segunda-feira, outubro 13, 2025

ARCOR adjudicou requalificação da cozinha e lavandaria por 57 109 euros!


A cozinha e o refeitório da ARCOR em Março de 2003

A publicação no «Diário da República»

A ARCOR adjudicou, por 57 109 euros (mais IVA) e à MAFIROL, a requalificação da cozinha e lavandaria do centro social.
O objectivo, segundo o anúncio publicado no «Diário da República» de 30 de Setembro de 2025, é apoiar o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e o prazo de execução está fixado em 181 dias.                                         
A adjudicação ocorreu após consulta prévia de 27 de Maio de 2024 e deliberação da direcção da ARCOR, na sua reunião de 12 de Agosto de 2025. Um pouco mais de um ano depois!                                                                            O presidente Dinis Alves e o tesoureiro António José Tavares foram, nos termos do edital publicado no «Diário da República» - como se vê na imagem -, nomeados gestores do contrato, em nome da ARCOR.
A cozinha e lavandaria começaram a ser instaladas em 2003 e o «Jornal da ARCOR» de 3 de Março desse ano, ao dar conta da evolução das obras do centro social, publicava uma imagem do espaço destinado à cozinha e ao refeitório da associação.
«Já lá vão 17 meses de obras, 17 autos de medição e cerca de 120 mil contos de trabalhos feitos. Se tivermos em conta a primeira fase, os custos sobem para muito próximo dos 14 milhões de escudos», sublinhava o órgão oficial da associação.
Seriam hoje qualquer coisa como 1 030 000 euros, segundo o conversor da Pordata.
A vida associativa tem destas etapas!





- ANO 2013, há 12 anos: A Tuna Musical, agora Associação Filarmónica, em Alcácer do Sal !


A Tuna Musical de Óis da Ribeira no palco do Teatro Pedro Nunes, nas comemorações, há 14 anos, 
do 134º. aniversário, da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, de Alcácer do Sal




A Tuna Musical de Óis da Ribeira actuou em Alcácer do Sal no dia 13 de Outubro de 2013 num concerto integrado nas comemorações do 134º. aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, daquela vila do litoral alentejano e no distrito de Setúbal.
 14 anos!
O espectáculo decorreu no Teatro Pedro Nunes, às 15 horas, e, englobado na 28ª. edição do Mês da Música da filarmónica alcacerense, incluiu actuações do Quarteto de Clarinetes «In Tempo» (da Escola Superior de Música de Lisboa), e o Ensemble de Sopros Alfredo Lopes (de Alverca). Para além da Tuna Musical de Óis da Ribeira.
A Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba era dirigida pelo maestro João Neves (já falecido e que era natural de Fermentelos). Tinha estado em Óis da Ribeira no dia 21 de Setembro anterior, no salão cultural da ARCOR e no concerto de apresentação do segundo CD da Tuna, o «Brisas d´Óis».
- NOTA: A direção da Tuna, agora AFOR, era presidida por António Horácio Pires Tavares, com o vice-presidente Luís Neves (actual presidente), o secretário António Reis (que seria o presidente seguinte), o tesoureiro Aurélio Matos dos Reis e o vogal Gil Dinis Branco. O maestro era António Bastos, o mesmo da actualidade.


- ANO 2011, há 14 anos: Os (não) sanitários do parque sul da pateira!

O terreno das Varandas que já há 14 anos era para «ter» sanitários públicos. A actual
Junta de Freguesia promete(u) lá construir bungalowos. Nem uma coisa nem outra

Os presidentes Fernando Pires e Gil Nadais
(des)entenderam-se em 2011. Há 14 anos!











                                                                                                                                                           A Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há precisamente 14 anos, chegaram a acordo sobre os sanitários públicos instalados no hangar de canoagem da ARCOR, que passaram a ter uma rampa de acesso para deficientes.
A contrapartida foi a não construção dos 
balneários/sanitários do parque sul da pateira, no terreno das Varandas (ver foto principal) e, então, desde há vários anos reclamados pela Junta de Freguesia de Óis da Robeira.
O acordo surgiu depois do braço de ferro e acusações entre os 2 executivos e ao anúncio de Gil Nadais, presidente da Câmara e em Fevereiro desse ano, de que a autarquia óisdaribeirense teria de devolver o dinheiro transferido para a construção dos balneários.
Fernando Pires, o então presidente da Junta de Freguesia, declarara, pouco antes, que ia avançar com as obras com os 7 500 euros transferidos pela Câmara e «mais alguns trocos que economizámos», frisando que pararia os trabalhos «quando acabar o dinheiro».
As diferenças prolongaram-se até Junho desse ano, quando as duas autarquias convencionaram uma delegação de competências para 2012, no valor de 38.061,55 euros, para a limpeza e conservação de estradas, ruas, caminhos, valetas, aquedutos, bermas e passeios; conservação corrente, reparação e limpeza de edifícios escolares e logradouros; manutenção de espaços verdes, sinalização, toponímia e conservação de equipamentos.
- NOTA: Quanto aos sanitários do parque sul da pateira, não foram construídos até aos dias de hoje e já lá vão 14 anos! A Junta de Freguesia da UFTOR (de Sérgio Neves) promete(u) para lá a construção de bungalows. Ora, (des)acontece que, na verdade, nem uma coisa nem outra. 


- ANO 1991, há 34 anos: ARCOR na fase final nacional dos Torneios Abertos!


ARCOR 1991
 
Pedro Carvalho



A equipa de canoagem da ARCOR foi 11ª. classificada da final nacional dos Torneios Abertos de Canoagem que a 13 de Outubro de 1991, há 34 anos, se disputaram em Montemor-o-Velho.
As classificações individuais dos atletas da ARCOR foram as seguintes:
- Circuito de 200 metros, infantis: 4º.-Pedro Carvalho.
- K1 cadetes velocidade: 4º.-Nuno Azevedo.
- Circuito de 2000 metros: 5º.-Nuno Azevedo; 8º.-Sérgio Anjos; 15º.-António Costa; 17º.-Paulo Santos.
- NOTA: O clube arcoriano e o Recreio de Águeda, também em 11º. lugar, foram as melhores equipas filiadas da Associação de Canoagem de Aveiro. Também participaram o Clube de Canoagem e Aventura de Vagos (16º.), Sporting Clube de Aveiro (19º.), Secção Náutica da Associação Desportiva Ovarense  -  a SNADO de Ovar (24º.) e a Associação Cultural e Recreativa de Pessegueiro do Vouga (28º.).

domingo, outubro 12, 2025

Juntos venceu em Óis da Rbeira para a Assembleia Municipal de Águeda!

 



O Juntos Por Águeda venceu em Óis da Ribeira na eleição para a Assembleia Municipal de Águeda.
Votaram 414 (70,4%) dos 588 eleitores inscritos e os resultados foram os seguintes:
- Juntos Por Águeda: 229 votos (55,3%).
- PS: 68 (16,4%).
- CDS/PP: 66 (15,94%).
- Chega: 31 (7,48%).
- Bloco de Esquerda: 4 (0,96%).
- CDU: 2 (0,38%).
- Votos em branco: 10 (2,41%).
- Nulos 4 (0,96%).

Sérgio Neves reeleito presidente da Junta de Freguesia da UFTOR!

 

Os resultados das 3 mesas de votos da UFTOR, em Travassô e uma em Óis da Ribeira

Ilda Pinheiro, Miguel Soares e Sérgio Neves
formam o novo executivo da UFTOR


O Juntos Por Águeda venceu nas duas mesas de Travassô, nas eleições hoje disputadas para a Assembleia / Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. 
Sérgio Neves venceu e será de novo presidente da Junta de Freguesia, indo cumprir o seu último mandato, agora com o secretário Miguel dos Reis Soares (debutante na política local) e a tesoureira Ilda Pinheiro.
Somando os resultados de Óis da Ribeira - já hoje publicados AQUI -, o Juntos por Águeda elege 6 candidatos para a Assembleia de Freguesia. Tinha 7, perdeu um. O CDS elegeu 3 e tinha um - ganha 2. O PS tinha um e não elegeu, ficando fora da AFTOR.
As duas mesas de Travassô tinham inscritos 1429 eleitores, votaram 1009 (70,76%) e os resultados foram os seguintes, nas duas mesas de Travassô:
- Juntos de Sérgio Neves: 655 (65%).
- CDS/PP de Mário Pires: 248 (24,5%).
- PS de Elisa Maria Pires: 75 (7,4%))
- Votos brancos: 14 (1,30%).
- Votos nulos: 17 (21,66%).
Os resultados das duas mesas de Travassô acumulam com os de Óis da Ribeira, e os das 3 estão planados no mapa que abre esta informação.

Juntos venceu em Óis da Ribeira para a Câmara Municipal de Águeda!

 


O Juntos Por Águeda venceu em Óis da Ribeira na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Águeda.
Votaram 414 (70,4%) dos 588 eleitores inscritos e os resultados foram os seguintes:
- Juntos Por Águeda, de Jorge Almeida: 239 votos (57,7%).
- CDS/PP, de Antero Almeida: 65 (15,7%).
- PS, de Francisco Vitorino: 62 (14,9%).
- Chega, de Catarina Martins: 29 (7%).
- Bloco de Esquerda, de Cl
áudia Afonso: 4 (9,96%).
- CDU, de Milton Matos: 2 (0,48%).
- Votos em branco: 9 (2,17%).
- Nulos 4 (0,96%).


Juntos Por Águeda venceu na Mesa de Óis da Ribeira e para a Junta!

 




O Movimento Juntos Por Águeda venceu na Mesa de Óis da Ribeira e na votação para a Assembleia / Junta de Freguesia da UFTOR.
Votaram 414 (70,4%) dos 588 eleitores inscritos e registaram-se 11 votos em branco (2,7%) e 6 nulos (1,5%).
Os resultados foram estes:
- Juntos Por Águeda, de Sérgio Neves: 217 votos (52,4%).
- CDS/PP, de Paulo Pires: 145 votos (35,9%).
- PS, de Elisa Pires: 35 (8,45%)..
- NOTA: Ainda não são conhecidos os resultados das duas mesas de Travassô.

«Festa do Achigã» é convívio em Óis da Ribeira!

O cartaz promocional do evento
NS Fátima 2026


A comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira vai realizar um evento denominado «Convívio da Festa do Achigã».
Dia 18 de Outubro de 2025, o próximo sábado.
O objectivo, para além da convencional e tradicional partilha de bons momentos de confraternização, é angariar fundos para a festividade do ano que vem. 
«Venha passar uma manhã diferente na nossa companhia», sugere Nelson Martins - o juiz da comissão de festas.
O encontro vai ter concentração na sede da organização, o rés-do-chão da Sede 1 da Tuna / AFOR, logo a seguir à ponte do rio Águeda, e a ementa terá grelhada mista para saborear. E terá brindes para todos os participantes.
A partir das 6 horas da manhã e com 20 euros como taxa de inscrição para o almoço.
Os interessados podem contactar a organização através de Nelson Martins (telemóvel 939000768), Joana Rocha (910913536) e Gabriela Reis (918782109).

- ANO 2011, há 14 anos: Dissidência na ARCOR Canoagem «levou» atletas e treinador para clube de Requeixo!

Alguns dos atletas dissidentes
da ARCOR Canoagem em 2011
 




O Clube Náutico de Requeixo foi formalizado há 14 anos e os atletas saídos da ARCOR começaram a treinar na segunda semana de Outubro de 2011, utilizando instalações da Junta de Freguesia.
Junta que, por coincidência, era presidida pelo óisdaribeirense Sesnando Alves dos Reis - quem, por outra curiosidade, foi o criador da modalidade na ARCOR, em 1990 e quando dela foi presidente.
O treinador António José Gonçalves saiu do clube de Óis da Ribeira e com ele um grupo de atletas da formação: Cíntia Espinhal (infantil), Sara Soares, Rafael Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Luís Santos (cadetes), Amílcar Pina, Manuel Tavares (juniores) e Miguel Tavares e Inês Espinhal (seniores). Outros, estiveram para sair.
«Não concordei com as imposições da direção e fiquei do lado dos atletas», disse António José Gonçalves. Dois dos dissidentes eram seus filhos - Rafael e Gabriel, que já tinham transitado do GICA para a ARCOR.
- NOTA: A direção da ARCOR era, ao tempo de há 14 anos, presidida por João Gomes. O vice-presidente Sérgio Almeida era o responsável pela canoagem.

- ANO 2001, há 24 anos: A fiscalização das obras do Centro Social da ARCOR e sede da Junta!

Os engºs. Canas de Carvalho e Filipe Magueta, Celestino
Viegas, Dinis Alves, António Simões, Milton Santos,
Arlindo Reis e Milton Gomez

 


A direção da ARCOR reuniu extraordinariamente a 12 de Outubro de 2001, há 24 anos, para constituir a equipa de fiscalização das obras de construção do centro social e sede da Junta de Freguesia.
Os trabalhos foram liderados pelo presidente Celestino Viegas e a comissão ficou formada pelo engº. Canas de Carvalho, da CIVILAG (a empresa que elaborou o projecto), pelo vogal Milton Gomez e pelo associado Dinis Alves. De seguida, a constituição foi, nos termos de lei, informada à Segurança Social de Aveiro.
A imagem que hoje publicamos é de 8 de Setembro de 2001, há 24 anos e da primeira visita oficial ao terreno onde se iria construir a obra, com o administrador e o engenheiro das Construções Marvoense. 
Recorda, os engºs. António Canas de Carvalho (da CIVILAG, o gabinete que elaborou o projecto e o fiscal oficial das obras) e Filipe Magueta (das Construções Marvoense), Celestino Viegas (presidente da direcção da ARCOR), Dinis Alves (da comissão de fiscalização), António Simões, administrador das CM, já falecido), Milton Santos (presidente da assembleia geral da ARCOR), Arlindo Reis (tesoureiro) e Milton Gomez (vogal da direcção).
- NOTA: Dinis da Conceição Alves é o actual presidente da direção da ARCOR.

- ANO 1979, há 46 anos: A Escola de Música da ARCOR e a formação em instrumentos!


Silas Granjo
José Pires Tavares



A ARCOR abriu inscrições para a sua escola de música a 12 de Outubro de 1979. O ano fundacional da associação.
Há 46 anos!
O monitor viria a ser o professor Silas de Oliveira Granjo (na foto), mais tarde maestro das Bandas do Troviscal e da Velha de Fermentelos, e o «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro daquele ano reportava que «quando pensávamos que poucos alunos teríamos, temos a grata surpresa de já ultrapassarem as três dezenas» de inscrições.
Ao mesmo tempo, o associado José Pires Tavares (na foto, desse tempo), actualmente a residir em França, foi frequentar um curso de formação em instrumentos musicais, por convite, à ARCOR, da Secretaria da Estado da Cultura, através do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ).
- NOTA: As aulas da escola de música viriam a decorrer na sala velha da escola primária, a mesma onde, anos mais tarde (em Dezembro de 1997, na direção de Fernando Reis), viria a funcionar o ATL da ARCOR. E agora é a Escola de Música da Tuna / AFOR. Actualmente, o bloco escolar é a Sede 2 da Tuna/AFOR.

- ANO 1952, há 73 anos: O paredão do campo e o aqueduto do Cabo!

 

As obras do paredão chegaram
a estar marcadas com estacas


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 12 de Outubro de 1952, deliberou agradecer à Direcção Hidráulica do Mondego o aumento nesse ano feito ao paredão do campo, ao longo do rio Águeda.
Ha 73 anos!
O paredão, entretanto e pelo anos seguintes, muityos..., foi sendo construído até ao limite com Requeixo e é o mesmo cujas obras de requalificação foram adjudicadas a 8 de Setembro de 2017, à Aborridas Terraplanagens, uma empresa de construções de Arouca. Por 161 881 euros.
Agora, e segundo o conversor da PORDATA,
seriam mais ou menos 173 000 euros.
Mas nunca feitas. E já lá vão mais de 8 anos e um mês. 
O executivo óisdaribeirense de 1952 era presidido por Benjamim Soares de Freitas e, no ofício enviado à Direcção Hidráulica do Mondego, solicitou a continuação dos trabalhos no ano seguinte. Manuel Soares dos Santos (Lopes) era o tesoureiro e Arnaldo Rodrigues de Figueiredo o secretário.
- NOTA: Ainda na mesma reunião de há 73 anos, foi registado o facto de a Camara Municipal de Águeda, por ajuste direto, ter mandado substituir um aqueduto que tinha abatido na Rua do Cabo - a actual Rua Manuel Tavares.

sábado, outubro 11, 2025

A ARCOR e a Tuna / AFOR estão na 8ª. Mostra de Sopas!

 

O espaço de sopas da ARCOR de 2025

O cartaz ofiocial do evento
ARCOR Sopas


A ARCOR e a Tuna / AFOR estão a participar na VIII Mostra de Sopas, evento este ano organizado pelo Patronato de Nossa Senhora das Dores, em Travassô e no largo/adro da Igreja de S. Miguel.
O evento é comum às associações das duas freguesias da UFTOR e a ementa é variada, com petiscos à mistura.
Já está disponível desde as 12 horas e vai prolongar-se pelas tarde dentro e até à meia noite - horário que é novidade.
As sopas são especialidade de cada instituição - é de peixe a da ARCOR - e a Tuna/AFOR também tem pratos de peixe frito de pateira. É tudo uma questão de paladar e escolha.
A animação incluiu insufláveis, música com DJ MLouiz (entre as 18 e as 22 horas) e um écran gigante para se poder ver, na televisão, o jogo Portugal-Irlanda, às 19,45 horas e de apuramento para o mundial de futebol.
A entrada é livre!

- ANO 2009, há 16 anos: As últimas eleições locais da freguesia de Óis da Ribeira!


O Centro Social da ARCOR e a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, agora
 e desde 2013, a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
Rui Fernandes, Fernando Pires, Manuel Almeida
(Capitão), da Junta, e Manuel Soares (da AF)



As eleições autárquicas de 2009 realizaram-se a 11 de Outubro e Fernando Tavares Pires, do PSD e em Óis da Ribeira, venceu-as pela quinta vez consecutiva.
A esse tempo de há 16 anos, não se sabia (nem sequer se adivinhava) que seriam as últimas eleições locais, antes da reforma administrativa que «criou» a (des)União de Freguesias com Travassô.
Concorreram apenas duas listas, estavam inscritos 666 eleitores e votaram 510, com os seguintes resultados:
- PSD, de Fernando Tavares Pires: 277 votos (54,31%), 4 mandatos. Elegeu, também, o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Jorge dos Reis Fernandes. E, para a Assembleia de Freguesia, Manuel Soares dos Reis e Santos (o presidente), Germano Magalhães Venade, Pedro Manuel Estima Soares e Maria Eugénia Oliveira Martinho (vogais).
- PS, de Carla Eliana da Costa Tavares: 220 votos (43,14%) e 3 mandatos. Elegeu-se ela própria, Luís Carlos dos Santos Neves e Carlos Manuel Marcos Pereira (vogais).
- Brancos: 10 (1,96%).
- Nulos: 3 votos (0,59%).
- NOTA: Hoje, 16 anos depois, nenhum destes candidatos está  envolvido na política. Sobre a democracia autárquica local, entretanto e já com 12 anos de (des)União de Freguesias, talvez valha a pena perguntar o que (não) valeu apena. 

- ANO 2013, há 12 anos: ARCOR foi a 7ª. melhor equipa nacional de canoagem!


A ARCOR Canoagem de há 12 anos!



- ANO 2013,
há 11 anos!
ARCOR foi a 7ª. melhor
equipa nacional de
canoagem!

A ARCOR, clube de Óis da Ribeira, foi o sétimo clube do ranking da Federação Portuguesa de Canoagem de 2013. 
Subiu quatro lugares, relativamente a 2012.
A proeza da ARCOR foi destacada no site oficial da Federação Portuguesa de Canoagem, que dá particular enfâse ao facto de ter subido da 11ª. posição para a sétima, de 2012 para 2103.
«Estamos satisfeitos com o seu trabalho, que é muito bom, e esperamos que a direcção continue a apoiar a secção», disse Paulo Rogério Framegas, enfatizando também os patrocinadores Inspeágueda e MR (Manuel Rodrigues). 
«Sem o seu apoio - disse - seria bem mais difícil organizar uma época de competição» - que, capitalizou vários títulos regionais e nacionais e excelentes participações internacionais, nomeadamente de Tiago Tavares, Arménio José e Vakery Shuftakyn - em campeonatos da Europa e do Mundo.
- CLUBES: 1º.-CN Ponte de Lima, 615 pontos; 2º.-Prado, 524; 3º.-Gemeses, 468; 4º.-Crestuma, 461; 5º.-Liga-Dura, 348; 6º.-Marecos, 327; 7º.-ARCOR, de Óis da Ribeira, 305; 8º.- Mil Fontes, 303; 9º.-Saavedra Guedes, 300; 15º.-SC de Aveiro, 222; 26º.-CC Ovar, 165; 29º.-Benfica, 149; 31º.-AN Torreira, 134; 51º.-IDEC de Cacia, 31; 56º.-CND de Requeixo, 31; 59º.-GICA, de Águeda, 4; 62º.-Viking, de Sever do Vouga, 1.
- NOTA: O campeonato nacional de veteranos teve vitória do Clube Náutico de Milfontes, com 177,9 pontos. A ARCOR foi foi 17ª. classificada (com 38,8).

- ANO 2008, há 17 anos: Gala da Canoagem com 5 campeões nacionais da ARCOR!


Campeões nacionais da ARCOR Canoagem na época de
2007/2008: João Pereira, Alexandre Pires, António
Pereira, André Coelho e Tiago Tavares
 




A ARCOR Canoagem participou, a 11 de Outubro de 2008, na Gala dos Campeões Nacionais de Canoagem de 2007/2008.
O evento realizou-se num dos salões do casino da cidade da Figueira da Foz e foi presidida por Laurentino Dias, o então Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. 
O clube de Óis da Ribeira teve 5 atletas galardoados com títulos de campeões nacionais, recebendo os respectivos diplomas.
Os seguintes:
– João Pereira e Alexandre Pires: K1 infantis, 2000 metros, dos Torneios Abertos.
– António Baptista: C2 cadetes, 2000 metros, dos Torneios Abertos, com Tiago Tavares.
– Tiago Tavares: C1 cadetes, 200 metros, nos Torneios Abertos.
– André Coelho: K1 juniores, 200 metros.
– Tiago Tavares: C1 cadetes, 200 metros, nos Torneios Abertos; e C2 cadetes, 200 metros, dos Torneios Abertos, com António Baptista.
- NOTA: O que será feito destes campeões de há 17 anos?! Tiago Tavares, recordemos, chegou a ser campeão do mundo de sub-23, em C1 200 metros, em Julho de 2016 e na Bielorússia. Alexandre Pires é membro da Assembleia de Freguesia da UFTOR, eleito pelo PS. Dos outros não remos notí
cia.

sexta-feira, outubro 10, 2025

Os candidatos e os resultados das eleições autárquicas de 2021

  

Os resultados das Autárquicas de 2021 na UFTOR

Sérgio Neves, de novo líder do Juntos, em 2021, é quem sobra
do quinteto de há 4 anos. Saíram Sara Silva e, passando para o
Paulo Pires, Ondina Soares e Paulo Gomes



O juntista Sérgio Neves foi reeleito presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira nas eleições que se realizaram a 26 de Setembro de 2021. Com farta  maioria.
O acto eleitoral decorreu com duas mesas eleitorais em Travassô (na escola primária) e uma em Óis da Ribeira, no salão do centro social da ARCOR.
Os resultados totais da UFTOR, nas três mesas de voto, foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 895 votos (64,67%), 7 eleitos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 234 votos (16,91%). Um eleito.
- PS, de Júlia Melo: 151 votos (10,91%). Um eleito.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 39 votos (2,82%).
- CDU, de José Eduardo Festas: 12 votos (0,87%)..
- Eleitores inscritos: 2003.
- Votantes: 1 384.
- Votos nulos: 30.
- Votos brancos: 23.


Os resultados de
Óis da Ribeira

Os resultados eleitorais na mesa de voto da UFTOR em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 294 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 42 votos.
- PS, de Júlia Melo: 62 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 16 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas Pereira Simões: 3 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436.
- Votos nulos: 11.
- Votos brancos: 8.

Cartaz oficial do CDS + Independentes de TravassÓis


CDS - Partido
Popular (CDS-PP)

«A Mudança Somos
Nós» com independentes!

A lista do CDS/PP de há 4 anos foi formada exclusivamente por independentes.
Os candidatos efectivos foram os seguintes:
1 - Ricardo Alexandre Rebelo de Almeida, enfermeiro; 2-Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, nutricionista, de Óis da Ribeira; 3-Carlos Emanuel Silva Vidal, electricista; 4-José Abílio de Oliveira Morais, aposentado da GNR; 5-Gabriela Catarina Ferreira Reis, trabalhadora-estudante do ensino superior, de Óis da Ribeira; 6 -Pedro Fernandes dos Santos, gráfico, de Cabanões; 6-Aurélio Matos dos Reis, ferramenteiro, de Óis da Ribeira; 7-Rita Laranjeira Martins, contabilista; 8-Celestino Matos Laranjeira, aposentado.
- SUPLENTES: 1-Ana Sofia Vieira Fragoso, engenheira do ambiente e programadora-orçamentista, de Óis da Ribeira; 2-Marta Lúcia Morais, professora; 3-Eduardo Simões; 4-Jorge Élio Framegas dos Reis, músico e programador de CNC, de Óis da Ribeira; 5-Ana Cláudia Almeida; 6-Marisa Ferreira da Silva; 7-Bruno Francisco Freitas; 8-Andreia Almeida Carvalho; 9-Sara Adriana Pinheiro; 10-Ricardo Jorge Almeida.

Os 5 primeiros candidatos do Juntos 2021

Juntos Por Águeda
(PSD/MPT)
Continuar a crescer
com 15 ideias !

A lista do Movimento Juntos Por Águeda agregou candidatos do Juntos de 2017, o PSD e o MPT, pretendendo «continuar a crescer», ao tempo apresentando 15 ideias.
Os candidatos efectivos foram os seguintes:
1-Sérgio Edgar da Costa Neves, técnico comercial e actual presidente; 2-Ondina da Silva Gomes Soares, independente, funcionária da Segurança Social,  secretária da Junta, ao tempo, e de Óis da Ribeira; 3-Paulo Rogério Lopes Pires, independente, empresário e então tesoureiro; 4-Sara Raquel Pinheiro Cruz Silva, a então presidente da Assembleia de Freguesia; 5- Paulo Jorge dos Santos Gomes, independente, electricista e picheleiro, de Óis da Ribeira; 5-Ilda Pinheiro, membro da actual AFTOR; 6-Maria de Fátima Figueiredo dos Reis, independente, empregada de escritório, membro da AFTOR e de Óis da Ribeira; 7-Nuno Oliveira, independente; 8-Ana Sofia Resende Framegas, independente, quadro administrativo, de Óis da Ribeira.
- SUPLENTES: 1-Sofia Botelho Marques, independente; 2-Óscar Matos, independente; 3-Cristina Maria Silva, independente, de Travassô e moradora em Óis da Ribeira; 4-Cecília Pinheiro dos Reis; independente; 5-Fernando Neves de Oliveira; 6-Armanda Pinheiro da Silva, independente; 7-Cristina Maria Framegas Soares, independente e contabilista, de Óis da Ribeira.

Cartaz oficial do Bloco de Esquerda

Bloco de Esquerda
A «Esquerda da União»,
sem ninguém para trás !

A lista do Bloco de Esquerda(BE), liderada por Romeu Fernandes, apresentou-se ao eleitorado com o slogan «A esquerda da União» e propondo-se «não deixar ninguém para trás»..
Os candidatos efectivos foram os seguintes:
1-Romeu de Castro Fernandes, técnico de electrónica e de Óis da Ribeira; 4-Catarina Santos dos Reis, tradutora; 3-Sónia Margarida Pires Vidal, auxiliar de acção directa; 4-Gabriel da Costa Tavares Pires, estudante, de Óis da Ribeira; 5-Patrícia de Castro Fernandes, licenciada em secretariado e comunicação empresarial; 4-Daniela Gomes, desenhadora-projectista; 5-Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), desempregado, de Óis da Ribeira; 6-Ana Isabel Lopes da Costa, empregada de escritório, de Óis da Ribeira; 7-Diana Moreira Martins, responsável de armazém, de Óis da Ribeira.
- SUPLENTE: Arlindo Manuel Machado da Silva.

Os candidatos do PS de 2021

PS - Partido Socialista

«No Caminho Certo, um caminho para as pessoas»!

A candidatura do PS, liderada por Júlia Melo, assume-se com o slogan «No Caminho Certo, um caminho pelas pessoas», pois, diz, «o caminho faz-se caminhando».
Os candidatos efectivos foram os seguintes:
1-Júlia Maria Pinheiro de Melo, gestora social; 3-Alexandre Resende Reis Pires, gerontólogo, de Óis da Ribeira; 3-António Augusto da Conceição Fernandes, serígrafo aposentado, de Cabanões; 4-Maria Fernanda Melo, auxiliar de lar; 5-Francisco de Carvalho; 6-Mariana Framegas Carvalho dos Santos, engenheira informática e de Óis da Ribeira; 7-Mário Pires Vieira, aposentado, de Óis da Ribeira; 8-Maria Clara Ferreira Lopes dos Santos, assistente operacional; 9-João Manuel Tavares Ferreira.
- SUPLENTES: 1-Ana Margarida Leitão, empresária; 2-Silvestre Diniz Simões Morais Correia, serralheiro; 3-Elsa Sofia Mendes, Correia, educadora social; 4-Armando Figueiredo dos Reis, metalúrgico, de Óis da Ribeira; 5-Bruno Ricardo José, metalúrgico; 6- Maria Arlete Pires, aposentado;7-José Augusto Simões, empresário; 8-Alexandre Antunes, técnico comercial; 9-Clarisse Pereira Morais, auxiliar de educação.


CDU- PCP/PEV
A força necessária
em favor das pessoas

A CDU apresentou-se como «a voz que falta» na Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira e como um projecto para «melhorar a qualidade de vida das pessoas» da UFTOR.
Os candidatos efectivos foram os seguintes:
1-José Eduardo Festas Pereira Simões, aposentado, morador em Óis da Ribeira; 2-António Ferreira da Costa, metalúrgico, da Trofa; 3-Maria Helena Torres, independente, doméstica, de Travassô; 4-António Simões Pereira, independente, aposentado e de Óis da Ribeira; 5-Paulo Jorge de Almeida Marques (Rosse), independente, trabalhador da construção civil; 6-Jorge Manuel Tavares, metalúrgico, de Arrancada do Vouga; 7-Maria Helena Cruz, independente, da Trofa; 8- João Pedro Canas Barbosa, independente, de Águeda; 9-Virgínia Galante Nabais, independente, de S. Jacinto.
- SUPLENTES: 1-José Eduardo Pinto Pereira, independente, da Borralha; 2-Maria Luísa Simões Pereira, de S. João da Madeira; 3-Maria Vieira Gonçalves, de Ovar.

Os presidentes da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira!

 .

Manuel Tavares, Benjamim Freitas, José M. Estima,
Armando Resende, Joaquim António Soares e padre
José Bernardino Santos Silva
Fernando Pires, Manuel Soares, Agostinho
Tavares, Isauro Santos e Aires Carvalho

As imagens editadas ao lado estão no salão nobre da
então sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - agora sede da União de Freguesias de
Travassô e Óis da Ribeira.
Prestam memória a parte dos presidentes da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Foram recolhidas pelo último executivo (que não conseguiu reunir todas) e foram conhecidas a 24 de Janeiro de 2009, dia da inauguração da sede, e então publicadas na revista «Óis da Ribeira | A Histórias, as sedes e as Juntas», editada pela Junta de Freguesia.
Assim e salvaguardando-se algum eventual lapso ou omissão, foram, por exemplo:
- 1858/1878: Padre Manuel Pires Soares.
- 1879/1885: Luís Maria de Almeida.
- 1896/1901: Padre Ricardo Pires Soares.
- 1901/1907: Padre Manuel Gomes de Andrade (?).
- 1908/1910: Padre José Bernardino dos Santos Silva.
- 1910/1915: Padre Ricardo Pires Soares (após a implantação da República).
- 1915/1917: Luís Maria de Almeida.
- 1918/1919 (Março): Joaquim Maria Viegas.
- 1919/1922: Joaquim António Pires Soares.
- 1923/1927: Anacleto Pires Soares.
- 1928/1934 (Março): José Maria Estima.
- 1939 (11 de Março)/1940: João de Oliveira Matos.
- 1941/1943 (18 de Julho): Armando dos Santos Ala de Resende.
- 1943 (18 de Julho)/1954: Benjamim Soares de Freitas.
- 1955/1957: Armando dos Santos Ala de Resende (até 17 de Novembro).
- 1957/1959: Aires Carvalho dos Santos (desde 17/11/1957).
- 1960/1962: Manuel Maria Tavares da Silva (até 4 de Abril).
- 1962 (depois de 4 de Abril)/1971: Armando dos Santos Ala de Resende.
- 1972/1974: Aires Carvalho e Santos. Até ao 25 de Abril.
- 1974/1976, comissão administrativa: Isauro Carvalho de Almeida Santos (PS).
- 1977/1979: Isauro Carvalho de Almeida Santos (PS).
- 1980/1982: Agostinho Albino Pires Tavares (PS).
- 1983/1985: Isauro Carvalho de Almeida Santos Santos (PS).
- 1986/1989 e 1990/1993: Manuel Soares dos Reis e Santos (PSD).
- 1994/1997 a 2010/2013: Fernando Pires Tavares (PSD).
- NOTA: Após a (des)União de Freguesias, nasceu e levedou o sentimento comum de que a vila de Óis da Ribeira andou para trás e é preterida em muitas questões da gestão corrente da causa pública e gestão patrimonial.