terça-feira, dezembro 12, 2023

As primeiras eleições autárquicas de Óis da Ribeira

 

O cartaz oficial das Eleições Autárquicas de 1976

Os candidatos de 1976, à Junta de
Freguesia de Óis da Ribeira

Isauro C. A. Santos (PS)


Isauro Santos ganhou
as primeiras eleições
de Óis da Ribeira!


As primeiras eleições autárquicas realizadas após o 25 de Abril de 1974 decorreram a 12 de Dezembro de 1976, há precisamente 47 anos. 
Em Óis da Ribeira concorreram duas listas, lideradas por Isauro Carvalho de Almeida e Santos (candidato do PS, a vencedora) e por Hernâni Framegas dos Reis (do CDS).
O socialista tinha sido presidente da comissão administrativa e venceu, com 212 votos, contra os 145 do candidato centrista. Foi o primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, cumprindo o mandato de 1977 a 1979. Foi secretário do segundo (presidência de Agostinho Tavares) e reassumiu a presidência no terceiro (1983/85), afastando-se
epois da vida política activa. 
Hernâni dos Reis Framegas, em 1989, viria a ser candidato do PSD e eleito tesoureiro do executivo liderado por Manuel Soares dos Reis e Santos. A lista teve 273 votos. Também concorreram, neste ano, as listas de Armando Tavares dos Reis, «rodado» do CDS para o PS (143 votos), a do CDS de Eugénio Reis Pinheiro (37 votos) e a CDU de António Simões Pereira (3 votos.
Hernâni R. Framegas (CDS)

 
A posse dos eleitos
e o 1º. executivo!

A posse dos primeiros autarcas óisdarieirenses eleitos após o 25 de Abril de 1974 foi a 22 de Fevereiro de 1977.
O executivo liderado por Isauro Carvalho de Almeida e Santos incluiu José Bernardino Gomes de Melo (secretário) e Valter Framegas dos Reis (tesoureiro), todos eleitos do PS e já todos falecidos. 
Arlindo Reis Duarte de Almeida (igualmente do PS) foi eleito presidente da Mesa da  Assembleia de Freguesia - com os secretários Mário Pires Tavares das Neves (já falecido) e João Bernardino Gomes Soares (2º.), ambos eleitos do CDS.
Isauro Carvalho de Almeida e Santos faleceu a 20 de Novembro de 2013, aos 83 anos e vítima de doença, após uma vida que, na sociedade local, também passou pela área cultural (o teatro, como ntérprete e ensaiador).
Também faleceram José Bernardino Melo, Valter dos Reis Framegas, Vitior Fernandes da Silva, Alexandre Pinheiro de Almeida, Jão Marques (Bicho), Hercílio Almeida e Dinis Tavares dos Reis (todos do PS), Hernâni Framegas dos Reis, Mário Neves, Orlando Rino (no Brasil), Jaime Reis e Armando Tavares dos Reis (do CDS).

Sem comentários: