sexta-feira, novembro 08, 2019

Memória do Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida! RIP!!!

Os primeiros diáconos permanentes da Diocese de Aveiro, ordenados a 22 de Maio de
1988, com o actual Bispo: Luís Pelicano, Fernando Martins, Augusto Semedo, D. António
Moiteiro, Fernando Reis Duarte de Almeida, Joaquim Simões e Afonso Henriques
Os Diáconos Permanentes ordenados há 31 anos: Carlos Meren-
deiro, Fernando Reis, João Casal, D. Manuel de Almeida Trindade 
(o então Bispo de Aveiro), Augusto Semedo, Sousa e Silva (não 
foi ordenado), Joaquim Simões, Fernando Martins e Daniel 
Rodrigues. Falta Luís Pelicano

O diácono permanente Fernando Reis Duarte de Almeida faleceu a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos e vítima de doença, no Instituto Português Oncologia
Os padres António Fonseca e Júlio Granjeia 
e o Diácono Fernando Reis na Igreja de
Santo Adrião de Óis da Ribeira
(IPO), em Coimbra. 
As cerimónias fúnebres terão lugar na próxima  segunda-feira, dia 11 de Novembro de 2019, às 15,30 horas e em Óis da Ribeira. Serão presididas pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e concelebrada por diáconos permanentes e sacerdotes da Diocese.
Fernando Reis nasceu a 8 de Março de 1934, em Óis da Ribeira, e foi ordenado diácono permanente pelo Bispo D. António Marcelino, a 22 de Maio de 1988 e na Sé de Aveiro. Foi um dos primeiros diáconos permanentes ordenados na Diocese (ver foto). Pastoreou nas Paróquias do Préstimo e Macieira de Alcoba, do Arciprestado de Águeda - que o homenagearam no seu «adeus» a estas terras serranas de inspiração e fé cristã.
«Deixou marcas profundas por estas Paróquias na requalificação de alguns templos religiosos, na preocupação para com os doentes, na implementação das estruturas pastorais de participação, nomeadamente na criação do Conselho Pastoral, gerando grande proximidade com a população», refere a nota Diocesana, divulgada por ocasião do seu falecimento.
Colaborou também, e sempre, na Paróquia de Santo Adrião da sua natal Óis da Ribeira, do Arciprestado de Águeda e, mais recentemente, colaborava com a de S. Paio de Requeixo (de Aveiro).
Fernando Reis e a 1ª. 
pedra da ARCOR

O homem social
e o político !

Fernando Reis Duarte de Almeida nasceu a 8 de Março de 1934 e era filho de Manuel Baptista Duarte de Almeida e de Maria Rosa dos Reis Estima.
Órfão de mãe muito cedo, desde o dia em que fez 10 anos, foi criado e educado, como o irmão Arlindo, pelos avós maternos - Manuel Fernandes Estima e Maria Augusta dos Reis. Ambos concluíram cursos técnicos secundários: o industrial, ele, depois empresário do sector da restauração automóvel, em Aveiro; comercial, o irmão.
Homem de causas, algumas desconhecidas e humildemente exercidas, foi servidor do interesse público em várias áreas, para além do diaconado e nomeadamente na social:
1 - Presidente do Clube Stella Maris, da Gafanha da Nazaré, Obra do Apostolado do Mar, que em 1985  inaugurou a primeira fase do edifício para acolhimento dos marítimos que demandavam o porto de Aveiro ou nele se ocupavam em quaisquer profissões.
2 - Presidente da direcção da ARCOR em dois mandatos, de 1997 a 2000, ano em que foi lançada a primeira pedra do edifício do Centro Social. Foi nos seus mandatos que foi construído o hangar de canoagem. Depois, ocupou funções de secretário da assembleia geral em vários mandatos.
Fernando e Margarida
em bodas de ouro


A família 
e a política

Politicamente, foi secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira do executivo presidido por Aires Carvalho e Santos, com o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva e empossado em 1972. O mandato foi «exonerado» pelo 25 de Abril de 1974.
Candidatou-se a presidente da Junta e Freguesia nas eleições autárquicas de 1979, liderando a lista do CDS e tendo 111 votos - ante os 212 de Isauro Santos (PS) e os 84 de António Neves (PSD).
Casou com Margarida Soares e Santos e o casal celebrou bodas de ouro matrimoniais a 9 de Novembro de 2008. Era pai de Fernanda Margarida Soares dos Reis Soares, sogro de João José dos Reis Soares, avô de três netos. RIP!!!

Sem comentários: