quinta-feira, junho 27, 2024

Tuna/AFOR com caixilharia posta e a preparar sala de música!

A escola e futura sede da Tuna / AFOR. A escola de música vai ser instalado no sala da esquerda

Sala que vai ser adaptada a escola de música. É a chamada sala velha


A caixilharia nova da antiga escola primária e futura sede da Tuna /a Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) já está instalada.
Instalada nos dois últimos dias.
«Faltam apenas alguns pormenores de finalização, que serão resolvidos na próxima semana», disse Luís Neves, o presidente da Tuna / AFOR, acrescentando que «a instalação foi realizada pela QUAL» e que «a remoção da caixilharia velha esteve a cargo da associação, no sentido cortar os custos , onde possível foi».
O edifício de três salas, como se pode ver na imagem principal, começou a ser construído em 1946, com os trabalhos de terraplanagem, para a primeira - justamente a que agora vai ser da escola de música (na segunda imagem).
Antevisão da escola de música


A nova escola de
música da Tuna !

A nova escola de música vai funcionar na sala mais antiga da escola - a do lado poente, o da estrada.
O projecto está a ser desenvolvido e as imagens que publicamos ao lado são as de um esquema orientativo, para a necessária análise de custos.
 «Será, na prática,  ajustado e/ou corrigido no que for necessário», considerou o presidente Luís Neves.
Entretanto e agora que o edifício está «fechado», digamos assim, a direcção tunante vai dedicar-se ao interior, nomeadamente no que tem a ver com o tratamento de madeiras, paredes e tectos - que, nos anos de abandono a que esteve sujeito (pela Junta de Freguesia da UFTOR), foram «atacados pela água», que se foi infiltrando pela zona da antiga chaminé, sem que se fizesse qualquer manutenção.
O principal espaço de intervenção será na sala de cima e no hall de acesso - no bloco de duas salas, o do lado nascente.
Isto, obviamente, sem esquecer as necessárias pinturas.
Tem trabalho pela frente, a direcção da Tuna/AFOR.
E a precisar de muito apoio - que aqui sugerimos.


Sem comentários: