O cartaz de anúncio da candidatura da ponte, já construída e aberta ao trânsito no dia 21 de Outubro de 2016. Candidatura da Câmara Municipal de Águeda aos Fundos de Coesão da União Europeia |
A ponte nova foi aberta ao trânsito às 15 para o meio dia de 21 de Outubro de 2016. Há mais de 7 meses! Faz bom tempo e continua sem grades de segurança no espaço que a liga à ponte velha, apesar de todos os alertas.
Domingo passado, ao passar por lá, para ir ver as provas de canoagem, o d´Óis Por Três reparou numa placa e parou para ver.
O que viu foi que a Câmara Municipal de Águeda se candidatou aos Fundos de Coesão da União Europeia (UE), através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - o POSEUR, mas que raio de nome... - do Portugal 2020.
A entidade Promotora, já se sabe, é (ou foi?) a Câmara Municipal de Águeda, designando-se o projecto por «Mitigação dos Efeitos das Cheias em Águeda», sendo objectivo principal «o aumento da vazão da ponte de Óis da Ribeira».
Quanto custos, o elegível total é de, expectando a Câmara Municipal de Águeda que seja comparticipado em 1 772 537,08 euros.
Alguns aspectos a salientar:
1 - O elevado custo da obra (2 085 337,74 euros) e o valor expectado do apoio financeiro de União Europeia (1 772 537,08).
2 - Mesmo assim, se for aprovada a candidatura, «sobram» 312 840,78 euros para a Câmara pagar.
3 - A coragem da Câmara Municipal de Águeda em avançar com a obra, sem ter comparticipação assegurada. Arriscando ter de pagar os elegíveis 2 085 337,74 euros, o que é muito dinheiro.
4 - A Câmara já a ter paga, sem ter apoio financeiro.
Enquanto isso, e depois do drama do tempo em que não havia ponte, o povo já a usufrui há mais de 7 meses e ninguém lha tirará, comparticipe ou não comparticipe a União Europeia! É obra!
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