto
Reis, combatente de ÓdR, que faleceu
na 1ª. Grande Guerra Mundial

Cemitério de Calais


O combatente José Augusto dos Reis foi combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial e baixou ao Hospital Militar nº. 35, em França, a 6 de Julho de 1917, há 108 anos, e faleceu 6 dias depois (a 13), vítima de meningite cérebro-espinhal. 
Filho de Manuel José dos Reis e Maria Rosa dos Reis, ambos de Óis da Ribeira, nasceu a 6 de Outubro de 1895 e partira para França a 22 de Fevereiro desse mesmo ano, como elemento do 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP), integrando a 1ª. Bateria de Infantaria, do 3º. Batalhão, mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº. 28, no qual integrava a 4ª. Companhia.
José Augusto era sobrinho de Fernando Simões dos Reis, pai dos irmãos José Simões dos Reis (Taipeiro) e Maria do Carmo Reis. Por isso, primo direito de José e Maria do Carmo - os irmãos Taipeiro. Em segundo grau, seria primo dos filhos destes dois irmãos: Magna, Odete, Manuel, Sara e José (já falecidos), Sara e Fausto (filhos de José), Manuel, Iracene, João e Maria Cremilde (já falecidos), Sesnando (morador na Taipa), Maria Domitila, Maria Otelina, Maria do Carmo e Maria Creminda Alves dos Reis (todos filhos de Maria do Carmo).
José Augusto dos Reis foi sepultado no Cemitério de Calais Sul, situado no norte de França.

sábado, julho 05, 2025

Marta Bizarro no Mundial de Juniores e Sub-23 de Canoagem!

Marta Bizarro vai ser internacional por Portugal

Marta Bizarro


A canoísta Marta Bizarro foi convocada para representar Portugal no Mundial de Juniores e Sub-23 - o ICF Junior and U23 Canoe Slalom World Championships - que vai decorrer de 23 a 28 de Julho de 2025, Centro de Alto Rendimento (CAR).
Será a sua primeira internacionalização!
A atleta do clube náutico de Óis da Ribeira estagiou de 23 a 28 de Junho de 2025, no CAR de Montemor-o-Velho (sob direcção do treinador nacional Leonel Correia), e vai «ganhar» os galões de internacional - o que a honra e orgulha no plano individual mas também valoriza e engrandece o trabalho  da ARCOR Canoagem - o seu clube de sempre.
Ainda antes do Mundial, e no mesmo CAR, participará em novo estágio de preparação.
Marta Rafaela da Silva Bizarro nasceu 7 de Março de 2007 e é atleta júnior da formação arcoriana, com carreira que já inclui 17 medalhas: 3 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze.
Participou no estágio da Associação de Canoagem do Centro de Portugal em Maio de 2024, em Sernancelhe e com os também arcorianos Francisco Cadinha, Bernardo Melo e Rodrigo da Silva Ferreira. Foi convocada para o estágio da ACCP que se realizou de 16 a 18 de Maio de 2025, na Guarda e com Luana Lau, também da ARCOR, mas ambas não puderam participar, devido a compromissos académicos.
Parabéns!

A Tuna / AFOR já tem um comprador para o terreno do rio!

 

O terreno da Tuna / AFOR junto à Sede 1 e Rio Águeda e que está em venda

A escritura de compra do logradouro da Tuna/AFOR

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) já tem comprador para o terreno anexo à sua Sede 1, junto ao Rio Águeda. Mas ainda não há acerto de valores.
A escritura de compra foi assinada dia 16 de Outubro de 2012,
Uma terça-feira de há quase 13 anos.
O terreno custou 16 000 euros (seriam agora à volta de 20 000, segundoo conversor da Pordata) e foi vendido por Fernando Anacleto dos Santos Estima, um óisdaribeirense que está emigrado na Venezuela e é filho dos já falecidos Anacleto Soares Estima e Etelvina Santos, que moraram na Rua da Pateira. Irmão de Marianela Samts Etima (esposa de Albertino Gomes Soares) e de Peldro Manuel dos Santos Estima (morador em Oiã).
A direção tunante desse tempo era presidida por António Horácio Tavares, com o «vice» Luís Neves (actual presidente), o secretário António Manuel Reis, o tesoureiro Aurélio Matos dos  Reis e o vogal Gil Dinis Branco (ver foto).
A Sede 1 e o terreno da Tuna

Ampliar a sede
deixou de ser
objectivo!

O primeiro objectivo da direcção tunante de há 13 anos era criar um parque de estacionamento (que foi minimamente concretizado) e depois ampliar a sede, construindo um salão de eventos e uma escola de música. Isto é: ampliar a sede de então e da qual ainda dispõe e que foi cedida pela Junta de Freguesia.
O que, todavia, nunca aconteceu e a Tuna / AFOR, entretanto, por comodato de Setembro de 2023 (com a Câmara Municipal de Águeda), passou a dispôr das 3 salas e logradouro da antiga escola primária.  
A sua Sede 2.
Onde tem vindo a realizar obras de requalificação e onde realizou a noite popular de 28 de Junho de 2025, com a sua própria marcha e a Marcha da Alegria, de Fermentelos.
A autorização de venda do logradouro do rio e da Sede 1 foi aprovada na assembleia geral de 28 de Fevereiro de 2025, por proposta da direcção de Luís Neves.
As negociações prosseguem.
- NOTA: O espaço em mercado corresponde ao local onde este ano (2025) se realizaram os eventos profanos da festa de Nossa Senora de Fátima.

- ANO 2009, há 16 anos: Tiago Tavares foi duas vezes campeão nacional!

 


Tiago Tavares (2009)

O canoísta Tiago Tavares era atleta da ARCOR e  sagrou-se duplamente campeão nacional de canoagem, em C1 500 e C1 1000 metros a 5 de Julho de 2009.
Há 16 anos.
O atleta do clube de Óis da Ribeira e mais tarde campeão do mundo de sub-23 foi também, no mesmo dia, vice-campeão nacional em C2, neste caso fazendo equipa com António Baptista.
Vice-campeões nacionais de 500 e 1000 metros, em K4 cadetes, foram também Emanuel Macedo/Eduardo Sousa/Alexandre Pires/Hugo Macedo. E Valery Shuftarkym/Volodimir Perecchov, em K2, veteranos B. Todos atletas da ARCOR.
As provas decorreram em Montemor-o-Velho e a ARCOR foi 14ª. classificada por equipas.

- ANO 1998, há 27 anos: Sérgio e Oscar/Bruno foram campeões nacionais de canoagem!|

 


Sérgio Soares
Bruno Brandão
Óscar Almeida

 
Os atletas Sérgio Soares, no escalão de C1 seniores, e Óscar Almeida/Bruno Brandão, em C2 juniores sagraram-se campeões nacionais de maratonas de canoagem há precisamente 27 anos.
As provas decorreram a 5 de Julho de 1998, no Rio Mira, em Vila Nova de Mil Fontes (concelho de Odemira), e, no mesmo dia, Pedro Carvalho foi vice-campeão nacional de K1 juniores, enquanto António Monteiro foi terceiro classificado em K1 seniores.
Todos atletas da ARCOR.
A direção era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida e numa altura em que a secção era coordenada por António Jorge Tavares e funcionava no barracão de Delfim Reis, no terreno imediatamente a sul do restaurante. Ainda não havia o hangar.
- NOTA: Delfim Augusto dos Reis faleceu a 13 de Janeiro de 2008, vítima de afogamento na pateira, mesmo em frente a este então espaço da canoagem da ARCOR.

- ANO 1992, há 33 anos: A Festa da Paróquia de Santo Adrião!


Santo Adrião

Cartaz de 2012
 
A comunidade paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira festejou o seu dia a 5 de Julho de 1992.
Um domingo de há exactamente 33 anos.
A iniciativa tinha sido lançada em 1989, pelo padre Júlio Grangeia - o ainda hoje pároco local -, como «pretexto para grande parte dos paroquiamos saírem de casa e conviverem, almoçarem e divertirem-se um bom bocado, com as participações de crianças, dos adolescentes e dos jovens da catequese».
Crianças, adolescentes e jovens que, de resto, bem aproveitavam o dia para «mostrar do que são capazes em palco» e as suas artes artístiscas em diferentes áreas.
O programa de 1992 teve celebração da missa campal, pelas 10 horas, já na pateira e frente às Codiceiras, almoço partilhado e tarde recreativa, principalmente animada pelas crianças e  adolescentes da catequese.
- NOTA: A tradição foi interrompida em 2020 e 2021, por causa do COVID-19. Em 2025, realiza-se amanhã, dia 6 de Julho e no parque sul da margem da pateira.

* ANO 1999, há 26 anos: O hangar de canoagem da ARCOR!

O hangar de canoagem da ARCOR

ARCOR 1999


O contrato de concessão, gratuita, do terreno para a construção do hangar de canoagem da ARCOR foi assinado a 5 de Julho de 1999.
Uma segunda-feira de há precisamente 26 anos.
A direção arcoriana era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida e a concessão, pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Fernando Tavares Pires, referia-se ao local onde foi construído (onde está), depois de se terem chegado a iniciar obras mais a norte, no terreno em frente à curva do caminho novo - na direção da capela da Santo António, no terreno público quase em frente às estufas de João Viegas e onde estão uns bancos e mesas.
A concessão foi por 50 anos, pelo que, se nada alterar, acabará  em 2049 - sendo renovável - e refere-se ao direito de exploração de 250 metros quadrados em frente do Caminho da Mota, de uma área de 38 650 que é propriedade da autarquia. 
A área do hangar actual.
A renovação será automática caso a ARCOR mantenha a utilização das instalações, já que a condição primeira da concessão foi cumprida: construir o hangar.
- NOTA: O presidente Fernando Reis Duarte de Almeida faleceu a 6 de Novembro de 2019, de doença e aos 85 anos. RIP!!

sexta-feira, julho 04, 2025

A ARCOR Canoagem no Campeonato Nacional de Esperanças III

 



A ARCOR Canoagem vai participar no Campeonato Nacional de Esperanças III que, a 6 de Julho de 2025, se vai disputar no Centro Náutico de Gemeses.
A organização é da Federação Portuguesa de Canoagem, do Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses e do Conselho Nacional de Arbitragem.
Os atletas arcorianos são os seguintes:
- K1 Mínimos Masculinos: Rodrigo Lemos Pinho.
- K1 Mínimos Femininos: Carlota Morais.
- K1 Menores: Martim Carvalho, Diego Ribeiro, Vasco Carvalho e José Morais Gomes.
- K1 Iniciados B: Rodrigo José Oliveira.
- K1 Iniciadas B: Joana Ferreira Monteiro.
- K1 Infantis A: Nuno Ferreira Oliveira, Matias Almeida Silva e Duarte Martins de Carvalho.
- K1 Infantil Femininos A: Cinstança Bizarro.
- K1 Infantil B: Francisco Sousa Cardoso.
- K1 Infantis Femininos B: Ariana Sousa e Lara Duarte Lopes.
- SUPC Infantil Masculinos: Filipe Valente Tavares.
- K2 Infantil Masculinos: Santiago Ribeiro de Sousa / Marcelo Santos.
- K1 Cadetes Femininos: Matilde Coelho Morais, Filipa Almeida e Samantha Teixeira.
- C1 Cadetes: Rodrigo Henrique Nunes.
- K1 Cadetes: Diogo Abrantes.
Os óisdaribeirenses Victor Melo e Isidro Abrantes farão parte do grupo de arbitragem.

Marcha da Tuna de Óis da Ribeira no Festival de Fermentelos!

 



A Marcha da Tuna de Óis da Ribeira participa amanhã, dia 5 de Julho de 2025, no Festival das Marchas Populares de 2025, em Fermentelos.
A organização é da Marcha da Alegria, desta vizinha vila ribeirinha e que ainda a 28 de Junho (no último sábado) actuou em Óis da Ribeira no evento da Tuna / AFOR e que também participa no evento.
Outra participante é a Marcha da Associação A Espiga, de S. João de Loure (Albergaria-a-Velha).
O evento está marcado paras 21 horas.

Óis da Ribeira no comando do Torneio Inter-Ruas de Futsal!

 

Bruno Soares a exibir o troféu da vitória de 2023
A equipa feminina de 2024

A freguesia de Óis da Ribeira está a participar na 12ª. edição do  Torneio Inter-Ruas de Futsal que se está a disputar no pavilhão da Associação Desportiva de Travassô. Com duas equipas: a feminina e a masculina.
Esta, aliás, tem história na prova - que venceu em 2023. E foi segunda classificada em 2024.
A organização é da ADT - neste 12º. Torneio MSH (Manuel da Silva Henriques).
O d´Óis Por Três não tem condições para informação mais pormenorizada, mas podemos adiantar que a formação masculina, na primeira jornada, venceu (8-1) a Rua do Areal, de Travassô. Na segunda, derrotou (4-0) a do vizinho lugar de Cabanões. Na quarta, levou a melhor (8-2) sobre a Rua João Baptista.
A classificação do Inter-Ruas
Os jogos da semi-final
 e da final

Óis da Ribeira

está no comando
isolado da prova!

A equipa óisdaribeirense isolou-se, assim, na frente da classificação, com 12 pontos  e destacando-se pelos golos marcados (27!) É, aliás,  a unica equipa com saldo de golos positivos (+23), marcando 27 e sofrendo apenas 4 golos.
Os futsalistas de Óis da Ribeira tem-se apresentado com Rui Santos, José Carvalho, João Pedro Framegas, Bruno Prazeres, Júlio Viegas e Tiago Silva
(entre outros).
As meninas ficaram em terceiro lugar nas edições de 2023 e 2024 e este ano apresentam-se com Ana Rosa Almeida, Marisa Alves, Juliana, Jéssica e Rita (e outras, cujos nomes ainda não conseguimos apurar).
A 28 de Junho, perderam (3-6) com Travassô de Cima
Os jogos de amanhã, dia 5 de Julho de 20205:
- 17,00 horas: Óis da Ribeira - Travassô de Baixo (femininos).
- 19 horas: Rua do Serrado - Óis da Ribeira (masculinos).

- ANO 2002, há 23 anos: Ténis na ARCOR!


A iniciação ao ténis na ARCOR, em 2002, há 23 anos e no há muitos anos abandonado polidesportivo, com
monitorização do professor Fernando Vilela, treinador do CT de Águeda e antigo campeão nacional da modalidade. Quem nos ajuda a identificar os jovens praticantes?

Ténis de 2002 no «Jornal da ARCOR»,
ao lado, e em 2003 (em cima) 



A ARCOR promoveu, em 2002 e 2003, no âmbito da suas actividades de dinamização desportiva, a iniciação ao ténis.
A iniciativa de 2002, a pioneira da modalidade em Óis da Ribeira, envolveu as crianças das suas valências sociais e foram orientadas pelo professor Fernando Vilela, antigo campeão nacional da modalidade (como atleta) e ao tempo treinador (como ainda hoje) do Clube Ténis de Águeda.
As actividades decorreram nos dias 3 e 4 de Julho, no polidesportivo da associação e que hoje - e desde há vários anos - infelizmente, e como todos sabemos, está abandonado pelas sucessivas direções arcorianas.
A iniciativa repetiu-se no ano seguinte (em 2003), mas em «courts» improvisadados do largo em frente ao restaurante, na pateira (que a imagem recorda).
Nesses e nos dois anos seguintes, também se realizaram formações de andebol, também no polidesportio e, neste caso, a  cargo de Hugo Polido, que era atleta do Águeda Andebol Clube e filho do casal óisdaribeirense Idalina Polido/João Pinheiro. 
A direção da ARCOR desse tempo de há 22/23 anos era presidida por Celestino Viegas e, como se vê a página do jornal da associação (acima), a iniciação foi muito participada. A iniciativa (de ténis) repetiu-se em 2003, desta feita no parque da pateira.

- ANO 2011, há 14 anos: Carla Tavares eleita presidente do Rotary de Aveiro!

 

Carla Tavares

A óisdaribeirense Carla Tavares foi, a 4 de Julho de 2011, há 14 anos, eleita presidente do Rotary Clube de Aveiro, para 2011/2012. Sócia desde 2008, foi tesoureira (em 2009/10) e secretária (2010/11). Foi a primeira mulher a exercer o cargo.
Há 14 anos!
Carla Eliana da Costa Tavares nasceu a 16 de Novembro de 1977, filha de Agostinho Albino Pires Tavares (já falecido) e Maria Fernanda Soares da Costa. Em Óis da Ribeira, foi candidata a presidente da Junta em 2009 e eleita membro da Assembleia de Freguesia. Foi membro do conselho fiscal e da direção da ARCOR e é presidente da assembleia geral da Tuna/AFOR.
Licenciada em Direito (pré-Bolonha), pela Universidade de Coimbra, foi deputada nacional, eleita pelo PS, entre Novembro de 2015 e Outubro de 2019.
Inscrita na Ordem dos Advogados a 26 de Novembro de 2004, tem a inscrição suspensa a seu pedido. É presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

- ANO 1918, há 107 anos: O casamento do professor Dinis Pires da Silva!

  O registo de
nascimento
O professor Dinis P. Silva


O professor Dinis Pires da Silva casou há 103 anos, aos 22 e a 4 de Julho de 1918, com Ana Sousa da Conceição, de 28, natural de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil), filha adoptiva de Manuel Jacinto de Sousa e de Ana Rocha de Sousa, de Travassô.
Professor do ensino primário, foi figura de destaque da vida política aguedense e chegou a ser vereador municipal. 
A Junta de Freguesia de Travassô, nos anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, onde viveu e faleceu - junto à Capela de Nossa Senhora dos Milagres. A rua que vai da ponte de Óis da Ribeira até à pastelaria Sagrado Sabor - já na estrada de Águeda para Aveiro.
Nasceu a 14 de Novembro de 1894 e era filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora e natural de Óis da Ribeira. Faleceu a 14 de Janeiro de 1967, há 58 anos.

quinta-feira, julho 03, 2025

«Caminhar pela Natureza» de Óis a Óis da Ribeira!




A 2ª etapa do projeto do «Caminhar pela Natureza» está marcada para o dia 5 de Julho - o próximo sábado... -  e com partida e chegada final junto ao hangar de canoagem da ARCOR, em Óis da Ribeira.
O percurso será circular e todo ele ao longo do PR1 -Trilho da Pateira ao Águeda, correndo-se em 11 quilómetros e fazendo-se 7 a caminhar.
As incrições são gratuitas e podem ser feitas https://forms.gle/i6NaJLtjGd66FhGVA
A organização é da CâmaraMunicipal de Águeda e a partida será às 19 horas.



A Festa da Comunidade Paroquial de Óis da Ribeira!

O parque sul da pateira de Óis da Ribeira com
o cartaz de um Dia da Paróquia (arquivo)
 



 A Festa da Comunidade, ou Dia da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, está marcada para o dia 6 de Julho de 2025, o próximo domingo e de novo no parque sul da pateira, no Caminho das Lajes.
O programa começará com a celebração da missa campal, já no parque (às 10,15 horas), continuando com o almoço partilhado (às 13).
A ementa constará de caldo verde, grelhados e saladas, pão, arroz branco e feijão preto.
Os convivas deverão levar talheres, o prato e bebidas.
As inscrições podem ser feitas juntos dos elementos da Comissão  Fabriqueira, com uma contribuição mínima de 8 euros - sendo grátis para menores de 12 anos.




- ANO 2021, há 4 anos: O novo hangar da ARCOR iria custar 350 000 euros !


O hangar de canoagem da ARCOR vai ser ampliado na vertical. Image de há 4 anos!
O topo sul do hangar da ARCOR em 2021


O hangar de canoagem da ARCOR foi tema da assembleia extraordinária de 29 de Junho de 2021 e António Brinco, o vice-presidente da direção, foi linear: terá custos na ordem dos 350 000 mil euros. Assegurados estão os 200 000 da Câmara Municipal de Águeda.
«É um sonho de muitos anos, que está a um passo de ser concretizado. Os pareceres necessários são todos positivos, os de engenharia e de especialidades», disse António Brinco, o vice-presidente da associação e responsável pela Secção de Canoagem.
A 30 de Abril de 2020, já o d´Óis Por Três AQUI anunciava a entrega do projecto na Câmara Municipal de Águeda. Projecto de ampliação e requalificação do hangar de canoagem, da autoria do arquitecto João Domingues e do engenheiro Luís Ferreira - que é associado e já foi atleta (futsal) e dirigente da ARCOR, vogal na direção de Manuel Soares, em 2015/2016 - este último ano, o do primeiro défice 
(o de 12 448,81 euros, era Mário Marques o tesoureiro).
«Esperamos agora pela aprovação camarária», disse Paulo Rogério Framegas, um dos então coordenadores da ARCOR Canoagem, adiantando que «o valor apresentado pelo vice-presidente da Câmara no aniversário da ARCOR, é para a requalificação do hangar da canoagem».
Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, na altura e depois de considerar que o impasse que conduziu às eleições intercalares «fez Óis da Ribeira retroceder muitos anos» e que a ARCOR «sentiu as consequências disso mesmo», lembrou ainda que, no início do mandato, informou a instituição de que a Câmara «tem 200 mil euros para fazer um novo hangar ou reconstruir o existente».

António Brinco a «correr» para
um novo hangar da ARCOR


Construção nova e melhor,
um hangar com 2 pisos !


António Brinco, a 29 de Junho de 2021 - já lá vão 4 amos -, explicou que os trabalhos envolverão a ampliação com construção vertical e a requalificação do logradouro envolvente.
«Construção nova e melhor», disse o vice-presidente da direção da ARCOR, acrescentando que o hangar passará a ter dois pisos.
O primeiro, no rés-do-chão, disse, seria para o Projecto Náutica Lazer da Pateira, os sanitários públicos (que já existem) e um Centro Interpretativo da Pateira, para além de balneários para o desporto adaptado. O 1º. andar terá acesso para deficientes, espaços de ginásio, administração e gabinetes.
«O financiamento da primeira fase está garantido, com os 200 000 euros da Câmara. Os 150 000 em falta terão que ser angariados com muita imaginação e muito trabalho», disse António Brinco, prevendo que a direção da ARCOR apoie com 25 000 euros e expectando, para já, mais 25 000 de patrocínios.
O vice-presidente do clube lamentou, entretanto, que o projecto não tenha já sido apoiado pelo Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (o PRID 2021), do Instituto Português do Desporto e Juventude, porque os estatutos a ARCOR precisam de ser actualizados.
«Não foi aprovado, porque no objectivo da associação falta incluir o desporto», disse António Brinco. 
- NOTA: Hoje e 4 anos passados ainda não foram feitas as obras.

- ANO 2011, há 14 anos: A medalha de bronze europeia de Tiago Tavares!


Tiago Tavares de bronze, à direita, no Europeu 
de Juniores de 2011 de canoagem, na Croácia
 


O canoísta internacional Tiago Tavares foi medalha de bronze dos Campeonatos da Europa de Juniores, em C1 200 metros, com o tempo de 0,41.685.
Foi a primeira medalha internacional do atleta da formação da ARCOR!
A prova decorreu a 3 de Julho de 2011,
 há precisamente 14 anos, em Zagreb, capital da Croácia, e o vencedor foi Byan Mihaylo, da Bulgária (com o tempo de 0,40.659), conquistando a medalha de ouro. A de prata, foi para Martin Fuksa, da República Checa (0,41.361).
O canoísta arcoriano e óisdaribeirense - que mais tarde se viria a sagrar campeão do mundo de sub-23 (a 31 de Julho de 2016, na Bielorrússia), entre outros títulos nacionais e internacionais - foi recebido em Óis da Ribeira com foguetes e dirigentes federativos e da ARCOR, quando e onde entusiasmado afirmou que «farei sempre o meu melhor».

- Ano 1999, há 26 anos: Canoagem da ARCOR patrocinada pela SIMRIA!


ARCOR em 1999

A Secção de Canoagem da ARCOR passou a ser patrocinada pelo SIMRIA, nos termos de um protocolo assinado há 26 anos.
A direcção da ARCOR era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida, que na altura comentou ser o protocolo «uma colaboração que se divide em dois planos e muito interessante para ambas as partes».
A canoagem da ARCOR, a esse tempo, estava em vésperas de iniciar a construção do seu hangar, já na actual localização, e com custos previsionais que andavam na ordem dos 12 000/13 000 contos. Ou, a contas de hoje e segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como 101 120 / 110 000 euros. 
A conclusão foi já na direção de Celestino Viegas, em 2001, com a relocalização dos balneários e da rede sanitária (que estava «fechada» dentro da parede exterior e que entupiu no primeiro dia de funcionamento - o Dia da Comunidade paroquial desse ano), na forma que actualmente se conhece.
- NOTA: O presidente Fernando Reis Duarte de Almeida faleceu, de doença e aos 85 anos, a 6 de Novembro de 2019. RIP!!!

- ANO 1949, há 76 anos: Louvor a Salazar pela construção da ponte!


A ponte de Óis da Ribeira
Benjamim soares
de Freitas


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira reuniu-se a 3 de Julho de 1949 e saudou a Revolução do Estado Novo e a Presidência de António de Oliveira Salazar por dar(em) «inteira satisfação» à aprovação do projecto de construção da ponte sobre o rio Águeda.
Há 76 anos!
O projecto e plantas já estavam executadas e, estando concluídas, dizia-se na altura que «dentro em breve mandará proceder à realização da obra», há muitos e muitos anos desejada e esperada pela população de Óis da Ribeira.
O Ministro das Obras Públicas era o engº. José Frederico Casal Ribeiro e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira formada por Benjamim Soares de Freitas (presidente, na foto), Manuel Soares dos Santos (Lopes, tesoureiro) e José Maria Estima (secretário).

- ANO 1904, há 121 anos: A morte de Maria José Santos Silva, líder política de Óis da Ribeira!



P.e José Bernardino, filho
de Maria José S. Silva

 A cidadã Maria José dos Santos Silva foi líder do Partido Progressista, em Óis da Ribeira, coisa invulgaríssima, verdadeiramente excepcional, por esse tempo dos finais do século XIX. 
Faleceu a 3 de Julho de 1904, há 121 anos,
Mulher líder de um partido político?! Pois foi isso mesmo que por esse tempo aconteceu com a mãe do padre José Bernardino dos Santos Silva, filha do cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares.
Casou com o lavrador Manuel Tavares Duarte, a 28 de Fevereiro de 1868, e o casal, além de Maria José, teve ainda os filhos Josefina, Clotilde, Maria Bernardina e, pelo menos um(a) outro(a), cuja identidade desconhecemos.
Política activa, na passagem do século XIX para o XX, dirigiu localmente o Partido Progressista, que foi extinto após a implantação da República, em 1910. Opunha-se ao Partido Regenerador e à ditadura de João Franco, distinguindo-se Maria José pelo trabalho político e o bem que fazia aos pobres da vila de Óis da Ribeira.

quarta-feira, julho 02, 2025

Assembleia de Freguesia aprovou renovação do «Náutica de Lazer da Pateira»!

 

Náutica de Lazer da Pateira, a 16 de Julho de 2020: Edson Santos (vice-presidente da Câmara), António

Brinco (ARCOR), Jorge Almeida (presidente da Câmara) e Paulo Pires (tesoureiro da UFTOR)

António Brinco no uso da palavra a 16 de Julho de 2020

Os equipamentos (2025)

 

A Assembleia de Freguesia (AF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) aprovou, por unanimidade, o protocolo de cooperação com a Câmara Municpal de Águeda que renova o projecto «Náutica de Lazer da Pateira», no âmbito do Orçamento Participativo de Águeda.
A sessão realizou-se na noite de 30 de Junho de 2025, presidida por Paulo Jorge Gomes e no salão da Delegação da UFTOR, em Travassô.
O projecto tinha sido formalizado a 16 de Julho de 2020, no seguimento da candidatura apresentado pela ARCOR Canoagem ao Orçamento Participativo de 2016. Há 9 anos.
Mas o que é o projecto «Náutica de Lazer da Pateira»?
O projecto, recuando 5 anos na história e valendo a pena lembrar, visa(va) a dinamização da pateira, recorrendo a gaivotas, pranchas paddle e kayaks sit-on-top. E pretendendo-se ainda, segundo o protocolo, que «a oferta se estenda a pessoas com deficiências motoras e intelectuais, uma forma inclusiva que permite que todas as pessoas possam desfrutar da Pateira».
O rosto principal do projecto foi João Paulo Brinco, treinador e atleta veterano de canoagem da ARCOR, e a candidatura de 2016 foi suportado numa proposta de orçamento de 50 000 euros, votada entre 1 e 30 de Setembro desse ano. No dia 5, deste mês, realizou-se uma votação presencial em Óis da Ribeira.
Os proponentes, para além de João Paulo Brinco, foram Ana Sofia Framegas (actual secretária da Junta de Freguesia), João Ferreira, Paulo Oliveira, Liliana Resende e Sandro da Conceição.
Jorge Almeida, António Brinco e Paulo Pires,
este no uso da palavra (há 5 anos)

Grupo de proponentes
fez a diferença!

A candidatura ao OPA foi da ARCOR Canoagem mas, vá lá saber-se porquê, o protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Águeda e Junta de Freguesia da UFTOR - entidade que, pelo proecto, nada fez e na cerimónia se fez representar pelo tesoureiro Paulo Pires - que, na altura, afirmou que «este grupo de proponentes fez a diferença quando se uniu para criar esta proposta», que, acrescentou, permite «promover a pateira de uma forma equilibrada».
António Brinco, o actual vice-presidente da direcção e na altura, como agora, o responsável pela ARCOR Canoagem, manifestou a sua alegria pela concretização de um sonho, que «demorou bastante tempo a pôr em prática, devido a todas as suas especificidades». 
Trata-se disse ele, de um projecto que permite «divulgar a pateira e os seus encantos» e sem o qual «não havia condições para as pessoas se fixarem». Agora, acrescentou António Brinco, «têm actividades para fazer enquanto aqui estão».
Algumas das embarcações do projecto
Náutica de Lazer da Pateira (2020)

O sabor especial
do OP da pateira!

Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou que a autarquia está a fazer «todos os esforços para concretizar todos os projetos vencedores do OP» e este, na Pateira, tem «um sabor especial». 
Isto porque, disse Jorge Almeida, as atividades náuticas de lazer  dão vida à pateira e as pessoas usufruem «desta maravilha da natureza que temos aqui».
Edson Santos era (e é) o vice-presidente da Câmara de Águeda e salientou que a pateira «não nos separa, une-nos» e que «o projeto envolveu grupo de cidadãos locais».
«Partiu de um grupo de pessoas ligadas à Pateira e aos desportos náuticos, com o objectivo de desenvolverem um projecto de forma a proporcionar às pessoas a possibilidade de usufruírem da lagoa natural»
, disse Edson Santos.
O protocolo de há 5 anos conclui-se a 16 de Julho, dentro de duas semanas, e a renovação, por unanimidade, ja foi aprovada na  Assembleia Municipal de 28 de Junho de 2025. Anteontem, na Assembleia de Freguesia da UFTOR e também por unanimidade.